Intercooler

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Intercooler

Mensagem por SAMUEL SILVA » 10 abr 2007, 19:23

Vale a pena?

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 10 abr 2007, 20:07

BOA PERGUNTA :nod:

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 10 abr 2007, 21:49

Eu digo que não.... :confused:
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 11 abr 2007, 10:53

Boas

Ar/Ar
Vale se for para andar no Troféu ou na estrada....

Ar/"Agua "
Vale para qualquer lado..já há quem faça isto..e bem...

BoaSorTTe

Registado: 19 mar 2007, 19:51

ar agua??

Mensagem por father » 11 abr 2007, 12:25

ar agua como assim????pilica faz favor

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 11 abr 2007, 12:34

A meu ver qualquer dos dois sistemas são melhores do que não ter nenhum!
mas os EUROS que custam é que já não sei se vale a pena. :(

Mensagem por Eduardo » 11 abr 2007, 12:45

Boas

ar agua como assim????pilica faz favor
Tou sem tempo para explicar, quando puder explico mais qualquer coisa, mas há por ai pessoal que conheçe bem isto..

Fica aqui um link...que já explica muita coisa....
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=air%20to%20water%20intercooler&ie=UTF-8&oe=UTF-8&um=1&sa=N&tab=wi

BoaSorTTe

Registado: 02 jul 2006, 21:14

Mensagem por Brunopajero » 11 abr 2007, 21:03

um intercooler pode ser arrefecido a ar estando numa zona onde receba o maximo de ar fresco (colocado a frente ou por cima do capot com uma abertura no mesmo)

ou entao tambem pode ser arrefecido com jactos de agua, em k se instalam pekenos "esguichadores" a volta do intercooler para o arrefecer a medida k o ar passa dentro dele

ha carros k ja teem este sistema de origem como o mitsubishi evolution e as versoes mais desportivas do subaru impreza.

este sistema de arrefecimento de agua pode funcionar de maneira automatica por meio de sensores de temperatura ou manualmente

agora oficinas k instalem este tipo de intercooler's nao conheço nenhumas

se kizeres o sistema mais comum (intercooler + ventoinha) ha muitas casas k fazem isso

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 12 abr 2007, 02:13

essa coisa do ar-agua interessa-me,
fico a aguardar mais esclarecimentos :nod:
UM ABRAÇO

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 12 abr 2007, 08:17

As pilicações é só seguir o link que a imagem sugere :D :D :D

Imagem

Mensagem por brunoftt » 13 abr 2007, 01:36

pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo :eek:
não sei se será uma boa opcção... :rolleyes:
ou então outro radiador de agua para arrefecer a agua que arrefece o ar. :confused:

mas use-mos a cabeça...
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade.ou então com estas invenções de maquinas de gelo, etc... :puke:
no caso do TT velocidade não isiste, por isso o ganho de um intercooler é insignificante comparado com o investimento necessário.
na minha opinião é preferivel anterar coisas no motor, como chip de potencia, arvore de cames, etc... pois acabariamos por ter o mesmo ganho que teria-mos com um intercooler.

alias, desafiava aqui quem têm um banco de potencia a fazer a experiencia.
medir a potencia do mesmo jipe sem inercooler, com intercooler e por fim com intercooler com ventoinha.
decertesa que ficariamos espantados com os resultados, e acabariam de uma vez por todas as duvidas...

alguem aceita o meu desafio?

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 13 abr 2007, 06:26

brunoftt Escreveu:pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo :eek:
não sei se será uma boa opcção... :rolleyes:
ou então outro radiador de agua para arrefecer a agua que arrefece o ar. :confused:

mas use-mos a cabeça...
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade.ou então com estas invenções de maquinas de gelo, etc... :puke:
no caso do TT velocidade não isiste, por isso o ganho de um intercooler é insignificante comparado com o investimento necessário.
na minha opinião é preferivel anterar coisas no motor, como chip de potencia, arvore de cames, etc... pois acabariamos por ter o mesmo ganho que teria-mos com um intercooler.

alias, desafiava aqui quem têm um banco de potencia a fazer a experiencia.
medir a potencia do mesmo jipe sem inercooler, com intercooler e por fim com intercooler com ventoinha.
decertesa que ficariamos espantados com os resultados, e acabariam de uma vez por todas as duvidas...

alguem aceita o meu desafio?

bruno entao eu vou te fazer um desafio a minha maneira ok?

monta um IC dum pajero 2.8 tb ou similar, com ventoinha incorporada com valvula de sensor mais baixa, entrada de ar do gr y61, tudos e silicone, no maximo gastas 150 aerios colocado no sitio e ve o resoltada da diferenca para o teu, tanto em TT como AE, alem do ganho de potencia, ganhas outra coisa mt importante para os GRs, ajuda a acabar comas psicoses da subida de temperatura, pois a temperatura dos gases de escape baixam significamente e o jipe nao akece tanto, alem de k te permite dar mais pressao de turbo sem fazer o jipe akecer.

arvore de cames existem algumas k fazem diferenca, mas se o pessoal ir na conversa de alguns artistas gastas cerca de 600 a 900 aerios, mais afinacao da bomba para a nova arvore de cames e ficas pior do k estava.

portanto tens k ver mt bem o k se sugere. pois aki no burgo temos grupos reduzidos,IC e dois tipos de arvores de cames metidos em todos os GR. e de facto resulta e do k maneira, basta ir aos passeios e ver a diferenca dos grs de uns para os outros. e de certeza k nao teem 200 pseuso CV como alguns por aki apregoam.

para a maioria gastar 150 ou 1000 é mt diferente. nos grandes centros parece é k o pessoal gastam k lhes metem a mao ao bolso.

os k dizem k nao vale a pena meter IC? é facil, deixem estar como esta de orgiem k eles ja nao os teem.

abraço

Mensagem por Mr Guerra » 13 abr 2007, 08:03

pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo

Como em tudo que aquece na vida..... :D :D :D :D :D :D :D :D :D
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade

FALSO :D :D :D :D :D :D :D :D

para além do mais meu caro amigo tás sempre a ver mal as coisas.

O banco de potência que tu falas não serve para nada sabes porquê:

Passo a pilicar....

Um cooler ar/ar só funciona em deslocação, parado no banco? xapéu.....
e agora pergunto:

Cooler ar/água ou água/ar??? :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Editado pela última vez por Mr Guerra em 13 abr 2007, 08:24, num total de 3 vezes.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 13 abr 2007, 08:24

Manwell_Mayraids Escreveu:Então falemos dum caso pratico.

Para que serve a ventoinha do intercooler do rd28ti ?

Não é para arrefecer o ar que passa no intercooler quando o Y61 rola a pequenas velocidades, para compensar o deficiente arrefecimento deste ?

Manwell_Mayraids Escreveu:O que acontece é que o ar ao ser comprimido pelo turbo aquece e expande, dai que se em seguida for arrefecido pelo IC contrai, aumentando a sua densidade, logo maior quantidade de ar a entrar nos cilindros, aumentando à potencia e reduzindo à carga térmica do motor ...

Quanto à ventoinha do IC do rd28ti, aspira ar do exterior e não da envolvente do motor e penso que só funcione quando o ar atinge uma determinada temperatura na admissão pré-gravada na centralina, que poderá acontecer quando rola a pequenas velocidades, sendo que no limite até poderá estar fisicamente quase parado mas a elevadas r.p.m., por exemplo quando vamos em baixas.

Quanto à eficiência da ventoinha não tenho como comprovar a sua eficácia mas concerteza que os engenheiros nipónicos sabem o que fazem e algum proveito deverá ter.

Em : https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=31

Conclusão : Intercooler vale a pena, mas com ventoinha arrefecimento incorporada, pelos motivos já explicados. [wink]

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 13 abr 2007, 09:03

Só para baralhar as contas :D

No Y61 3.0Di, o IC não tem ventoinha :eek:
Pergunto,
Será que os Engs da Nissan estão a regredir?

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 13 abr 2007, 09:18

Essa é uma boa pergunta Guilherme. :unibrow:

Mas pela lógica só idealizo a seguinte resposta, quando o 3.0 Di está a fazer TT e quase "parado" o IC não vai arrefecer ar nenhum, o que me leva a concluir que a tua máquina em baixas rotações já tem binario que chegue [bigsmile], pelo que só precisas do IC para AE.

Agora fora de brincadeiras, penso que seja por teres um turbo que envia mais pressão julgo que até 1.5 bar ou até um pouquito mais e porque é um motor de nova concepção e entre outras coisas com maior eficiencia no sistema de arrefecimento, mas é apenas a minha opinião. [wink]
Editado pela última vez por Manwell_Mayraids em 13 abr 2007, 09:54, num total de 1 vez.

Mensagem por Mr Guerra » 13 abr 2007, 09:22

gnasGR Escreveu:Só para baralhar as contas :D

Pergunto,

O que se passa e 2º especificações da NISSAN (estão online) esse veiculo não possui aquilo de que por aqui se fala vejam:

Imagem :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Nem eu sei o que isso é "INTERECOOLER" [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] mas também quem sou eu??????????

Mensagem por brunoftt » 13 abr 2007, 23:13

eu escrevi o que escrevi porque não sei que vantagens traz um intercooler para TT. ou melhor até que ponto se deve pensar em meter um intercooler e deixar outras alterações. pois umas alterações são mas vantajosas que outras.
o desafio que fiz foi por mera curiosidade até pk não faço a minima ideia do resultado, por isso é que lancei o desafio.

ja disse em outros topicos que um intercooler poderia ser uma boa opcção, desde que bem pensada e bem feita.
mas a minha duvida é, será que devo por um intercooler ou posso fazer outra alteração primeiro.

até porque a colocação de um intercooler têm muito que se le diga em comparação a outras alterações.
UM ABRAÇO

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 14 abr 2007, 04:12

brunoftt Escreveu:eu escrevi o que escrevi porque não sei que vantagens traz um intercooler para TT. ou melhor até que ponto se deve pensar em meter um intercooler e deixar outras alterações. pois umas alterações são mas vantajosas que outras.
o desafio que fiz foi por mera curiosidade até pk não faço a minima ideia do resultado, por isso é que lancei o desafio.

ja disse em outros topicos que um intercooler poderia ser uma boa opcção, desde que bem pensada e bem feita.
mas a minha duvida é, será que devo por um intercooler ou posso fazer outra alteração primeiro.

até porque a colocação de um intercooler têm muito que se le diga em comparação a outras alterações.

sim resulta e bem. ajuda na psicose do akecimento, e deve ser bem pensado. com ventoinha incorporada tb resulta no TT e mt bem. pois os engenheiros hoje em dia pensam em tudo menos em capacidade TT.abraço

Mensagem por Eduardo » 15 abr 2007, 19:23

Boas

O intercooler àgua/ar ou Ar /agua :rolleyes: que falo é feito por uma empresa aqui da zona e penso que noutros lados n é muito diferente...

o Kit consiste em:

Depósito de Agua (é pequeno....prái 5ltr)
Bomba de agua
Tubagens
Radiador A (onde passa o Ar da admissão)
Radiador B (onde passa o a Agua do arrefeçimento)

O Intercooler A n é mais que um Ar/Ar alterado para que no interior passe ar (da admissão) e no exterior (onde devia passar o ar da deslocação) é adaptada uma espéçies de "carenagem" pareçida com um funil rectangular, onde vão encaixar os tubos do circuito de agua criado para o efeito...

O Radiador B é um radiador de agua normal...

Penso que a vantagem deste modelo se deve a que o ar atmosferico é mais eficás a arrefeçer agua do que ar....

este sistema vem de origem em algums veiculos..... penso que nalguns daqueles toyotões tipo Hdj100 ou qualquer coisa assim....

Isto tá meio confuso, mas é mais ou menos isto, é um sistema mais eficz, é calculado o volume e pressão da agua etc.., mas isso já é da Arte...

baseado neste conçeito há uma série de outros que surgiram, até há malta a usar o retorno de gazóleo da bomba, que após passar num radiador é arrefeçido e vai por sua vez arrefeçer o ar da admissão :confused:...isto evita uma falha fatal no sistema anterior que é a eventual ruptura do radiador ar/agua e a agua entrar na admissão....

BoaSorTTe

Registado: 26 nov 2006, 23:02

Mensagem por TDI_sport » 16 abr 2007, 18:20

gnasGR Escreveu:Só para baralhar as contas :D

Pergunto,

No que toca a motores estão e de que maneira [}:)]

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 16 abr 2007, 19:09

Intercoller - SIM :thumbsup: (Só vantagens)

..Atenção ao bolso..
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por TiagoFerreira » 13 jun 2007, 18:46

Não pús ventoinha! Tenho entrada de ar por cima e por baixo! Não aquece, noto muita diferença! MUITA mesmo!! ANDA!! :thumbsup:

Não gastem muito dinheiro nisto..

Registado: 23 nov 2005, 17:33

Mensagem por Luis Filipe » 14 jun 2007, 10:38

Tiago que ic meteste no teu? Se der manda-me pm...

Abraço

Mensagem por TiagoFerreira » 14 jun 2007, 11:41

TD-5

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante