rolamentos

Registado: 27 jan 2006, 10:45

rolamentos

Mensagem por ruiloureiro » 16 dez 2006, 22:33

saudações

o meu Patrol 2.8 tem uma folga consideravel na direcção entao levei-o á nissan e verificou-se que as rodas da frente têm folga então disseram-me que os rolamentos precisam de ser afinados e lubrificados e que nas piores das hipoteses teria que colocar uns novos.
a minha duvida é: os rolamentos têm afinação? os rolamentos "fazem parte dos cubos".
obrigado e não dispensem uma ida a marrocos... vale a pena

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 17 dez 2006, 17:17

os rolamentos têm afinação sim! e devem fazer parte da manutenção periódica de qualquer modelo.
O 260 só tem afinação nas rodas da frente. :thumbsup:

Registado: 27 jan 2006, 10:45

Mensagem por ruiloureiro » 18 dez 2006, 18:33

obrigado pela informação

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Re: rolamentos

Mensagem por nunofvc » 19 dez 2006, 15:10

ruiloureiro Escreveu:saudações

o meu Patrol 2.8 tem uma folga consideravel na direcção entao levei-o á nissan e verificou-se que as rodas da frente têm folga então disseram-me que os rolamentos precisam de ser afinados e lubrificados e que nas piores das hipoteses teria que colocar uns novos.
a minha duvida é: os rolamentos têm afinação? os rolamentos "fazem parte dos cubos".
obrigado e não dispensem uma ida a marrocos... vale a pena

Os rolamentos tem afinação que é feita por uma anilha c rosca, isto porque eles sao conicos. Ao apertar é necessario ter cuidado p nao os apertar de mais se nao em vez de tirar a folga tiralhes é a vida porque eles sobreakecem. antes de afinar nao eskcer de os lubrificar com massa propria para rolamentos. e Nao não fazem parte dos cubos.
Espero ter sido util
Abraço
Nuno Correia
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 20 dez 2006, 22:46

Por acaso á maneira de fazer essa operação em casa ? Como podemos saber quando é que o aperto dos rolamentos é o correcto ao ponto de acabar com as folgas, mas por outro lado não os danificar, apertando-os demais?
slsb

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 21 dez 2006, 04:35

Sergio Borges Escreveu:Por acaso á maneira de fazer essa operação em casa ? Como podemos saber quando é que o aperto dos rolamentos é o correcto ao ponto de acabar com as folgas, mas por outro lado não os danificar, apertando-os demais?

Paços a seguir:
1 levantar a roda em questao,
2 retirar o cubo de roda
3 retirar o para fus de cruz que segura a anilha freiadora
4 retirar a anilha freiadora
5 colocar uma mao na extremidade superior e outra na inferior e abanar se se mecher é sinal que tem folga. ATENCAO verificar primeiro se a folga nao é nos rolamentos da manga de eixo...
6 de seguida vai apertando o rolamento com a chave propria p o efeito, aos bocadinhos até eliminar por completo a folga.
7 por a roda em movimento a ver se existe algum tipo de prisao, desta, isso seria sinal que o rolamento estava demasiado afinado.

Apos estes passos é montar tudo no sentido contrario. Se nao conseguir aperto suficiente p tirar a folga ou entao p tirar a folga tiver de se afinar de mais é sinal que os rolamentos ja eram....
Espero ter ajudado
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Registado: 14 ago 2005, 08:19

Mensagem por patrolazul » 21 dez 2006, 08:22

Boas :D :D

Penso que este Fórum Francês da uma ajuda com algumas fotos

:nod: :thumbsup:

http://www.patrol-gr.net/trucs45.php

:D

Mensagem por Sergio Borges » 21 dez 2006, 09:38

Obrigado pelas dicas, nunofvc. Depois do Natal já vou averiguar essa situação, quem sabe a folga que tenho na direcção possa ser daí, eu penso que não, mas a ver vamos.
Abraço.
slsb

Mensagem por Sergio Borges » 21 dez 2006, 09:43

ruiloreiro disse

Boas Rui.
Por acaso chegaram a resolver o problema da direcção na nissan e era mesmo dos rolamentos, em quanto te ficou a brincadeira? ou resolveste tu em casa .
abraço.
slsb

Registado: 09 dez 2005, 13:51

Mensagem por JSantos » 03 jan 2007, 00:38

Aproveito o topico para pedir uma ajuda :)

O meu Patrol tem alguma folga na direcção e quando vou em estrada e viro para a esquerda ouço uma ''ressonância'', que parece vir das rodas, será dos rolamentos?

Abraço

JSantos

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 03 jan 2007, 15:31

JSantos Escreveu:Aproveito o topico para pedir uma ajuda :)

O meu Patrol tem alguma folga na direcção e quando vou em estrada e viro para a esquerda ouço uma ''ressonância'', que parece vir das rodas, será dos rolamentos?

Abraço

JSantos

também é uma das causas de folgas na direcção...

Registado: 20 mar 2008, 14:39

Mensagem por DINIS_PTRL » 24 mar 2008, 08:55

boas pessoal!! queria pedir umas opinioes!!!
tenho um patrol o 260 e faz-m um ruido que parece ser na caixa!principalmente em quinta quando piso! nas restantes mudanças ouve se pouko!!!!este ruido é so mais em alta!!!o que poderá ser!!!e que estou com um pouco de receio que seja mesmo da caixa!!!axam que podera ser nao nao ter as valvulinas visto que comprei a pouco tempo!!! obrgdo pessoal!!

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 24 mar 2008, 16:22

nao te arranha ao meteres as mudanças??? ve o nivel da valvulina que puseste...pode ser a anilhas sincronizadoras a queixarem-se...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 24 mar 2008, 16:23

nao te arranha ao meteres as mudanças??? ve o nivel da valvulina que puseste...pode ser a anilhas sincronizadoras a queixarem-se...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 24 mar 2008, 18:13

DINIS_PTRL Escreveu:boas pessoal!! queria pedir umas opinioes!!!
tenho um patrol o 260 e faz-m um ruido que parece ser na caixa!principalmente em quinta quando piso! nas restantes mudanças ouve se pouko!!!!este ruido é so mais em alta!!!o que poderá ser!!!e que estou com um pouco de receio que seja mesmo da caixa!!!axam que podera ser nao nao ter as valvulinas visto que comprei a pouco tempo!!! obrgdo pessoal!!

Quase de certeza que esse ruido está ligado com o desgaste dos rolamentos dos apoios de trem, junto aos carretos da 5.ª velocidade - são peças que sofrem bastante desgaste, porque são os rolamentos que sofrem maior carga a velocidade de rotação mais elevada....

O meu Patrol tinha o mesmo sintoma que descreves - quando metia 5.ª, parecia que tinha uma caixa de velocidades dde competição, de dentes direitos, tal era o "cantar", e a solução foi mesmo a substituição dos tais rolamentos. Uma vez aberta a caixa, optei por trocá-los TODOS. :unibrow:

Uma boa valvulina e/ou aditivo, minimiza o sintoma, mas ele continuará lá.

Mais importante que o ruído incómodo, é a perda de potência, fruto da resistência ao rolamento.

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 24 mar 2008, 21:54

JSantos Escreveu:Aproveito o topico para pedir uma ajuda :)

Abraço

JSantos

levanta a roda e abana, com uma mao por cima e outra por baixo. não deve mexer. se mexer é rolamento com folga.
depois abana com uma mão de cada lado na horizontal, se mexer é cabeçote de direcçao. por fim fas girar a roda com força, deve rodar sem muito esforço e sem ruido. se tiver folga no rolamento , deves desmontaro cubo de roda livre , sacar o vreio que está na ponteira do semi eicho e retirar a peça que tapa as porcas. endireitar a anilha de segurança da contra porca, tirar as porcas , tirar o rolamento conico de fora, retirar a massa velha o melhor possivel, meter massa nova , DE LITIO PARA ALTA TEMPERATURA, de grande estabilidade mecanica, lavar o rolamento e montar tudo de novo, temdo o cuidado de afinar corretamente a porca e travar novamente a contraporca com a anilha de segurança. o rolamento de fora deve ser verificado com atençao para ver se não tem sinais de desgaste, se tiver picado ou riscado entao devem ser substituidos os dois, pois o de dentro sofre mais , tendo maior desgaste. para isso já tem que se desmontar a pinça de travao a fim de tirar toda a peça fora e ter acesso ao´rolamento de dentro e ao retentor que deve ser substituido por um novo, de origem que não é caro. os rolamentos de origem não sei se sao caros ou baratos. se o retentor estiver estragado , rapidamente a massa nova vai sair e contaminar o disco de travão levando a que o travao desse lado fique praticamente morto. a porca de aperto deve ser apertada firme até a roda ficar pesada ou mesmo não andar á mao, depois afroucha-se a porca pouco a pouco, ai um quarto de volta , até a roda girar livre. mas não muito. tem que aver aqui um pouco de abilidade para que não fique nem muito nem pouco apertada. se ficarem desconfiados que ficou muito apertada conduzam durante 5 klm , e depois levanta a roda novamente e rodar á mão. deve girar livremente e não deve estar quente na zona do rolamento.

Mensagem por DINIS_PTRL » 25 mar 2008, 16:39

BEM TIVE A EXPRIMENTAR MAS FAZ EM KUASE TDAS A MUDANÇAS MAS,A QUE SE OUVE MAIS É MESMO EM 5'A! MESMO EM PONTO MORTO EM DESLOCAMENTO OUVE-SE LIGEIRAMENTE!!!!! SERÁ O VEIO QUE SE ENCONTRA AO LADO DO CAIXA??? EE QUE FUI POR O CARRO NA OFICINA PARA FAZER A REVISAO E QUE TEM APARENCIA DE NAO TER SIDO FEITA UMA REVISAO JA A BASTANTE TEMPO!!!SERÁ QUE PODE SER FALTA DE VALVULINA?BEM AGORA SO ESPERANDO PARA VER O QUE EHH!!

Mensagem por DINIS_PTRL » 25 mar 2008, 16:42

Colocada: Seg Mar 24, 2008 5:23 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------
A nivel de arranhar não arranho ate entram bastante bem!!!!o ruido nao me parece ser de caixa!!!!!pelo que ouço!nao tenho a certeza!

Mensagem por Gonçalo F. » 25 mar 2008, 22:52

DINIS_PTRL Escreveu:BEM TIVE A EXPRIMENTAR MAS FAZ EM KUASE TDAS A MUDANÇAS MAS,A QUE SE OUVE MAIS É MESMO EM 5'A! MESMO EM PONTO MORTO EM DESLOCAMENTO OUVE-SE LIGEIRAMENTE!!!!! SERÁ O VEIO QUE SE ENCONTRA AO LADO DO CAIXA??? EE QUE FUI POR O CARRO NA OFICINA PARA FAZER A REVISAO E QUE TEM APARENCIA DE NAO TER SIDO FEITA UMA REVISAO JA A BASTANTE TEMPO!!!SERÁ QUE PODE SER FALTA DE VALVULINA?BEM AGORA SO ESPERANDO PARA VER O QUE EHH!!

Depois de descobrires e reolver o problema, diz qlq coisa [wink]

Mensagem por DINIS_PTRL » 26 mar 2008, 14:18

OK amg assim k souber dou noticias!!! vamos la ver!!!!!pode ser k nao seja nada de especial!!!

Mensagem por DINIS_PTRL » 02 abr 2008, 08:15

bem +- má noticia!!!bem akele barulho k tinha dito!!!! em principio e os rolamentos do difrencial gripados!!!!! isto dito pelo mekaniko ainda sem abrir!!!so hoje e k tenho mesmo a certeza!!!!!mas kaso seja isso gira em a volta de k preços????

Mensagem por DINIS_PTRL » 16 abr 2008, 08:52

bem pessoal mas noticias afinal e kaixa!!!fds!!!!o diferencial esta novo o barulho e mesmo da kaixa mas so se ouve em kinta no resto e um suada k mal se ouve!!mesmo em ponto morto ouve se muito pouko!!!!!o k e k deve ser!!!!carretos algum veiu???

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 17 abr 2008, 23:04

DINIS_PTRL Escreveu:bem pessoal mas noticias afinal e kaixa!!!fds!!!!o diferencial esta novo o barulho e mesmo da kaixa mas so se ouve em kinta no resto e um suada k mal se ouve!!mesmo em ponto morto ouve se muito pouko!!!!!o k e k deve ser!!!!carretos algum veiu???

Rolamento e/ou veio principal.

Pede o orçamento duma caixa usada, pois se mandares abrir já tens que pagar mão de obra. :confused:

Se mandares abrir, sendo o problema do veio ou não, aconselho-te a substituires todos os rolamentos.

Só o veio (principal) é meia fortuna. :(

Os rolamentos não são caros. Se for do rolamento e se o veio não apresentar grande desgaste/folga, o preço pode compensar o arranjo.

No entanto terás sempre que abrir/ mandar abrir a caixa para saber (e neste último caso não te safas dos aérios da mão de obra). :rolleyes:

No meu as velocidades entravam bem, o ruido em ponto morto era mínimo e decidi mandar abri-la. Até metia medo só de olhar. :crybaby: Mandei rectificar e saiu-me 200 aérios mais barato do que comprar uma na sucata. E desta forma sei agora o que anda lá dentro. :nod:

Boa sorte :nod: :thumbsup:

Ricardo

Mensagem por Gonçalo F. » 21 abr 2008, 21:07

DINIS_PTRL Escreveu:bem pessoal mas noticias afinal e kaixa!!!fds!!!!o diferencial esta novo o barulho e mesmo da kaixa mas so se ouve em kinta no resto e um suada k mal se ouve!!mesmo em ponto morto ouve se muito pouko!!!!!o k e k deve ser!!!!carretos algum veiu???

Caríssimo, tal como tinha escrito no meu post anterior, os sintomas não enganvam muito - rolamentos de caixa (piores estarão os do apoio junto aos carretos de 5.ª)

Agora sempre podes fazer um teste conclusivo:
sem pressionar o pedal de embraiagem, com o motor ao ralenti, força a alavanca da caixa para 3.ª, 4.ª ou 5.ª. Se o ruído minimizar ou até mesmo passar, confirma-se serem os rolamentos.

Essa reparação à minha caixa, com a substituição de TODOS os rolamentos (de origem, claro), ficou por 450euros (já c/ iva e MO incluido).

[wink]

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante