y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por cristiano » 27 jul 2012, 12:08

carlos peliculas Escreveu:
cristiano Escreveu:
cristiano Escreveu:Gasoleo e turbo Ele para andar melhor estes são os factores..

O segredo é tirar a tampa e fazer a afinação , este nao tem Lda é eléctrico uma casa das bombas faz isso para quem
Nao sabe mexer. Qt a sr que tinha o y61 com geometria 23 jasus com esse peso ... Ou tinha a compressora trabalhada ou em baixas nem se mexia. É um turbo bom como os 25 etc para 15 bft cabstar .... Bem
Um
Abraço a todos e boas ferias

Cristiano tás a duvidar do meu amigo Nuno Rotações, sabes bem carros afinados por ele tem dado cartas no trial, e sabes bem para quem ele faz alterações e afina para os carros dele e clientes.

Abraço

Carlos nao duvido do trabalho
De
Ninguém . Ainda por cima do Nuno. Nao o conheço pessoalmente para estar a falar dele. Eu conheço o trabalho dele. Alias os
Irmãos
Famidoce tem 2 cab um preparado por nos e outro
Pelo
Nuno.

Abraço
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 31 mai 2007, 19:51

Mensagem por psikboy » 27 jul 2012, 16:19

Afinal porque tanto stress?? :bem: :bem:
Pelo que percebi foi apresentada aqui uma ideia ou opção para quem tem um gr y61 e que não queira ou não possa gastar muitos euros no carro.... Ou simplesmente preferem as BI electricas.... Ou que simplesmente esta alteração chegue perfeitamente para os objectivos dos interessados sem terem que recorrer a BI mecanicas alteradas e turbos de geometria etc....
Outra coisa que não percebi é porque começam a fazer comparações absurdas com outros motores que não tem nada haver... Nem a cilindrada nem o tipo de tecnologia e nem o material com que são construídos....
Só para acabar gostava de deixar esta ideia no ar.... pq só falam das BI e turbos quando se trata de falar em baixa rotação no motor??? Afinal isso é a alimentação do motor certo??? Não há outros factores que secalhar são mais importantes para as supostas "baixas"?? Tipo arvore de cames, camara de combustão, cambota, volante do motor.... (sem falar em grupos cónicos e caixas)....
Já agora como falaram em carros... pq as marcas mais conceituadas do mercado lançam carros com motores com muitos pistões??
P.S. No video do GR cinzento realmente não dá para ver bem as "baixas" do carro mas se tem o material de origem pareceu ficar muito fiavel e a puxar uns 35 na boa... é uma boa opção para quem não quer alterar muito o carro! :respct: :respct:

Registado: 01 jun 2010, 17:44

Mensagem por Ricardo Silva » 27 jul 2012, 17:01

joao trapol Escreveu:
Eu nao me referia a imagem do penedo, pois nao foi nesse video onde vi as baixas do branco e do cinzento menos ainda pois no arranque a meio do penedo aposto que aquele acelarador do cinzendo estava a mais de meio para arrancar...

mas isso nao me pareceu defeito do carro mas sim dakela peça k fica entre o volante e o banco..

abraço..

Sr. João trapol conhece-me de algum lado?
PEÇA é o senhor ou a sua tia, para não dizer pior.....Você deve ser um Ás do caºº+ºlo no monte, ai na sua terra.
Tenha cuidado quando se referir á minha pessoa.

Agora para a malta:
Eu sou o dono do patrol cinza que aparece nos videos que o Carlos publicou.

O nuno preparou o meu carro a 3 anos atras, até hoje não deu problemas. o carro fica Top sem duvida, muito melhor do que com Box. Não tem nada a ver.
Quanto a baixas não posso afirmar porque de seguida meti GC5.43 e ficou impec. para o uso que lhe dou.

Realmente nos videos não dá para ver baixas porque no video do penedo só era possivel subir com grande rotação nas rodas, devido ao facto de estar molhado, tinha acabado de chover. Enquanto esteve molhado só subiram 2 jipes, e grandes canhões la apontaram.

Como ja disse alguma malta aqui no forum, é uma preparação que fica impec, mantendo a mecanica de origem.

Carlos, acho que deves pôr mais alguma informação aqui no tópico, já que começaste :nod:

Se alguem quizer experimentar é dar o toque.

Ricardo Silva
Karmomax - Sport
http://www.karmomax.com

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 27 jul 2012, 19:46

Primeiro que tudo, bem vindo à conversa... Não fiques zangado porque aqui, não estás em causa, nem tu nem o teu carro, o qual me parece um y61 impecável...
Tal como disse no meu post não acho que tenha havido nada de mal na tua condução no rochedo... pelo contrário, quem tem y61 sabe que certos arranques têm de ter rotação e temos de dar umas gazadas antes de arrancar nas subidas para subir a rotação e podermos controlar melhor o carro caso o arranque não pegue logo. Com a pedra escorregadia ainda mais pois pode haver um deslize e precisamos de ter um controlo maior...

Quanto ao resto, ainda bem que referes a questão dos grupos reduzidos pois faltava essa informação para perceber melhor o vídeo... além disso, com grupos 5.43 o carro deixa de ser directamente comparável com um y61 de origem!

Para não deixar de responder ao psikboy... Poderias ter lido melhor o tópico desde o início pois irias perceber porque é que se disseram certas coisas... O tema começou com uma afirmação que onde se dizia que os carros preparados ficavam a dar 180 Km/h e que faziam partes ao ralenti ficando ainda melhores que os carros com TGV e bombas mecânicas...

Aí houve alguma discordância porque eu conheço muitíssimo bem essa alteração bem como outros membros e resolvemos contrapor.
Primeiro ninguém duvida dos carros darem 180, o meu também dava com a box de potência...
O problema põe-se quando se diz que os carros fazem partes ao ralenti no monte... Um y61 tem de estar com um ralenti alto para arrancar sem acelerador em subida ( e tem de ser uma subida leve) e, quem os tem, sabe do que estou a falar. Quem tem y61 sabe que tens de usar a primeira para arrancar e aí, sim, comparou-se com outros motores que não exigem isso... motores com outras baixas e que funcionam bem ao ralenti... mas só nesse aspecto... mas em certa altura, parecia que a alteração em causa mudava o tipo de motor que é o y61 levando a que se desse exemplos de motores com outras características!

As comparações não foram absurdas mas dentro de um âmbito de conversa e discussão para exemplo de quem diz que o y61's andam no monte ao ralenti.

Ninguém põe em causa que a alteração possa ser boa e bem mais barata comparativamente a outras opções (isso até foi reconhecido por mim) como os TGV com bomba mecânica que sai muito caro... mas quando se diz que fica melhor em baixas que um TGV, discordo pois um TGV bem montado e afinado dá mais pressão e mais cedo que um turbo de origem... Claro que tem de ser um TGV adequado e não um 23 ou 25 pois enchem muito devagar e perde muito em baixas... Foi isso que o Cristiano e outros explicaram...

Não se falou de outras alterações tipo arvores de cames ou volantes de motor porque isso não esteve em causa nem foi referido na preparação que estávamos a discutir... mas podemos falar nisso se quiseres.

Quanto à tua pergunta de porque é que as marcas lançam carros com muitos pistões... depende dos carros e das cilindradas e dos objectivos... Os 2000 são geralmente 4 cilindros. Há alguns 3000 cc de 4 cilindros mas, na sua maioria, são de 6 para serem equilibrados em altas e baixas... Os v6 e v8 são, geralmente de carros de gama alta com cilindradas de 3000 para cima... Depende dos objectivos se é desempenho ou economia ou os dois! Mas isso é uma conversa muito comprida...

Depois hás-de me dizer como é que vês a fiabilidade duma preparação num arranque de segundos... e claro que puxa 35, tem grupos cónicos 5.43...

Por último, concordo ctg que pode ser uma excelente opção para quem quer melhorar sem mexer muito! Abraço!
:olaaaa:

Registado: 31 mai 2007, 19:51

Mensagem por psikboy » 27 jul 2012, 20:44

midnightlimb Escreveu:Primeiro que tudo, bem vindo à conversa... Não fiques zangado porque aqui, não estás em causa, nem tu nem o teu carro, o qual me parece um y61 impecável...
Tal como disse no meu post não acho que tenha havido nada de mal na tua condução no rochedo... pelo contrário, quem tem y61 sabe que certos arranques têm de ter rotação e temos de dar umas gazadas antes de arrancar nas subidas para subir a rotação e podermos controlar melhor o carro caso o arranque não pegue logo. Com a pedra escorregadia ainda mais pois pode haver um deslize e precisamos de ter um controlo maior...

Quanto ao resto, ainda bem que referes a questão dos grupos reduzidos pois faltava essa informação para perceber melhor o vídeo... além disso, com grupos 5.43 o carro deixa de ser directamente comparável com um y61 de origem!

Para não deixar de responder ao psikboy... Poderias ter lido melhor o tópico desde o início pois irias perceber porque é que se disseram certas coisas... O tema começou com uma afirmação que onde se dizia que os carros preparados ficavam a dar 180 Km/h e que faziam partes ao ralenti ficando ainda melhores que os carros com TGV e bombas mecânicas...

Aí houve alguma discordância porque eu conheço muitíssimo bem essa alteração bem como outros membros e resolvemos contrapor.
Primeiro ninguém duvida dos carros darem 180, o meu também dava com a box de potência...
O problema põe-se quando se diz que os carros fazem partes ao ralenti no monte... Um y61 tem de estar com um ralenti alto para arrancar sem acelerador em subida ( e tem de ser uma subida leve) e, quem os tem, sabe do que estou a falar. Quem tem y61 sabe que tens de usar a primeira para arrancar e aí, sim, comparou-se com outros motores que não exigem isso... motores com outras baixas e que funcionam bem ao ralenti... mas só nesse aspecto... mas em certa altura, parecia que a alteração em causa mudava o tipo de motor que é o y61 levando a que se desse exemplos de motores com outras características!

As comparações não foram absurdas mas dentro de um âmbito de conversa e discussão para exemplo de quem diz que o y61's andam no monte ao ralenti.

Ninguém põe em causa que a alteração possa ser boa e bem mais barata comparativamente a outras opções (isso até foi reconhecido por mim) como os TGV com bomba mecânica que sai muito caro... mas quando se diz que fica melhor em baixas que um TGV, discordo pois um TGV bem montado e afinado dá mais pressão e mais cedo que um turbo de origem... Claro que tem de ser um TGV adequado e não um 23 ou 25 pois enchem muito devagar e perde muito em baixas... Foi isso que o Cristiano e outros explicaram...

Não se falou de outras alterações tipo arvores de cames ou volantes de motor porque isso não esteve em causa nem foi referido na preparação que estávamos a discutir... mas podemos falar nisso se quiseres.

Quanto à tua pergunta de porque é que as marcas lançam carros com muitos pistões... depende dos carros e das cilindradas e dos objectivos... Os 2000 são geralmente 4 cilindros. Há alguns 3000 cc de 4 cilindros mas, na sua maioria, são de 6 para serem equilibrados em altas e baixas... Os v6 e v8 são, geralmente de carros de gama alta com cilindradas de 3000 para cima... Depende dos objectivos se é desempenho ou economia ou os dois! Mas isso é uma conversa muito comprida...

Depois hás-de me dizer como é que vês a fiabilidade duma preparação num arranque de segundos... e claro que puxa 35, tem grupos cónicos 5.43...

Por último, concordo ctg que pode ser uma excelente opção para quem quer melhorar sem mexer muito! Abraço!

A minha intenção é aprender amigo midnightlimb :olaaaa: :D Por isso é que as frases acabam com o ponto de interrogação! :unibrow:
é sempre bom saber que ha alguem disposto a perder uns minutos para esclarecer as duvidas...
mas continuo com uma: para melhorar as baixas em vez dum TGV podes recorrer a outras partes do motor? Como ja disse, arvore de cames, cambota, etccc?
Quando vi o video tambem não sabia que tinha GC reduzidos....
Abraço! :olaaaa: :olaaaa:

Registado: 28 fev 2010, 21:12

Mensagem por carlos peliculas » 27 jul 2012, 21:10

midnightlimb Escreveu:Primeiro que tudo, bem vindo à conversa... Não fiques zangado porque aqui, não estás em causa, nem tu nem o teu carro, o qual me parece um y61 impecável...

O carro do Ricardo Silva já não dá 180km porque com a reduções 5.43 fica muito reduzido, mas se tivesse as de origem dava na boa, e agora se não acreditas, bens cá cima e amos-trote um sem reduções e depois dizem algo.
O gr que eu referia a trás era um 22 convertido em 23.

Abraço
MBPELICULAS Aplicação de películas homogadas

Registado: 28 fev 2010, 21:12

Mensagem por carlos peliculas » 27 jul 2012, 21:13

orelho Escreveu:boa noite
tenho um patrolgr y61 com alguma preparação, e de vez em quando venho por aqui para saber novidades, por que gosto de estar informado dos pormenores de afinação do 61, pelos vistos muito dificil e complicado.
uns metem cavalos com geometrias e bombas normais....e nunca aquecem...depois já aquecem....mudam motores....enfim ...é complicado...motores puxados para os 210kw e rebentam no trial ...etc etc.
agora aparece este senhor levanta esta polémica deste tipo de afinação...muita tinta já correu, mas resultados 0
QUEM ESSE TAL NUNO, ONDE TEM A OFICINA , QUAL É O CONTACTO
estas são as informações cruciais , para quem tem verdadeiro interesse em ver e experimentar o jipe , que é o meu caso
agradeço que me deem estas informações para poder ir tratar do assunto e depois prometo que vos dou resultados
obrigado :stupid: :flush: :toma:

Mp enviado
MBPELICULAS Aplicação de películas homogadas

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 28 jul 2012, 00:39

Carlos, eu já te disse que acredito completamente k o carro dê os 180 pois os 6 cilindros do rd28ti são bons em altas... Nao tenho duvidas k essa alteração seja boa, muito mais barata e legal k a minha... A única coisa k duvidei foi a questão das baixas e no ser superior em resultados às preparações tipo lm4! A relação preço/ resultado parece-me excelente e muito melhor k a box... Sabes como são os consumos?

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 28 jul 2012, 03:48

Ricardo Silva Escreveu:
joao trapol Escreveu:
Eu nao me referia a imagem do penedo, pois nao foi nesse video onde vi as baixas do branco e do cinzento menos ainda pois no arranque a meio do penedo aposto que aquele acelarador do cinzendo estava a mais de meio para arrancar...

mas isso nao me pareceu defeito do carro mas sim dakela peça k fica entre o volante e o banco..

abraço..

Sr. João trapol conhece-me de algum lado?
PEÇA é o senhor ou a sua tia, para não dizer pior.....Você deve ser um Ás do caºº+ºlo no monte, ai na sua terra.
Tenha cuidado quando se referir á minha pessoa.

loolllll

vamos com calma se calhar ate conheço...lool ou estarei enganado.... talvez... daí falar assim... mas ..ok... peça ?? tia?? nem por isso ... mas ok á frente... ÁS no monte ......!!.. ok... abraço.....

fui...

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 30 jul 2012, 10:48

Isto o melhor mesmo é que apareça também um utilizador que tenha tido geometria e que tenha tirado para fazer esta alteração como aqui foi referido, assim sim, ficamos com um termo de comparação correcto entre uma e outra...

A minha conclusão até ao momento é:

Quem procurar melhorar um pouco um Y61 de origem é uma boa opção, deve ficar melhor que o de origem, mas longe de uma viatura com geometria bem afinada.

Quem quer explorar a sério um Y61, um TGV será a melhor opção.

Quanto à informação aqui deixada, acaba por ser um pouco controversa, a partir do momento que montaram um grupo cónico reduzido, obviamente que o carro fica com mais baixas mesmo sem qualquer alteração ao nível de bomba ou turbo, mas, depois desta alteração dar os 180km/k????... não me parece.

A omissão de diversos factos não abona a favor da informação prestada e relatar alterações de uma e outra viatura e juntar tudo no mesmo como se um carro ficasse com as características todas aqui descritas, também não favorece e descredibiliza toda e qualquer informação respeitante a este assunto.

No fundo o que aqui foi relatado, foi nada mais nada menos uma alteração que já é feita aos anos e antes mesmo de se alterar turbos e bombas em que o pessoal procurava explorar estes carros, ou seja, alterava-se o grupo cónico para ficar com mais baixas e mexia-se um pouco na bomba e eles ficavam muito melhores, não sendo esta uma novidade como se tentou passar com a afirmação "agora há uma alteração que se faz".

Os fóruns têm destas coisas...

Registado: 02 fev 2010, 14:26

Mensagem por marquespatrolgr » 30 jul 2012, 11:37

A minha questão é a seguinte:

O meu Y61 já tem BI mecanica, embulo de 12, GC 5.43, pneus 35", e um"xeirinho" no turbo original. Falta "apenas" turbo de geometria mas estou muito indeciso quanto à sua fiabilidade (e investimento!), embora saiba de quem os tenha e não tenham tido qualquer problema...

Ou seja, qual ficará melhor? A preparação que já tenho e menciono-a mais acima, sem TGV, ou esta tal preparação (com tudo de origem) como aqui se fala?

Importante a analisar é comportamento/consumos.

O jipe conforme está, para mim, está magnifico. Excelente comportamento TT, algo curto em estrada devido aos GC 5.43, mas suficientemente BOM para rolar na casa dos 140 km/h ou mais... Os consumos é que são elevados, embora admita que o preço do "gázoil" tenha um peso determinante nesta análise.

Se de facto com esta preparação que aqui se fala ficasse muito identico ao que já tenho mas os consumos fossem significativamente inferiores dava-me bastante que pensar...

Bem hajam pelo tópico! :okkk:
Patrol GR Y61 TD6 SE+ Loooooooooooooongo
Ex-Patrol GR Y60
Ex-Patrol 2.8 Turbo LX

Registado: 22 mar 2011, 20:57

Mensagem por Megamind » 30 jul 2012, 11:44

Fala com o pessoal da Tuff4x4 ou vai à LM4 e ficas com um carrão bem afinadinho e a dar cartas. Preparações sem cartas dadas não vingam e este é o caso de mais uma tentativa. Queres uma geometria bem afinadinha e a bombar fala com empresas com preparações que não precisam que ninguém as defenda :okkk:

Mensagem por Raul Costa » 30 jul 2012, 11:52

marquespatrolgr Escreveu:A minha questão é a seguinte:

O meu Y61 já tem BI mecanica, embulo de 12, GC 5.43, pneus 35", e um"xeirinho" no turbo original. Falta "apenas" turbo de geometria mas estou muito indeciso quanto à sua fiabilidade (e investimento!), embora saiba de quem os tenha e não tenham tido qualquer problema...

Ou seja, qual ficará melhor? A preparação que já tenho e menciono-a mais acima, sem TGV, ou esta tal preparação (com tudo de origem) como aqui se fala?

Importante a analisar é comportamento/consumos.

O jipe conforme está, para mim, está magnifico. Excelente comportamento TT, algo curto em estrada devido aos GC 5.43, mas suficientemente BOM para rolar na casa dos 140 km/h ou mais... Os consumos é que são elevados, embora admita que o preço do "gázoil" tenha um peso determinante nesta análise.

Se de facto com esta preparação que aqui se fala ficasse muito identico ao que já tenho mas os consumos fossem significativamente inferiores dava-me bastante que pensar...

Bem hajam pelo tópico! :okkk:

Eu acho que a alteração aqui falada não fica melhor do que aquilo que já tens e se tens o carro bem afinado, sendo que os consumos dependem daquilo que carregares no acelerador.

Nós não podemos pedir que um carro consuma o mesmo aos 50km/h que consome aos 100km/h ou mais... estás a entrar neste preciso momento num conflito de interesses ou seja, queres ter o carro melhor a beber menos... sugiro que optes uma delas ou não vais parar de gastar dinheiro.

Depois... a fazer qualquer tipo de alteração, sem dúvida alguma... TGV, pois vais ficar com o carro mais disponível e acredito que baixe um pouco o consumo... se quiseres pois não tens de puxar tanto para ele andar, com geometria deves conseguir controlar os consumos.

A nível de preparadores, não me vou pronunciar pois cada um tem a sua opinião e seria o abrir de nova discussão, como disse sabiamente o nosso amigo "Megamind" e à imagem do que se passou aqui, toda e qualquer informação pode ser dúbia e com interesses, deves pesquisar por aqui os carros que mais te agradam pelo comportamento que têm, saber as alterações que foram feitas e por quem e recorrer aos mesmos e só assim consegues assegurar que vais ter aquilo que procuras, caso contrário, vais acabar por adquirir "publicidade".

Mensagem por marquespatrolgr » 30 jul 2012, 14:31

Megamind Escreveu:Fala com o pessoal da Tuff4x4 ou vai à LM4 e ficas com um carrão bem afinadinho e a dar cartas. Preparações sem cartas dadas não vingam e este é o caso de mais uma tentativa. Queres uma geometria bem afinadinha e a bombar fala com empresas com preparações que não precisam que ninguém as defenda :okkk:

Mas essa nunca foi nem será a minha dúvida, simplesmente despertou a minha curiosidade :hummm: como é que alguém e passado tanto tempo deles (Y61) andarem fora-de-estrada consegue realmente um "up-grade" tão distinto, relativamente fácil e pouco dispendioso, o qual nem sequer me atrevo a pôr em causa porque não conheço! Falta ver para crer, já recebi convite para tal :leiam: que aproveito para agradecer, será uma questão de disponibilidade...

Quanto à preparação no meu jipe é toda ela made in Tuff4x4 :unibrow: , de quem só tenho a fazer grandes elogios, a quem devo muita amizade :okkk: e obviamente com provas dadas ou "vendidas"! :olaaaa:
Ex-Patrol GR Y60
Ex-Patrol 2.8 Turbo LX

Mensagem por marquespatrolgr » 30 jul 2012, 14:52

Raul Costa Escreveu:
Eu acho que a alteração aqui falada não fica melhor do que aquilo que já tens e se tens o carro bem afinado, sendo que os consumos dependem daquilo que carregares no acelerador.

Nós não podemos pedir que um carro consuma o mesmo aos 50km/h que consome aos 100km/h ou mais... estás a entrar neste preciso momento num conflito de interesses ou seja, queres ter o carro melhor a beber menos... sugiro que optes uma delas ou não vais parar de gastar dinheiro.

Depois... a fazer qualquer tipo de alteração, sem dúvida alguma... TGV, pois vais ficar com o carro mais disponível e acredito que baixe um pouco o consumo... se quiseres pois não tens de puxar tanto para ele andar, com geometria deves conseguir controlar os consumos.

A nível de preparadores, não me vou pronunciar pois cada um tem a sua opinião e seria o abrir de nova discussão, como disse sabiamente o nosso amigo "Megamind" e à imagem do que se passou aqui, toda e qualquer informação pode ser dúbia e com interesses, deves pesquisar por aqui os carros que mais te agradam pelo comportamento que têm, saber as alterações que foram feitas e por quem e recorrer aos mesmos e só assim consegues assegurar que vais ter aquilo que procuras, caso contrário, vais acabar por adquirir "publicidade".
[/quote]

Em relação ao primeiro parágrafo também me parece que sim, sou precisamente da mesma opinião, mas como as coisas estão sempre a evoluír :ler: , nunca se sabe...

Quanto ao segundo parágrafo, o que se pede é que consuma menos a 50 km/h, a 100 km/h ou a qualquer outra velocidade, sempre em proporção da mesma! Ninguém falou em "beber" o mesmo a muita ou pouca velocidade, não faz qualquer sentido ok? Também sei que é importante dosear o pé...(até por causa do fumo :D )

Terceiro e quarto parágrafo, sim já por diversas vezes confirmaram-me que um TGV reduz consumos, mas não creio mantenha a mesma fiabilidade, não sei, sou eu a dizer... Quanto ao "preparador", repito que o meu jipe foi todo ele "feito" na Tuff4x4, por onde me irei manter por tempo indeterminado :nod: , mas como é meu bom hábito pagar e não ficar a dever julgo ter portas abertas em qualquer sitio e ninguém se zanga! :respct:
Ex-Patrol GR Y60
Ex-Patrol 2.8 Turbo LX

Registado: 28 jun 2007, 07:20

Mensagem por Paulo Gonçalves » 30 jul 2012, 15:13

"Ninguém põe em causa que a alteração possa ser boa e bem mais barata comparativamente a outras opções (isso até foi reconhecido por mim) como os TGV com bomba mecânica que sai muito caro... mas quando se diz que fica melhor em baixas que um TGV, discordo pois um TGV bem montado e afinado dá mais pressão e mais cedo que um turbo de origem... Claro que tem de ser um TGV adequado e não um 23 ou 25 pois enchem muito devagar e perde muito em baixas... Foi isso que o Cristiano e outros explicaram..."

NEM QUALQUER PREPARADOR ESTÁ TÃO APTO QUANTO OUTROS NESTE TIPO DE PREPARAÇÃO, JÁ VI GR´S COM BOMBA 12 E TGV E DESCULPEM-ME A EXPRESSÃO QUE UM GRANDE AMIGO COSTUMA UTILIZAR " NÃO CAGA, NEM MIJA, MUITO MENOS ANDA".... NÃO É SÓ METER PARA LÁ, CONCERTEZA QUEM CONSEGUE ESSES BONS RESULTADOS JÁ PERDEU MUITAS HORAS DE SONO E MUITOS DIAS DE TRABALHO SÓ PARA A AFINAÇÃO!!

COMO NÃO QUERO CRIAR CONFLITOS PRINCIPALMENTE ENTRE PREPARADORES, NÃO VOU REFERIR NOMES, MAS DEIXEM QUE VOS DIGA, HÁ AÍ UM CERTO GR QUE ALÉM DE ANDAR MUITAS VEZES COM ELE, Á POUCO TIVE O PRAZER ( E APROVEITO PARA LHE AGRADECER A OPORTUNIDADE DESDE MEU GRANDE AMIGO) DE EXPERIMENTAR EU MESMO, E SÓ VOS DIGO, QUANDO PENSAMOS EM ACELERAR AQUILO JÁ NOS ESTÁ A DAR O COICE :ave: É HABISMAL AQUELA GEOMETRIA A ABRIR.... :respct:

TAMBÉM GOSTAVA DE EXPERIMENTAR ESSA ALTERAÇÃO, MAS DUVIDO QUE FIQUE "PERTO" DE UM BEM MEXIDO COM TURBO E BOMBA!! :cool:

OH MARQUES, ELES NÃO BEBEM MUITO.... OS XULOS É QUE PUSERAM O GASOIL NUM PREÇO TOLO :relax: :friends:

QUANTO AO RESTO, É PRECISO É :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

Mensagem por Raul Costa » 30 jul 2012, 15:18

marquespatrolgr Escreveu:Quanto ao segundo parágrafo, o que se pede é que consuma menos a 50 km/h, a 100 km/h ou a qualquer outra velocidade, sempre em proporção da mesma! Ninguém falou em "beber" o mesmo a muita ou pouca velocidade, não faz qualquer sentido ok? Também sei que é importante dosear o pé...(até por causa do fumo :D )

Meu caro amigo... não passou de um exemplo, não podemos querer o mesmo consumo aos 50Km/h que aos 100Km/h ou seja, não podemos querer o carro a andar mais, meter turbos, bombas, abrir gasóleo e o carro beber menos ou o mesmo que se não o tivesse-mos feito, no fundo foi onde quis chegar ao que parece com pouco sucesso.

Um carro de origem consome menos, à medida que lhe vamos mexendo, ele vai consumindo mais e isso é inevitável, mas, podemos alterá-lo e controlar os consumos por aquilo que andamos ou puxamos por ele, numa condução normal em estrada por exemplo, se não puxarmos e mantivermos velocidades reduzidas ele vai consumir o mesmo ou pouco mais que de origem...

Quanto ao fumo, se ele tiver bem afinado... e no caso da geometria, não vai fazer assim tanto fumo.

marquespatrolgr Escreveu:Terceiro e quarto parágrafo, sim já por diversas vezes confirmaram-me que um TGV reduz consumos, mas não creio mantenha a mesma fiabilidade, não sei, sou eu a dizer... Quanto ao "preparador", repito que o meu jipe foi todo ele "feito" na Tuff4x4, por onde me irei manter por tempo indeterminado :nod: , mas como é meu bom hábito pagar e não ficar a dever julgo ter portas abertas em qualquer sitio e ninguém se zanga! :respct:

Bom... isso vai ser quase como a história do gasóleo... imagina, a bomba de água do GR dá 10.000RPM, se lhe alterarmos a polie, ela vair dar 12.000RPM, obviamente que lhe retira-mos tempo de vida, isso passa-se a todos os níveis, se dermos carga no motor, estamos a tirar tempo de vida, será neste ou em qualquer outro carro... a fiabilidade vai até onde nós quisermos, quanto mais carga dermos, menos fiável ele fica.

Eu tenho o TGV a fazer 2.0bar, fiabilidade... lololoolol... não sei, talvez arriscada e parva, pois também curtia com 1.5bar de turbo e é certo que era mais fiável e mesmo a 1.5 bar fica superior ao turbo de origem.

Portanto, este assunto é um pouco ingrato, até porque o teu carro com 2.0 bar de turbo pode ser mais fiável que o meu 1.2bar..., dependendo do estado do motor, todo o material que o compõe e o tratamento que lhe damos enquanto condutores.

Quanto aos preparadores... continuo a dizer há muitos, há bons e maus... o Tuff4x4 tem provas dadas, LM4 tem provas dadas, XS5 tem provas dadas e outros quantos que têm feito belas maquinas... é só pesquisar e eles aparecem.

Registado: 14 jan 2010, 21:11

Mensagem por nuno toribio » 31 jul 2012, 21:17

vou meter o gudelho..... :fiuu: :fiuu: :fiuu: trial ao relantim...... tt ao relanti...... :relax: :relax: :relax: :relax: tevem de estar cheios de ernis nas costas.

esprimentem so aqui pela quinta do conde brincar ar relantim............... :zumm: :zumm: :zumm: :zumm: :zumm: voçes tem que acelerar, agora pode-se dizer e que os motores toyotas e as camiones nao pressisam de tanto acelarador, como um rd 28. pelo que vi nos filmes nao falta força ao carro do home ele para no meio de subida e volta a subir sem toques de embaigem e nem ir a fazer logo o carro tem força.

la estao voçes tipo ah e tal subo ai a relantim.... o raul tem que dar gaz... :party: :party: :party: :party: :party: :party: depois no posso do ingles e outras coisas parecidas o raul sobe e os outros brincam a relantimmmmmmm :loool:
4X4= PATROL GR.... " 4 cilindros É para MENINOS"

Mensagem por Raul Costa » 31 jul 2012, 21:38

nuno toribio Escreveu:vou meter o gudelho..... :fiuu: :fiuu: :fiuu: trial ao relantim...... tt ao relanti...... :relax: :relax: :relax: :relax: tevem de estar cheios de ernis nas costas.

esprimentem so aqui pela quinta do conde brincar ar relantim............... :zumm: :zumm: :zumm: :zumm: :zumm: voçes tem que acelerar, agora pode-se dizer e que os motores toyotas e as camiones nao pressisam de tanto acelarador, como um rd 28. pelo que vi nos filmes nao falta força ao carro do home ele para no meio de subida e volta a subir sem toques de embaigem e nem ir a fazer logo o carro tem força.

la estao voçes tipo ah e tal subo ai a relantim.... o raul tem que dar gaz... :party: :party: :party: :party: :party: :party: depois no posso do ingles e outras coisas parecidas o raul sobe e os outros brincam a relantimmmmmmm :loool:

O amigo Nuno está muito divertido ... deve ter conseguido subir um passeio com o seu charuto então vem aqui atear a fogueira. :fiuu:

Registado: 14 jan 2010, 21:11

Mensagem por nuno toribio » 31 jul 2012, 21:43

Raul Costa Escreveu:
nuno toribio Escreveu:vou meter o gudelho..... :fiuu: :fiuu: :fiuu: trial ao relantim...... tt ao relanti...... :relax: :relax: :relax: :relax: tevem de estar cheios de ernis nas costas.

O amigo Nuno está muito divertido ... deve ter conseguido subir um passeio com o seu charuto então vem aqui atear a fogueira. :fiuu:

:party: :party: :party: :party: lolollol mas o passeio era baixinho lolol mas so disse verdades :D :D :D
4X4= PATROL GR.... " 4 cilindros É para MENINOS"

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 31 jul 2012, 23:51

Raul Costa Escreveu:Quanto aos preparadores... continuo a dizer há muitos, há bons e maus... o Tuff4x4 tem provas dadas, LM4 tem provas dadas, XS5 tem provas dadas e outros quantos que têm feito belas maquinas... é só pesquisar e eles aparecem.

Exactamente Raul, é mesmo isso... eu tb conheço alguns e todos eles têm o seu valor [wink] (desculpa ter citado o teu post, mas como foi este podia ter sido outro qualquer :okkk: )
No caso do Nuno Rotações, enquadra-se nos MELHORES, já foi dito atrás por quem o conhece bem e eu confirmo na totalidade e é so ver os carros que andam e andaram "preparados" por ele como p.ex: Várzea, Inersel, Horto Boavista, Fevinor, o nosso grande amigo Biclas (que ainda hoje naquele capôt só o Nuno mexe :respct: ), e tantos outros... e sem falar no Homem que tem titulos que nunca mais acabam que nem vale a pena falar no nome :D , portanto que mais dizer... cada um escolhe o melhor para si e o resto é conversa [wink]

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 01 ago 2012, 00:32

Relativamente ao titulo do tópico:

Como já disse anteriormente, conheço esta "modificação" há uns bons tempos, não quero precisar datas mas pelo menos desde 2009 ou até antes, na altura andei a testar o 1º Y61 que o Nuno alterou a adorei o comportamento e perfomances com que ficou.

