termoestato!! Vale apena retirar???

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 22 dez 2006, 16:28

Ora tendo em conta o que aqui se referiu, e uma vez que há diferentes opiniões, gostava de ter resposta a algumas perguntas, que me parecem pertinentes, e que afinal de contas, muita gente desconhece a resposta, como eu por exemplo:

1ª-A aplicação de um termostato a 82º, é bom ou mau?

2ª-Partindo do principio que alteramos a abertura do termostato(mais cedo, por exemplo aos 82º), estamos a aumentar o tempo de arrefecimento do motor, estamos a aumentar o range de funcionamento do termostato, certo ou errado ?

Obrigado .
slsb

Registado: 16 ago 2005, 15:17

Mensagem por Luis Afonso » 15 jan 2007, 18:35

Se retiras o termostato, vais enviar os segmentos e não só para o espaço...sobretudo no inverno... aquilo gosta de estar quentinho entre os 80 e 90 graus...para assim dilatar e ficar com aquele trabalhar de relogio... [wink]

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 19 jan 2007, 12:02

Mas isso é se retirar-mos o termostato.
Já agora, o termostato que vem de origem no 2.8 TD ( motor RD28T ), actua a que temperatura ? O que tenho montado actualmente é de 82º, isto é bom ou mau, alguém me sabe responder sinceramente .
Abraço.
slsb

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Mensagem por Ricardo Inácio » 12 ago 2007, 20:13

Sergio Borges Escreveu:Mas isso é se retirar-mos o termostato.
Já agora, o termostato que vem de origem no 2.8 TD ( motor RD28T ), actua a que temperatura ? O que tenho montado actualmente é de 82º, isto é bom ou mau, alguém me sabe responder sinceramente .
Abraço.

Olá Sergio.
Em relação ao termoastáto ele está aplicado na cabeça do motor junto da bomba de gasóleo?
O termoventilador do teu 260 é mecânico ou eléctrico? O do meu é mecânico, trabalha por ataque indirecto do motor através de correias. Será que o termostáto que o meu 260 tem, serve só como indicador de temperatura, uma vez que o termoventilador é mecânico, ou tem uma outra função qualquer?
Abraço

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 12 ago 2007, 23:15

Amigo Ricardo,

Otermostáto têm como função controlar o circuito que o liquido de refrigeração faz.
Ou seja, quando o motor tá frio (liquido frio) a circulação da água não passa pelo radiador, quando o motor aquece, o termostáto abre e o liquido de refrigeração passa pelo radiador, para manter o motor a uma temperatura contante.
Depois a que vêm a função das ventoinhas, acionadas por modo electrico atravéz de um sensor, ou mecanicamente acionadas pelo aquecimento de um oleo que faz prender a ventuinha e esta começa a girar impolsionada pelo motor.
Portanto o termostáto não está directamente relacionado com o funcionamento das ventoinhas.

Isto se se referir a termoventilador como sendo as ventoinhas que arrefeçem o liquido no radiador.
UM ABRAÇO

Mensagem por Ricardo Inácio » 13 ago 2007, 00:20

brunoftt Escreveu:Amigo Ricardo,

Otermostáto têm como função controlar o circuito que o liquido de refrigeração faz.
Ou seja, quando o motor tá frio (liquido frio) a circulação da água não passa pelo radiador, quando o motor aquece, o termostáto abre e o liquido de refrigeração passa pelo radiador, para manter o motor a uma temperatura contante.
Depois a que vêm a função das ventoinhas, acionadas por modo electrico atravéz de um sensor, ou mecanicamente acionadas pelo aquecimento de um oleo que faz prender a ventuinha e esta começa a girar impolsionada pelo motor.
Portanto o termostáto não está directamente relacionado com o funcionamento das ventoinhas.

Isto se se referir a termoventilador como sendo as ventoinhas que arrefeçem o liquido no radiador.

Olá Bruno,
Pois aí é que está a diferença. E que eu pensava que o termoestáto, que aqui foi referido, era um dispositivo que fazia uma leitura da temperatura e mudava de estado um contacto eléctrico (inversor ou não). Agora entendo. [wink]
Mas já agora, na parte de trás do motor (do lado do motor de arranque) existem duas "sondas", e ao que parece uma delas faz a leitura da temperatura do motor que vai ser mostrada no quadrante, ou seja, esta sonda é meramente indicadora. Ouvi dizer que existem umas sondas que para além de indicarem a temperatura têm um contacto eléctrico para ligar o termoventilador eléctrico. Já ouviste falar? Será que é seguro e fiável?
Abraço.

Mensagem por brunoftt » 13 ago 2007, 00:41

Ó Ricardo, quanto ás sondas não faço ideia da existência das que falas, mas deve haver, talvez numa casa de peças te poçam informar, ou alguem aqui do PA conheça.
Também não sei onde se localiza a sonda de temperatura no patrol, numca tive nenhum.
Um conçelho abre um topico a perguntar sobre essas sondas e a localização exacta, certamente alguem te vai esclarecer melhor e evita-se o off-topic. [wink]

Parece-me uma opção intereçante para quem queira mudar a ventuinha para uma eltrica.
UM ABRAÇO

Mensagem por Ricardo Inácio » 13 ago 2007, 22:35

brunoftt Escreveu:Ó Ricardo, quanto ás sondas não faço ideia da existência das que falas, mas deve haver, talvez numa casa de peças te poçam informar, ou alguem aqui do PA conheça.
Também não sei onde se localiza a sonda de temperatura no patrol, numca tive nenhum.
Um conçelho abre um topico a perguntar sobre essas sondas e a localização exacta, certamente alguem te vai esclarecer melhor e evita-se o off-topic. [wink]

Parece-me uma opção intereçante para quem queira mudar a ventuinha para uma eltrica.

Obrigadão amigo :thumbsup:

Mensagem por brunoftt » 14 ago 2007, 00:51

Sempre ás ordens :thumbsup:
UM ABRAÇO

Registado: 16 dez 2006, 01:08

boas

Mensagem por sllot_live » 14 ago 2007, 08:27

o meu 260 anda sem termostato á anos e nem o vai levar tao depressa , tinha grandes problemas de arrefecimento , retirei-o , sbstitui a embraigem da ventoinha , apliquei outra electrica ... e meus amigos acabou.se o aquecimento ... n esquecendo que o 6º cilindro é que sofre mais ... tudo barato , so a embraigem é que me custou un 118 euros ... acho eu (já n me lembro mto bem)

Re: boas

Mensagem por Ricardo Inácio » 15 ago 2007, 00:57

sllot_live Escreveu:o meu 260 anda sem termostato á anos e nem o vai levar tao depressa , tinha grandes problemas de arrefecimento , retirei-o , sbstitui a embraigem da ventoinha , apliquei outra electrica ... e meus amigos acabou.se o aquecimento ... n esquecendo que o 6º cilindro é que sofre mais ... tudo barato , so a embraigem é que me custou un 118 euros ... acho eu (já n me lembro mto bem)

Boas sllot,
Já agora aproveito para te perguntar onde foste buscar a ordem para mandar ligar a ventoínha.
O meu problema é esse! Como a minha é mecânica eu não sei onde hei-de ir buscar o sinal que manda ligar as ventoínhas.
Abraço.

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 15 ago 2007, 09:07

Ricardo Inácio Escreveu:
sllot_live Escreveu:o meu 260 anda sem termostato á anos e nem o vai levar tao depressa , tinha grandes problemas de arrefecimento , retirei-o , sbstitui a embraigem da ventoinha , apliquei outra electrica ... e meus amigos acabou.se o aquecimento ... n esquecendo que o 6º cilindro é que sofre mais ... tudo barato , so a embraigem é que me custou un 118 euros ... acho eu (já n me lembro mto bem)

Boas sllot,
Já agora aproveito para te perguntar onde foste buscar a ordem para mandar ligar a ventoínha.
O meu problema é esse! Como a minha é mecânica eu não sei onde hei-de ir buscar o sinal que manda ligar as ventoínhas.
Abraço.

Isso é o mesmo que cortar o dedo quando te doi uma unha, mas pronto :confused:

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 16 ago 2007, 21:08

Ricardo Inácio Escreveu:

Boas sllot,
Abraço.

Tambem estou a estudar a substituição da Ventoinha mecânica (de origem) por duas eléctricas e a principal diferença é, para além dos ganhos de potência e capacidade de arrefecimento, o sinal de temperatura para accionamento das ventoinhas.

Há dois pontos onde essa válvula pode ser montada:
- no Tubo (de borracha) que sai da culassa, junto à saída do 4.º cilindro;
- ou no próprio radiador, junto ao tudo de entrada do Líquido refrigerante.

aparte da válvula, tambem convem ter um interruptor que lhe faça "bypass", para ligar a ventoinha premanentemente.

abraço [wink]

Registado: 16 dez 2006, 01:08

boas

Mensagem por sllot_live » 17 ago 2007, 10:14

e mantenho a mesma ventoinha , simplesmente apiquei outra na parte da frente ... e ficou 5 ***

a minha era de uma carrinha velha que tinha aqui para peças , fui lá buscar a ventoinha , apliquei , ela so trablha quando eu quero tenho um interruptor dentro ......

facil ... bastante barato e eficaz

abraços

Mensagem por Ricardo Inácio » 17 ago 2007, 12:30

Gonçalo F. Escreveu:
Ricardo Inácio Escreveu:

Boas sllot,
Abraço.

Tambem estou a estudar a substituição da Ventoinha mecânica (de origem) por duas eléctricas e a principal diferença é, para além dos ganhos de potência e capacidade de arrefecimento, o sinal de temperatura para accionamento das ventoinhas.

Há dois pontos onde essa válvula pode ser montada:
- no Tubo (de borracha) que sai da culassa, junto à saída do 4.º cilindro;
- ou no próprio radiador, junto ao tudo de entrada do Líquido refrigerante.

aparte da válvula, tambem convem ter um interruptor que lhe faça "bypass", para ligar a ventoinha premanentemente.

abraço [wink]

Obrigado Gonçalo.
Posto isto acho que vou deitar mãos à obra antes de começara a chover.
Abraço.

Mensagem por Ricardo Inácio » 17 ago 2007, 12:31

sllot_live Escreveu:e mantenho a mesma ventoinha , simplesmente apiquei outra na parte da frente ... e ficou 5 ***

a minha era de uma carrinha velha que tinha aqui para peças , fui lá buscar a ventoinha , apliquei , ela so trablha quando eu quero tenho um interruptor dentro ......

facil ... bastante barato e eficaz

abraços

Obrigado Sllot pela ajuda. Eu pensei que tinhas a ventoínha a ligar automáticamente.
Obrigado na mesma. [wink]

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes