Oleo do Motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 16 ago 2005, 08:01

Oleo do Motor

Mensagem por pqua » 06 out 2006, 18:49

Boas gostaria de saber a vossa opinião, que tipo de oleo e que marca e que usam no motor, eu tenho um Y60, tenho usado Delphi 10-40, e ja agora slick 50 ja alguem usou, vale apena?

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 06 out 2006, 18:55

De longe a longe não faz mal nenhum.

Cumprimentos
Luis Rocha
Luis Rocha
919829295
rocha_71@hotmail.com

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 15:56

Usa o mai barato é pa queimar :D :D
o coço-os ou vou pós foruns

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 11 out 2006, 16:40

O quando comprei o meu , meti-lhe slick50 , por descarga de consciência , pois mal não deve fazer ......... e mudo o óleo de 5000 em 5000 , meto do mais barato .
na embalagem do slick , estão lá as recomendações todas .

Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 17:02

Atenção
Quando digo o mais barato refiro-me ao que cumpre minimamente as normas . :nod:

Registado: 04 set 2005, 20:32

Mensagem por Pedrokico » 20 out 2006, 08:51

Eu ja tenho uma opinião diferente em relação ao óleo, axo k se deve meter um óleo bom, pois os nossos carros são submetidos a acelarações bruscas, climas diferentes (neve, calor, frio), assim se um óleo for de qualidade superior poderá atenuar alguns disabores com o tempo.
Eu uso o Mobil S turbo Diesel 10w40, k pelas suas caracteristicas esta recomendado para uma condução agressiva em todas as condições climatéricas.

Espero ter ajudado e não se eskeçam k o barato pode sair caro, mas claro esta é a minha humilde opinião.

Quanto a aditivos o Faher parece-me ser dos melhores.

Pedro Costa

Mensagem por Mr Guerra » 20 out 2006, 10:19

Ola a todos os intressados :D

Algumas notas sobre o assunto:

Classificação API para motores Diesel

CC: Para motores Diesel em regime normal de funcionamento (pouco severo). Os lubrificantes com a especificação CC têm uma grande capacidade detergente e dispersante, garantindo uma boa protecção contra o desgaste e contra a corrosão.

CD: Para motores Diesel operando em condições severas, elevada velocidade e sujeitos a uma elevada pressão devido ao turbo-compressor. Os lubrificantes com a especificação CD são muito detergentes e dispersantes e conferem uma boa protecção anti-desgaste e anti-corrosão.

CE: Para motores Diesel turbo-comprimidos funcionando em regime severo e fabricados a partir de 1983. Para utilização em motores de elevada potência, trabalhando a elevada velocidade. Os lubrificantes CE podem substituir os CD em todos os motores. Os lubrificantes que cumprem esta norma são mais eficientes no que diz respeito a economia de combustível e limitação de depósitos, desgaste e de aumento de densidade.

CF: Significa o mesmo que a especificação CE com a vantagem de incluir o teste de micro-oxidação. Reforça a protecção dos pistões e anéis dos pistões.

CG: Para motores Diesel operando sob condições severas. Os lubrificantes com a especificação CG evitam os depósitos nos pistões, desgaste, corrosão, aparecimento de espuma, oxidação e acumulação de fuligem a altas temperaturas. Estes lubrificantes respondem às necessidades dos motores fabricados de acordo com a norma de emissões de 1994.

CH: Para motores Diesel adaptados à norma de 1998 sobre emissões poluentes. Estes lubrificantes foram desenvolvidos para garantir a durabilidade dos motores trabalhando sob as condições mais severas. Permitem maiores intervalos de manutenção.
Imagem

Esclarecimentos sobre VISCOSIDADE (oleos)

As camadas moleculares em contacto com as superfícies metálicas resistem ao movimento devido às forças de coesão que ligam as moléculas do lubrificante umas às outras. Entretanto, nas camadas moleculares intermédias, só existem forças de coesão.

Assim, o filme lubrificante flui com as suas camadas moleculares desfasadas – a camada mais veloz é a mais próxima da superfície que se movimenta, seguem-se as camadas intermédias e, por último, a camada mais próxima da superfície que se mantém estática. A este fenómeno chama-se cisalhamento. A viscosidade depende do atrito lubrificante que exprime, em termos físicos, o balanço entre as referidas forças de adesão e forças de coesão.

A enorme importância da viscosidade advém desta influenciar aspectos vitais do funcionamento e vida dos mecanismos: o rendimento mecânico, o desgaste, a produção e a dissipação de calor, a resistência às cargas e o débito do lubrificante. É comum ouvirem-se alguns práticos exprimirem, com veemência, a sua preferência pelos lubrificantes “grossos” (muito viscosos). Este preconceito advém, julgamos, da sensação de maior segurança em que não ocorra contacto metal-metal devido a uma maior espessura da película lubrificante pela sua maior resistência ao esmagamento quando as cargas são aplicadas. Trata-se de uma visão parcial porque é limitada a um dos requisitos exigidos ao lubrificante (resistência às cargas), esquecendo-se os efeitos da viscosidade sobre os demais.

A grandeza da viscosidade influencia, contraditoriamente, vários aspectos da lubrificação. Quanto mais alta for a viscosidade, maior satisfação se obtém na resistência às cargas aplicadas e na compensação das folgas entre as peças. Quanto mais baixa for a viscosidade, mais facilmente se atingem altas velocidades e mais rapidamente se dissipa o calor e se evacuam as impurezas. A escolha da viscosidade constitui, pois, um verdadeiro dilema. O “ideal” seria a maximização dos factores afectados positivamente quer pelas viscosidades altas quer pelas baixas. Mas, já vimos que elas são, insanavelmente, contraditórias nos seus efeitos.

Torna-se necessário, para cada equipamento e em função dos seus regimes de serviço, fazer o compromisso mais ajustado através do estudo criterioso das importâncias relativas em termos de ganhos e perdas dos dois efeitos contraditórios. Recomenda-se o seguinte critério orientador: Escolher a viscosidade mais baixa que garanta a resistência à carga máxima sob o regime em menor velocidade.

A viscosidade costuma ser medida e apresentada como viscosidade dinâmica ou como viscosidade cinemática. Para qualquer uma destas viscosidades é sempre referida a temperatura em que foi feita a sua medição. A viscosidade dinâmica, expressa normalmente em unidades centiPoise (cP), representa a resistência ao cisalhamento de um fluído quando este é sujeito – sob certas condições – a um movimento esforçado. A viscosidade cinemática, expressa normalmente em unidades centiStoke (cSt), é obtida pela medição do tempo de escoamento, por gravidade, ao longo de um tubo capilar. Esta medida de viscosidade é a mais comummente utilizada (devido à facilidade e rapidez com que é determinável) e é, normalmente, apresentada pelos valores encontrados a 40ºC ou a 100ºC. Existe uma correspondência entre viscosidade dinâmica e cinemática: a viscosidade dinâmica é igual à viscosidade cinemática multiplicada pela densidade do fluído.

Que eu saiba nada mais interessa senão isto agora cada um escolhe com base naquilo que acredita.

Tudo o que sempre quis saber sobre lubrificantes

Leitura interessante Aqui

[clap] [clap] [clap] [bigsmile] [clap] [clap] [clap]
Editado pela última vez por Mr Guerra em 20 out 2006, 10:40, num total de 1 vez.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 20 out 2006, 10:39

Curte o Passeio !

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 28 out 2006, 23:12

Na minha opinião, o oleo tem de ser um mesmo bom!!

O oleo é o sangue do motor!!!!

E eu sempre ouvi dizer: "..oleozinho bom, mudado nos quilometros certos é motor para toda a vida.."
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 21 mar 2006, 21:50

Mensagem por Cláudio Santos Batista » 29 out 2006, 11:57

Nem Mais ! :thumbsup:
Metam óleo rasca e depois :crybaby:

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 29 out 2006, 14:49

Eu por acaso também concordo um bom oleo é o ideal para a longevidade das nossas máquinas

Mensagem por Mr Guerra » 30 out 2006, 11:59

Na minha opinião, o oleo tem de ser um mesmo bom!!

O oleo é o sangue do motor!!!!

E eu sempre ouvi dizer: "..oleozinho bom, mudado nos quilometros certos é motor para toda a vida.."

Ouviste e tens ouvido mal porque nada têm a haver com isso motor para toda a vida é parado a funcionar é até um dia. :D :D

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 30 out 2006, 12:17

Mr Guerra... andas mal informado [wink]

Motor parado deve-se mudar o óleo com maior frequência do que se andasse todos os dias... o motor/oleo têm tendencia a oxidar mais rapidamente e a perder as características de lubrificação.

Saúde num motor é óleo e filtros mudados de acordo com o esquema de manutenção. O meu jipe leva oleo a cada 6.000Kms e filtros de 2 em 2 mudas. E coloco sempre um bom óleo...

Quando veio para a minha mão fazia fumo ao arrancar, com este tipo de precauções acabou a fumarada (mesmo nos arranques a fio) e zero problemas até ver.

Ah... e gozar sem estragar, pq o melhor piloto nao é o que faz à força... é o que faz com técnica :thumbsup:

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 out 2006, 12:45

eu uso 100% sintetico e mudo a cada 5000 km. mudo uma vez sim, outra nao filtros de oleo e gasoleo. cada muda de oleo uma muda de filtro de ar tb.

ate hoje tem levado lenha k ate doi e nao me gasta uma gota k seja.

abraço

Mensagem por Mr Guerra » 30 out 2006, 13:21

Ouviste e tens ouvido mal porque nada têm a haver com isso motor para toda a vida é parado a funcionar é até um dia.

Não percebes-te o comentário Comman.

Motor parado deve-se mudar o óleo com maior frequência do que se andasse todos os dias... o motor/oleo têm tendencia a oxidar mais rapidamente e a perder as características de lubrificação.

Queres me convencer de que a funcionar dura mais que parado ?o quê o motor?
Tá bem tou convencido...

Ah... e gozar sem estragar, pq o melhor piloto nao é o que faz à força... é o que faz com técnica

Olha que não ,se tiveres força então poderás ter técnica e colhes os beneficios de ambas ,agora teres técnica e não teres a força!!!XAU :D

O meu leva de 25000 em 25000 GALP NORMAL (Barato) 270.000Km em trabalho duro e não é a reinar sempre neste ritmo e fumo já fez quando precisou de velas novas.
Essa conversa do fuminho a arrancar infelizmente têm muito pouco a ver com o tipo de óleo, talvez mais ver com a falta de segmentos de óleo ou velita de incandescência ,injector preso,sei lá tudo que estiver á volta do óleo,além do mais, fala-se por ai acerca das tuches hidraulicas que não valem um car..lo , não corresponde a verdade nenhuma pois são 100% funcionais até não terem calo depois seram como todas as outras.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 30 out 2006, 13:43

Ah... e gozar sem estragar, pq o melhor piloto nao é o que faz à força... é o que faz com técnica

corcordo plenamente como eu costumo dizer contra o jeito nao há força

abraço

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 30 out 2006, 22:38

joao trapol Escreveu:

corcordo plenamente como eu costumo dizer contra o jeito nao há força

abraço

:nod: :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 22 jan 2007, 12:50

Mensagem por guvarela » 02 fev 2007, 13:07

Amigos: Considero que el oleo es lo más importante para nuestros vehículos, por lo general el oleo a los 2000 o 2500 kmts ya empieza a contaminarce y quemarce, si agregamos oleo, contaminamos al nuevo.
Lo ideal es usar un oleo com más duración, con lo cual ese período de 2500 Kmts se extiende y lógico cambiar el oleo cada 5000 Kts.
Aconsejo usar el oleo de Esso que imagino ustedes lo podrán conseguir

http://www.formisanoazul.com.ar/Lubrica ... O/xt4.html

No necesita aditivo, pero si consiguen pongan este, solo este

http://www.superkote2000.com/spanish/index_spa.html
es lo mejor que hay.

Abraco. :thumbsup:

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 02 fev 2007, 15:45

Por falar em aditivos..
Hoje fui a uma loja de peças para automoveis para comprar uma embalagem de slick 50 mas o gajo da tal loja disse-me que não tinha esse aditivo e apresentou-me um outro chamado METAL 5.
Bem aquilo é uma embalagem mesmo pequena tipo um tubo de cola e segundo o vendedor são particulas de metal e se vão fixar nos locais do motor que se encontram desgastados devido à fricção aumentado deste modo a compressão do motor e reduzindo o consumo de oleo.
Já alguem ouviu falar nessse produto? sera que funciona?

Saudações....

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 15:48

UI!!!!! metal five!

Contém todas as versões anteriores metal 1
Contém todas as versões anteriores metal 1.1
Contém todas as versões anteriores metal 1.2
Contém todas as versões anteriores metal 1.3
Contém todas as versões anteriores metal 1.4
Contém todas as versões anteriores metal 1....... até

METAL FIVE

Sexta -feira diabólica

Mensagem por Helder Branco » 02 fev 2007, 15:50

Peço desculpa Mr Guerra mas não percebi..... :(

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 16:00

axo que é como omo lava mais branco

Mensagem por Helder Branco » 02 fev 2007, 16:03

Obrigado, fiquei esclarecido....

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Re: Oleo do Motor

Mensagem por PrimusBaro » 02 fev 2007, 16:13

pqua Escreveu:Boas gostaria de saber a vossa opinião, que tipo de oleo e que marca e que usam no motor, eu tenho um Y60, tenho usado Delphi 10-40, e ja agora slick 50 ja alguem usou, vale apena?

Mete disso que é do melhor que ainda por aí há!

Há por aí muita rexemenga mas esse é o melhorzinho.
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 16:41

deve ser (não sei bem porquê)mas talvez por ser o que têm menos contra-indicações pode ser administrado em carros conduzidos por mulheres grávidas ,idosos e com crianças a bordo.

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes