y61 3.0 Sem peito

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y61 3.0 Sem peito

Mensagem por kibi boy » 26 mar 2007, 13:21

Oi pessoal.
Vcs deixaram-me entrar no grupo agora têm que me aturar.
Desde que mudei o turbo há 2 ou 3 mil kms atrás, o meu carro que só tem 65.000 até às 2000 rpm é muito lento. Nas subidas chego quase a 2ª onde antigamente ia em 4ª a rir.
O que faço?? Na nissan disseram que a valvula está no máximo da afinação.
Logo após a montagem do turbo o gajo acendia a luz amarela quando lhe dava gás.
Por favor ajudem-me.
Estou-me a passar com as chatices que o carro me dá pq são coisas de treta mas que enervam. Já tive problemas com o pedal do acelerador e até com a correia da ventoinha já tive uma aventura que durou 2 ou 3 meses.
Abraços

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Mensagem por Bisonte » 30 mar 2007, 17:01

viva

se a luz de avaria te fica acesa pode ser uma coisa semelhante ao problema que eu tenho, pode ser o medidor de massa de ar que é uma cena electónica que dá informação á centralina, se tiver avaria pode ser o motivo de o motor puxar pouco.

Tenta ir com o GR á maquina para conferir a avaria

Cumprimentos

GRande Abraço

Tito Ruas

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Mensagem por kibi boy » 04 abr 2007, 09:39

Oi
Já fui á nissan e disseram que estava no máximo da afinação. Se mexessem ia acender a luz.
Já experimentei limpar o sensor de massa de ar (este até troquei com 9.000kms). Ele não acende a luz mas tb ando a desconfiar que é dessa treta ou da valvula do turbo, pq mudei há pouco tempo.
Estas avarias da treta é que dão cabo da cabeça de qualquer patroleiro.
Abraço

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Mensagem por gnasGR » 04 abr 2007, 13:48

Isso não é o turbo, mas sim o medidor de massa de ar…

Ref. 22680AD200 e custa 471,66 + Iva
Ou
Ref. 22680AD210 e custa 123,40 + Iva

Se quiseres tirar as teimas antes de comprares, pede a um amigo para te emprestar o dele por 5 minutos e logo vês…

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Mensagem por TDI_sport » 10 abr 2007, 18:48

gnasGR Escreveu:Isso não é o turbo, mas sim o medidor de massa de ar…

Ref. 22680AD200 e custa 471,66 + Iva
Ou
Ref. 22680AD210 e custa 123,40 + Iva

Se quiseres tirar as teimas antes de comprares, pede a um amigo para te emprestar o dele por 5 minutos e logo vês…


Atenção pode não ser!!

Há muitas avarias com os mesmos sintomas que o MAF e pode muitas vezes ser um simples tubo de vacuo desencaixado ou furado.

O ideal é consultar um especialista e ver qual é a avaria que detecta na maquina.

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Mensagem por kibi boy » 11 abr 2007, 18:32

Oi pessoal.
Obrigado pela vossa ajuda.
Vou experimentar as 2 coisas. Aliás, acho que na nissan me desligaram aqueles 2 tubos de vacuo que ficam perto do intercooler, mas foi tipo há 1 ano atrás, na altura em que comecei a ter problemas no turbo.
Abraços

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Mensagem por TDI_sport » 11 abr 2007, 18:59

kibi boy Escreveu:Oi pessoal.
Obrigado pela vossa ajuda.
Vou experimentar as 2 coisas. Aliás, acho que na nissan me desligaram aqueles 2 tubos de vacuo que ficam perto do intercooler, mas foi tipo há 1 ano atrás, na altura em que comecei a ter problemas no turbo.
Abraços

De que zona és? Aqui na minha zona ha um mecanico que tem queda para esse tipo de avarias.

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Mensagem por kibi boy » 15 abr 2007, 06:23

oi pessoal.
Sou de Lisboa mas vivo em Luanda.
Vou tentar mesmo aqui experimentar outro sensor. Aqui Patrol GR é mato, tem que se farta.
Obrigado na mesma
Abraços

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Mensagem por Navegador » 06 fev 2008, 10:23

O problema deve ser mesmo da MAF. A nova referência para o medidor de massa de ar do 3.0 Di é 22680-AD21A e custa cerca de 125 euros + Iva.
Segundo me disseram na Nissan, a anterior (22680-AD210) dava vários problemas e foi substituida por esta nova. A verdade é que coloquei uma no meu e o carro nunca desenvolveu como agora.
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Mensagem por heldercatanho » 08 fev 2008, 13:24

:crybaby: o meu foi-se onde posso adquirir um
pois aqui na Madeira na ha e a nissan cá ta a pedir 525 + IVA,
se for possivel agradecia o contacto... visto que o de 125 da para comprar 4 unidades.....

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Mensagem por Navegador » 08 fev 2008, 13:38

525 euros é um roubo se for só pela MAF. Mas não deve ser, deve ser o preço do conjunto completo com o tubo de encaixe que não serve para nada pois não se estraga.

Pede na Nissan apenas esta referência 22680-AD21A. É a referência só do medidor de massa de ar. Depois é só desapertar dois parafusos e encaixar a ficha.

O que eles queriam vender-te era o conjunto completo que aqui custa 475 euros + IVA. Experimenta e depois diz qualquer coisa.
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Mensagem por heldercatanho » 08 fev 2008, 14:42

ok Obigado vou tratar disso obridago pela dica
depois dou noticias.... :nod:

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Mensagem por acrvr » 08 fev 2008, 16:03

Como é que se dá corda ao turbo do y61? aquilo já é de geometria variável, é a centralina que o controla? ou é a pressão como nos turbos dos mais antigos?

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Mensagem por heldercatanho » 08 fev 2008, 16:41

No meu y61 com o motor 3.0 DI Turbo
alarguei a contra porca e rodeia a porca de forma a valvula do turbo ficar com nenos cuso o turbo passou a abrir as 1500 RPM mas a luz do control do motor começou a acender por exceso de persão depois foi baixando ta a abrir o turbo as 1700RPM e nao acende a luz do motor, melhorou o arranque do carro convem colocar um manometro de pressão visto que nao convem exeder 1,2 bar de persão.... pode ir a vida (dei 1.5bar e mandei o tubo que entra no intercooler a vida).

Imagem

Imagem

Nota: como e visivel na foto o meu tava marcado com tinta branca de fabrica dei uma volta e meia no fio de rosca para cima. (para o turbo abrir mais cedo)
aumentado assim a presão.

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Mensagem por _2 » 08 fev 2008, 21:53

[quote="heldercatanho"]No meu y61 com o motor 3.0 DI Turbo
alarguei a contra porca e rodeia a porca de forma a valvula do turbo ficar com nenos cuso o turbo passou a abrir as 1500 RPM mas a luz do control do motor começou a acender por exceso de persão depois foi baixando ta a abrir o turbo as 1700RPM e nao acende a luz do motor, melhorou o arranque do carro convem colocar um manometro de pressão visto que nao convem exeder 1,2 bar de persão.... pode ir a vida (dei 1.5bar e mandei o tubo que entra no intercooler a vida).

Boas ppl... heldercatanho onde ligaste o manómetro da pressão do turbo??
Editado pela última vez por _2 em 29 mar 2008, 00:48, num total de 1 vez.

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Mensagem por acrvr » 08 fev 2008, 23:38

Mas essa válvula funciona com vácuo certo? e não com pressão como os turbos mais antigos, n é assim?

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Mensagem por heldercatanho » 08 fev 2008, 23:51

no tubo que entra por cimo que faz regulara a geometria do turbo quando em acelaraçao e fora e necessario colocar um T para ver o manometro trabalhar e sim é por vaco...
amanha e depois com + tempo coloco fotos....

 
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Mensagem por sotero » 10 fev 2008, 02:21

ve aporra do EGR,na KIA faz isso...e manda-me uma foto da minha terra POR FAVOR,eu sou do lobito...72.abr Sotero :D

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Mensagem por acrvr » 10 fev 2008, 13:29

Mas se a regulação do turbo é feita por vácuo, para meter um manometro não será melhor meter o T num sítio que tenha pressão e não no tubo que faz regular a geometria que só têm vacuo?

heldercatanho Escreveu:no tubo que entra por cimo que faz regulara a geometria do turbo quando em acelaraçao e fora e necessario colocar um T para ver o manometro trabalhar e sim é por vaco...
amanha e depois com + tempo coloco fotos....

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Mensagem por heldercatanho » 10 fev 2008, 14:55

o manometro de presao trabalha com pressao e vaco por esse motivo e que e ligado (o turbo atraves da presao enviada paraa a sua abertuta e vaco quandi deixa-mos de acelarar ou mudamos de velocidade)ao sistema de vacuo que tambem tem a mesma funcao ou seja e que faz o control. pois basta termos um desses tubos trocados e o carro ja nao respende ou se uma das electrovavulas se for a vida.

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Mensagem por _2 » 10 fev 2008, 19:19

heldercatanho Escreveu:no tubo que entra por cimo que faz regulara a geometria do turbo quando em acelaraçao e fora e necessario colocar um T para ver o manometro trabalhar e sim é por vaco...
amanha e depois com + tempo coloco fotos....


OK fico á espera de foto para ver qual é o tubinho onde ligo o T..,

Tanks

Abraço
_2

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Mensagem por rs2 » 18 mar 2008, 09:23

boas
li de esguelha aqui os postos. reparei q o post inicial era um problema parecido com o q tive. algumas experiencias q passei e queria deixar aqui alguns relatos muito resumidos e alertas.

em primeiro lugar recomendo, alias obrigatório, comprar um manometro de turbo.

no meu tmb as vezes decidia ficar amorfo e nao acelerava, decidi mexer no turbo para compensar.

este turbo tem 2 sitios onde afinar:
1-o que esta mais acessivel, aquela porca grande actua para cortar, isto é quando se desliga da para perceber - ele cai. portanto quando o motor precisa de retirar pressao ele desce e se este veiozinho estiver muito curto ele podera nao conseguir fazer isso.
2-um q é dificil por a mao q se usa uma chave de alen tmb para o fazer, este decido o "ponto de partida" da geometria, ponham muito e verao q o motor so com umas aceleradelas a mesmo já as 1000rpms consegue ja ter pressao acima dos 0,5bar - 0,8 como chegeui a ver.

a partir das 2700 rotacoes o turbo fica sem controlo, fica tipo mecanico, ou seja se tivermos o tal veio muito curto a pressao pode subir estupidamente principalmente se tivermos muita afinacao no segundo afinador.

portanto é muito complicado chegar a uma afinacao decente e nao conflicta quando se vai em autoestrada ai a 3400 rpm. e é muito facil estragar aquilo, nao se nota logo mas depois de uns 30.000km 50.000km comecam a aparecer problemas.

eu depois de meter o manometro acabei por ir acertando e vi q basicamente quase fica como de fabrica para ficar bem.

se acende a luz, já "está demais", no meu nem mesmo a descer!!! passava dos 130. é facil verificar como ver os codigos de erro (so procurar na net)

quando no meu comecou a rebentar o tubo do intercooler, levei a nissan - 32PSi de trubo!!! (foi entao meti um manometro)

substitui o sensor de massa de dar - so o elemento - como foi dito aqui, pedir apenas a referencia. sao 130 euros +/-

o sensor de massa de ar podera nao ser o suficiente, se o sistema de recirculacao de gases EGR tiver carvao la por dentro ou a valvula nao estiver a funcionar muito bem, pode tmb ser o causador deste problema

é q estes turbos nao estao ali so para dar pressao a baixas, quando a ERG abre o mesmo tem de aumentar a pressao pq parte da mesmo tendera a escapar pelo sistema da ERG. (por isso quando se elimina a EGR convem desafinar um pouco o turbo)

brevemente tenciono mandar fazer uma revisao no meu turbo (estou com 150.000km no meu 3.0Di) e para alem dos paramentros normais de fabrica q vou pedir para colocarem vou pedir so para um pequeno, mas pequeno cheirinho a baixas mai nada.

aqui fica uma foto onde fui pescar a pressao para o meu manometro:

Imagem

foto: mandei fazer aquela "mãma" naquele tubo, pois dali para a frente já é o motor, portanto teras uma leitura do q esta ja a entrar no motor e ja depois de arrefecido pelo intercooler.
atencao q deveras colocar um "restritior", ou reduzir o buraquinho onde vais ligar o manometro, pois com o motor ao relenti a ressonancia do respiro do motor - q nao é continua como sabes - faz abanar a agulha depois no manometro, e dara cabo dele ao fim de uns tempos.


para alem deste manometro mecanico encontras na net (e aqui algures) um esquema pra fazer um electronico q se liga ao senso no intercooler.
Editado pela última vez por rs2 em 05 mar 2009, 12:16, num total de 1 vez.

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Mensagem por rs2 » 18 mar 2008, 09:42

heldercatanho Escreveu:No meu y61 com o motor 3.0 DI Turbo
alarguei a contra porca e rodeia a porca de forma a valvula do turbo ficar com nenos cuso o turbo passou a abrir as 1500 RPM mas a luz do control do motor começou a acender por exceso de persão depois foi baixando ta a abrir o turbo as 1700RPM e nao acende a luz do motor, melhorou o arranque do carro convem colocar um manometro de pressão visto que nao convem exeder 1,2 bar de persão.... pode ir a vida (dei 1.5bar e mandei o tubo que entra no intercooler a vida).

(imgs...)

Nota: como e visivel na foto o meu tava marcado com tinta branca de fabrica dei uma volta e meia no fio de rosca para cima. (para o turbo abrir mais cedo)
aumentado assim a presão.



Só uma nota:
Cuidado pq o q fizeste (e se tens o turbo de origem) nao foi bem por o turbo abrir mais cedo (e dai teres a luz a acender: muito provavelmente erro por excesso de pressao).
Esse veio q se move para cima e para baixo (por corte/diminuicao no vacuo do tubinho de borracha acima), actua como um wastegate de um turbo normal ao mesmo tempo que faz variar a geopetria do turbo.
Quando o turbo atinge demasiada pressao para o motor, o sistema tem de regulá-la movendo-o para baixo para diminuir o angulo das pas da geometria.
Se apertas essa porca, limitando o seu curso, subindo muito, quando o sistema precisa de reduzir a pressao vai baixá-lo mas como ja esta curto a geometria nao diminui continuando o aumento da pressao, as vezes tanto q rebenta o tubo do intercooler e acendendo a luz (aquele que no meu esta agora azul -> o da nissan custa 120euros!!!).
Neste motor (e qq outro com ERG e turbo VNT) é preciso ter cuidado com isto pq ha variacoes de pressao muito repentinas q nao sao so provocadas com o acelerador, mas sim pela abretura e fecho da ERG.

Se queres dar "mais pressao" tipo acordar mais cedo, é o outro parafuso aquele dificil de aceder. Este sim "dita" o inicio de inclinacao da geometria, se estiver muito para cima terás muita pressao inicial, facilmente chegas a 0,8 bar se quiseres apenas com 1000rmps (atencao q isto mecanicamente podera nem ser saudavel para o motor e transmissao), mas depois ha que jogar com esse parafuso q mexeste para cortar mais cedo senao as 2000rpms ja anda nos 1,8!!! é um pincel, pois andei com afinacoes a experimentar, pincel pq esse parafuso é dificl de chegar la.
depois tmb tens de andar em autoestrada por exemplo para ver qual o comportamento das duas afinacoes isto pq depois das 2700rpms ja "ninguem" controla aquilo, apenas o acelerador q das nele...

ah sempre com manometro sff.

Segundo uma casa de turbos aqui na minha zona, aconcelharam-me o seguinte:
neste turbo pressoes ate 1,5bar sao seguras o turbo é muito bom, no que diz ao motor isso ja depende se ele gostara ou nao. mas frizaram para evitar andar para alem dos 1,5bar.

resumindo, a conclusao q cheguei é q nao vale apena grandes invencoes, a nissan (ou a garret) tem aquilo afinado para durar e como deve de ser, eventualmente um cherinho so para em baixas ter um pouco mais de gas chega.

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Mensagem por _2 » 18 mar 2008, 13:07

Muito bem rs2 [clap] [clap] [clap]

5* :thumbsup:

abrç

_2 [wink]

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Mensagem por rafael » 03 jul 2008, 20:23

ola ao forum,

hoje o meu turbo ( y61 2.8 longo ) pariu, começou a assobiar sempre que acelarava. ainda ontem o mecanico dizia que era o turbo a brir mais cedo pois ate as 200 rpm ele nao se mexia.
tenho 2 soluções ou refazem o interior do turbo e gasto 620 euros + ou - ou entao meto tudo novo 800 eruos + ou -. o mecanico diz que ele metia novo pois o turbo numa parte que abre uma valvula para libertar directo os gases esta um pouco estalada.
que me dizem, esta correcto ?
ja agor avi aqui as referencias dos medidores de massa de ar, num teste foi-me dito que o medidor esta a 60 ou 70 % da capacidade, devo troca-lo? a referencia 22680AD21A tambem da no 2.8 ou e so para o 3.0

abraço a todos

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