Tou sem tempo para explicar, quando puder explico mais qualquer coisa, mas há por ai pessoal que conheçe bem isto..ar agua como assim????pilica faz favor
brunoftt Escreveu:pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo
não sei se será uma boa opcção...
ou então outro radiador de agua para arrefecer a agua que arrefece o ar.![]()
mas use-mos a cabeça...
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade.ou então com estas invenções de maquinas de gelo, etc...![]()
no caso do TT velocidade não isiste, por isso o ganho de um intercooler é insignificante comparado com o investimento necessário.
na minha opinião é preferivel anterar coisas no motor, como chip de potencia, arvore de cames, etc... pois acabariamos por ter o mesmo ganho que teria-mos com um intercooler.
alias, desafiava aqui quem têm um banco de potencia a fazer a experiencia.
medir a potencia do mesmo jipe sem inercooler, com intercooler e por fim com intercooler com ventoinha.
decertesa que ficariamos espantados com os resultados, e acabariam de uma vez por todas as duvidas...
alguem aceita o meu desafio?
pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade
Manwell_Mayraids Escreveu:Então falemos dum caso pratico.
Para que serve a ventoinha do intercooler do rd28ti ?
Não é para arrefecer o ar que passa no intercooler quando o Y61 rola a pequenas velocidades, para compensar o deficiente arrefecimento deste ?
Manwell_Mayraids Escreveu:O que acontece é que o ar ao ser comprimido pelo turbo aquece e expande, dai que se em seguida for arrefecido pelo IC contrai, aumentando a sua densidade, logo maior quantidade de ar a entrar nos cilindros, aumentando à potencia e reduzindo à carga térmica do motor ...
Quanto à ventoinha do IC do rd28ti, aspira ar do exterior e não da envolvente do motor e penso que só funcione quando o ar atinge uma determinada temperatura na admissão pré-gravada na centralina, que poderá acontecer quando rola a pequenas velocidades, sendo que no limite até poderá estar fisicamente quase parado mas a elevadas r.p.m., por exemplo quando vamos em baixas.
Quanto à eficiência da ventoinha não tenho como comprovar a sua eficácia mas concerteza que os engenheiros nipónicos sabem o que fazem e algum proveito deverá ter.
gnasGR Escreveu:Só para baralhar as contas![]()
No Y61 3.0Di, o IC não tem ventoinha![]()
Pergunto,
Será que os Engs da Nissan estão a regredir?
brunoftt Escreveu:eu escrevi o que escrevi porque não sei que vantagens traz um intercooler para TT. ou melhor até que ponto se deve pensar em meter um intercooler e deixar outras alterações. pois umas alterações são mas vantajosas que outras.
o desafio que fiz foi por mera curiosidade até pk não faço a minima ideia do resultado, por isso é que lancei o desafio.
ja disse em outros topicos que um intercooler poderia ser uma boa opcção, desde que bem pensada e bem feita.
mas a minha duvida é, será que devo por um intercooler ou posso fazer outra alteração primeiro.
até porque a colocação de um intercooler têm muito que se le diga em comparação a outras alterações.
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes