y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

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y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 21 jul 2012, 11:57

Boas agora á uma alteração que se faz no td6 mantendo tudo de origem turbo e bomba, está alteração é feita pela uma pessoa que sabe eles ficam a dar 180km na boa sem reduçoes, no monte fazem partes ao relantim sem acelerar, á pessoas aqui no forum que já tem essa alterração, nessa oficina do meu amigo tem chegado gr y61 com bomba mecanica de 12mm e turbo de geometria, e tiram tudo fora para meter o turbo de origem e a bomba original a electrica, só para verem como fica.
Quem tiver interessado em fazer podem passar lá para espermentar um y61 td6
Fica brutal.

Abraço
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por Megamind » 22 jul 2012, 21:04

Carlos, 178km/h dá o meu com pneu 33 e só com a EGR anulada :okkk: Mas não deixa de ser uma solução interessante, falta é vermos mais exemplares com essa modificação :okkk:

 
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por Martins32 » 22 jul 2012, 22:09

Boas

Consegues-me arranjar o contacto dessa oficina onde se faz essa alteração nos Y61???

Um abraço

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por super » 22 jul 2012, 22:24

Queres ver que descobriram a polvora...??? :shit:

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por joao trapol » 22 jul 2012, 22:46

super Escreveu:Queres ver que descobriram a polvora...??? :shit:



parece me k sim ... mas ja nao é de agora... ja ouço esta historia á anos se calhar , nunca vi nenhum... mas ja me afirmaram de pés juntos k ficava top msm...

abraço..

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por SAMUEL SILVA » 22 jul 2012, 22:51

joao trapol Escreveu:
super Escreveu:Queres ver que descobriram a polvora...??? :shit:



parece me k sim ... mas ja nao é de agora... ja ouço esta historia á anos se calhar , nunca vi nenhum... mas ja me afirmaram de pés juntos k ficava top msm...

abraço..


Fica mesmo top amigo, compensa o investimento sem alteraçoes... Andei num e fiquei muito surpreendido... Isto é se for o mesmo preparador que o carlos fala...

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 01:04

SAMUEL SILVA Escreveu:
joao trapol Escreveu:
super Escreveu:Queres ver que descobriram a polvora...??? :shit:



parece me k sim ... mas ja nao é de agora... ja ouço esta historia á anos se calhar , nunca vi nenhum... mas ja me afirmaram de pés juntos k ficava top msm...

abraço..


Fica mesmo top amigo, compensa o investimento sem alteraçoes... Andei num e fiquei muito surpreendido... Isto é se for o mesmo preparador que o carlos fala...


Será talvez a alteração da bomba injectora da malta da Jipes&Companhia?...

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 11:18

Megamind Escreveu:Carlos, 178km/h dá o meu com pneu 33 e só com a EGR anulada :okkk: Mas não deixa de ser uma solução interessante, falta é vermos mais exemplares com essa modificação :okkk:

Eles dão 180km com pneus 35 sem anular nada
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 11:20

SAMUEL SILVA Escreveu:
joao trapol Escreveu:
super Escreveu:Queres ver que descobriram a polvora...??? :shit:



parece me k sim ... mas ja nao é de agora... ja ouço esta historia á anos se calhar , nunca vi nenhum... mas ja me afirmaram de pés juntos k ficava top msm...

abraço..


Fica mesmo top amigo, compensa o investimento sem alteraçoes... Andei num e fiquei muito surpreendido... Isto é se for o mesmo preparador que o carlos fala...

É esse mesmo Samuel e tu sabes bem como eles ficam.

Abraço
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 11:24

joao trapol Escreveu:
super Escreveu:Queres ver que descobriram a polvora...??? :shit:



parece me k sim ... mas ja nao é de agora... ja ouço esta historia á anos se calhar , nunca vi nenhum... mas ja me afirmaram de pés juntos k ficava top msm...

abraço..

Se quiseres João vens cá a Paços e experimentas 1 só para veres como fica.

Abraço
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por cmoliveira » 23 jul 2012, 16:30

carlos peliculas Escreveu:Boas agora á uma alteração que se faz no td6 mantendo tudo de origem turbo e bomba, está alteração é feita pela uma pessoa que sabe eles ficam a dar 180km na boa sem reduçoes, no monte fazem partes ao relantim sem acelerar, á pessoas aqui no forum que já tem essa alterração, nessa oficina do meu amigo tem chegado gr y61 com bomba mecanica de 12mm e turbo de geometria, e tiram tudo fora para meter o turbo de origem e a bomba original a electrica, só para verem como fica.
Quem tiver interessado em fazer podem passar lá para espermentar um y61 td6
Fica brutal.

Abraço


Boas,fiquei curioso y61 no monte a fazer partes ao relantim!!Onde se pode ver um carro com essa alteração,tenho um e gostava de ver com os meus olhos,já ouvi falar mas nunca vi,eu no meu tenho bomba mecanica com emblo 12mm e gc 5.14 só não gosto do fumo e mesmo assim no monte não faz nada ao relantim!!
Dá para arranjar o contacto!!
abç
cumprimenTTos

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por Raul Costa » 23 jul 2012, 16:44

Epá... com milagres assim e já que tenho um motor TD6, acho que vou arranjar uma bomba electrónica... há por aí alguns vídeos de carros desses aí a bombar a sério?

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 18:18

cmoliveira Escreveu:
carlos peliculas Escreveu:Boas agora á uma alteração que se faz no td6 mantendo tudo de origem turbo e bomba, está alteração é feita pela uma pessoa que sabe eles ficam a dar 180km na boa sem reduçoes, no monte fazem partes ao relantim sem acelerar, á pessoas aqui no forum que já tem essa alterração, nessa oficina do meu amigo tem chegado gr y61 com bomba mecanica de 12mm e turbo de geometria, e tiram tudo fora para meter o turbo de origem e a bomba original a electrica, só para verem como fica.
Quem tiver interessado em fazer podem passar lá para espermentar um y61 td6
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Abraço


Boas,fiquei curioso y61 no monte a fazer partes ao relantim!!Onde se pode ver um carro com essa alteração,tenho um e gostava de ver com os meus olhos,já ouvi falar mas nunca vi,eu no meu tenho bomba mecanica com emblo 12mm e gc 5.14 só não gosto do fumo e mesmo assim no monte não faz nada ao relantim!!
Dá para arranjar o contacto!!
abç


Há que ter atenção a certas coisas e sem querer desacreditar ninguém...

O ralenti é a rotação minima a que o motor funciona para se manter a trabalhar... Quando tens um motor tipo 15bft, cabstar, rd33, toy 1HD 4.2, etc tens um motor com um binário de arranque forte que é dado pela força que o piston produz dentro do cilindro (isto sem grande preciosismos técnicos)... São motores que mesmo em baixa rotação querem arrancar com o carro porque produzem binário logo apartir do ralenti... por isso a malta gosta tanto deles!

Com esses motores, mesmo em subidas, podes apenas largar a embraiagem que o carro arranca... Essa não é uma característica do rd28ti (y61) pois tem 6 cilindros num motor 2.8 o que dá cerca de 466,6 cc por cilindro... Inferior ao KZT 3.0 que tem 750 cc ou até que o nissan 2.7 que apesar de ter menos 100 cc de cilindrada tem binário de arranque superior por ter apenas 4 cilindros...

Estas afirmações não são 100% técnicas mas dá para perceber... o rd28ti não arranca ao ralenti (que é de cerca de 700 rpm) com o peso que tem um y61... talvez em plano mas NUNCA num terreno difícil ou inclinado!

O que pode ser feito é adiantar a bomba e sei que há quem o faça de maneiras muito interessantes e com bons resultados... mas isso vai subir o ralenti do motor de certeza!... ou seja, vai equivaler a ter-se o pé em cima do acelerador até umas rpm's acima para o carro conseguir arrancar...

De certeza que é interessante se alguém conseguir fazer isso utilizando a electronica original do y61, e reparem que não estou a duvidar que haja quem o faça, mas a base do rd28ti é igual em todos os carros e esse motor para atingir o binário que precisa para arrancar em subida e ultrapassar obstáculos precisa de mais rotação que as 650 ou 700 rpm do ralenti normal!

Eu não tenho GC reduzidos mas tenho pneus 35, geometria e quem conhece o meu carro sabe que ele anda muito... mas não faz obstáculos ao ralenti pq é uma questão de relação peso/potência e por isso tanta gente prefere o y60... Porque apesar de ter o mesmo motor (a base pelo menos, e diferenças electrónicas) pesa muito menos fornecendo-lhe uma relação peso potencia melhor.

É a minha experiência... mas se estou errado podemos falar sobre o assunto sem que ninguém se sinta ofendido!
PEACE :cool:

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por GatoYzf » 23 jul 2012, 18:23

:music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: até sou meio crente, acredito em deus, milagres e por ai em diante... mas uma coisa e certa "quem nao tem perna nao pode dar coiçe" :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu:

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 19:15

cmoliveira Escreveu:
carlos peliculas Escreveu:Boas agora á uma alteração que se faz no td6 mantendo tudo de origem turbo e bomba, está alteração é feita pela uma pessoa que sabe eles ficam a dar 180km na boa sem reduçoes, no monte fazem partes ao relantim sem acelerar, á pessoas aqui no forum que já tem essa alterração, nessa oficina do meu amigo tem chegado gr y61 com bomba mecanica de 12mm e turbo de geometria, e tiram tudo fora para meter o turbo de origem e a bomba original a electrica, só para verem como fica.
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 19:29

Raul Costa Escreveu:Epá... com milagres assim e já que tenho um motor TD6, acho que vou arranjar uma bomba electrónica... há por aí alguns vídeos de carros desses aí a bombar a sério?

Boas amigo Raul ainda não fizemos um video, mas posso fazer, mas sabe bem que muitas vezes no video não amostra o que é, nada como experimentar.

Abraço
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 19:47

GatoYzf Escreveu::music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: até sou meio crente, acredito em deus, milagres e por ai em diante... mas uma coisa e certa "quem nao tem perna nao pode dar coiçe" :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu:



Oh, gato.. não sou tão radical como tu (mas compreendo-te...)pois eu já tive o meu y61 com uma box de potência que me dava uma melhoria de desempenho evidente. Lembro-me de ir com um amigo na auto-estrada a picar e do jipe passar os 185 km/h no velocimetro (claro que não era a velocidade real mas é significativo para um carro com 7 lugares e quase 3000 Kg). O carro com a box andava mais solto e ficava bem melhor do que de origem e, basicamente, o que a box faz é meter mais gasóleo.

As boxes da Adonis para o y61 TD6 prometem 175 cv em situação ideal... daí que, apesar da ideia generalizada de que não se consegue reprogramar o y61 TD6, eu acredito que se possa aumentar o desempenho com electrónica.

Se as boxes o fazem tb deverá ser possível fazê-lo de outra maneira...

Isto é um fórum e há sempre interesse em partilhar as experiências que cada um vive com ganhos para todos.

No meu caso, antes de optar pela alteração da LM4, cheguei a ponderar a alteração da Jipes e Companhia e até falei com o senhor que achei mt simpático e acessível. Ele falava-me em 180 cv mas a minha cabeça estalou e, já que tinha de o operar, resolvi ir para a LM4 pois, do que sabia, a alteração era mais completa e fiável com TGV, radiador, bypass do 6º cilindro, etc.

Apesar disso, fiquei sempre com a ideia dessa alteração que se faz na BI electrónica e que tem efeito tão bons...

No entanto, recuso um bocado a ideia do milagre das baixas pois não há nada que melhore mais as baixas de um y61TD6 do que TGV e GC... e mesmo assim, não acho nada de brutal pois o ADN do motor simplesmente não permite.

Até hoje, não encontrei melhor num y61 que a alteração que fiz na LM4. Melhor só mudando de motor... para 4.2 toyota ou BMW 3000! :yupi:

De qualquer maneira, gostava de saber mais feedback sobre essa alteração pois nunca consegui ter informação fidedigna... Sei de vários motores LM4 com testes de potencia em banco e brevemente irei levar o meu.

Vi no youtube, o que me disseram que era um vídeo de um y61 com essa alteração da BI (e exatamente com essa conversa do subir obstáculos ao ralenti) mas, no vídeo que observei, não era visivel nada disso assim que mantenho a dúvida... e isto sem querer chamar ninguém de mentiroso pois são preparadores e oficinas de renome com pessoas que sabem mais a dormir do que eu acordado.

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 19:54

midnightlimb Escreveu:
GatoYzf Escreveu::music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: até sou meio crente, acredito em deus, milagres e por ai em diante... mas uma coisa e certa "quem nao tem perna nao pode dar coiçe" :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu:



Oh, gato.. não sou tão radical como tu (mas compreendo-te...)pois eu já tive o meu y61 com uma box de potência que me dava uma melhoria de desempenho evidente. Lembro-me de ir com um amigo na auto-estrada a picar e do jipe passar os 185 km/h no velocimetro (claro que não era a velocidade real mas é significativo para um carro com 7 lugares e quase 3000 Kg). O carro com a box andava mais solto e ficava bem melhor do que de origem e, basicamente, o que a box faz é meter mais gasóleo.

As boxes da Adonis para o y61 TD6 prometem 175 cv em situação ideal... daí que, apesar da ideia generalizada de que não se consegue reprogramar o y61 TD6, eu acredito que se possa aumentar o desempenho com electrónica.

Se as boxes o fazem tb deverá ser possível fazê-lo de outra maneira...

Isto é um fórum e há sempre interesse em partilhar as experiências que cada um vive com ganhos para todos.

No meu caso, antes de optar pela alteração da LM4, cheguei a ponderar a alteração da Jipes e Companhia e até falei com o senhor que achei mt simpático e acessível. Ele falava-me em 180 cv mas a minha cabeça estalou e, já que tinha de o operar, resolvi ir para a LM4 pois, do que sabia, a alteração era mais completa e fiável com TGV, radiador, bypass do 6º cilindro, etc.

Apesar disso, fiquei sempre com a ideia dessa alteração que se faz na BI electrónica e que tem efeito tão bons...

No entanto, recuso um bocado a ideia do milagre das baixas pois não há nada que melhore mais as baixas de um y61TD6 do que TGV e GC... e mesmo assim, não acho nada de brutal pois o ADN do motor simplesmente não permite.

Até hoje, não encontrei melhor num y61 que a alteração que fiz na LM4. Melhor só mudando de motor... para 4.2 toyota ou BMW 3000! :yupi:

De qualquer maneira, gostava de saber mais feedback sobre essa alteração pois nunca consegui ter informação fidedigna... Sei de vários motores LM4 com testes de potencia em banco e brevemente irei levar o meu.

Vi no youtube, o que me disseram que era um vídeo de um y61 com essa alteração da BI (e exatamente com essa conversa do subir obstáculos ao ralenti) mas, no vídeo que observei, não era visivel nada disso assim que mantenho a dúvida... e isto sem querer chamar ninguém de mentiroso pois são preparadores e oficinas de renome com pessoas que sabem mais a dormir do que eu acordado.

Amigo se quiser vir cá cima ao norte comparar pode vir fazemos um video se for preciso e comparamos o seu e o que tenho aqui com pneus 35 e vemos como fica com as duas alterações.

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 20:05

Se estivesse perto, iria com todo o gosto porque estamos sempre a aprender... No entanto, há muita malta aí no norte com y61's como o meu, feitos pela LM4 e agora tb pela Tuff4x4... Seria bom ver as diferenças até porque estamos a falar de valores muito diferentes e se se conseguir fazer algo de bom por valores bem baixos vale sempre a pena.

Não fiques zangado cmg, Carlos... estamos apenas a trocar ideias com todo o respeito. :olaaaa:

Por acaso não têm nenhum teste de potência em banco como fez o Cristiano que até filmou? Era mesmo fixe pois dissipava qualquer dúvida e dava uma nova luz à preparação do y61.

O meu objectivo ao entrar nesta discussão é apenas esclarecer as minha ideias e ajudar aqueles que lêem a tomar opções para os seus casos particulares... :respct:

 
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por Pedrowolf » 23 jul 2012, 20:12

Carlos, eu já falei disso por aqui há uns bons tempos. Dei uma volta num Y61 com essa alteração que falas (e na altura até fui no lugar detrás) e bastaram meia duzia de metros para ficar :eek: muito bom mesmo :nod: só keria gássssssssss [wink]

Abraço :okkk:

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 20:14

midnightlimb Escreveu:Se estivesse perto, iria com todo o gosto porque estamos sempre a aprender... No entanto, há muita malta aí no norte com y61's como o meu, feitos pela LM4 e agora tb pela Tuff4x4... Seria bom ver as diferenças até porque estamos a falar de valores muito diferentes e se se conseguir fazer algo de bom por valores bem baixos vale sempre a pena.

Não fiques zangado cmg, Carlos... estamos apenas a trocar ideias com todo o respeito. :olaaaa:

Por acaso não têm nenhum teste de potência em banco como fez o Cristiano que até filmou? Era mesmo fixe pois dissipava qualquer dúvida e dava uma nova luz à preparação do y61.

O meu objectivo ao entrar nesta discussão é apenas esclarecer as minha ideias e ajudar aqueles que lêem a tomar opções para os seus casos particulares... :respct:

É o seguinte quem faz esta alteração é um amigo meu que muita gente conhece, é ele que afina o carro do Biclas, Inersel e etc.

Abraço
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 20:15

Pedrowolf Escreveu:Carlos, eu já falei disso por aqui há uns bons tempos. Dei uma volta num Y61 com essa alteração que falas (e na altura até fui no lugar detrás) e bastaram meia duzia de metros para ficar :eek: muito bom mesmo :nod: só keria gássssssssss [wink]

Abraço :okkk:

Boas Pedro tu sabes bem como eles ficam não a expeli-casão.

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por Megamind » 23 jul 2012, 20:35

Mas se é assim tão bom, mostrem filmes, pelo menos para quem os tem, que é o meu caso saber o que pode ter com isso. Tal como o Filipe, eu acredito que a electrónica do 61 ainda não esteja explorada e que se possa fazer algumas coisas em relação a isso mas para acreditar, só vendo. Eu acredito nas preparações da LM4, venero o que o pessoal da TUFF4x4 faz com os Td6 mas lá está, muito filme já corre com os resultados das preparações de ambas as empresas.

Agora enquanto que não existir mais informação sobre essa modificação duvido que tenha sucesso pois é no terreno que se faz a melhor publicidade :okkk:

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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por carlos peliculas » 23 jul 2012, 21:05

Na segunda prova da jiipark o carro que ficou em 4 lugar o y61 cinzento tem esta alteração.
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Re: y61 TD6 COM POWER COM TUDO DE ORIGEM

Mensagem por GatoYzf » 23 jul 2012, 22:43

midnightlimb Escreveu:
GatoYzf Escreveu::music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music: até sou meio crente, acredito em deus, milagres e por ai em diante... mas uma coisa e certa "quem nao tem perna nao pode dar coiçe" :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu: :fiuu:



Oh, gato.. não sou tão radical como tu (mas compreendo-te...)pois eu já tive o meu y61 com uma box de potência que me dava uma melhoria de desempenho evidente. Lembro-me de ir com um amigo na auto-estrada a picar e do jipe passar os 185 km/h no velocimetro (claro que não era a velocidade real mas é significativo para um carro com 7 lugares e quase 3000 Kg). O carro com a box andava mais solto e ficava bem melhor do que de origem e, basicamente, o que a box faz é meter mais gasóleo.

As boxes da Adonis para o y61 TD6 prometem 175 cv em situação ideal... daí que, apesar da ideia generalizada de que não se consegue reprogramar o y61 TD6, eu acredito que se possa aumentar o desempenho com electrónica.

Se as boxes o fazem tb deverá ser possível fazê-lo de outra maneira...

Isto é um fórum e há sempre interesse em partilhar as experiências que cada um vive com ganhos para todos.

No meu caso, antes de optar pela alteração da LM4, cheguei a ponderar a alteração da Jipes e Companhia e até falei com o senhor que achei mt simpático e acessível. Ele falava-me em 180 cv mas a minha cabeça estalou e, já que tinha de o operar, resolvi ir para a LM4 pois, do que sabia, a alteração era mais completa e fiável com TGV, radiador, bypass do 6º cilindro, etc.

Apesar disso, fiquei sempre com a ideia dessa alteração que se faz na BI electrónica e que tem efeito tão bons...

No entanto, recuso um bocado a ideia do milagre das baixas pois não há nada que melhore mais as baixas de um y61TD6 do que TGV e GC... e mesmo assim, não acho nada de brutal pois o ADN do motor simplesmente não permite.

Até hoje, não encontrei melhor num y61 que a alteração que fiz na LM4. Melhor só mudando de motor... para 4.2 toyota ou BMW 3000! :yupi:

De qualquer maneira, gostava de saber mais feedback sobre essa alteração pois nunca consegui ter informação fidedigna... Sei de vários motores LM4 com testes de potencia em banco e brevemente irei levar o meu.

Vi no youtube, o que me disseram que era um vídeo de um y61 com essa alteração da BI (e exatamente com essa conversa do subir obstáculos ao ralenti) mas, no vídeo que observei, não era visivel nada disso assim que mantenho a dúvida... e isto sem querer chamar ninguém de mentiroso pois são preparadores e oficinas de renome com pessoas que sabem mais a dormir do que eu acordado.


O problema do td6 e um problema de binario e penso que toda a gente sabe o porque desse problema demasiados cilindros para tao pouca celindrada... Consueguese tirar muita potencia do td6 ou rd28t mas essa potencia e sempre a elevados regimes (ver curvas de potencia dos graficos)... acredito que se poderá melhorar um pouco em baixas (mas um pouco apenas, ainda por cima com tao poucas alterações...) e verdade que o ppl da arotaçoes tem por habito fazer milagres... mas dai a que um bloco de um td6 chegue ao binario de um cabstar ou similar ainda gostava de ver.. especialmnete ao relentim como foi aqui referido... pois isso acho que nem nos sonhos mais animados... Estamos a falar de baixas nao estamos a falar de velocidades de ponta.. os jeeps nao sao carros de corrida... mas como em tudo na vida cada um lhe da o uso que quer e que gosta..
Abraços

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