Mário deduzo pelas tuas palavras que se vais fazer uma protecção sem curvas, será do género de um “ski” tipo este :
E como o próprio nome indica penso que este tipo de protecção, serve para passar (em velocidade) deslizando quando toca. Mas em certos obstáculos tipo "degrau" pode-te dificultar a passagem, podendo até fazer com que percas tracção à frente em uma ou duas rodas em simultâneo. Eu optei não por fazer um “ski”, mas fazer uma protecção frontal mantendo ao máximo o "ângulo de ataque" ou seja com o mesmo alinhamento dos pneus, de modo a que a protecção nunca prejudique o contacto das rodas com o terreno :
Quanto ao todo corrido até baixo como tinha antes, vê até onde vai o curso da tua suspensão e como diz o brunoftt podes ir até mais abaixo, mas atenção que também tem as suas vantagens e desvantagens. Eu fui +- até ao nível do centro dos semi-eixos, porque se ficares atascado na lama e tiveres que fazer marcha-atrás vais ter uma “ancora” e quanto mais abaixo esta ficar, … já tás a ver o filme não é

.
Quanto aos buracos maiores seria apenas para escoar melhor a lama (numa eventual marcha-atrás), mas concordo com ambos pelo que vou deixar andar assim

… e para cortar há sempre tempo

.
Obrigado pelas opiniões e abraços aos dois
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
,
MM