Primeiro que tudo, bem vindo à conversa... Não fiques zangado porque aqui, não estás em causa, nem tu nem o teu carro, o qual me parece um y61 impecável...
Tal como disse no meu post não acho que tenha havido nada de mal na tua condução no rochedo... pelo contrário, quem tem y61 sabe que certos arranques têm de ter rotação e temos de dar umas gazadas antes de arrancar nas subidas para subir a rotação e podermos controlar melhor o carro caso o arranque não pegue logo. Com a pedra escorregadia ainda mais pois pode haver um deslize e precisamos de ter um controlo maior...
Quanto ao resto, ainda bem que referes a questão dos grupos reduzidos pois faltava essa informação para perceber melhor o vídeo... além disso, com grupos 5.43 o carro deixa de ser directamente comparável com um y61 de origem!
Para não deixar de responder ao psikboy... Poderias ter lido melhor o tópico desde o início pois irias perceber porque é que se disseram certas coisas... O tema começou com uma afirmação que onde se dizia que os carros preparados ficavam a dar 180 Km/h e que faziam partes ao ralenti ficando ainda melhores que os carros com TGV e bombas mecânicas...
Aí houve alguma discordância porque eu conheço muitíssimo bem essa alteração bem como outros membros e resolvemos contrapor.
Primeiro ninguém duvida dos carros darem 180, o meu também dava com a box de potência...
O problema põe-se quando se diz que os carros fazem partes ao ralenti no monte... Um y61 tem de estar com um ralenti alto para arrancar sem acelerador em subida ( e tem de ser uma subida leve) e, quem os tem, sabe do que estou a falar. Quem tem y61 sabe que tens de usar a primeira para arrancar e aí, sim, comparou-se com outros motores que não exigem isso... motores com outras baixas e que funcionam bem ao ralenti... mas só nesse aspecto... mas em certa altura, parecia que a alteração em causa mudava o tipo de motor que é o y61 levando a que se desse exemplos de motores com outras características!
As comparações não foram absurdas mas dentro de um âmbito de conversa e discussão para exemplo de quem diz que o y61's andam no monte ao ralenti.
Ninguém põe em causa que a alteração possa ser boa e bem mais barata comparativamente a outras opções (isso até foi reconhecido por mim) como os TGV com bomba mecânica que sai muito caro... mas quando se diz que fica melhor em baixas que um TGV, discordo pois um TGV bem montado e afinado dá mais pressão e mais cedo que um turbo de origem... Claro que tem de ser um TGV adequado e não um 23 ou 25 pois enchem muito devagar e perde muito em baixas... Foi isso que o Cristiano e outros explicaram...
Não se falou de outras alterações tipo arvores de cames ou volantes de motor porque isso não esteve em causa nem foi referido na preparação que estávamos a discutir... mas podemos falar nisso se quiseres.
Quanto à tua pergunta de porque é que as marcas lançam carros com muitos pistões... depende dos carros e das cilindradas e dos objectivos... Os 2000 são geralmente 4 cilindros. Há alguns 3000 cc de 4 cilindros mas, na sua maioria, são de 6 para serem equilibrados em altas e baixas... Os v6 e v8 são, geralmente de carros de gama alta com cilindradas de 3000 para cima... Depende dos objectivos se é desempenho ou economia ou os dois! Mas isso é uma conversa muito comprida...
Depois hás-de me dizer como é que vês a fiabilidade duma preparação num arranque de segundos... e claro que puxa 35, tem grupos cónicos 5.43...
Por último, concordo ctg que pode ser uma excelente opção para quem quer melhorar sem mexer muito! Abraço!