Urgente pedido de ajuda com amortecedores

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 30 out 2006, 00:30

Urgente pedido de ajuda com amortecedores

Mensagem por Brutus » 30 out 2006, 18:19

Boas a todos
Preciso de uma ajudinha no seguinte, dei esperto nas molas do meu brutus (2.8) e em simultaneo meti-lhe 4 amotecedores 4x4 da monroe adventur, não alterei bricos , por isso o carro está como k de origem, mas noto que salta muito á frente e nas lombas e buracos as pancadas são muito fortes e secas
Embora seja um leigo na metéria , parece-me k os ditos amortecedores é como se não existissem. precisarei de ums amortecedores com maior curso, e será k existem?
Não sei o k fazer.....
Alguma sugestão

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 out 2006, 18:43

deves e precisar de uns amortecedores mais "maleaveis". pois esses devem ser durissimos. isso nao sao amortecedores a gas? se forem precisas é de outros amortecedores :)

Registado: 04 out 2006, 17:21

Mensagem por JMGS » 30 out 2006, 18:47

boas
A meu ver o problema não está nos amortecedores, mas sim no esperto da molas, porque agora absorvem menos os impactos, ou seja repelem logo.

Mensagem por Brutus » 30 out 2006, 18:50

pois naturalmente levou esperto demais, mas a altura com k o carro ficou está excelente, deduzo então k não existem ums amortecdores diferentes para colmatar esta kestão?

Registado: 04 out 2006, 17:21

Mensagem por JMGS » 30 out 2006, 19:36

:confused: :confused: :confused:

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 30 out 2006, 19:55

Isso costuma acontecer quando se esparta as molas, e passa com o tempo quando elas voltarem à posição normal. É melhor mexer nos brincos do que nas molas.

Cumprimentos
Luis Rocha
Luis Rocha
919829295
rocha_71@hotmail.com

Mensagem por Brutus » 30 out 2006, 20:06

ob amigão, já to mais animado :) vou aguardar

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 30 out 2006, 21:21

Boas

deves e precisar de uns amortecedores mais "maleaveis". pois esses devem ser durissimos. isso nao sao amortecedores a gas? se forem precisas é de outros amortecedores

Eu tambem sempre senti a minha suspenção muito rija (num GR) as irregularidades tipo buracos ou valas atravessadas as pancadas eram muito secas, pareçia até que o tablier ia saltar fora, tenho uns Kony a gaz(acho eu) reguláveis, depois de regula-los para a posição mais "mole" ficou melhorsito, mas mesmo assim só ficou confortavel sem estabilizadoras e com os 33.
Os amorts tão bons pois ao desmonta-los para os regular testei-os e tavam OK.
Sempre achei um pouco estranho mas já me tinha acostumado.
Miguel achas que será dos amorts??

Abraço
BoaSorTTe

Registado: 11 out 2006, 22:09

Mensagem por Alex_260 » 30 out 2006, 22:39

Estas andanças das suspenções deixam um gajo maluco.
Amanha vou tentar dar esperto nas molas do meu patinhas pois nao me parece que ele esteja nivelado. Mas até tenho medo que se passe alguma coisa com os amortecedores.

aTTé já

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 31 out 2006, 08:19

Eduardo Escreveu:Boas

deves e precisar de uns amortecedores mais "maleaveis". pois esses devem ser durissimos. isso nao sao amortecedores a gas? se forem precisas é de outros amortecedores

Eu tambem sempre senti a minha suspenção muito rija (num GR) as irregularidades tipo buracos ou valas atravessadas as pancadas eram muito secas, pareçia até que o tablier ia saltar fora, tenho uns Kony a gaz(acho eu) reguláveis, depois de regula-los para a posição mais "mole" ficou melhorsito, mas mesmo assim só ficou confortavel sem estabilizadoras e com os 33.
Os amorts tão bons pois ao desmonta-los para os regular testei-os e tavam OK.
Sempre achei um pouco estranho mas já me tinha acostumado.
Miguel achas que será dos amorts??

Abraço
BoaSorTTe

Para mim nao é sempre das molas espartadas. pois a maioria do aço ja nao recebe o asperto e pouco depois de ir duas ou 3 vezes ao monte as molas ficam iguais. no caso do brutos se as molas n estao exageradas para mim é dos amortecedores. amortecedores a gaz devem ser usados em estrada por serem mais duros e firmes, logo melhores para estrada. para monte dentro da gama normal de amortecedores devem se usar amortecedores a oleo ou entao oleo/gaz. de contrario o jipe fica um pesadelo no monte.

pessoalmente se tivesse um jipe de laminas e precisa se comprar amortecedores ia para OME (amortecedor especifico) se fosse para os mais "normais" ia para os Kayaba a oleo/gaz ou ate so mesmo a oleo se fosse so para TT.

sao excelentes e mt polivalentes.

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 31 out 2006, 10:21

o problema sao as molas
os amortecedores a gaz têm oleo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 31 out 2006, 11:53

Mas sao muitos mais duros k os a oleo. e as configuracoes internas dos proprios amortecedores nao tem nada a ver.

por exemplo uns bilsten para o monte sao um pesadelo num jipe de laminas.

mas isto é como cada kual... o k é bom para uns nao é o mais indicado para outros. e uns nem sentem nada com alteracao de amortecedores... outros teem muitas duvidas.

neste caso para mim pode tanto ser das molas como dos amortecedores, uma vez k ele fez tudo ao mesmo tempo

Mensagem por Brutus » 01 nov 2006, 01:55

obrigado a todos pela ajuda... mas como eu não percebo népias disto vou naturalmente dizer alguma asneirao ... cá para mim precisava de ums amortecedores com mais curso, de forma a actuarem mais cedo em caso de impacto,
o que acham?

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 01 nov 2006, 14:51

Brutus Escreveu:obrigado a todos pela ajuda... mas como eu não percebo népias disto vou naturalmente dizer alguma asneirao ... cá para mim precisava de ums amortecedores com mais curso, de forma a actuarem mais cedo em caso de impacto,
o que acham?

saiu asneirao mesmo :)
pois amortecedores de maior curso nao te resolvem o problema k te keixas. mas sim eventualmente o problema de ficarem com menos curso de suspensao. tenta meter os amortecedores velhos e ja ves se é dos novos amortecedores k ficou duro. se a resposta for negativa é as molas k ficaram muito espartadas e os brincos eventualente com um angulo mt acentuado.

abraço

Mensagem por Brutus » 01 nov 2006, 18:01

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] já imaginava k ia sair asneira.. :thumbsup:

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 02 nov 2006, 21:48

Caro Brutus,

O que tu fizeste, tb eu estive para caír no mesmo, mas fui alertado a tempo...

Aspertar as molas, sem aumentar o tamanho da mola "mestra", não modificando os brincos, vai fazer com que os brincos de origem (julgo que não os mudaste), se aproximem do ponto morto, isto é, duma posição vertical. Tal posição, para além de correres sérios riscos destes virarem para o lado errado, não deixam as molas desempenharem bem as suas funções, ficando a suspenção rija.
Na prática passa-se o que sentes - jipe duro e pouco tolerente às irregularidades.

Solução >> AUMENTAR o tamanho da mola "Mestra" - a distância do "ponto de mola" ao brinco, de forma a dar a este uma certa pré-inclinação (tipo a de origem), para a mola "trabalhar".

Abraço
Gonçalo Fernandes

Mensagem por piranha » 02 nov 2006, 22:43

piranha Escreveu:o problema sao as molas
os amortecedores a gaz têm oleo

pois
eu ja tinha dito
mas o ppl nao leva a coisa a serio

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 02 nov 2006, 23:04

Gonçalo F. Escreveu:Caro Brutus,

O que tu fizeste, tb eu estive para caír no mesmo, mas fui alertado a tempo...

Aspertar as molas, sem aumentar o tamanho da mola "mestra", não modificando os brincos, vai fazer com que os brincos de origem (julgo que não os mudaste), se aproximem do ponto morto, isto é, duma posição vertical. Tal posição, para além de correres sérios riscos destes virarem para o lado errado, não deixam as molas desempenharem bem as suas funções, ficando a suspenção rija.
Na prática passa-se o que sentes - jipe duro e pouco tolerente às irregularidades.

Solução >> AUMENTAR o tamanho da mola "Mestra" - a distância do "ponto de mola" ao brinco, de forma a dar a este uma certa pré-inclinação (tipo a de origem), para a mola "trabalhar".

Abraço
Gonçalo Fernandes

eu tambem penso que é isso que se passa, e essa é a solução que se deve adoptar sempre que se quer aumentar a altura atraves de espertar as molas ou quando se coloca brincos maiores. Nunca deixar os brincos numa posição vertical.

Cumprimentos
Luis Rocha

Mensagem por Brutus » 03 nov 2006, 16:26

pois é.... depois de ler todos estas opiniões confirmo k de facto os brincos estão na posição vertical, e agora sim começa a fazer sentido k as molas n espandam o necessário.
Neste momento tem 3 folhas, será que se retirar uma , melhorarei a situação?

Mensagem por piranha » 03 nov 2006, 17:02

nao vais resolver a coisa dessa maneira

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 03 nov 2006, 18:03

Brutus Escreveu:pois é.... depois de ler todos estas opiniões confirmo k de facto os brincos estão na posição vertical, e agora sim começa a fazer sentido k as molas n espandam o necessário.
Neste momento tem 3 folhas, será que se retirar uma , melhorarei a situação?

nao. o problema nao resolves tirando laminas.

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante