Bruno Coelho Escreveu:Edu Escreveu:Não te preocupes com o título, o que interessa é o conteúdo!
Uma coisa engraçada é que o meu nunca cortou (safe-mode) por o turbo atingir muita pressão. Agora anda sempre 0,9/1,0 Bar no máximo mas não dá erro, mas no inicio ás vezes tinha picos breves de 1,7 Bar e mesmo assim a minha centralina nunca registou o erro de overboost. Já não és o primeiro caso que ouço em que mesmo com válvula dawes e needle valve a centralina corta.
A Nissan tem cerca de 30 referências de centralinas para este modelo, conforme o ano, curto/longo, clima frio/quente, deduzo que o comportamento não seja igual por causa disto. No meu caso também poderá ser o turbo que é mais recente e nunca foi mexido.
Em relação á bomba mecãnica já ouvi falar mas nunca vi nenhum, talvez seja a bomba de um bloco bd30 cabstar.
Na minha opinião prefiro uma boa box de potência que dê para programar os pontos em que se quer dar mais.
Edu
Boas
Hoje resolvi andar com o bixo e para o testar carregei um pouco no acelarador e todo bem, até que sem saber porquê cortou com a pressão abaixo de 1bar
O que eu acho muito sinceramente é que deve ser algum problema de programação de centralina ou algum sensor avariado, porque ele até puxa muito bem.
Quanto a bomba pelo que sei é memo a do cabstar e resolvia todos estes problemas de eletronica porque a quem diga que o bloco e igual. Será?
Acho que vou começar primeiro pela repor porque uma box custa tanto como uma centralina virgem!!!
Tu tambem tens egt?
Cump
Bruno Coelho
Boas,
Pois é Bruno no meu tambem tinha esse problema e resolvi com a regulação da Dawes para 0.8 Bar, apartir dai nunca mais cortou, faz esta pressão em acelaração e velocidade constante e não corta.
Penso que a causa deste fenomeno é o MAP Sensor (sensor de pressão de turbo) que está acopolado ao intercooler, e digo isto porque como alterei o intercooler do meu anulei este sensor (está na gaveta e anda com a ficha desligada) e não notei alteração nenhuma no motor ou seja o Jipe com o sensor ligado ou desligado tem sempre o mesmo comportamento, corta acima de 0.8 Bar de pressão. falta-me saber (mas não é dificil) qual a voltagem de trabalho deste sensor para confirmar se é esse o mal e substitui-lo.
Cristiano a falta de baixas nada tem a ver com o facto da EGR estar tapada, pois vê, quando aceleras para um arranque ou uma recuperação a centralina por si já dá ordem de fecho da EGR afim de ter uma combustão rica (ar limpo = a potencia) porque estamos a solicitar o acelarador para uma posição de Throttle toda aberta.
No 3.0 DI a EGR só recircula gases quando vamos numa posição de Throttle intermedia ou seja circulamos em velocidades constantes na casa dos 100 Km/h (tipo viagens) mas por exemplo se dermos uma "gazada" para ultrapassar um "azeiteiro" a centralina dá logo ordem de fecho da EGR por isso é que vês o manometro da pressão do turbo fazer picos de 1.7/2.0 Bar e depois estabiliza em 0.9/1.0 Bar - isto é a EGR a fechar, a pressão do turbo a subir e o Selenoide do actuador da geometria a adaptar-se para que não haja cortes por segurança.
Eu para mim, como já disse no teu topico, o teu motor já está em OverBoost, e digo isto porque no meu quando tapei a EGR comecei logo com pressões de 1.5 Bar para cima, ora com o Map Sensor está progamado para max. de 1.2 o motor tem que se adaptar como segurança. Tens duas hipoteses ou afinas o parafuso da VNT desapertando a porca de segurança e rodando o parafuso (sentido ponteiros relogio) uma volta ou então instala a Dawes e Needle Valve.
Só mais uma observação e que ainda não foi focada, os Australianos penso que tambem têm algumas duvidas pois têm varios tópicos sobre o assunto, QUAL A TEMPERATURA DE COMBUSTÃO SEGURA PARA O ZD 30???
Dependendo do sitio onde se coloca o piro (o meu está a meio da panela do Kat que está oca ) apurei que não convem fazer temperaturas acima dos 500º em esforço, e 200º/300º em circulação normal, isto com o piro nesta localização, mas por exemplo se o colocarmos no colector de escape as leituras normais já terão que ser superiores a estas logo pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.
Agora que começam a haver bases para começar a discursão deste motor aqui no forum, pois vejo que finalmente ha mais pessoal a queimar as penstanas em Inglês, deixo a questão, que temperaturas fazem os vossos e onde têm o piro instalado?
Cumps.
Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER