Trepidação no eixo dianteiro - há coisas incríveis ........

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Trepidação no eixo dianteiro - há coisas incríveis ........

Mensagem por Paulo Lança » 29 ago 2005, 17:02

Há coisas do caneco ......

Quando comprei o meu GR , eu sabia que o cubo do lado esquerdo , estava "partido" , pois em auto mandava estalos de meia noite , tanto que tenho andado sempre em lock !

Até aí tudo bem .......

Ultimamente tenho andado com uma trepidação inexplicável à frente , fiz de tudo : experimentei outras jantes , mudei de pneus , alinhei a direcção , meti ponteiras de direcção novas ...... e nada :crybaby:

Até que à uns dias atrás me lembrei do maldito cubo ?!?!?! seria ? :eek:

Então fiz assim , meti em automatico e fui experimentar , qual não foi a minha surpresa , que ao ultrapassar os 120kmh , não trepidava [clap] :nod: logo a seguir mandou o tal estalo e começou a trepidar que parecia que me saltava o tablier :confused: ........
Toca a meter em lock e lá vamos nós com o problema descoberto [clap]

Preços na Nissan ? nem quero saber , venham de lá uns AVM e já não vai mal :D

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Mensagem por Paulo Lança » 29 ago 2005, 17:54

depois de o desmontar viu-se bem o que era :

Imagem

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Mensagem por Gameiruz » 29 ago 2005, 18:19

É só a anilha ou afectou mais alguma coisa ? :(

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Mensagem por Paulo Lança » 29 ago 2005, 18:24

Gameiruz Escreveu:É só a anilha ou afectou mais alguma coisa ? :(


foram só umas anilhas e mais umas pecitas ........ e como não se vendem à parte , cubo prá sucata .......... :rolleyes:

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Re: Trepidação no eixo dianteiro - há coisas incríveis .....

Mensagem por Jorge Ramos » 30 ago 2005, 14:39

Preços na Nissan ? nem quero saber , venham de lá uns AVM e já não vai mal :D[/quote]


Por acaso sabe o preço dos AVM e fazem o mesmo? Ligar e desligar com a manete das redutoras (Automático)
Tenho os meus cubos dianteiros gripados, já me disseram para soldar e fica sempre às 4. Mas acho que não vale a pena ter a transmissão da frente sempre em carga para quem faz maioritariamente alcatrão.
Sou maçarico nestas andanças.
Cumprimentos
Jorge Ramos

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Mensagem por Paulo Lança » 30 ago 2005, 18:20

Boas , eu arranjei os avm por 189EUR na proraid .
Nao sao automaticos , sao manuais , antes de ir para o mato , ou no inicio de um passeio , basta passar para 4x4 ....

(de vacances e respondendo de um telemovel , vou passar por ca de vez em quando , mas isto e uma confusao muito grande num ecran tao pequeno)

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Mensagem por TT MOTOR » 05 set 2005, 16:22

Boa tarde.
Os cubos AVM são cubos manuais, que se ligam ou desligam no próprio cubo. Estes cubos AVM na TT MOTOR custam 180€ já com IVA. Também há cubos manuais da WARN que custam 224€, que fazem o mesmo que os AVM.

Cumps
Luis Rocha

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resposta ao Jorge Ramos

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 set 2005, 10:01

Com os cubos soldados não fica sempre em 4x4, nem a transmissão da frente fica sempre em carga, fica sim é com os semi-eixos solidarizados às rodas da frente em rotação livre.

Ou seja os semi-eixos rodam em conjuntos com as rodas, mas sem tracção à frente se não se tivermos engrenada na caixa de transferencias as 4x4.

Só quando se coloca em 4x4 é que vai engrenar o eixo da frente, com a consequente tracção para o diferencial e semi-eixos da frente.

A unica desvantagem de andar sempre com os cubos ligados é o insignificante aumento de consumo devido a existir mais uma massa em movimento.

Aliás existem TT´s que não possuem cubos "automáticos", precisamente porque os semi-eixos da frente estão ligados directamente as rodas da frente.

Para o pessoal que ainda tem os cubos automaticos a funcionar aconselho que quando fizerem um raid os coloquem em "lock", pois o "auto" é um dispositivo algo fragil e só se deve utilizar em situações pontuais ou esporádicas.
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Re: resposta ao Jorge Ramos

Mensagem por Paulo Lança » 11 set 2005, 19:15

Manwell_Mayraids Escreveu:Com os cubos soldados não fica sempre em 4x4, nem a transmissão da frente fica sempre em carga, fica sim é com os semi-eixos solidarizados às rodas da frente em rotação livre.

Ou seja os semi-eixos rodam em conjuntos com as rodas, mas sem tracção à frente se não se tivermos engrenada na caixa de transferencias as 4x4.

Só quando se coloca em 4x4 é que vai engrenar o eixo da frente, com a consequente tracção para o diferencial e semi-eixos da frente.

A unica desvantagem de andar sempre com os cubos ligados é o insignificante aumento de consumo devido a existir mais uma massa em movimento.

Aliás existem TT´s que não possuem cubos "automáticos", precisamente porque os semi-eixos da frente estão ligados directamente as rodas da frente.

Para o pessoal que ainda tem os cubos automaticos a funcionar aconselho que quando fizerem um raid os coloquem em "lock", pois o "auto" é um dispositivo algo fragil e só se deve utilizar em situações pontuais ou esporádicas.


nem mais ........ ainda estou com um problema que não consigo identificar ...... quando coloco os cubos em lock , sinto uma trepidação enorme a apartir dos 80 kmh ........ , mas em 4x2 (free) isso não acontece , ou seja , é algo com o eixo da frente ........ rolamentos ?
é que só trepida quando os semieixos estão a rodar ........ :(

 
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Mensagem por pedro simoes » 14 set 2005, 19:58

deve de ser os rolamentos que apoiam o smi-eixo do lado do diferencial,estranho é ser só a partir dos 80kmh talvez estejam ainda com pouca folga

quando passas os 80kmh começa a trepidação e se depois reduzires para 50kmh deixa de trepidar

tambem poderá ser qualquer coisa a ver com o veio de transmição da frente

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Mensagem por Paulo Lança » 15 set 2005, 08:09

pedro simoes Escreveu:deve de ser os rolamentos que apoiam o smi-eixo do lado do diferencial,estranho é ser só a partir dos 80kmh talvez estejam ainda com pouca folga

quando passas os 80kmh começa a trepidação e se depois reduzires para 50kmh deixa de trepidar

tambem poderá ser qualquer coisa a ver com o veio de transmição da frente


Não Pedro , isso tá fora de hipotese , pois com os cubos desengrenados faz a mesmissima coisa .
entre os 60 e os 70 kmh faz uma "zoada" .........

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Re: resposta ao Jorge Ramos

Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 out 2005, 00:08

paulo_lanca Escreveu:... quando coloco os cubos em lock , sinto uma trepidação enorme a apartir dos 80 kmh ........ , mas em 4x2 (free) isso não acontece , ou seja , é algo com o eixo da frente ........ rolamentos ?
é que só trepida quando os semieixos estão a rodar ........ :(


Vê-lá se pode ter a ver com folga excessivas nos rolamentos cónicos :

http://www.patrol-gr.net/trucs45.php
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Mensagem por Rui Bravo » 23 out 2005, 11:45

então o que se aconselha é andar em lock em asfalto e quando se vai para fora deste rodar para a posição auto.

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 23 out 2005, 14:40

é o veio de transmissao da frente com folga numas das cruzetas. ve isso. ou entoa o veio empenado.

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Re: resposta ao Jorge Ramos

Mensagem por Paulo Lança » 23 out 2005, 19:01

Manwell_Mayraids Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:... quando coloco os cubos em lock , sinto uma trepidação enorme a apartir dos 80 kmh ........ , mas em 4x2 (free) isso não acontece , ou seja , é algo com o eixo da frente ........ rolamentos ?
é que só trepida quando os semieixos estão a rodar ........ :(


Vê-lá se pode ter a ver com folga excessivas nos rolamentos cónicos :

http://www.patrol-gr.net/trucs45.php


nos rolamentos das rodas ? não pode ser , caso contrário também trepidava em 4x2 .........

cónicos são os rolamentos do diferencial , é a esse que te referes ?

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Mensagem por Paulo Lança » 23 out 2005, 19:03

Rui Bravo Escreveu:então o que se aconselha é andar em lock em asfalto e quando se vai para fora deste rodar para a posição auto.


não é tudo ao contrário ........... e não te esqueças que quando em auto para desengrenar é necessário andar cerca de 2 mt para trás .......

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Mensagem por Paulo Lança » 23 out 2005, 19:04

MIGUEL BRAGA Escreveu:é o veio de transmissao da frente com folga numas das cruzetas. ve isso. ou entoa o veio empenado.


cruzeta não é , resta ver o eixo .......

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 out 2005, 21:17

Não sei se este é o teu problema, mas ora aqui vai a tradução.

Não está perfeita, mas acho que já para perceber alguma coisa e tenta acompanhar com as fotos no endereço original :

Reaperto dos jogos dos rolamentos das rodas.

Às vezes, o patrol "faz barulho" e/ou "vibra" na tracção à frente. Geralmente, aquilo vem de um jogo excessivo nas rodas. O patrol (Y60 comme Y61) tem 2 rolamentos
cónicos por rodas, com o tempo, gastam-se e deve-se reapertar.

Etapa 1 verificar as folgas nas rodas. Normalmente a folga é nula.
Para detectar, levantar uma roda e rmanualmente verificar se existem folgas no sentido axial.

Etapa 2 se tem folgas, é necessário desmontar o cubo
automático como descrito mais elevado. Seguidamente depositar a parte
móvel deste mesmo cubo. Para o efeito, é necessário desmontar os
clip que o retêm. Estes clip são retidos por uma garganta feita na
árvore de transmissão. Sobre a fotografia vê-se efectivamente sobre
a esquerda da árvore o 2 arrétes dos clip. Para desmontar é "cada
um o seu truque". Estufa clip, belisca croco, chaves de fenda (bof)...
Aprés ter retirado estes clip, a parte móvel segue.

Etapa 3 aqui é o guia fixo que tem a cabeça de apoios de rolamento que é
necessário desmontar. Para o efeito, é suficiente desmontar os 2
pequenos parafusos que ele fixa. Como se vê sobre esta fotografia,
a copela é solidária do cubo por 2 entalhaduras cada de cotado da
árvore, os 2 pequenos parafusos que servem para imobilizar o
ajustamento dos rolamentos.

Etapa 4 é suficiente aparafusar a cabeça dos apoios dos rolamentos para limitar as folgas. Os buracos grossos
visíveis servem para passar um instrumento especial, uma punção é
suficiente para fazê-lo girar. Por conseguinte aqui é necessário apertar
a fundo (ao contacto qual) e reapertar ligeiramente de modo que
os parafusos de fixação "caiam" nos buracos da copela que temos
desmontado à etapa frente. Antes de subir, assegurar-se de que não
há mais folga e a roda é livre. Não esquecer de colocar massa "consistente" apropriadada na remontagem. E já está, o Patrol não faz barulho e/ou não vibra mais.

PS: a mudança dos rolamentos é uma operação ligeiramente mais
complicada (sair as gaiolas é problemática) e um conjunto de
rolamento de roda vale aproximadamente 100 Euros


Conclusão, verifica manualmente uma a uma se as rodas (uma de cada vez no ar) têm folga nos rolamentos. Se não tiver é porque o problema nada tem a ver com isto.

Gostava de poder ajudar mais, mas é o que se arranja ........... :(
Editado pela última vez por Manwell_Mayraids em 23 out 2005, 21:29, num total de 1 vez.
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Mensagem por Paulo Lança » 23 out 2005, 21:24

Obrigado MM :thumbsup:

a tradução é hilariante [bigsmile] , mas deu para perceber muita coisa , pelo menos o principal :nod: .
Vou desmontar os cubos outra vez e tirar a folga aos rolamentos .....
mas só para a semana que vem , pois esta semana vai estar em fase de crescimento :D

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 out 2005, 21:42

paulo_lanca Escreveu:Obrigado MM :thumbsup:

a tradução é hilariante [bigsmile] , mas deu para perceber muita coisa , pelo menos o principal :nod: .
Vou desmontar os cubos outra vez e tirar a folga aos rolamentos .....
mas só para a semana que vem , pois esta semana vai estar em fase de crescimento :D


Verifica primeiro se realmente há folgas, pode não ser nada disto e vais ter trabalho desnecessário.

Quanto à tradução on-line, havias de ver a versão original [bigsmile] , ainda tive que fazer uma segunda tradução à Portuga, ............ mas só nas que sabia, ........... mesmo assim ainda ficou uma palavra ou outra esquisita .......... [bigsmile]
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Mensagem por Paulo_GR » 01 abr 2006, 08:45

paulo_lanca Escreveu:Boas , eu arranjei os avm por 189EUR na proraid .
Nao sao automaticos , sao manuais , antes de ir para o mato , ou no inicio de um passeio , basta passar para 4x4 ....

(de vacances e respondendo de um telemovel , vou passar por ca de vez em quando , mas isto e uma confusao muito grande num ecran tao pequeno)



Boas Paulo 2 perguntas esse preço dos cubos foi por cada um certo?? Medidas para um para-choques traseiro para um y60... Procurei mas não encontrei será que temos por aí algum tópico com as medidas?? Cumprimentos
Paulo Antunes

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Mensagem por Paulo_GR » 01 abr 2006, 08:46

paulo_lanca Escreveu:Boas , eu arranjei os avm por 189EUR na proraid .
Nao sao automaticos , sao manuais , antes de ir para o mato , ou no inicio de um passeio , basta passar para 4x4 ....

(de vacances e respondendo de um telemovel , vou passar por ca de vez em quando , mas isto e uma confusao muito grande num ecran tao pequeno)



Boas Paulo 2 perguntas esse preço dos cubos foi por cada um certo?? Medidas para um para-choques traseiro para um y60... Procurei mas não encontrei será que temos por aí algum tópico com as medidas?? Cumprimentos
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Mensagem por Paulo Lança » 01 abr 2006, 19:57

Dá uma vista de olhos aqui :

https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=655

Quanto aos cubos , o preço que referi , foi dos dois .

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Mensagem por Nayate » 02 abr 2006, 10:21

Manwell_Mayraids Escreveu:Não sei se este é o teu problema, mas ora aqui vai a tradução.

Não está perfeita, mas acho que já para perceber alguma coisa e tenta acompanhar com as fotos no endereço original :

Reaperto dos jogos dos rolamentos das rodas.

Às vezes, o patrol "faz barulho" e/ou "vibra" na tracção à frente. Geralmente, aquilo vem de um jogo excessivo nas rodas. O patrol (Y60 comme Y61) tem 2 rolamentos
cónicos por rodas, com o tempo, gastam-se e deve-se reapertar.

Etapa 1 verificar as folgas nas rodas. Normalmente a folga é nula.
Para detectar, levantar uma roda e rmanualmente verificar se existem folgas no sentido axial.

Etapa 2 se tem folgas, é necessário desmontar o cubo
automático como descrito mais elevado. Seguidamente depositar a parte
móvel deste mesmo cubo. Para o efeito, é necessário desmontar os
clip que o retêm. Estes clip são retidos por uma garganta feita na
árvore de transmissão. Sobre a fotografia vê-se efectivamente sobre
a esquerda da árvore o 2 arrétes dos clip. Para desmontar é "cada
um o seu truque". Estufa clip, belisca croco, chaves de fenda (bof)...
Aprés ter retirado estes clip, a parte móvel segue.

Etapa 3 aqui é o guia fixo que tem a cabeça de apoios de rolamento que é
necessário desmontar. Para o efeito, é suficiente desmontar os 2
pequenos parafusos que ele fixa. Como se vê sobre esta fotografia,
a copela é solidária do cubo por 2 entalhaduras cada de cotado da
árvore, os 2 pequenos parafusos que servem para imobilizar o
ajustamento dos rolamentos.

Etapa 4 é suficiente aparafusar a cabeça dos apoios dos rolamentos para limitar as folgas. Os buracos grossos
visíveis servem para passar um instrumento especial, uma punção é
suficiente para fazê-lo girar. Por conseguinte aqui é necessário apertar
a fundo (ao contacto qual) e reapertar ligeiramente de modo que
os parafusos de fixação "caiam" nos buracos da copela que temos
desmontado à etapa frente. Antes de subir, assegurar-se de que não
há mais folga e a roda é livre. Não esquecer de colocar massa "consistente" apropriadada na remontagem. E já está, o Patrol não faz barulho e/ou não vibra mais.

PS: a mudança dos rolamentos é uma operação ligeiramente mais
complicada (sair as gaiolas é problemática) e um conjunto de
rolamento de roda vale aproximadamente 100 Euros


Conclusão, verifica manualmente uma a uma se as rodas (uma de cada vez no ar) têm folga nos rolamentos. Se não tiver é porque o problema nada tem a ver com isto.

Gostava de poder ajudar mais, mas é o que se arranja ........... :(






parti o coco a rir com a traduçao [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] bom trabalho :thumbsup: deu para ficar com uma ideia :D


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