Panela de escape

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 10 nov 2005, 12:57

Manwell_Mayraids Escreveu:Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

Ora ai estava um bom desafio RoTTarcos para o Miguel Braga.

Só sei q desceram numa descida algo complicada de tal maneira q o meu pai (iam 4 pessoas no meu GR) q saissem do carro para q descesse com mais segurança, nalguns sitios tb disse q a pista estava mt apertado de mandeira q o GR tava com as rodas no limite da pista, calculo q deveria estar ao lado numa ribanceira.
Qd chegaram no vale, começou a chover intesamente e a agua do rio ficou mt forte de maneiira q algumas atravessias o GR andava de lado, numa destas é q ficarm os 2 carros atascados, o outro carro era um Terrano II.

O meu pai já vez mais de 20 Marrocos, e toda a vez q desce o Cirque de jaffar jura q nunca mais desce isso.
Até ná proxima vez q vai lá! :D

A grande tristeza dele, há 4 anos q n ia a Marrocos, é de as pistas todas q faziamos estarem alcotroadas, até Tauz.
Até mesmo ao Erg Chebbi, o Hotel do Michel, está alcatroada!!!
Nós q conhecemos Marrocos desde 1987/88. Eu tb ha 4 anos q tb n vou a Marrocos q já notei muitas diferenças!!!
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 nov 2005, 17:26

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Manwell_Mayraids Escreveu:Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

tens fotos manwell? ou akilo sera pacifico?:)
deixaste me curioso

Não te preocupes Miguel, que para ti e para a tua Máquina é pacifico. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Não tenho fotografias, nem conheço pessoalmente, só do que ouço falar, pois esta pista é já uma lenda e actualmente poucos são os que a fazem (a original) na totalidade e olha que é bem pequena à volta dos 24 km (perto de Midelt), mas se tiveres interessado faz uma pesquisa no Google "Cirque Jaffar", na opção Imagens ou no forum que costumo ler, tb tem algumas fotos :

http://fr.groups.yahoo.com/group/LeMarocen4x4/
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 nov 2005, 17:32

tuaregue Escreveu:.............
A grande tristeza dele, há 4 anos q n ia a Marrocos, é de as pistas todas q faziamos estarem alcotroadas, até Tauz.
Até mesmo ao Erg Chebbi, o Hotel do Michel, está alcatroada!!!
Nós q conhecemos Marrocos desde 1987/88. Eu tb ha 4 anos q tb n vou a Marrocos q já notei muitas diferenças!!!

Pois, por isso mesmo é que o pessoal do Patrolaventura tem que lá ir enquanto há pistas em terra, caso contrario qq dia é só turistas de rasteirinho ......... e perde a piada. :(

Na primeira quinzena de Dezembro estou lá. :nod:
Curte o Passeio !

Registado: 30 set 2005, 10:36

ESCAPE DIRECTO

Mensagem por terleira » 10 nov 2005, 18:05

Boas,

Depois de ler atentamente os comentários aqui "postados" fiquei a perceber algumas coisas e outras não.

Este fds que passou estive a tarde inteira de volta da exaustão do patrol a tentar que a segunda panela fica-se de fora e o tubo de escape fica-se de lado.

Qd a tirei ate a traseira, o som era LINDO nem palavras tenho para explicar... nem a vcs nem a BT qd me pergunta-se sobre o assunto nem aos srs. da inspecção... para descontentamento meu.

Deram-me no entanto um par de sugestões, uma delas era tirar a 2ª panela fora e colocar a de um susuki ... :confused: :confused: :confused:

Outra foi fazer mesmo uma panela directa(??c/ lã de vidro por dentro?? )ou abrir a minha e retirar todo o conteudo (3 tubo interiores),...

Conclusão, peguei na rebarbadeira, abri-a, tirei tudo fora e a bem dizer acabou por ficar directa. Diferenças não senti em especial, nem no trablhar do carro...

Fiuei foi a saber que as panelas dos nosso patrol's têem revestimento duplo, ou seja, teem duas camadas ate ao exterior por isso quando forem a soldar de novo convem que estejam preparados para isto :grrr: :grrr:

abraços :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :D
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 nov 2005, 18:09

Manwell_Mayraids Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:

tens fotos manwell? ou akilo sera pacifico?:)
deixaste me curioso

Não te preocupes Miguel, que para ti e para a tua Máquina é pacifico. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Não tenho fotografias, nem conheço pessoalmente, só do que ouço falar, pois esta pista é já uma lenda e actualmente poucos são os que a fazem (a original) na totalidade e olha que é bem pequena à volta dos 24 km (perto de Midelt), mas se tiveres interessado faz uma pesquisa no Google "Cirque Jaffar", na opção Imagens ou no forum que costumo ler, tb tem algumas fotos :

http://fr.groups.yahoo.com/group/LeMarocen4x4/

manwell se e dificil para os outros tb o é para nós. os milagres acabaram a mt tempo. mas k curtia fazer isso... curtia.
abraço

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 nov 2005, 01:15

MIGUEL BRAGA Escreveu:manwell se e dificil para os outros tb o é para nós. os milagres acabaram a mt tempo. mas k curtia fazer isso... curtia.
abraço
Devido a este sub-tema estar a desviar-se do tema original e por ser interessante, passei o conteudo para :

https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=5313#5313
Curte o Passeio !

Mensagem por tuaregue » 11 nov 2005, 01:23

Manwell_Mayraids Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:manwell se e dificil para os outros tb o é para nós. os milagres acabaram a mt tempo. mas k curtia fazer isso... curtia.
abraço
Devido a este sub-tema estar a desviar-se do tema original e por ser interessante, passei o conteudo para :

https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=5313#5313
E fizeste muito bem!!! :thumbsup:
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 13 nov 2005, 00:18

boas patroleiros...
e entao para o meu 3.3 de 88 sem turbo...o k me aconselham???? posso tirar a panela...acho k so tem uma...ou deva ficar? será k nao perde cavalos assim? obrigado

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 13 nov 2005, 14:27

Digo-vos aqui o que sei na parte de competição:

Motores atmosféricos - A panela é fundamental, assim como o comprimento dos colectores, pois deles vai surgir um efeito de expansão de gases que vai ajudar ao enchimento dos cilindros, no meu 4 cilindros 2.8D, desenhei e construi a minha panela e digo-vos que nunca mais foi o mesmo, baixas á maneira e notou-se bem a trepar...

Motores turbo - estamos a falar de pressão em vez de depressão pois o turbo comprime ar, gira tudo á volta deste elemento, quanto menos impedimento tiver a turbina melhor, e esta gira dependendo dos gases de escape e não do tamanho da panela... por isso se tirarem a panela(as) o turbo fica mais solto pois não tem nada a impedir os gases...

Quanto ao taparem a "boca" os camiões e outros veiculos têm o chamado travão de montanha que tapa precisamente a "boca" ao motor para que este ajude a travar em descidas ingremes, e a mesma situação de desceres sem acelerares o motor "trava" o andamento do carro, nesta situação em alguns carros injecção activa-se o "fuel cut-off" que deixa de injectar combustivel...

Espero que ajude

tens de ter uma panela, para que esta ajude no enchimento dos cilindros, se quiserem faço um boneco com as medidas da panela acertada para a cilindrada do motor, só têm que me dizer qual o diâmetro do tubo de escape... :)

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 14 nov 2005, 00:56

ok e entao com essa panela k desenhares...fica com mais ronco (barulho) e mais uns cavalitos???

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 14 nov 2005, 09:29

eu não sabia dessa :eek: .......... pra encher os cilindros ????
e se não tiver panela ?

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 14 nov 2005, 13:31

Vamos lá ver, é obvio que o motor sem a panela enche os cilindros, mas não usa uma lei fisica que se baseia no seguinte:

Se tivermos um tubo com diâmetro 50 (por hipótese) e depois tivermos esse tubo aumentado para o dobro 100 quando os gases chegarem a essa passagem de 50 para 100 vão descomprimir, criando um efeito de sucção que se vai fazer sentir em toda a linha de escape, inclusive na fase de escape que se realiza no interior do cilindro.

Eu fiz a minha panela, tem um ronco 5 estrelas, pareçe uma Berliet, e o motor que é um 2.8 4 cilindros tem mais força, pois picadas que chegava ao cimo em 2ª baixa com o motor quase a ir abaixo, agora subo normalmente, pois esta aguenta-se melhor... :) Na competição em motores atmosféricos, um dos componentes chave é o sistema de escape, desde os colectores á ponta do escape.

Novamente, nos motores turbo, penso que quanto mais desimpedimento, mais rápido a turbina funciona e consequentemente, mais rápido o motor sobe de regime, tendo a panela pouco efeito no enchimento dos cilindros pois isso é da responsabilidade do compressor do turbo.

:)

E já agora para a malta dos GR´s, estamos a construir uma Navara para o Campeonato Nacional de TT, temos um motor 3.0 Turbo destes novos 173cv penso eu, vou chipar a Centralina, tenho tambem imagens de chips usados na competição para os motores anteriores a este, alguem tem o motor 3.0T com chip potência ? Precisava de comparar para tirar umas dúvidas...

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 14 nov 2005, 14:43

Gameiruz Escreveu:Vamos lá ver, é obvio que o motor sem a panela enche os cilindros, mas não usa uma lei fisica que se baseia no seguinte:

Se tivermos um tubo com diâmetro 50 (por hipótese) e depois tivermos esse tubo aumentado para o dobro 100 quando os gases chegarem a essa passagem de 50 para 100 vão descomprimir, criando um efeito de sucção que se vai fazer sentir em toda a linha de escape, inclusive na fase de escape que se realiza no interior do cilindro.

Eu fiz a minha panela, tem um ronco 5 estrelas, pareçe uma Berliet, e o motor que é um 2.8 4 cilindros tem mais força, pois picadas que chegava ao cimo em 2ª baixa com o motor quase a ir abaixo, agora subo normalmente, pois esta aguenta-se melhor... :) Na competição em motores atmosféricos, um dos componentes chave é o sistema de escape, desde os colectores á ponta do escape.

Novamente, nos motores turbo, penso que quanto mais desimpedimento, mais rápido a turbina funciona e consequentemente, mais rápido o motor sobe de regime, tendo a panela pouco efeito no enchimento dos cilindros pois isso é da responsabilidade do compressor do turbo.

E já agora para a malta dos GR´s, estamos a construir uma Navara para o Campeonato Nacional de TT, temos um motor 3.0 Turbo destes novos 173cv penso eu, vou chipar a Centralina, tenho tambem imagens de chips usados na competição para os motores anteriores a este, alguem tem o motor 3.0T com chip potência ? Precisava de comparar para tirar umas dúvidas...

Obrigado pela explicação :nod: :thumbsup:

Mensagem por tuaregue » 14 nov 2005, 15:43

Gameiruz Escreveu:Vamos lá ver, é obvio que o motor sem a panela enche os cilindros, mas não usa uma lei fisica que se baseia no seguinte:

Sei de um fulano q tem um GR dos 3.0Di com Chip, é o Paulo Serra.
N sei se anda por aqui, sei q eram do Forum TT
Estava com 200 cv's.
Mas q motor é q falas?, disseste dos novos, mas dos GR's?
É q o 3.0 dos novos GR ainda é o mesmo motor de 160 cv's, os q tem 173cv's (acho q é 175 cv's) é do novo navara, mas é um 2.5 não 3.0
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 27 out 2005, 12:17

Mensagem por andry » 14 nov 2005, 19:21

Boas!

Gameiruz, li o teu post e nunca tinha pensado nisso, tem todo o sentido o que dizes. eu tenho um bj 40 e queria pedir-te um favor: se podias fz esse desenho p o meu bj. A cilindrada é 3000 cc3 e o escape tem de diametro 45 mm. Se quiseres mandar para o mail: andresoares@netvisao.pt

Desculpem tar a perguntar cenas sem ser patrol, mas um gajo tem q se desenrascar [wink]

Parabens ao vosso forum! Tem muita e boa informação!

Obrigadao e um aBJraço TT

Andre Soares

Registado: 27 out 2005, 12:17

Mensagem por andry » 15 nov 2005, 18:05

Boas!

Mt obrigado, ja recebi o email.

aBJraços TT

Andre Soares

Anterior

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 0 visitantes