Se calhar o Carlos Peliculas não se soube explicar muito bem e daí ter-se gerado alguma confusão e até ter surgido comparações que a meu ver são incomparáveis, como é o caso dos jipes com os famosos Cabstar, BFT´s e por aí fora.

Com este tópico ao "rubro", e para esclarecer as minhas próprias dúvidas fui directo ao Nuno; ontem ao fim da tarde e experimentei um dos 61 com a tal modificação e hoje voltei lá com o meu 60 para fazermos uma pequena comparação e só consegui confirmei o que desconfiava: em estrada aberta simplesmente desaparece-me da frente e então a subir nem se fala, em TT não deu para ver bem porque o meu com 5.43 tb. está muito bom e os sitios por onde andamos não deu para tirar grandes conclusões, mas confirmo que a subir arranca com muita facilidade e sem as rodas derraparem :sabe:

Quanto ao ser melhor ou pior que um TGV, BI 12 e blá...blá... blá... é discutivel... para fazer comparações têm que apanhar um desses 61 na estrada ou monte ou então ir ao Nuno e experimentar... as minhas já as fiz e tirei as conclusões... e no final porque perdi paguei o jantar :friends: :D [wink]

:okkk:

Registado: 22 out 2006, 21:39

Mensagem por Vasco Pinto » 01 ago 2012, 16:11

Ora boas... depois de observar este tópico desde inicio e ler com atenção todas as respostas EM MINHA OPINIÃO penso que o tópico já de si começou mal com o 1º texto que o nosso amigo Carlos Peliculas disse que de certa forma colocou em questão o trabalho de muitos preparadores, de seguida mal continuou ao enunciarem comparações com motores cabstars e toyotas totalmente diferentes do motor TD6 em questão... mas estas duas questões a alongar davam aqui pano para mangas...

Como cada um é livre de ter a opinião que deseja em relação ao que quer que seja eu próprio contactei o Nuno Rotações e juntamente com mais dois membros do forum PedroWolf e Vito Moutinho combinamos e fomos realmente testar a dita alteração... daqui o que conclui pessoalmente foi:

1º Lugar O Gr Y61 td6 original com pneus 35 como é obvio nem sequer tem ponto de comparação para o y61 com 35 na mesma e alteração feita.

2º Lugar O Gr Y60 com pneus 37 e GC 5.43 e afinação de turbo e bomba perante o Y61 com as alterações do Nuno nem água bebe tal como o Pedrowolf referiu e mt bem em estrada seja a subir ou plano, em monte posso dizer ( uma vez que conduzi ambos os carros) que o Y61 devido aos GC originais manda-se mais para a frente e sem "esgravatar" terreno, o Y61 mostra ainda uma disponibilidade de motor absurda em klkr regime de potência.

3º Lugar e para terminar digam-me, que o Y61 depois desta alteração e depois de analisarem bem o video, não arranca QUASE ou PRATICAMENTE ao relatim a subir??? sim arranca, e tamos a falar de um regime de rotação entre as 900 e as 1100 contrariamente ao original que teria de subi até as 2000+/-.

De resto tirem as vossas conclusões a partir do video que vos vou deixar. Quanto ao Y61 que usamos em questão com a alteração já teve bomba mecanica, TGV e blá blá blá whiskas saquetas e depois de ver um carro com esta preparação apenas mandou tirar tudo e colocar esta alteração. Erro ou não um destes dias o propriatário virá aqui dar a respectiva opinião.

Cumps,

Vasco Pinto :okkk: :okkk:
Rapiteste Rotações

Mensagem por Raul Costa » 01 ago 2012, 16:23

Realmente a comparação interessante seria dois Y61, ambos com o mesmo grupo cónico, um com TGV e outro com essa alteração... isso seria seria uma comparação interessante, agora passar de um carro com geometria para outro sem geometria mas com grupos cónicos reduzidos, já não é uma comparação fiável...

Até lá, na minha opinião está a ser feita uma comparação de alhos com cebolas, ou seja... não tem comparação... só assim conseguimos ver o resultado as alterações.

Registado: 30 abr 2007, 15:47

Mensagem por dias.pedro » 01 ago 2012, 17:05

Boas, a pedido do Nuno e como dono do Y61 em questão, venho confirmar o que disse o sr. Vasco Pinto.
É verdade que este carro ja teve TGV, bomba mecanica e uma serie de outras alterações até ao dia que o Nuno me deixou experimentar um Y61 com esta alteraçao que é melhor do que o que tinha em quase todos os aspectos, nomeadamente binario, disponibilidade de motor a muito baixas rotações e resposta ao acelerador em qualquer regime. A unica situação em que se pode comparar a versão com TGV e bomba mecanica é em altas rotações (>3500 rpm) que na minha opinião pessoal não é o que me interessa.
De referir ainda que eu tinha vendido a bomba e o turbo original e tive de recomprar tudo para o por como está.

No geral estou extremamente contente com a alteração. Mais economica (custo e consumos), mais fiavel, mais original e mais performante...

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes