GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 389
Registado: 17 ago 2007, 00:03
Localização: EntroncamenTTo / Lisboa

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por bnascimentomelo » 10 fev 2012, 11:19

migneiva Escreveu:Tirei umas fotos à EGR...

Imagem
Imagem

Tapo qual ou quais?



Eu diria: a que for mais fácil. Contudo, o melhor seria tapar o mais próximo do colector de escape possível.


Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 10 fev 2012, 12:40

bnascimentomelo Escreveu:
migneiva Escreveu:Tirei umas fotos à EGR...
Tapo qual ou quais?


Eu diria: a que for mais fácil. Contudo, o melhor seria tapar o mais próximo do colector de escape possível.

Bruno


Boas, Bruno!

Então tapo na junção destas 2 peças?

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 10 fev 2012, 13:08

Boas!

Estive a ler na net algumas coisas sobre bloquear a EGR.

Pelos vistos bloqueando a EGR (tapando a entrada redonda que se vê na foto 2), o turbo pode entrar em overboost... não sei muito bem o que isto significa, mas depreendo que deve ser alguma coisa do género "rodar com mais velocidade", logo com perigo de danificar o turbo!

Falam na afinação da VNT...

Alguém confirma isto? Alguém já fez e teve chatices? Como se faz?

Afinal não é assim tão simples...

 
Mensagens: 1596
Registado: 08 jun 2009, 23:08
Localização: Malveira

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por andremota77 » 10 fev 2012, 13:18

migneiva Escreveu:Boas!

Estive a ler na net algumas coisas sobre bloquear a EGR.

Pelos vistos bloqueando a EGR (tapando a entrada redonda que se vê na foto 2), o turbo pode entrar em overboost... não sei muito bem o que isto significa, mas depreendo que deve ser alguma coisa do género "rodar com mais velocidade", logo com perigo de danificar o turbo!

Falam na afinação da VNT...

Alguém confirma isto? Alguém já fez e teve chatices? Como se faz?

Afinal não é assim tão simples...



se não queres problemas deixa o jipe de origem :D se queres mais baixas, melhores prestações é óbvio que corres o risco de danificar qualquer coisa.

os carros quando estão de origem avariam , logo "mexidos" as probabilidades são maiores.

agora em relação aos conhecimentos, se não tesn muitos acho melhor entregar a quem sabe, pois a net por vezes ainda confunde mais

tens bons mecanicos que podem mexer neste tipo de motores e com provas feitas :cool:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 389
Registado: 17 ago 2007, 00:03
Localização: EntroncamenTTo / Lisboa

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por bnascimentomelo » 10 fev 2012, 13:29

andremota77 Escreveu:
migneiva Escreveu:Boas!

Estive a ler na net algumas coisas sobre bloquear a EGR.

Pelos vistos bloqueando a EGR (tapando a entrada redonda que se vê na foto 2), o turbo pode entrar em overboost... não sei muito bem o que isto significa, mas depreendo que deve ser alguma coisa do género "rodar com mais velocidade", logo com perigo de danificar o turbo!

Falam na afinação da VNT...

Alguém confirma isto? Alguém já fez e teve chatices? Como se faz?

Afinal não é assim tão simples...



se não queres problemas deixa o jipe de origem :D se queres mais baixas, melhores prestações é óbvio que corres o risco de danificar qualquer coisa.

os carros quando estão de origem avariam , logo "mexidos" as probabilidades são maiores.

agora em relação aos conhecimentos, se não tesn muitos acho melhor entregar a quem sabe, pois a net por vezes ainda confunde mais

tens bons mecanicos que podem mexer neste tipo de motores e com provas feitas :cool:



:sabe:
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 10 fev 2012, 22:08

Óbvio que não sou eu que vou mexer!

Mas antes de fazer seja o que for, gosto de me informar! :ler:

Como um dos problemas era a EGR e se falou aqui que se podia eliminar, e com sei que o Father (por exemplo) sabe do que fala, levei isso em conta! :D

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 70
Registado: 13 jan 2011, 00:13

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por Night Wolf » 10 fev 2012, 23:13

Se assim fosse, o meu já não andava, com tanta coisa que já anulei..lol.... :fiuu:
"AbraTTos"
Night Wolf´s TT, "Onde a noite ganha vida" ;)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 11 fev 2012, 23:21

Night Wolf Escreveu:Se assim fosse, o meu já não andava, com tanta coisa que já anulei..lol.... :fiuu:


Tens um TD6 ou um 3.0 Di?

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 14 fev 2012, 11:32

Na altura que me taparam a egt tambem me afinaram o tal parafuso "vnt", titrei o catalizador e ficou porreiro.
Na minha opinião tudo o que seja para tirar porcaria de dentro do motor e libertar as saidas nao faz mal nenhum.
O calcanhar de aquiles destes motores pelo que dizem é a lubrificação interna e por isso nao tem nada a ver com turbo, egt, catalizadores etc...para a combater uso oleo castrol edge 0W-30 um dos melhores e mais finos oleos do mercado para conseguir chegar a todo lado :cool:
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 14 fev 2012, 20:14

Amigos,

Antes de mais... obrigado a todos!

A MAF que comprei na Inglaterra chegou hoje, já foi montada e voilá, o carro está normal... parece até que melhor!

Em 2ª alta em subida de terra, a 1000 rpm acelero e ele responde de forma magnífica!

Acabei por não anular a EGR... ainda ninguém me explicou tim-tim por tim-tim quais as vantagens de a anular e o que fazer em caso de passar a ter problemas com o turbo! Provavelmente serão segredos bem guardados! :som:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 14 fev 2012, 22:02

Isso de problemas no turbo não faço ideia...mas quanto à EGR não existe segredo nenhum...
A EGR serve para recircular gases de escape de modo a expelir menos emissões poluentes. O que faz então é mandar ar sujo (gases de escape) para dentro da camara de combustão onde se junta com ar limpo ( que vem da caixa do filtro de ar). Ora se eleminares a entrada de ar sujo, a combustão é feita só com ar limpo, ou seja com mais oxigenio, o que melhora a combustão e não te suja tanto o "motor" por dentro.
Penso eu de que... :hummm:
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 14 fev 2012, 22:47

Obrigado, Rui!

O meu mecânico diz-me que a minha EGR é eléctrica e que não devo fazer isso... segundo ele, este motor não é como os motores tdi, que se pode chegar ali e tapar a entrada da EGR e tá feito, segundo ele tem de ser feita uma reprogramação, senão o turbo vai funcionar mais... alguém confirma isto?

Este carro é o 3.0Di... com turbo de geometria variável...

Realmente, lembro-me de ter uma A4 Sport 110cv e das primeiras coisas que fizeram quando a reprogramaram foi tapar a EGR... primeiro com um bocado de chapa de matrícula ( :eek: ) e depois com uma falange!

Estive muito tentado a "tapa-la"... até vi no ebay as falanges... mas acabei por não o fazer... mas se calhar vou experimentar! :-)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 16 ago 2005, 08:01
Localização: Sintra

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por pqua » 14 fev 2012, 22:54

Em qe site compraste o MAF??


Se tirares a EGR o turbo trabalha com ar mais limpo logo gera mais potencia, o que faz o carro entrar em "overboost" e a centralina manda desligar o turbo por isso é que se tem de baixar um pouco a potencia deste.

instala antes de tapar, manometros de pressão turbo e temperatura de gases de escape, depois de tapares a egr comvem que o turbo mantenha as mesmas pressoes


RUIMTFERNANDES depois de tirares o catalizador e tapares a EGR tiveste problemas com a inspecçao??

Tapar egr saquem o documento e vejam a pagina 32

http://www.patrol4x4.com/forum/nissan-patrol-gu-gr-10/gu-patrol-reference-document-zd30-owners-look-here-31418/

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 14 fev 2012, 23:30

pqua Escreveu:Em qe site compraste o MAF??

Tapar egr saquem o documento e vejam a pagina 32

http://www.patrol4x4.com/forum/nissan-patrol-gu-gr-10/gu-patrol-reference-document-zd30-owners-look-here-31418/


Boas!

Por acaso já tinha sacado esse documento e estive a ler... hehe

Comprei no Ebay, seguindo a sugestão do Sotnas... foram 4 dias úteis a chegar e custou 57,5 euros já com portes... mas acabei também por receber PM do Night e julgo que ele tem para venda...

 
Mensagens: 237
Registado: 14 jan 2010, 21:53

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por filipe faisca » 15 fev 2012, 10:18

isso reprogramas o carro anulas a egr elecronicamente, compensas com a massa de ar a quantidade de gases que passava pela egr e tapas os tubos no colector.

simples.

abraço

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 15 fev 2012, 13:20

filipe faisca Escreveu:isso reprogramas o carro anulas a egr elecronicamente, compensas com a massa de ar a quantidade de gases que passava pela egr e tapas os tubos no colector.
simples.
abraço


Thanks!!! :ave:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 117
Registado: 27 jul 2009, 10:14

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por Edu » 16 fev 2012, 16:42

Boas,

Para quem tem Patrol 3.0Did aconselho a leitura do seguinte link:

http://www.chaz.yellowfoot.org/Manual%2 ... roller.htm

A dawes valve pode ser comprada nos EUA neste site:

http://www.3barracing.com/product_8.htm (preparem-se para esperar algumas semanas porque a procura é grande)

A válvula de controle de fluxo (needle valve) arranja-se cá em qualquer casa que venda artigos de pneumática/hidraulica.

Na minha opinião e experiência esta é a melhor maneira de contrular o turbo do zd30. Após tapar a EGR regula-se a pressão máxima na dawes e ajusta-se a razão de subida na needle valve. Se o ajuste for bem feito não é preciso mexer no turbo.

Cumps

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 29 out 2007, 14:22
Localização: Viana do Castelo

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por migneiva » 17 fev 2012, 20:28

Amigos,

Com este problema, tive de me mexer, falar com muita gente e acabei por resolver as coisas através das dicas deste fórum... obrigado a todos!

Durante esta "caminhada" consegui comprar óleo de origem nissan, específico para os nossos 4x4, em embalagens de 5 litros, por um preço muito muito bom!

Portanto, em jeito de agradecimento pela ajuda prestada, se alguém pretender comprar, envie-me PM... stock limitado!

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 236
Registado: 16 nov 2009, 17:54
Localização: Gondomar

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por Bruno Coelho » 22 fev 2012, 00:42

Meus amigos

Eu tenho um fabuloso 3.0 di e fiz todas as alteraçoes que se falam e até agora nehum problema!!!

Tenho a egr tapada

Tirei o catalizador

Montei os manometros de pressoes de turbo e oleo

Montei temperatura de escape

Meti uma linha de escape em inox de 70 mm

comprei uma maf no ebay

E tenho o turbo a controlar pela need valve

So digo bem de todas e mais algumas alteraçoes que fiz no motor graças a muita informação dada pelo forum!!!

Podem confiar nas alteraçoes porque ajudam a melhorar as nossas maquinas.

Se precisarem de ajuda podem contar comigo :cool:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 22 fev 2012, 16:42

Bruno Coelho Escreveu:Meus amigos

Eu tenho um fabuloso 3.0 di e fiz todas as alteraçoes que se falam e até agora nehum problema!!!

Tenho a egr tapada

Tirei o catalizador

Montei os manometros de pressoes de turbo e oleo

Montei temperatura de escape

Meti uma linha de escape em inox de 70 mm

comprei uma maf no ebay

E tenho o turbo a controlar pela need valve

So digo bem de todas e mais algumas alteraçoes que fiz no motor graças a muita informação dada pelo forum!!!

Podem confiar nas alteraçoes porque ajudam a melhorar as nossas maquinas.

Se precisarem de ajuda podem contar comigo :cool:

Boas Bruno.
Podias colocar uma foto de como passas-te o tudo do compartimento do motor para o tablier?
Cumprimentos
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 236
Registado: 16 nov 2009, 17:54
Localização: Gondomar

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por Bruno Coelho » 24 fev 2012, 02:18

Ok amigo eu esta semana tiro fotos ao jipe e vou fazer uma apresentação e ja ficas a saber

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 24 fev 2012, 13:39

:cool:
Bruno Coelho Escreveu:Ok amigo eu esta semana tiro fotos ao jipe e vou fazer uma apresentação e ja ficas a saber
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

 
Mensagens: 260
Registado: 08 set 2008, 12:37
Localização: Barreiro

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por jorgenog » 06 mar 2012, 23:52

father Escreveu:ha quem as conssiga aqui a 100 euros ou coisa da comcurrencia

original sao muito caras

tenho aqui uma usado mas nao sei como esta

a egr da para eleminar basta desligar a ficha de vacuo



Boas,

ERRADO; A EGR do 3.0 DI é electrica como tal se for desligada regista erro na centralina.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 08 mar 2012, 16:12

Alô Bruno.
E essas fotos vêm?
:help: :respct:
Abraço
Bruno Coelho Escreveu:Ok amigo eu esta semana tiro fotos ao jipe e vou fazer uma apresentação e ja ficas a saber
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 236
Registado: 16 nov 2009, 17:54
Localização: Gondomar

Re: GR Y61 3.0 Di - Safe mode???

Mensagem por Bruno Coelho » 08 mar 2012, 23:35

RUIMTFERNANDES Escreveu:Alô Bruno.
E essas fotos vêm?
:help: :respct:
Abraço
Bruno Coelho Escreveu:Ok amigo eu esta semana tiro fotos ao jipe e vou fazer uma apresentação e ja ficas a saber



Boas já me respondes te

Re: Meu Patrol 3.0 DI

Mensagempor RUIMTFERNANDES » sexta fev 24, 2012 9:15 pm
Tá muito fixe Brno.
Tens os manometros mesmo onde quero meter os meus.
Para que serve a oil catch tank?
O regulador do turbo não o pensaste em por dentro do habitaculo?
Que tal a suspenção em relação à de origem em termos de conforto e curva?
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes