Elevação 10cm - Problema resolvido

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 31 out 2006, 13:38

Elevação 10cm - Problema resolvido

Mensagem por bcrena » 11 abr 2007, 09:51

Caros companheiros de monte, elevei o meu GR Y60 de suspensão 10cm, mandei fazer molas, rebaixei a caixa, acrescentei os amortecedores de origem( para não doer muito €) e meti pneus BF MT 35".Depois de montar o Jipe fui para a estrada com ele e notei
1º que ao travar a frente parece que levanta onde devia fazer o contrario, devia amochar.
2º o volante ficou mais leve
3º cada vez que passo num buraco o volante dá uma guinada
4º as rodas vão sempre a abanar passando essa vibração para o volante

Alguem me pode dar uma explicação para estes fenomenos?

P.S. As barras panhard já foram alteradas

muito agradecido
Editado pela última vez por bcrena em 21 mai 2007, 09:02, num total de 3 vezes.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 11 abr 2007, 11:14

Boas

Corrigir o caster e calibrar os pneus novos...será??

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por bcrena » 11 abr 2007, 12:34

Eduardo Escreveu:Boas

Corrigir o caster e calibrar os pneus novos...será??

BoaSorTTe

O problema é saber quando é que os casters estão correctos, quanto aos pneus estão calibrados a pó, agora ponho em duvida é se esse metodo de calibragem é eficiente.
Ainda em relação ao caster coloquei umas barras para baixar o furo da frente da barra de caster para assim rodar o diferencial como mostra na foto a baixo, não sei é se é correcto.
Imagem

Mensagem por Eduardo » 11 abr 2007, 12:39

Boas

Isto pareçe ser do angulo do caster...a mola está direita ou arqueada para a frente??

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por bcrena » 11 abr 2007, 12:57

Eduardo Escreveu:Boas

Isto pareçe ser do angulo do caster...a mola está direita ou arqueada para a frente??

BoaSorTTe

A mola está praticamente direita porque rodei o diferencial para isso acontecer, pode é estar errado!!
Uma coisa que não mencionei foi que os amortecedores da frente estão nas coves, poderá ter influencia nas guinadas do volante em buracos?

Registado: 11 fev 2006, 21:37

Mensagem por paulo seixas » 11 abr 2007, 21:29

boas,as guinadas no volante devem-se ao amorteçedor de direcçao nao ser eficaz para um pneu tao grande,soluçao -substituir .em relaçao ao caster ha a venda uns quits proprios para corrijir isso sem andar a soldar ou a cortar :thumbsup:

Registado: 17 mar 2006, 15:59

Mensagem por _InSaNe_ » 12 abr 2007, 08:46

Tudo o que ja disseram assino por baixo.... mas por experiencia propria a calibracao dos pneus a po pode tb fazer essas trepidacoes todas. Por isso é que retornei a calibracao normal.

Mensagem por bcrena » 12 abr 2007, 09:09

Quanto ao kit de caster (casquilhos descentrados) tenho duvidas se vão corrigir os 10cm que levantei o GR, será por isso que quando travo a frente n amocha?
Quanto á calibragem tirei as duvidas ontem, entrei na auto-estrada no Cartaxo e fui até Santarem e nada de tremideiras, só a partir dos 160km :D
Tou tramado com amaquina ainda tenho de o desmontar todo tou mesmo a ver :crybaby: :crybaby:

Registado: 15 fev 2007, 22:14

Mensagem por filipecruz » 12 abr 2007, 13:53

bcrena travoes o k é k alteraste?

Mensagem por bcrena » 12 abr 2007, 14:03

filipecruz Escreveu:bcrena travoes o k é k alteraste?

Ainda n alterei nada vou agora fazer o body-lift de 8cm e ai alterar o comprimento dos tubos.

Ó pessoal dêm uma ajudinha para resolver estes problemas

muito obrigado pela atenção

Imagem

Mensagem por filipecruz » 12 abr 2007, 14:36

se levantaste a suspencao +10cm acrescenta este apoio da mola acho k sao +60mm(na imagem tem 4 parafusos) depois diz se ja trava bem...
Imagem
[wink] :thumbsup:

Mensagem por bcrena » 12 abr 2007, 15:08

filipecruz Escreveu:se levantaste a suspencao +10cm acrescenta este apoio da mola acho k sao +60mm(na imagem tem 4 parafusos) depois diz se ja trava bem...
Imagem
[wink] :thumbsup:

O GR trava bem o que n é normal é quando eu travo a frente do jipe parece que levanta quando devia ser ao contrario, terá a ver com esse apoio?

Mensagem por filipecruz » 12 abr 2007, 15:18

se levantaste 10cm tens de fazer esta alteracao pode ser ou pode nao ser

Mensagem por filipecruz » 12 abr 2007, 15:27

bcrena Escreveu:Quanto ao kit de caster (casquilhos descentrados) tenho duvidas se vão corrigir os 10cm que levantei o GR, será por isso que quando travo a frente n amocha?
Quanto á calibragem tirei as duvidas ontem, entrei na auto-estrada no Cartaxo e fui até Santarem e nada de tremideiras, só a partir dos 160km :D
Tou tramado com amaquina ainda tenho de o desmontar todo tou mesmo a ver :crybaby: :crybaby:

a partir dos 160km :eek: :eek: :eek: :eek:

Mensagem por bcrena » 13 abr 2007, 10:17

filipecruz Escreveu:
bcrena Escreveu:Quanto ao kit de caster (casquilhos descentrados) tenho duvidas se vão corrigir os 10cm que levantei o GR, será por isso que quando travo a frente n amocha?

a partir dos 160km :eek: :eek: :eek: :eek:

160km táva a bricar achas que com 35" vai lá? Dá 150km mas é a descer mas as rodas n tremem.
Olha tenho novidades, onte cheguei a casa e voltei a colocar as barras de caster no citio de origem, resultado deixou de tremer o volante e agora o volante ficou muito leve quando viras, tenho mesmo de colocar os casquilhos descentrados para corrigir o caster já vi que o problema é dali.
Ò pessoal olhem que eu nem ando a dormir só a pensar na solução para esta cituação

Mensagem por filipecruz » 13 abr 2007, 10:29

:thumbsup:

Mensagem por bcrena » 17 abr 2007, 10:15

Será esta a solução para corrigir o angulo de CASTER do GR depois de levantado 10cm.
Só há um senão, não sei de que tipo de aço é feita esta barra!!!! :crybaby:
Imagem

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 17 abr 2007, 13:57

Eu não sei se preferia alterar os apoios do eixo do que alterar a propria barra, aquilo é feito em ferro fundido e pela experiência que temos tido aqui nas máquinas, sempre que é preciso soldar uma coisa a ferro fundido é f#d$ :nod:

Mensagem por bcrena » 17 abr 2007, 14:30

acrvr Escreveu:Eu não sei se preferia alterar os apoios do eixo do que alterar a propria barra, aquilo é feito em ferro fundido e pela experiência que temos tido aqui nas máquinas, sempre que é preciso soldar uma coisa a ferro fundido é f#d$ :nod:

Pois isso era o que temia, era a barra ser em ferro fundido :(
Alterar os apois já eu tou farto de pensar como!!!!
Talvez fazer a alteração da foto a cima mas em construção aparafusada com parafusos classe 10.9

Muito obrigado pela sua atenção, eu já sinto coisas a tremer em tudo o que é citio :crybaby:

Mensagem por Eduardo » 18 abr 2007, 20:39

Boas

N mexas nas barras, já vi muita maneira de alterar isso... quer nos apoios do lado do chassis quer do lado do eixo...

O que tenho visto é tudo "virtual" pois por cá....casquilhos descentrados é que é bom e mais nada :rolleyes:.....n tenho tempo para te explicar muito melhor, mas se perderes um bocado a procurar por isto, talves tires umas ideias:
-caster plates
-5 link front
-drop boxes
-drop arms
-A frame

Há por aqui uns links que já dão umas dicas vou ver se encontro...

BoaSorTTe

Mensagem por Eduardo » 18 abr 2007, 20:51

Boas

Dá uma vista d'olhos aqui:http://www.bbmotorsports.com.au/category108_1.htm

BoaSorTTe

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 18 abr 2007, 20:53

Bem por experiencia propria aconselho-te a meteres os casquilhos pois e do melhor. [clap] [clap] [clap] [clap]
Existem varios graus para esses casquilhos o que permite compensar ate uma grande altura.
Alias penso que existe por ai algures embora agora nao me lembre onde uma correspondencia paras os graus em relação a altura.
2.5º-->x(altura que lavantas o jeep)
3.5º-->x(altura que levantas o jeep)
digo x para nao estar a errar mas concerteza que os de 3.5º resolvem o teu problema as mil marabilhas.

Mensagem por Eduardo » 18 abr 2007, 21:07

Boas

Já ha casquilhos com grau ajustavél a venda.....vê aqui...
http://www.lojatt.com/main.php?tbl=registos&id=1382

Casquilhos n é o melhor..é o que temos...

BoaSorTTe

Mensagem por Eduardo » 18 abr 2007, 21:30

Boas

Isto é um exemplo de uma DropBox
Imagem
aparafusa-se no lugar onde prende originalmente o tirante no chassis...e entre essas abas tens uma chapa a unilas que tem uma furação identica ao sitio original onde prendia o tirante..mas....mais em baixo...passas a andar com isto ao pendurão por baixo do chassis...tipo jimny [bigsmile]

Já moí muito a cabeça a procura de alternativas/soluções e sabes o que descobri??? Que já foi tudo inventado [wink] :thumbsup:

BoaSorTTe

Mensagem por bcrena » 19 abr 2007, 08:36

Muito obrigado pelas dicas.
És capaz de ter razão, já está tudo inventado.
Vou ver dos casquilhos e ver se resolvo isto, já tenho saudades de dar umas atravessadelas com o controlo da maquina, é que desde que levantei o animal não sei o que se passa, só vejo é cercas de arame a arvores a colocarem-se á frente do GR :D :D

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes