duvida aquecimento

Registado: 25 mar 2006, 14:11

duvida aquecimento

Mensagem por nelsonrodrig » 28 jan 2007, 22:35

boas

estou com uma duvida

o ponteiro da temperatura do meu 260 nao sobe muito, de verao fiquei contente mas no inverno passo algum frio la dentro.
Imagem

sera normal ou devo fazer algo

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 28 jan 2007, 23:13

Boas

Será do Guaraná??? duvido...acho que deve ser o termostato pifado

BoaSortTTe

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 29 jan 2007, 09:11

Nelson... termostato avariado ou mesmo inexistente.

A rolares com essas temperaturas podes causar danos nos cilindros, segmentos e pistons.

Um termostato parao 260 custa 15 a 20 euros... não percas tempo. Até em casa mudas isso [wink]

Registado: 11 out 2006, 22:09

Mensagem por Alex_260 » 29 jan 2007, 21:39

Pois isso é o mais provavel. termostato inesistente ou com defeito. Tenta resolver isso. pode provocar danos expendiosos.

aTTé já

Mensagem por comman » 29 jan 2007, 21:56

O termostato:

Imagem

O local onde ele fica... é só desapertar esses 3 parafusos:

Imagem

Um termostato novo custa 15 euros em qualquer loja de acessórios automovel.

Muda isso rapido. Levas o velho e pedes um novo.

:thumbsup:

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 30 jan 2007, 11:18

...hummmmmmmmmmmm, pode não ser do termostato.

Quando a avaria dos termostatos é a de ficarem "sempre abertos", isso representa, no limite, um termostato em bom estado com temperaturas acima dos 82ºC (acima da temperatura de abertura).

Ora, no Verão, parece-me com o teu termostato avariado (sempre aberto) ou com um bom, ambos comportam-se da mesma maneira, ou seja, mantendo o circuito aberto depois (a diferença é o tempo de aquecimento do motor); o que não explica porque é que a temperatura do teu motor não sobe "muito", senão com um termostato novo, acontecia o mesmo, por que em abos os casos, como disse, os termostatos estão a permitir o máximo a passagem do máximo de caudal (não sei se me faço entender...!?).

Assim, é meu conselho, averiguares o estado do sensor de temperatura da água do circuito. Se foi ou é usado água da torneira no circuito, pode aquele estar calcinado (tipo forrado), não conseguindo ler em as reais temperaturas da água (mau contacto água/sensor) [wink]

É o que eu acho.... :thumbsup:

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 30 jan 2007, 12:13

è melhor verificares o sensor da temperatura como diz o Gonçalo. Eu já andei sem termostato e o ponteiro não ficava tão em baixo, por isso amigo averigua bem o sistema de arrefecimento para não teres surpresas desagradáveis.
Abraço.
slsb

Mensagem por comman » 30 jan 2007, 12:15

Gonçalo F. Escreveu:...
Quando a avaria dos termostatos é a de ficarem "sempre abertos", isso representa, no limite, um termostato em bom estado com temperaturas acima dos 82ºC (acima da temperatura de abertura).

Gonçalo, discordo. :confused:

Quando o termostato abre, é pq a temperatura do liquido que está no motor ultrapassa os 82º, ou seja, entra para o motor liquido fresquinho que vem do radiador, e o que está no motor (a 82º) vai para o radiador para refrescar.

Ou seja, se a temperatura dele está sempre como indica, é por dois motivos: ou nao tem termostato, e como tal o liquido nunca aquece, ou então o termostato está avariado, deixa passar liquido levando a que o motor também nunca aqueca.
Isto pode provocar serios problemas no motor, daí que lhe recomendo que resolva isto quanto antes.

Quanto ao avaliar o estado do sensor, ele pode fazer um teste mais simples... da maneira que a temperatura do motor está, se ele ligar a saufagem no maximo quente, vai apenas receber ar ligeiramente aquecido, e nao aquele calor forte tipico das saufagens do patrol. Isto significa que a agua está morna ou a 60º no maximo, e como tal, o motor está a trabalhar abaixo da temperatura ideal. A origem do problema está com quase toda a certeza no termostato. :D
:thumbsup:

Registado: 25 mar 2006, 14:11

Mensagem por nelsonrodrig » 30 jan 2007, 12:30

boas

do pouco que sei de mecânica o termostato apenas serve para atingir a temperatura mais rapidamente logo que a atinja a temperatura ideal de funcionamento abre a circulação, agora já começo a pensar se não será como já disseram um problema eléctrico em relação ao sensor

Mensagem por comman » 30 jan 2007, 12:43

nelsonrodrig Escreveu:boas

do pouco que sei de mecânica o termostato apenas serve para atingir a temperatura mais rapidamente logo que a atinja a temperatura ideal de funcionamento abre a circulação, agora já começo a pensar se não será como já disseram um problema eléctrico em relação ao sensor

Quanto ao avaliar o estado do sensor: da maneira que a temperatura do motor está, se ele ligar a saufagem no maximo quente, vai apenas receber ar ligeiramente aquecido, e nao aquele calor forte tipico das saufagens do patrol. Isto significa que a agua está morna ou a 60º no maximo, e como tal, o motor está a trabalhar abaixo da temperatura ideal.

Mensagem por Gonçalo F. » 30 jan 2007, 18:30

Caro Comman,

Tal como suspeitei, poderia não me estar a fazer entender.... :)

Resumo o que disse:

Na prática, com um termostato avariado (se sempre aberto) ou com um termoestato bom, com a temperatura acima dos tais 82º, é precisamente a mesma coisa, ou seja, se um motor tiver que aquecer, aquece igual.

Tambem quis eu dizer que, a única diferença que um termostato avariado (sempre aberto) tem em relação a um em bom estado, é o tempo que o motor leva a aquecer até à temp. nominal de funcionamentoho
; o que acaba sempre por acontecer, até mesmo em ambientes frios. Daí estranhar que, mesmo estando no Inverno, o Jipe do nosso colega patroleiro não suba e que no Verão suba pouco.

Digo mesmo que, até mesmo sem o termostato, os motores 6 cilindros dos Patrol (principalmente os 28T e 33T), se tiver que aquecer (nomeadamente por problemas de culassa ao nível do 5º e 6º cilindros, eles aquecem.

Disseste no teu último post que "com o termostato sempre aberto ou este não existindo, o motor nunca aquece". Tás enganado caro Comman.

Repito, julgo que o problema do ponteiro da temperatura não subir "muito", não terá nada a ver com o Termostato, mas sim com a leitura da temperatura (entenda-se problema c/ o sensor e informação ao quadrante/painel).

Abraço [wink]

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 30 jan 2007, 19:24

eu podia dar uma axega mas hoje já não dá fica pá manhã xau

Mensagem por comman » 30 jan 2007, 19:33

isto promete... o que é preciso é opiniões [wink]

sem termostato, o patrol 3.3D ou TD anda sempre em 1/4 da temperatura, o que não é o ideal para o motor.

Quanto ao sensor, ele pode sempre fazer o teste da saufagem e já tira conclusões. Liga tudo no quente e vê se sai calor a sério ou ar ligeiramente aquecido. Certo?

eu mantenho o que disse, por experiencia propria :thumbsup:

Mensagem por Eduardo » 30 jan 2007, 19:40

Boas

Repito, julgo que o problema do ponteiro da temperatura não subir "muito", não terá nada a ver com o Termostato, mas sim com a leitura da temperatura (entenda-se problema c/ o sensor e informação ao quadrante/painel).
Pois....Eu tambem pensava assim, é a tua lógica fáz todo o sentido, eu tenho uma carrinha que tem esse comprtamento com o termostato danificado, e eventualmente acaba por atingir a temp. normal....
Mas.....tenho visto que em alguns casos os proprietários afirmam que os veiculos nunca chegam a aqueçer e tal....e mudando o termostato resolvem o problema.....como é que ficamos???

BoaSorTTe

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 30 jan 2007, 22:16

Vocês vão me desculpar mas não entendo como é que um termostato avariado pode dar para o carro arrefecer mais... Só funciona assim se alguém pegou nele e o cortou ou lhe fez uns furos, o termostato tem uma mola (que nunca avaria) que o faz fechar, a parte que o faz abrir em contacto com o calor é que avaria. No caso desse patrol, ou não têm termostato, o que é uma pratica tirar-se em carros que aquecem ou então, está lá só metade do termostato. Abre e vê. :unibrow:

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 jan 2007, 22:23

a confusao k para aki vai. eu explicava isto em duas ou tres frases, mas se lerem bem e usarem a cabeça a resposta ja ai esta acima.

sendo k por escrito e dificil fazer todo o pessoal entender... vou ficar por aki a ler e a ver o k cada um pensa.

certo eduardo? :thumbsup:

Mensagem por comman » 30 jan 2007, 22:33

acrvr Escreveu: Só funciona assim se alguém pegou nele e o cortou ou lhe fez uns furos, ... ou não têm termostato,

resta saber se a temperatura fica naqueles niveis nos primeiros 15 minutos de trabalho do jipe, ou se passado algum tempo a puxar pelo jipe o ponteiro vai para o meio e mantém, mas como ele se queixa de que tem frio dentro do carro, podemos supor que a saufagem tb nao aquece, daí que seja: termostato inexistente ou avariado (nao veda, deixa passar a agua), levando a que demore muito a aquecer

Registado: 11 out 2006, 22:09

Mensagem por Alex_260 » 30 jan 2007, 22:41

O meu patrol está com o mesmo problema e o certo é que se eu aperto com ele acaba por aquecer. Ou seja termostato aberto ou inexistente.

No caso de um erro de leitura acho que isso nao iria acontecer. Para quem nao sabe durante o funcionamento normal do motor o termostato abre e fecha de forma a manter a agua do motor a uma temperatura entre os 80º e os 85º, nas excepções em que se mantem acima dos 85º ele nao fecha, mas quando abaixo dos 80º ele fecha para que o motor se mantenha na sua temperatura ideal de funcionamento.

aTTé já

Mensagem por Mr Guerra » 31 jan 2007, 09:32

então como prometido cá vai:

antes que o burro morra de hipotermia não será melhor fazeres um pouquito de TT e deixares os caminhos vulgares para as pessoas vulgares ?

muda de ares é que têm feito um frio de car...lho!!!!

Mensagem por Gonçalo F. » 31 jan 2007, 10:03

eh pah.... :cool:

...eu apenas escrevi o que acho e o com a certeza que me parece ser.

O Patroleiro Nelson que substitua o Termostato e é esperar pelo que possa aqui escrever........

(há-de ser qualquer coisa como: "pessoal, coloquei um novo e o ponteiro comporta-se da mesma forma....") [:p]

Grande Abraço [wink]

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 31 jan 2007, 12:43

Boas, o meu tem o mesmo comportamento, ou seja, quando puxo por ele (a sério) o ponteiro vai até meio, mas depois volta a cair outra vez para menos de 1/4, isto acontece porque não tem termostato. Agora eu não sabia que isso podia provocar danos no motor, na 2ª feira ja leva um termostato novo... [wink]

Abraço

Mensagem por Mr Guerra » 31 jan 2007, 13:06

tá ánimar isto aqui!!!

então agora pergunta o burro:

então e se tá lá o termostato ,e (bom) e a sonda também e (boa) o que poderá ser???

MISTÈRIOOOOOOO

Tou como ó outro Será do Guraná?
ou será que o indicador lê ó contrário como já li algures de um KM que marcava aos milhões de kms por metros ,coisa incrível nunca antes vista em parte alguma do universo?

Mensagem por comman » 31 jan 2007, 14:07

Vinnie Escreveu:Boas, o meu tem o mesmo comportamento, ou seja, quando puxo por ele (a sério) o ponteiro vai até meio, mas depois volta a cair outra vez para menos de 1/4, isto acontece porque não tem termostato. Agora eu não sabia que isso podia provocar danos no motor, na 2ª feira ja leva um termostato novo... [wink]

Abraço

Vinnie, qdo conheci o teu patrol em marrocos, achei estranho o meu andar nos valores de temperatura normais (meio para cima) e o teu estava a 1/4 do valor. O carlos na altura contou-me o segredo [wink]

Por 15€ compras o termostato. Não arrisques.

Mensagem por Eduardo » 31 jan 2007, 21:41

Boas

bem...daquilo que li isto era novidade para min
durante o funcionamento normal do motor o termostato abre e fecha de forma a manter a agua do motor a uma temperatura entre os 80º e os 85º, nas excepções em que se mantem acima dos 85º ele nao fecha, mas quando abaixo dos 80º ele fecha para que o motor se mantenha na sua temperatura ideal de funcionamento.
Penso que explica tudo...até a razão porque os "sintomas "variam de motor para motor e de pé para pé.....

P.S. Ó Guerra...tava aqui a ler as tuas respostas e......pareçes o Dr House da mecanica :nod: :D

BoaSorTTe

Mensagem por comman » 31 jan 2007, 21:57

Eduardo Escreveu:
P.S. Ó Guerra...tava aqui a ler as tuas respostas e......pareçes o Dr House da mecanica :nod: :D

não podia concordar mais com a tua afirmação!!! [}:)] [bigsmile] [}:)]

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes