soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

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soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 12 fev 2010, 16:18

Boas
Vou aproveitar este excelente fórum para tentar saber as vossas opiniões e conselhos de quem teve ou tem ou conhece a patrol gr 30di é que aqui para estes lados (Porto) e de maneira geral toda a gente fala mal dos nossos gr mas como eu desconheço o verdadeiro mal deles andei a informar junto de algumas pessoas que disseram varias opiniões:

Problemas de injecção
disseram que os injectores são de duplo efeito (pressões altas e baixas) e que em baixa pressão eles quando danificados pelo mau gasóleo começam a "mijar" e furam os pistões. Disseram também para instalar dois filtros de gasóleo e testar os injectores em cada 20000 km.
Também disseram que e a electrónica deles que não presta.
problemas nas caixas de velocidades (5 velocidade)
problemas nos turbos
e também mesmo trocando o motor que é o caso do meu continua a ter problemas de lubrificação.
Enfim não sei o que fazer nem o que pensar mas o que e verdade é que o meu jipe tem 67000 km e eu ja falei com pessoas que tem os mesmos com 300000km e disseram que não tiveram problemas.
Estou a criar este tópico para quem tem 30di saber se alguém neste pais se sabe mesmo a verdadeira solução para os nossos jipes.

Obrigada pela vossa atenção e espero opiniões :thumbsup:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 12 fev 2010, 18:51

Boas Bruno.
Na minha modesta opinião há algumas coisas que deves fazer:
Instalar 1 manometro de pressao de turbo
Instalar uma manometro de temperatura dos gases de escape
Colocar o oleo mais fino possivel
Mudar mais vezes o oleo
Mudar mais vezes os filtros
Ter em atenção o oleo pois sendo mais fino o motor vai consumir algum
Saber que carter tens pois o de 8,5LT tem menos tendencia a causar problemas
E como disseste ter em atenção os injectores

Mas acima de tudo tentar nao andar acima das 3500RPM, pois o motor não precisa
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Rui Fernandes

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 12 fev 2010, 20:07

Boas Rui

Quanto ao manometro do turbo ja esta em projecto, o meu carter ja é de 8.5 litros o oleo e o 10w 40 sintetico para 10000km os filtros mudo sempre que mudar o oleo a velocidade sempre abaixo em estrada das 3500rpm os injectores utilizo sempre o gasoleo melhor e colocar o limpa injectores de meio em meio ano sempre do melhor.
Isto são conselhos que eu tenho tentado seguir a risca.
Agora quanto ao manometro de temperatura dos gases é que nao faço ideia como é :ups:
Nao te importas de explicar.
Cumprimentos

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 22 fev 2010, 19:55

É como um manometro da pressao do turbo mas atraves de uma sonda mede a temperatura atingida na camara de combustão ou o mais proximo possivel dela (normalmente nos colectores de escape).
Imagem
Esta temperatura quando sobe em demasia pode originar, em conjunto com outros factores (pressao a mais nos injectores, defeciente lubrificação, defeciente arrefecimento, pressao a mais do turbo-...), o crash ou furos nos pistoes e consequentemente danificar o bloco.
Na minha opiniao este manometro é das coisas mais importantes e não só no 3.0 Di, pois sem uma temperatura de combustao correcta, não se obtem o maximo de potencia de nenhum veículo.
Por exemplo quando ves um carro a fazer muito fumo preto, isso deve-se a uma temperatura de combustão baixa= gasoleo a mais para ar a menos--->>o que sai escuro é gasóleo não queimado-!!!puro desperdicio
Quando mandas ar a mais a temperatura sobe em demasia e podes queimar o motor...Exprimenta por exemplo mandar ar para uma fogueira...

Bruno Coelho Escreveu:Boas Rui

Quanto ao manometro do turbo ja esta em projecto, o meu carter ja é de 8.5 litros o oleo e o 10w 40 sintetico para 10000km os filtros mudo sempre que mudar o oleo a velocidade sempre abaixo em estrada das 3500rpm os injectores utilizo sempre o gasoleo melhor e colocar o limpa injectores de meio em meio ano sempre do melhor.
Isto são conselhos que eu tenho tentado seguir a risca.
Agora quanto ao manometro de temperatura dos gases é que nao faço ideia como é :ups:
Nao te importas de explicar.
Cumprimentos
A aventura começa quando a estrada acaba
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 23 fev 2010, 02:05

Não conhecia esses manómetros, mas tu sabes qual é a temperatura normal destes motores?
E ja agora conheces quem os venda e o sitio onde se instala a sonda?

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 13 mar 2012, 13:24

:okkk:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 13 mar 2012, 13:30

Ora bem uma vez que não escrevia neste topico a muito tempo vou escrever o que já fiz para melhorar estes motores.

Tapei a egr.

Instalei os manometros de pressão de oleo turbo egt.

Linha de escape de 60mm

Retirei a panela e catalizador.

Coloquei separador de oleo.

Ma stambem tenho outros projectos em vista!!!

Aceita-se opniões!!

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 13 mar 2012, 22:54

Boa noite Bruno,

Só vi este tópico depois de te enviar MP, se quiseres podemos usar este em vez de criar um novo.

Do teu primeiro post só não te aconselho a usar dois filtros pelo simples facto de a bomba injectora já estar a ter trabalho em puxar gasóleo. Um dos motivos que os australianos usam bomba auxiliar junto ao depósito é mesmo para compensar o facto de colocarem outro filtro extra de gasóleo (normalmente um decantador de água). Segundo li o filtro original é bom e como uso sempre gasóleo de qualidade não me preocupo com esse aspecto.
Os injectores devem ser limpos e calibrados em qualquer motor diesel, mas julgo que um intervalo de 80000km talvez seja suficiente (e também é melhor para a carteira)

A 5ª velocidade deu realmente problemas porque as estrias do veio primário eram mais pequenas que as do carreto da 5ª. A Nissan resolveu este problema algures em 2004/2005 julgo eu e também vende um kit com novo veio, carreto e mais peças para reconstruir a caixa. A solução que eu uso é nunca usar a 5ª velocidade abaixo de 100km/h. Esta velocidade é sempre mais fraca visto ser overdrive, as rotações do motor são mais baixas que as de saída para a transmissão (relação 0.851/1) enquanto a 4ª corresponde a 1/1 e é a que mais uso.

Quando esvazias separador de óleo costuma ter muito? A razão da minha pergunta é que no ínicio quando fiz a primeira revisão usei 8,2l de óleo como manda o manual mas fiquei com o nível mesmo no máximo. Entretanto tinha instalado o separador de óleo há pouco por isso não tinha noção das quantidades que ele costuma acumular. Na revisão seguinte decidi usar só 8l e reparei que agora quando dreno o separador a quantidade de óleo que ele filtra reduziu quase para metade. Já tive conversas com outros utilizadores lá fora e alguns também usam menos quantidade nas revisões por causa disso. Um deles que estava a reconstruir o motor foi porreiro e como tinha o carter desmontado despejou para lá 8.2l certos para nos provar que os carteres dos zd30 são todos iguais. Já me esquecia de perguntar qual o óleo que usas?

De resto o teu Patrol já tem as modificações todas para melhorar o desempenho/fiabilidade!

Cumps,

Edu

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 13 mar 2012, 23:23

Edu Escreveu:Boa noite Bruno,

Só vi este tópico depois de te enviar MP, se quiseres podemos usar este em vez de criar um novo.

Do teu primeiro post só não te aconselho a usar dois filtros pelo simples facto de a bomba injectora já estar a ter trabalho em puxar gasóleo. Um dos motivos que os australianos usam bomba auxiliar junto ao depósito é mesmo para compensar o facto de colocarem outro filtro extra de gasóleo (normalmente um decantador de água). Segundo li o filtro original é bom e como uso sempre gasóleo de qualidade não me preocupo com esse aspecto.
Os injectores devem ser limpos e calibrados em qualquer motor diesel, mas julgo que um intervalo de 80000km talvez seja suficiente (e também é melhor para a carteira)

A 5ª velocidade deu realmente problemas porque as estrias do veio primário eram mais pequenas que as do carreto da 5ª. A Nissan resolveu este problema algures em 2004/2005 julgo eu e também vende um kit com novo veio, carreto e mais peças para reconstruir a caixa. A solução que eu uso é nunca usar a 5ª velocidade abaixo de 100km/h. Esta velocidade é sempre mais fraca visto ser overdrive, as rotações do motor são mais baixas que as de saída para a transmissão (relação 0.851/1) enquanto a 4ª corresponde a 1/1 e é a que mais uso.

Quando esvazias separador de óleo costuma ter muito? A razão da minha pergunta é que no ínicio quando fiz a primeira revisão usei 8,2l de óleo como manda o manual mas fiquei com o nível mesmo no máximo. Entretanto tinha instalado o separador de óleo há pouco por isso não tinha noção das quantidades que ele costuma acumular. Na revisão seguinte decidi usar só 8l e reparei que agora quando dreno o separador a quantidade de óleo que ele filtra reduziu quase para metade. Já tive conversas com outros utilizadores lá fora e alguns também usam menos quantidade nas revisões por causa disso. Um deles que estava a reconstruir o motor foi porreiro e como tinha o carter desmontado despejou para lá 8.2l certos para nos provar que os carteres dos zd30 são todos iguais. Já me esquecia de perguntar qual o óleo que usas?

De resto o teu Patrol já tem as modificações todas para melhorar o desempenho/fiabilidade!

Cumps,

Edu


Boas

Ainda estive a ver se dava para alterar o titulo mas não consigo,

Vou te ser sincero ainda não drenei o separador porque não fiz os km necessários para o acumular óleo (o ano passado só fiz cerca de 4000 km) quanto ao óleo uso o mobil 10w 40 para 10000 km.
O meu motor puxa muito bem em relação ao que era quando o comprei, porque na altura tive alguns problemas, tinha o medidor de massa de ar queimado e o turbo não sei porque estava a fazer cerca de 2 bar de pressão e como é sabido cortava a injecção.
Agora esta a fazer no máximo 1.0 bar e a manter cerca de 0.8 bar, mas de vez enquanto corta porque mesmo com estas alterações numa subida de acelerador colado ele faz mais de 1.0 bar.
Eu gostava era de o programar para acabar com o maldito corte de injecção devido a pressão do turbo ou como já foi falado trocar a bomba injectora por uma mecânica.
Ja leste alguma coisa de trocar a bomba?

cump

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 14 mar 2012, 01:01

Não te preocupes com o título, o que interessa é o conteúdo!

Uma coisa engraçada é que o meu nunca cortou (safe-mode) por o turbo atingir muita pressão. Agora anda sempre 0,9/1,0 Bar no máximo mas não dá erro, mas no inicio ás vezes tinha picos breves de 1,7 Bar e mesmo assim a minha centralina nunca registou o erro de overboost. Já não és o primeiro caso que ouço em que mesmo com válvula dawes e needle valve a centralina corta.
A Nissan tem cerca de 30 referências de centralinas para este modelo, conforme o ano, curto/longo, clima frio/quente, deduzo que o comportamento não seja igual por causa disto. No meu caso também poderá ser o turbo que é mais recente e nunca foi mexido.
Em relação á bomba mecãnica já ouvi falar mas nunca vi nenhum, talvez seja a bomba de um bloco bd30 cabstar.
Na minha opinião prefiro uma boa box de potência que dê para programar os pontos em que se quer dar mais.

Edu

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 14 mar 2012, 18:05

Edu Escreveu:Não te preocupes com o título, o que interessa é o conteúdo!

Uma coisa engraçada é que o meu nunca cortou (safe-mode) por o turbo atingir muita pressão. Agora anda sempre 0,9/1,0 Bar no máximo mas não dá erro, mas no inicio ás vezes tinha picos breves de 1,7 Bar e mesmo assim a minha centralina nunca registou o erro de overboost. Já não és o primeiro caso que ouço em que mesmo com válvula dawes e needle valve a centralina corta.
A Nissan tem cerca de 30 referências de centralinas para este modelo, conforme o ano, curto/longo, clima frio/quente, deduzo que o comportamento não seja igual por causa disto. No meu caso também poderá ser o turbo que é mais recente e nunca foi mexido.
Em relação á bomba mecãnica já ouvi falar mas nunca vi nenhum, talvez seja a bomba de um bloco bd30 cabstar.
Na minha opinião prefiro uma boa box de potência que dê para programar os pontos em que se quer dar mais.

Edu


Boas

Hoje resolvi andar com o bixo e para o testar carregei um pouco no acelarador e todo bem, até que sem saber porquê cortou com a pressão abaixo de 1bar :grrr:
O que eu acho muito sinceramente é que deve ser algum problema de programação de centralina ou algum sensor avariado, porque ele até puxa muito bem.
Quanto a bomba pelo que sei é memo a do cabstar e resolvia todos estes problemas de eletronica porque a quem diga que o bloco e igual. Será?
Acho que vou começar primeiro pela repor porque uma box custa tanto como uma centralina virgem!!!
Tu tambem tens egt?

Cump

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 14 mar 2012, 18:50

boas o meu nunca cortou...a unica vez que acendeu uma luz foi qd a arrancar de um portico acelarei a fundo mesmo ao arrancar, com o modo sport ligado e O/D desligado fez 2 bar no manometro de pico durante uns 2 segundos e acendeu a luz do motor, mas desguei a chave e ta tudo novo outra vez...faz constante de 1 bar a 1.1 bar confome esta plano ou subida com a TBOX na posicao 1 ( tem 4 posicoes desde o soft posicao 1 a massive posicao 4 ) ...fiz 600 kms a 160 / 170 kms hora sem stress com a box na posicao 1 e completamente de origem...so quero mais baixas desde que anulei EGR de resto serve para o que quero...
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 14 mar 2012, 22:40

Bruno Coelho Escreveu:Boas

Hoje resolvi andar com o bixo e para o testar carregei um pouco no acelarador e todo bem, até que sem saber porquê cortou com a pressão abaixo de 1bar :grrr:
O que eu acho muito sinceramente é que deve ser algum problema de programação de centralina ou algum sensor avariado, porque ele até puxa muito bem.
Quanto a bomba pelo que sei é memo a do cabstar e resolvia todos estes problemas de eletronica porque a quem diga que o bloco e igual. Será?
Acho que vou começar primeiro pela repor porque uma box custa tanto como uma centralina virgem!!!
Tu tambem tens egt?

Cump

Bruno Coelho


Também já me aconteceu acho que duas vezes sentir a centralina a cortar mas não acendeu a luz do motor nem acusou nenhum erro quando encostei o fio aos pinos da ficha de diagonóstico para ler os erros. O que fiz em comum das duas vezes foi levar as rotações ao redline logo ao arrancar. Uma pessoa que tem um 3.0Di disse-me que a centralina corta a partir das 4000rpm para proteger o motor...

As primeiras coisas que instalei no meu foi o separador de óleo Provent 200 da M+H, o manómetro de pressão do turbo e outro de EGT, o seguro morreu de velho :fiuu:

Cristiano, já tens a reposta por MP

Cumps,

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 15 mar 2012, 00:02

Bruno Coelho Escreveu:
Edu Escreveu:Não te preocupes com o título, o que interessa é o conteúdo!

Uma coisa engraçada é que o meu nunca cortou (safe-mode) por o turbo atingir muita pressão. Agora anda sempre 0,9/1,0 Bar no máximo mas não dá erro, mas no inicio ás vezes tinha picos breves de 1,7 Bar e mesmo assim a minha centralina nunca registou o erro de overboost. Já não és o primeiro caso que ouço em que mesmo com válvula dawes e needle valve a centralina corta.
A Nissan tem cerca de 30 referências de centralinas para este modelo, conforme o ano, curto/longo, clima frio/quente, deduzo que o comportamento não seja igual por causa disto. No meu caso também poderá ser o turbo que é mais recente e nunca foi mexido.
Em relação á bomba mecãnica já ouvi falar mas nunca vi nenhum, talvez seja a bomba de um bloco bd30 cabstar.
Na minha opinião prefiro uma boa box de potência que dê para programar os pontos em que se quer dar mais.

Edu


Boas

Hoje resolvi andar com o bixo e para o testar carregei um pouco no acelarador e todo bem, até que sem saber porquê cortou com a pressão abaixo de 1bar :grrr:
O que eu acho muito sinceramente é que deve ser algum problema de programação de centralina ou algum sensor avariado, porque ele até puxa muito bem.
Quanto a bomba pelo que sei é memo a do cabstar e resolvia todos estes problemas de eletronica porque a quem diga que o bloco e igual. Será?
Acho que vou começar primeiro pela repor porque uma box custa tanto como uma centralina virgem!!!
Tu tambem tens egt?

Cump

Bruno Coelho



Boas,

Pois é Bruno no meu tambem tinha esse problema e resolvi com a regulação da Dawes para 0.8 Bar, apartir dai nunca mais cortou, faz esta pressão em acelaração e velocidade constante e não corta.
Penso que a causa deste fenomeno é o MAP Sensor (sensor de pressão de turbo) que está acopolado ao intercooler, e digo isto porque como alterei o intercooler do meu anulei este sensor (está na gaveta e anda com a ficha desligada) e não notei alteração nenhuma no motor ou seja o Jipe com o sensor ligado ou desligado tem sempre o mesmo comportamento, corta acima de 0.8 Bar de pressão. falta-me saber (mas não é dificil) qual a voltagem de trabalho deste sensor para confirmar se é esse o mal e substitui-lo.

Cristiano a falta de baixas nada tem a ver com o facto da EGR estar tapada, pois vê, quando aceleras para um arranque ou uma recuperação a centralina por si já dá ordem de fecho da EGR afim de ter uma combustão rica (ar limpo = a potencia) porque estamos a solicitar o acelarador para uma posição de Throttle toda aberta.
No 3.0 DI a EGR só recircula gases quando vamos numa posição de Throttle intermedia ou seja circulamos em velocidades constantes na casa dos 100 Km/h (tipo viagens) mas por exemplo se dermos uma "gazada" para ultrapassar um "azeiteiro" a centralina dá logo ordem de fecho da EGR por isso é que vês o manometro da pressão do turbo fazer picos de 1.7/2.0 Bar e depois estabiliza em 0.9/1.0 Bar - isto é a EGR a fechar, a pressão do turbo a subir e o Selenoide do actuador da geometria a adaptar-se para que não haja cortes por segurança.

Eu para mim, como já disse no teu topico, o teu motor já está em OverBoost, e digo isto porque no meu quando tapei a EGR comecei logo com pressões de 1.5 Bar para cima, ora com o Map Sensor está progamado para max. de 1.2 o motor tem que se adaptar como segurança. Tens duas hipoteses ou afinas o parafuso da VNT desapertando a porca de segurança e rodando o parafuso (sentido ponteiros relogio) uma volta ou então instala a Dawes e Needle Valve.

Só mais uma observação e que ainda não foi focada, os Australianos penso que tambem têm algumas duvidas pois têm varios tópicos sobre o assunto, QUAL A TEMPERATURA DE COMBUSTÃO SEGURA PARA O ZD 30???
Dependendo do sitio onde se coloca o piro (o meu está a meio da panela do Kat que está oca ) apurei que não convem fazer temperaturas acima dos 500º em esforço, e 200º/300º em circulação normal, isto com o piro nesta localização, mas por exemplo se o colocarmos no colector de escape as leituras normais já terão que ser superiores a estas logo pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.

Agora que começam a haver bases para começar a discursão deste motor aqui no forum, pois vejo que finalmente ha mais pessoal a queimar as penstanas em Inglês, deixo a questão, que temperaturas fazem os vossos e onde têm o piro instalado?


Cumps.

Jorge Nogueira.
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 01:14

jorgenog Escreveu:Só mais uma observação e que ainda não foi focada, os Australianos penso que tambem têm algumas duvidas pois têm varios tópicos sobre o assunto, QUAL A TEMPERATURA DE COMBUSTÃO SEGURA PARA O ZD 30???
Dependendo do sitio onde se coloca o piro (o meu está a meio da panela do Kat que está oca ) apurei que não convem fazer temperaturas acima dos 500º em esforço, e 200º/300º em circulação normal, isto com o piro nesta localização, mas por exemplo se o colocarmos no colector de escape as leituras normais já terão que ser superiores a estas logo pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.

Agora que começam a haver bases para começar a discursão deste motor aqui no forum, pois vejo que finalmente ha mais pessoal a queimar as penstanas em Inglês, deixo a questão, que temperaturas fazem os vossos e onde têm o piro instalado?


Cumps.

Jorge Nogueira.


Boa noite Jorge,

A minha sonda de temperatura de gases de escape está cerca de 50mm para a frente da flange que aperta no turbo. Coloquei-a neste local para poder comparar com as temperaturas dos australianos, que normalmente também usam esse sítio. No meu caso a temperatura anda dos 200º-350º normalmente e como tenho manometros que dão para programar o pico em que dispara o alarme, ajustei o meu para 550º, sendo que ao chegar aos 500º já estou a chegar o pé para trás!

Estou admirado é com a redução de EGT ao usar o intercooler da 320d. Já sabia que o da Nissan é uma m*rda e o facto de estar por cima do motor faz com que tenha pouca eficiência a baixas velocidades, isto para além de absorver o calor do motor (heat soak). Pode dar mais pormenores da instalação?

Cumps,

Edu

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 15 mar 2012, 11:27

boas mais para a frente vou por um IC seat sport...para ja vou lhe dar um xeirinho no turbo para a semana aquando a revisao e por o manomtro de EGT...os IC de origem costumas estalar nas emendas pelo que li...
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 12:24

cristiano Escreveu:boas mais para a frente vou por um IC seat sport...para ja vou lhe dar um xeirinho no turbo para a semana aquando a revisao e por o manomtro de EGT...os IC de origem costumas estalar nas emendas pelo que li...


Outra coisa que podes ver é o sensor MAF. Desaperta os parafusos e dá-lhe uma limpadela com aquele spray da CRC. Não uses cotonetes ou palitos nem toques no filamento, usa só o jacto do spray para tirar a porcaria. No fim deixa a secar durante meia hora ao ar antes de colocar no sitio.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 15 mar 2012, 12:37

levou um MAF novo na nissan a 15 MK / 2 anos....vou dar-lhe uma limpadela...
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 12:57

cristiano Escreveu:levou um MAF novo na nissan a 15 MK / 2 anos....vou dar-lhe uma limpadela...


Aínda bem, a partir do momento que se coloca a catch-can (separador de óleo) deixas de ter esse problema porque os vapores de óleo já não vão á admissão contaminar a MAF.

As velas de aquecimento já foram mudadas alguma vez?

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por onix » 15 mar 2012, 15:00

jorgenog Escreveu:
Cristiano a falta de baixas nada tem a ver com o facto da EGR estar tapada, pois vê, quando aceleras para um arranque ou uma recuperação a centralina por si já dá ordem de fecho da EGR afim de ter uma combustão rica (ar limpo = a potencia) porque estamos a solicitar o acelarador para uma posição de Throttle toda aberta.
No 3.0 DI a EGR só recircula gases quando vamos numa posição de Throttle intermedia ou seja circulamos em velocidades constantes na casa dos 100 Km/h (tipo viagens) mas por exemplo se dermos uma "gazada" para ultrapassar um "azeiteiro" a centralina dá logo ordem de fecho da EGR por isso é que vês o manometro da pressão do turbo fazer picos de 1.7/2.0 Bar e depois estabiliza em 0.9/1.0 Bar - isto é a EGR a fechar, a pressão do turbo a subir e o Selenoide do actuador da geometria a adaptar-se para que não haja cortes por segurança.


o no meu noto exactamente isso que descreves, vê-se perfeitamente pelo manómetro do turbo que a EGR está a fazer o acerto da pressão, faz um pico e depois acaba por estabilizar

jorgenog Escreveu:Só mais uma observação e que ainda não foi focada, os Australianos penso que tambem têm algumas duvidas pois têm varios tópicos sobre o assunto, QUAL A TEMPERATURA DE COMBUSTÃO SEGURA PARA O ZD 30???
Dependendo do sitio onde se coloca o piro (o meu está a meio da panela do Kat que está oca ) apurei que não convem fazer temperaturas acima dos 500º em esforço, e 200º/300º em circulação normal, isto com o piro nesta localização, mas por exemplo se o colocarmos no colector de escape as leituras normais já terão que ser superiores a estas logo pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.

Jorge Nogueira.


colocaste o intercooler no mesmo local ou na frente do jipe?!
umas fotos das alterações era que era para ajudar a elucidar melhor o pessoal



edu Escreveu:Aínda bem, a partir do momento que se coloca a catch-can (separador de óleo) deixas de ter esse problema porque os vapores de óleo já não vão á admissão contaminar a MAF.

As velas de aquecimento já foram mudadas alguma vez?


tenho planeada a instalação de um separador de oleo (para acabar com os stresses nas MAF's) e um manometro de EGT's e um da TEMP do oleo carter, será que este ultimo vale a pena?! (o do turbo montei logo assim que tive stress com a MAF)

Agora que falaste nas velas de aquecimento tenho de verificar as minhas pois acho que já tiveram melhores dias... a frio custa mais um pouco a pegar...

alguém me pode explicar como ver os estado da velas?!

Cristiano, ainda bem que compraste um 3.0Di... a informação sobre estes motores está a começar a surgir :leiam:

:okkk:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 15:44

onix Escreveu:
colocaste o intercooler no mesmo local ou na frente do jipe?!
umas fotos das alterações era que era para ajudar a elucidar melhor o pessoal



Pelo que conheço desse intercooler deve estar colocado na frente já que as medidas é tipo "chouriço". Também gostava de ver uma ou duas fotos para avaliar...

onix Escreveu:
tenho planeada a instalação de um separador de oleo (para acabar com os stresses nas MAF's) e um manometro de EGT's e um da TEMP do oleo carter, será que este ultimo vale a pena?! (o do turbo montei logo assim que tive stress com a MAF)



Bom, obrigatório mesmo é o de pressão de turbo e temperatura de gases EGT, eu se tivesse mais espaço acho que colocava um para a temperatura do liquido refrigerante. O manometro de origem da Nissan é lento a reagir ás mudanças de temperatura e quando bate no vermelho já está o mal feito. Eu tenho um cabo de diagonostico ECUTalk para ligar a centralina ao PC e com o portátil lá ligado é possivel ver as variações de temperatura que acontecem sem que o manometro da Nissan se mexa da posição onde costuma estar (+/- no meio).

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 15 mar 2012, 15:47

jorgenog Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:
Edu Escreveu:Não te preocupes com o título, o que interessa é o conteúdo!

Uma coisa engraçada é que o meu nunca cortou (safe-mode) por o turbo atingir muita pressão. Agora anda sempre 0,9/1,0 Bar no máximo mas não dá erro, mas no inicio ás vezes tinha picos breves de 1,7 Bar e mesmo assim a minha centralina nunca registou o erro de overboost. Já não és o primeiro caso que ouço em que mesmo com válvula dawes e needle valve a centralina corta.
A Nissan tem cerca de 30 referências de centralinas para este modelo, conforme o ano, curto/longo, clima frio/quente, deduzo que o comportamento não seja igual por causa disto. No meu caso também poderá ser o turbo que é mais recente e nunca foi mexido.
Em relação á bomba mecãnica já ouvi falar mas nunca vi nenhum, talvez seja a bomba de um bloco bd30 cabstar.
Na minha opinião prefiro uma boa box de potência que dê para programar os pontos em que se quer dar mais.

Edu


Boas

Hoje resolvi andar com o bixo e para o testar carregei um pouco no acelarador e todo bem, até que sem saber porquê cortou com a pressão abaixo de 1bar :grrr:
O que eu acho muito sinceramente é que deve ser algum problema de programação de centralina ou algum sensor avariado, porque ele até puxa muito bem.
Quanto a bomba pelo que sei é memo a do cabstar e resolvia todos estes problemas de eletronica porque a quem diga que o bloco e igual. Será?
Acho que vou começar primeiro pela repor porque uma box custa tanto como uma centralina virgem!!!
Tu tambem tens egt?

Cump

Bruno Coelho



Boas,

Pois é Bruno no meu tambem tinha esse problema e resolvi com a regulação da Dawes para 0.8 Bar, apartir dai nunca mais cortou, faz esta pressão em acelaração e velocidade constante e não corta.
Penso que a causa deste fenomeno é o MAP Sensor (sensor de pressão de turbo) que está acopolado ao intercooler, e digo isto porque como alterei o intercooler do meu anulei este sensor (está na gaveta e anda com a ficha desligada) e não notei alteração nenhuma no motor ou seja o Jipe com o sensor ligado ou desligado tem sempre o mesmo comportamento, corta acima de 0.8 Bar de pressão. falta-me saber (mas não é dificil) qual a voltagem de trabalho deste sensor para confirmar se é esse o mal e substitui-lo.

Cristiano a falta de baixas nada tem a ver com o facto da EGR estar tapada, pois vê, quando aceleras para um arranque ou uma recuperação a centralina por si já dá ordem de fecho da EGR afim de ter uma combustão rica (ar limpo = a potencia) porque estamos a solicitar o acelarador para uma posição de Throttle toda aberta.
No 3.0 DI a EGR só recircula gases quando vamos numa posição de Throttle intermedia ou seja circulamos em velocidades constantes na casa dos 100 Km/h (tipo viagens) mas por exemplo se dermos uma "gazada" para ultrapassar um "azeiteiro" a centralina dá logo ordem de fecho da EGR por isso é que vês o manometro da pressão do turbo fazer picos de 1.7/2.0 Bar e depois estabiliza em 0.9/1.0 Bar - isto é a EGR a fechar, a pressão do turbo a subir e o Selenoide do actuador da geometria a adaptar-se para que não haja cortes por segurança.

Eu para mim, como já disse no teu topico, o teu motor já está em OverBoost, e digo isto porque no meu quando tapei a EGR comecei logo com pressões de 1.5 Bar para cima, ora com o Map Sensor está progamado para max. de 1.2 o motor tem que se adaptar como segurança. Tens duas hipoteses ou afinas o parafuso da VNT desapertando a porca de segurança e rodando o parafuso (sentido ponteiros relogio) uma volta ou então instala a Dawes e Needle Valve.

Só mais uma observação e que ainda não foi focada, os Australianos penso que tambem têm algumas duvidas pois têm varios tópicos sobre o assunto, QUAL A TEMPERATURA DE COMBUSTÃO SEGURA PARA O ZD 30???
Dependendo do sitio onde se coloca o piro (o meu está a meio da panela do Kat que está oca ) apurei que não convem fazer temperaturas acima dos 500º em esforço, e 200º/300º em circulação normal, isto com o piro nesta localização, mas por exemplo se o colocarmos no colector de escape as leituras normais já terão que ser superiores a estas logo pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.

Agora que começam a haver bases para começar a discursão deste motor aqui no forum, pois vejo que finalmente ha mais pessoal a queimar as penstanas em Inglês, deixo a questão, que temperaturas fazem os vossos e onde têm o piro instalado?


Cumps.

Jorge Nogueira.


Boas

No meu jipe já tenho a need valve instalada e mesmo assim é como digo ele corta mas deve ser desse tal sensor que esta instalado no intercooler.
Quanto ao egt já o tenho instalado tambem logo a seguir ão bocal do turbo e as temperaturas que me marcam e cerca de 300 a 450 C sendo os 450C já em esforço.
Tambem coloquei a linha de escape toda em inox de 62mm o que pode ajudar a estes valores.
Quanto ao intercooler vou em breve instalar um da seat sport porque e grande e as saidas ajudam para a montagem.
Ja agora aproveito para preguntar se alguem conhece um bom reprogramador para mexer na centralina do 3.0DI e tentar preceber o que se passa.
Edu por acaso sabes quais a centralinas que deram problemas?

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 15 mar 2012, 15:50

Edu Escreveu:
onix Escreveu:
colocaste o intercooler no mesmo local ou na frente do jipe?!
umas fotos das alterações era que era para ajudar a elucidar melhor o pessoal



Pelo que conheço desse intercooler deve estar colocado na frente já que as medidas é tipo "chouriço". Também gostava de ver uma ou duas fotos para avaliar...

onix Escreveu:
tenho planeada a instalação de um separador de oleo (para acabar com os stresses nas MAF's) e um manometro de EGT's e um da TEMP do oleo carter, será que este ultimo vale a pena?! (o do turbo montei logo assim que tive stress com a MAF)



Bom, obrigatório mesmo é o de pressão de turbo e temperatura de gases EGT, eu se tivesse mais espaço acho que colocava um para a temperatura do liquido refrigerante. O manometro de origem da Nissan é lento a reagir ás mudanças de temperatura e quando bate no vermelho já está o mal feito. Eu tenho um cabo de diagonostico ECUTalk para ligar a centralina ao PC e com o portátil lá ligado é possivel ver as variações de temperatura que acontecem sem que o manometro da Nissan se mexa da posição onde costuma estar (+/- no meio).


Edu onde é que compras te o cabo porque isso era altamente para eu ver se conseguia saber qual o problema!! :D

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 15 mar 2012, 16:00

...não consegui mandar tudo num só post...

onix Escreveu:
Agora que falaste nas velas de aquecimento tenho de verificar as minhas pois acho que já tiveram melhores dias... a frio custa mais um pouco a pegar...
alguém me pode explicar como ver os estado da velas?!



Se tiveres um multimetro podes medi-las uma a uma para ver se têm continuidade. Primeiro tiras o intercooler, o corpo da válvula Throtle e desligas a barra que une a 4 velas.
Depois podes tira-las uma a uma para ver como é que esta a ponta de cerâmica. Se faltarem bocados ou estiver com erosão é melhor mudar. Pela experiência que tenho com outros motores quando uma queima o melhor é perder o amor ao dinheiro e mudar logo as velas todas já que se as outras não vão durar muito!
Outra forma é testa-las na bateria com uma ponta de fio para ver se ficam incandescentes, não se pode é abusar no tempo, só mesmo o necessário para ver a ponta a brilhar.

Nas fotos abaixo pode-se ver as velas de um colega do Patrol 4x4 cujo motor rebentou um pistão. É possivel ver que uma delas falta-lhe um bocado, por sinal é a vela do pistão que estalou. Na outra tem 4 velas de um Patrol de 2003 com 145000km que aínda estão razoáveis.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 15 mar 2012, 16:19

edu velas nao sei...pega-me de estalo ao frio e quente...pergustas isso para ver se ainda tenho as de ceramica correcto??
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