RD28T - Power up Bomba Injectora *FOTOS*

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 12 jun 2006, 17:20

Teve N problemas de aquecimento, com o turbo maior, intercooler á frente que tapava a entrada de ar, o carro aquecia muito, mas ao contrário do que muitas pessoas falam, nunca chegou a queimar nenhuma junta, a solução passou por fazer um radiador maior, nunca mais aqueceu e é dos patrois que eu conheço o que mais anda, mete no bolso um TD5. Do tipo de em corta-fogos onde antes só arrancava em 1ª baixa agora arranca em 2ª e mete-lhe 3ª de seguida com pneus 33.

Registado: 11 mar 2006, 19:09

Mensagem por ttroll » 12 jun 2006, 19:22

acrvr Escreveu:Teve N problemas de aquecimento, com o turbo maior, intercooler á frente que tapava a entrada de ar, o carro aquecia muito, mas ao contrário do que muitas pessoas falam, nunca chegou a queimar nenhuma junta, a solução passou por fazer um radiador maior, nunca mais aqueceu e é dos patrois que eu conheço o que mais anda, mete no bolso um TD5. Do tipo de em corta-fogos onde antes só arrancava em 1ª baixa agora arranca em 2ª e mete-lhe 3ª de seguida com pneus 33.

[clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

Uauuuuuuuuu :thumbsup:
Ex-Toyota LJ70 2LT
Ex-Toyota BJ40 3.4
4X4EVER-NAO BASTA QUERER,HÁ QUE PODER!

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 12 jun 2006, 21:33

boas antonio o meu ja rola com o turbinho novo e ta ao mais alto nivel ... ficou com 1a resp. incrivel .... e ainda faltam alguns promenores..

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 12 jun 2006, 23:35

Porreiro, podias meter algumas fotos aqui para o pessoal :nod: Olha lá uma coisa, podes afinar aquilo para dar ainda mais power, mas o melhor é estares quietinho que segundo o Bruno, o cabeludo que tem o UMM lá da tua terra, costuma ver esse patrol sempre a fundo :D Não queiras dar cabo do charuto. Se ele anda mais, não quer dizer que tenha que andar sempre a fundo.

Abraço
Antonio Rocha

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 09 ago 2006, 11:49

Boas

acho que tambem se costuma avançar o diafragma da bomba que fica debaixo da tampa superior da bomba ...a que se vê na foto com 4 parafusos

basta desapertar a tampa ,marcar a posição original e rodar o diafragma cerca de 30 graus para a direita...ou não

Como é que sabemos se já rodámos demasiado o diafragma?
Isto é avançar o ponto da bomba?

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 09 ago 2006, 19:31

Bruno explica melhor esta parte "anda melhor mas a beber" ?

Registado: 08 mar 2006, 23:40

Mensagem por h_lemos » 09 ago 2006, 23:42

Boas!!
Ao estarmos a alterar a afinação da bomba de gásoleo, não estaremos a fazer com que ela avarie mais rápido?!?!?
Desculpem a pergunta mas de mecânica percebo pouco!
TThanks
ttfrende.blogspot.com
(visitem)

Registado: 14 jul 2006, 21:07

Mensagem por raul silva » 15 ago 2006, 08:04

Olá, para o GR com bomba de injecção apenas com comando mecânico,
aconselho a mexer no corrector de fumos da bomba, o qual é alojado
dentro do alojamento que está ao lado do potenciómetro do EGR, visivel
na foto. Para isso, tiram a tampa, e verão um diafragma por baixo da mesma, ao que deferão anotar a posição do mesmo diafragma mas
mesmo que se enganem e não anotem a posição será visivel por um
risquinho no eixo com excêntrico na ponta do veio. Depois de retirado,
dão duas voltas na roda dentada que está por baixo da mola, no sentido
de enroscar e colocam o diafrágma com 30º para o lado mais cavado
do excêntrico. Se quizerem, podem ver fotos no mesmo no meu artigo
sobre instalação de um intercooler allisport no site www.legiaolandrover.com onde explico o processo, esta afinação é
sem intercooler e pode ficar a deitar um pouco de fumo, se não gostarem,
podem reduzir os parâmetros.
Cumpts.
raul

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 15 ago 2006, 18:40

Já agora, qual é o turbo e a pressão de origem? E qual é esse turbo maior e para que pressão está regulado?
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Eduardo » 25 ago 2006, 00:37

Boas

Raul, já tive a olhar para o diafragma, mas como tava com pressa n quis mexer, mas n percebi como retirar aquilo de módo a sair tudo junto como mostra na foto do LegiãoLR, tem que se despertar a porca que se vê por cima do diafragma ou é só puxar para cima que ele desencaixa trazendo veio com ele??

BoaSorTTe

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 25 ago 2006, 08:34

Nunca mexi nisso, mas aqui ficam umas fotos :

Imagem

Imagem

Imagem
... nunca mexer no acelerador, caso contrario existe um "pingarelho apalpador" dentro da bomba injectora que cai abaixo e que só pode ser reposto desmontando esta numa casa da especialidade. :(
...
Recalibrar os injectores para 140 bar (sem risco para a bomba injectora), tb é uma boa opção pois vai haver uma melhor pulverização do gásoleo.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 25 ago 2006, 09:02

Acho que não é a bomba injectora do Y60 mas o esquema é idêntico :

Imagem

Se mexerem no comando do acelerador (que está mesmo ao lado da bomba) a peça n.º5 cai abaixo .... :( depois para voltar a colocar, só desmontando a bomba.

Cuidado. [wink]
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 25 ago 2006, 09:17

RODA DENTADA :
rodas-te em que sentido ? quando estamos de frente para o carro , prá direita ou prá esquerda ?

raul silva escreveu :
...
dão duas voltas na roda dentada que está por baixo da mola, no sentido de enroscar

DIAFRAGMA :
Se estivermos a falar em rodar o diafragma 30º é para a direita ou seja no sentido dos ponteiros do relogio, convem é marcar o ponto inicial (de origem) antes de fazer qq coisa.

Em graus uma volta completa são 360º, pelo que tambem podem rodar para a esquerda, mas 330º (360º-30º).

Se estiver a dizer alguma asneira corrigam-me. [wink]
Curte o Passeio !

Mensagem por Eduardo » 25 ago 2006, 09:50

Boas

Era isso mesmo :thumbsup:
Ganda Manwell, es o MÀIOR [clap] [clap] [clap]

BoaSorTTe

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 29 set 2006, 21:04

A bomba injectora do Y60 é modelo específico Nissan ou é tipo Bosch ou coisa do género? Se sim, qual é o modelo? Parece que a minha está a começar a dar o "peido"... segundo parece não consegue debitar gota suficiente para alimentar o motor para ele puxar como deveria. Dá-se uma primeira esmifradela e ele sai bem, passas de caixa e a vida fica pelo caminho, fica pastelão... Parece que vou ter de fazer uma revisão de fundo na bomba. Será de aproveitar para ver injectores e calibrar tudo, certo?... :crybaby:
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Eduardo » 30 set 2006, 00:43

Boas

Pode bem ser a bomba, mas n é muito vulgar, a bomba do GR é uma Bosch o modelo n sei, mas acho que é boa, e cara.

Abraço
BoaSorTTe

Registado: 04 out 2006, 17:21

Mensagem por JMGS » 10 out 2006, 22:46

Viva

Será que alguém me consegue esclarecer uma dúvida ?
Tenho visto o pessoal a falar em por a bomba do gasoleo a debitar mais e de uma borboleta no carburador que supostamente está debaixo do filtro de ar (no de disco), e será que dá para fazer o mesmo num rd28 atm. que tem o filtro cilindrico ? não estou a ver onde está a dita borboleta num sistema como o da imagem.

[img][img]http://img136.imageshack.us/img136/5434/arvf5.png[/img][/img]

Registado: 14 out 2006, 05:57

boas

Mensagem por b200ft » 17 out 2006, 02:09

eu li isto ontem e la fui eu abucado fazer isso primeiro a minha bomba n tem o tal diafragma ( porque?) e demorei a tirar o latao , rodei e o jipe agora anda k ate mete medo, mas o relanti fica muito acelarado, nem preciso de acelerar pa ele andar , e agora ? n pode ficar assim k faço?

Mensagem por Eduardo » 17 out 2006, 09:43

Boas

eu li isto ontem e la fui eu abucado fazer isso primeiro a minha bomba n tem o tal diafragma ( porque?)

Será por......n teres turbo?:D ?, é que acho que esse diafragma e o que "coordena" o turbo e a bomba.

Quanto ao relanti, tambem acho engraçado ninguem falar nisso nos post's anteriores, tens que o afinar/baixar. Nessa bomba n sei como é, só vendo, mas concerteza alguem por aqui te sabe dizer, mas secalhar é melhor falares com um mecanico que conheças, que te afina isso em "segundos" :thumbsup:

Abraço
BoaSorTTe

Registado: 14 out 2006, 05:57

boas

Mensagem por b200ft » 17 out 2006, 19:42

penso k ja afinei, primeiro andava muito o relanti muito elevado e fazia fumu de fabrica, agora relanti certinho pouco fumo e anda muito na mesma tou mestre ! :)

Registado: 19 nov 2006, 18:06

Mensagem por CAMPOSGR » 01 dez 2006, 16:01

Boas Bruno tambem tenho esse problema , Eu estou a mexer na maquina no Fernandes ... Ele é um grande entendido , não usa nada do comercio normal .. é ele que manda fazer depois de estudar.. O meu em banco de ensaio estava com 133cv de origem e ele diz que vai ficar com +- 170 a 175cv e a abrir entre 300 a 400 rotações mais cedo o que é muito bom... SEM FUMO . Abraço e espero terte ajudado.
Ps: digo como ficou quando o reeceber.

Registado: 26 nov 2006, 23:02

Mensagem por TDI_sport » 21 abr 2007, 16:55

Estive a fazer isso no meu resultado 0

Nem andava mais nem menos ficou exactamente igual, portanto voltei a por como estava e ficou assim

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 08 jun 2007, 16:38

TDI_sport Escreveu:Estive a fazer isso no meu resultado 0

Nem andava mais nem menos ficou exactamente igual, portanto voltei a por como estava e ficou assim

Claro TDI... e a prova disso é a drag race que fizeste contra o meu 3.3TD! Se calhar rodaste o parafuso no sentido contrário e fechaste a entrada de suplemento do bicho [}:)] [}:)]

Registado: 10 jul 2007, 13:39

Mensagem por ricardo oliveira » 19 jul 2007, 08:52

CAMPOSGR Escreveu:Boas Bruno tambem tenho esse problema , Eu estou a mexer na maquina no Fernandes ... Ele é um grande entendido , não usa nada do comercio normal .. é ele que manda fazer depois de estudar.. O meu em banco de ensaio estava com 133cv de origem e ele diz que vai ficar com +- 170 a 175cv e a abrir entre 300 a 400 rotações mais cedo o que é muito bom... SEM FUMO . Abraço e espero terte ajudado.
Ps: digo como ficou quando o reeceber.

Boas,
Como ficou a tua máquina eu queria por a minha a bufar fortemente, mas com fiabilidade. Isto porquê a quem meta o jipe quase a sair fogo pelo escape mas o que é certo tem que andar sempre em cima do motor para apertar a cabeça do motor. Aconselharam antes a meter um chip mas estou indeciso (e o preço de um chip é excessivo)
Eu sou da zona norte perto de espinho, esse Fernandes donde é?

Obrigado

Registado: 12 dez 2006, 21:59

Mensagem por Fernando J Silva » 05 set 2007, 19:51

Olá pessoal.

Há a possibilidade do meu Patrol GR estar com problemas na bomba, o que muito provavelmente me levará a fazer-lhe uma revisão.
No entanto e antes de enveredar por essa via e no seguimento das informações aqui descritas de como afinar a bomba e melhorar o desempenho da máquina, gostaria de saber se alguém sabe se existe a possibilidade de sabermos como voltar atrás no processo de rotação do diafragma e da roda dentada. É que bomba já terá sido mexida, não por mim e gostava de experimentar voltar tudo ao início, seguir as instruções aqui descritas e ver o resultado.

Um abraço
Fernando

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes