Preparação Motor Y60

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Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 07 fev 2011, 15:45

Bem meus amigo tenho lido vários tópicos no fórum e uns tem umas ideias e outros outras!!!

como já devem ter reparado tenho andado a prepara o motor ao meu menino!!!e já conta com IC!!!
Tb não quero ter que investir muito!!

gostava é de saber a vossa opinião a cerca de alguns tópicos:

- Refrigeração ao 6 cilindro, melhora, não melhora, piorar não piora??

- Touches mecânicas Vs hidráulicas??? quais aplicar??? já agora já ouvir dizer que nestes motores tb se há quem aplique touches do TD6 Y61,é verdade???? são mecânicas ou hidráulicas???

- E porque não colocar no sistema de refrigeração uma bomba de água eléctrica??? sim eu sei que não aumenta o fluxo de agua mas pelo menos obriga a agua a circular com mais força ou será asneira e mais vale estar quuieto???

digam de vossa justiça!!!

cumps

Tiago Sousa
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 07 fev 2011, 15:48

E ja agora qual a pressão máxima que vocês acham que o turbo de origem pode fazer para não partir???

cumps

Tiago
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por cristiano » 07 fev 2011, 19:20

boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 08 fev 2011, 00:00

cristiano Escreveu:boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...


mas achas que as touches do y61 são melhores que as dos fiestas que é o que a malta aplica???

cumps

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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 09 fev 2011, 21:32

então malta ninguém opina???
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por botafumo » 09 fev 2011, 21:55

Boas amigo do que eu já fiz foi a passagem de agua no sexto cilindro, e nota-se a diferença naõ é nada do outro mundo mas ajuda,mas quando aumentamos a pressão do turbo ou mexemos na bomba e botamos borrachas enormes para andar nos cabeços é normal que aumente a temperatura,e á mais algumas coisas que se podem fazer.
Acho eu, se estiver a dizer alguma bacorada os entendidos que me corrijam. :D :okkk:
Boa continuação e vai mostrando as alterações :cool:

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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Santana do Mato » 09 fev 2011, 21:57

Spinks Escreveu:então malta ninguém opina???



Já lá devias mas era ter as tuches do fiesta a "martelar" dentro do motor... :yupi:
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 09 fev 2011, 22:14

Santana do Mato Escreveu:
Spinks Escreveu:então malta ninguém opina???



Já lá devias mas era ter as tuches do fiesta a "martelar" dentro do motor... :yupi:


estas ainda servem só não o posso por a passar das 3500 por isso acho que vão dando!!!

se vir que não servem isso depois é outra historia!!!

cumps

Tiago
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Gil » 02 jun 2011, 16:45

na minha opinião, o maximo 1.5 bar de pico no turbo de origem.
bomba adiantada
ic
se possivel o jipe reduzido
e abram alas que lá vais tu!
sou do Vitória até morrer!

 
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por father » 02 jun 2011, 17:45

Spinks Escreveu:
cristiano Escreveu:boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...


mas achas que as touches do y61 são melhores que as dos fiestas que é o que a malta aplica???

cumps

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sao iguais

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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Gilprocopio » 02 jun 2011, 22:27

father Escreveu:
Spinks Escreveu:
cristiano Escreveu:boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...


mas achas que as touches do y61 são melhores que as dos fiestas que é o que a malta aplica???

cumps

Tiago



sao iguais


eu tambem axo que são iguais mas na nissan valem muito mais que na ford....
arrefecimento ao sexto resulta mas anda para ai uma solução melhor segundo dizem, mas não sei explicar. axo que tem a ver com o arrefecimento do turbo mas como não entendo nada disso não digo nada...

CmpTTs
Gilprocopio

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A minha humilde e sincera opinião

Mensagem por PJHO » 20 out 2011, 08:54

Isto já anda parado há algum tempo, mas mesmo assim mando o meu bitaite. Ando com tempo... :fiuu:
Vale o que vale, até porque de mecânica percebo muito muito pouco.
Apenas falo pelas experiências que tenho tido ao longo de vários anos com 2 GRs Y60, bem como o que tenho constatado em invenções alheias, por estas e outras bandas... [wink]

Ora bem, se fosse hoje, eu fazia:

1 - Revisão geral do motor ainda no estado original. Ter a certeza absoluta que está impecável. Se não estiver, há que deixá-lo impec. Rever também os restantes componentes.

2 - Na sequência do ponto anterior verificar muito bem o estado do turbo. Um turbo de origem em bom estado e com boa afinação chega e sobra para as aventuras que a maior parte de nós faz no mato, isto é, se não andarmos a medir pilinhas. Se o turbo de origem não estiver bom, há turbos baratos de geometria fixa que em baixas têm comportamentos tão bons ou melhores como os de geometria variável. A geometria variável é uma forma de se tentar ter o melhor em baixas e em altas... Um turbo de geometria fixa adequado e com boas baixas, serve muito bem para quem em estrada não anda a derreter o seu jipe. Quer-se andar a 150 Km/h? Então é favor esquecer tudo o que eu ando para aqui a debitar! :relax:

(Atenção que até aqui ainda não se andou a inventar, mas apenas em revisões.)

3 - Tuxes mecânicas do fiesta. Baratas e ajudam bastante.

4 - Radiador de alumínio, por precaução e para dar margem de manobra, antes de se começar a "esquentar" o animal. Só depois começava a inventar. O chamado by-pass para o 6.º cilindro, bem como algumas invenções de tira tubo, mete tubo, pelo que tenho visto, têm um bocado o efeito de placebo... O melhor é atacar o boi pelos cornos. Alumínio para a frente do gajo! Depois, se se quiser gastar dinheiro, eh pá, que se façam essas pequenas alterações... Acredito que, com um motor saudável, com alterações TT dentro de certos limites, não haverá problema de aquecimento com um bom radiador de alumínio. Se mesmo assim houver, eu montava umas boas ventoinhas eléctricas, como as da Kenlowe, por ex., pensadas à medida e não adaptações manhosas assucatadas de outros carros. Verificar muito bem todas as tubagens, especialmente as de borracha!!! O excesso de esforço ressente-se muito nestes elementos, podendo acarretar consequências catastróficas: já passei por isso! :crybaby:

5 - Se o jipe é sobretudo para o mato, eu não metia intercooler. Se o jipe faz muita estrada, aí já metia. Os meus GRs quando aqueceram a sério, foi sempre em estrada, por culpa minha (idiotices e até algum desleixo e desatenção).

6 - Afinar o motor por quem sabe!!! Não pelo amigo jeitoso da esquina. Há gente que sabe mesmo o que faz e mais vale fazer bem à primeira (ou às primeiras tentativas) do que andar a fazer e desfazer. Tanto se mexe que só se estraga. Saber muito bem para que se quer o jipe, que pneus se lhe vai meter e só aí fazer a afinação da bomba e da pressão do turbo no ponto (acho melhor não exceder o pico de 1,4/1,5 Bar, e mesmo assim...). Realizar manutenção ao animal como deve ser e com frequência - os períodos normais de manutenção não se aplicam, uma vez que estes bichos levam com cargas maiores do que as previstas originalmente!

7 - Se mesmo com afinações e alterações não chegar, o que eu duvido, eu cá não inventava mais em alterações no motor. Eu metia uns grupos cónicos reduzidos que compensassem o tamanho dos pneus e acrescentassem alguma melhoria de resposta a baixa rotação. Como cereja no topo do bolo, e havendo €€€€, esta marmelada toda culminava com um bloqueio à frente (e atrás, se não tiver de origem), que faz literalmente milagres, se se souber "operar"!

E... mai nada. :relax:

Esta "mesinha" é para mim uma forma de se manter o jipe com alguma fiabilidade, garantindo ao mesmo tempo muita acção de qualidade no mato! Hoje em dia andam muitas modas de alterações profundas que normalmente dão gozo nos primeiros tempos, mas que depois nunca mais se ouve falar e/ou que são um buraco sem fim para se gastar dinheiro... Para bom entendedor...
Espero não estar a estragar o negócio de ninguém, mas creio que o objectivo deste fórum não é comercial...
:D :cool:

Claro está que se se pretende montar pneus acima de 35", andar na competição, dar show lá no largo da aldeia ou do bairro, ou medir pilinhas, o melhor é esquecer o que eu disse... :okkk:

Se com esta lenga-lenga toda aborreço ou piso nos calos de alguém, lamento, mas não peço desculpa! [}:)]
É o que eu penso!

Boa sorte a todos os Patroleiros! E faça-se mais e melhor mato, porque tanta conversa já me está a dar vontade de ir cabrar!
:okkk:


P.S.1: Uns pneus adequados à finalidade fazem milagres. De nada adianta termos 200 cv se não os conseguirmos usar no terreno!
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Filipe Loureiro » 20 out 2011, 10:40

PJHO

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Re: A minha humilde e sincera opinião

Mensagem por andremota77 » 20 out 2011, 12:13

PJHO Escreveu:Isto já anda parado há algum tempo, mas mesmo assim mando o meu bitaite. Ando com tempo... :fiuu:
Vale o que vale, até porque de mecânica percebo muito muito pouco.
Apenas falo pelas experiências que tenho tido ao longo de vários anos com 2 GRs Y60, bem como o que tenho constatado em invenções alheias, por estas e outras bandas... [wink]

Ora bem, se fosse hoje, eu fazia:

1 - Revisão geral do motor ainda no estado original. Ter a certeza absoluta que está impecável. Se não estiver, há que deixá-lo impec. Rever também os restantes componentes.

2 - Na sequência do ponto anterior verificar muito bem o estado do turbo. Um turbo de origem em bom estado e com boa afinação chega e sobra para as aventuras que a maior parte de nós faz no mato, isto é, se não andarmos a medir pilinhas. Se o turbo de origem não estiver bom, há turbos baratos de geometria fixa que em baixas têm comportamentos tão bons ou melhores como os de geometria variável. A geometria variável é uma forma de se tentar ter o melhor em baixas e em altas... Um turbo de geometria fixa adequado e com boas baixas, serve muito bem para quem em estrada não anda a derreter o seu jipe. Quer-se andar a 150 Km/h? Então é favor esquecer tudo o que eu ando para aqui a debitar! :relax:

(Atenção que até aqui ainda não se andou a inventar, mas apenas em revisões.)

3 - Tuxes mecânicas do fiesta. Baratas e ajudam bastante.

4 - Radiador de alumínio, por precaução e para dar margem de manobra, antes de se começar a "esquentar" o animal. Só depois começava a inventar. O chamado by-pass para o 6.º cilindro, bem como algumas invenções de tira tubo, mete tubo, pelo que tenho visto, têm um bocado o efeito de placebo... O melhor é atacar o boi pelos cornos. Alumínio para a frente do gajo! Depois, se se quiser gastar dinheiro, eh pá, que se façam essas pequenas alterações... Acredito que, com um motor saudável, com alterações TT dentro de certos limites, não haverá problema de aquecimento com um bom radiador de alumínio. Se mesmo assim houver, eu montava umas boas ventoinhas eléctricas, como as da Kenlowe, por ex., pensadas à medida e não adaptações manhosas assucatadas de outros carros. Verificar muito bem todas as tubagens, especialmente as de borracha!!! O excesso de esforço ressente-se muito nestes elementos, podendo acarretar consequências catastróficas: já passei por isso! :crybaby:

5 - Se o jipe é sobretudo para o mato, eu não metia intercooler. Se o jipe faz muita estrada, aí já metia. Os meus GRs quando aqueceram a sério, foi sempre em estrada, por culpa minha (idiotices e até algum desleixo e desatenção).

6 - Afinar o motor por quem sabe!!! Não pelo amigo jeitoso da esquina. Há gente que sabe mesmo o que faz e mais vale fazer bem à primeira (ou às primeiras tentativas) do que andar a fazer e desfazer. Tanto se mexe que só se estraga. Saber muito bem para que se quer o jipe, que pneus se lhe vai meter e só aí fazer a afinação da bomba e da pressão do turbo no ponto (acho melhor não exceder o pico de 1,4/1,5 Bar, e mesmo assim...). Realizar manutenção ao animal como deve ser e com frequência - os períodos normais de manutenção não se aplicam, uma vez que estes bichos levam com cargas maiores do que as previstas originalmente!

7 - Se mesmo com afinações e alterações não chegar, o que eu duvido, eu cá não inventava mais em alterações no motor. Eu metia uns grupos cónicos reduzidos que compensassem o tamanho dos pneus e acrescentassem alguma melhoria de resposta a baixa rotação. Como cereja no topo do bolo, e havendo €€€€, esta marmelada toda culminava com um bloqueio à frente (e atrás, se não tiver de origem), que faz literalmente milagres, se se souber "operar"!

E... mai nada. :relax:

Esta "mesinha" é para mim uma forma de se manter o jipe com alguma fiabilidade, garantindo ao mesmo tempo muita acção de qualidade no mato! Hoje em dia andam muitas modas de alterações profundas que normalmente dão gozo nos primeiros tempos, mas que depois nunca mais se ouve falar e/ou que são um buraco sem fim para se gastar dinheiro... Para bom entendedor...
Espero não estar a estragar o negócio de ninguém, mas creio que o objectivo deste fórum não é comercial...
:D :cool:

Claro está que se se pretende montar pneus acima de 35", andar na competição, dar show lá no largo da aldeia ou do bairro, ou medir pilinhas, o melhor é esquecer o que eu disse... :okkk:

Se com esta lenga-lenga toda aborreço ou piso nos calos de alguém, lamento, mas não peço desculpa! [}:)]
É o que eu penso!

Boa sorte a todos os Patroleiros! E faça-se mais e melhor mato, porque tanta conversa já me está a dar vontade de ir cabrar!
:okkk:


P.S.1: Uns pneus adequados à finalidade fazem milagres. De nada adianta termos 200 cv se não os conseguirmos usar no terreno!



as explicações deste homem são sempre uma mais valia. :cool:

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Mensagem por PJHO » 20 out 2011, 12:52

andremota77 Escreveu:as explicações deste homem são sempre uma mais valia. :cool:

Obrigado.
A dizer alguma coisa, que seja com sumo. :beer:
Às vezes custa-me um bocado ver companheiros a fazer e desfazer alterações, muitas vezes motivados pela moda mais recente. Como tal, acho que posso pelo menos dar a minha opinião no sentido de evitar perdas de tempo e de dinheiro - infelizmente já passei por muito disso. :flush:
Estas trocas e baldrocas por vezes resultam em muito pouco na prática. Ou seja, temos turbo XPTO, IC a la mode, preparação cánhôn, pardais ao ninho, etc e tal, mas depois fazemos o mesmo ou pouco mais do que fazíamos antes, mas com a enorme desvantagem de termos menos 5.000€ (a passar) na carteira e também de ficarmos com um jipe muitas das vezes canceroso em termos de fiabilidade. Faz vistaço? Talvez, mas... :confused:
Dou a minha opinião, porque isto é um fórum. Sinceramente, não tenho nada de concreto a ganhar com isso. Mas mesmo nada! Muito do que aprendi ao longo dos anos foi aqui e como tal, acho ter o dever de pelo menos manifestar a minha opinião sincera, especialmente se com isso puder evitar dissabores como os que passei a outros companheiros da jipósia! :okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por r1_patrol » 20 out 2011, 13:06

:respct: :clapp: :sabe: :sabe:

 
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Re: A minha humilde e sincera opinião

Mensagem por andremota77 » 20 out 2011, 13:45

PJHO Escreveu:
andremota77 Escreveu:as explicações deste homem são sempre uma mais valia. :cool:

Obrigado.
A dizer alguma coisa, que seja com sumo. :beer:
Às vezes custa-me um bocado ver companheiros a fazer e desfazer alterações, muitas vezes motivados pela moda mais recente. Como tal, acho que posso pelo menos dar a minha opinião no sentido de evitar perdas de tempo e de dinheiro - infelizmente já passei por muito disso. :flush:
Estas trocas e baldrocas por vezes resultam em muito pouco na prática. Ou seja, temos turbo XPTO, IC a la mode, preparação cánhôn, pardais ao ninho, etc e tal, mas depois fazemos o mesmo ou pouco mais do que fazíamos antes, mas com a enorme desvantagem de termos menos 5.000€ (a passar) na carteira e também de ficarmos com um jipe muitas das vezes canceroso em termos de fiabilidade. Faz vistaço? Talvez, mas... :confused:
Dou a minha opinião, porque isto é um fórum. Sinceramente, não tenho nada de concreto a ganhar com isso. Mas mesmo nada! Muito do que aprendi ao longo dos anos foi aqui e como tal, acho ter o dever de pelo menos manifestar a minha opinião sincera, especialmente se com isso puder evitar dissabores como os que passei a outros companheiros da jipósia! :okkk:



quase todos nós passamos por estas "modas" artilhar , gastar Euros , sem usufruir dessas referidas alterações.

para mim, investir em bloqueios é sempre uma mais valia, 1ª investe-se e dpois poupa-se no material.

em relação ao turbo XPTO, colectores, BI, intercooler, etc tudo depende do TT que praticamos e em 99% dos casos não se justifica. Investimos porque o nosso amigo investiu e porque é bonito, faz fumo, barulho, blá... blá e pouco mais.

o mesmo se passa com os pneus, cada vez maiores ... para quê? pois muitos de nós sabemos que se não houver calma e "maozinhas" ( kit unhas ) de nada serve.

quanto aos GC não posso comentar pois não tenho um GR , mas pelo que tenho ouvido falar é vantagoso para poupar a embraiagem e desgaste do motor.

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Re: A minha humilde e sincera opinião

Mensagem por super » 20 out 2011, 16:07

PJHO Escreveu:Isto já anda parado há algum tempo, mas mesmo assim mando o meu bitaite. Ando com tempo... :fiuu:
Vale o que vale, até porque de mecânica percebo muito muito pouco.
Apenas falo pelas experiências que tenho tido ao longo de vários anos com 2 GRs Y60, bem como o que tenho constatado em invenções alheias, por estas e outras bandas... [wink]

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1 - Revisão geral do motor ainda no estado original. Ter a certeza absoluta que está impecável. Se não estiver, há que deixá-lo impec. Rever também os restantes componentes.

2 - Na sequência do ponto anterior verificar muito bem o estado do turbo. Um turbo de origem em bom estado e com boa afinação chega e sobra para as aventuras que a maior parte de nós faz no mato, isto é, se não andarmos a medir pilinhas. Se o turbo de origem não estiver bom, há turbos baratos de geometria fixa que em baixas têm comportamentos tão bons ou melhores como os de geometria variável. A geometria variável é uma forma de se tentar ter o melhor em baixas e em altas... Um turbo de geometria fixa adequado e com boas baixas, serve muito bem para quem em estrada não anda a derreter o seu jipe. Quer-se andar a 150 Km/h? Então é favor esquecer tudo o que eu ando para aqui a debitar! :relax:

(Atenção que até aqui ainda não se andou a inventar, mas apenas em revisões.)

3 - Tuxes mecânicas do fiesta. Baratas e ajudam bastante.

4 - Radiador de alumínio, por precaução e para dar margem de manobra, antes de se começar a "esquentar" o animal. Só depois começava a inventar. O chamado by-pass para o 6.º cilindro, bem como algumas invenções de tira tubo, mete tubo, pelo que tenho visto, têm um bocado o efeito de placebo... O melhor é atacar o boi pelos cornos. Alumínio para a frente do gajo! Depois, se se quiser gastar dinheiro, eh pá, que se façam essas pequenas alterações... Acredito que, com um motor saudável, com alterações TT dentro de certos limites, não haverá problema de aquecimento com um bom radiador de alumínio. Se mesmo assim houver, eu montava umas boas ventoinhas eléctricas, como as da Kenlowe, por ex., pensadas à medida e não adaptações manhosas assucatadas de outros carros. Verificar muito bem todas as tubagens, especialmente as de borracha!!! O excesso de esforço ressente-se muito nestes elementos, podendo acarretar consequências catastróficas: já passei por isso! :crybaby:

5 - Se o jipe é sobretudo para o mato, eu não metia intercooler. Se o jipe faz muita estrada, aí já metia. Os meus GRs quando aqueceram a sério, foi sempre em estrada, por culpa minha (idiotices e até algum desleixo e desatenção).

6 - Afinar o motor por quem sabe!!! Não pelo amigo jeitoso da esquina. Há gente que sabe mesmo o que faz e mais vale fazer bem à primeira (ou às primeiras tentativas) do que andar a fazer e desfazer. Tanto se mexe que só se estraga. Saber muito bem para que se quer o jipe, que pneus se lhe vai meter e só aí fazer a afinação da bomba e da pressão do turbo no ponto (acho melhor não exceder o pico de 1,4/1,5 Bar, e mesmo assim...). Realizar manutenção ao animal como deve ser e com frequência - os períodos normais de manutenção não se aplicam, uma vez que estes bichos levam com cargas maiores do que as previstas originalmente!

7 - Se mesmo com afinações e alterações não chegar, o que eu duvido, eu cá não inventava mais em alterações no motor. Eu metia uns grupos cónicos reduzidos que compensassem o tamanho dos pneus e acrescentassem alguma melhoria de resposta a baixa rotação. Como cereja no topo do bolo, e havendo €€€€, esta marmelada toda culminava com um bloqueio à frente (e atrás, se não tiver de origem), que faz literalmente milagres, se se souber "operar"!

E... mai nada. :relax:

Esta "mesinha" é para mim uma forma de se manter o jipe com alguma fiabilidade, garantindo ao mesmo tempo muita acção de qualidade no mato! Hoje em dia andam muitas modas de alterações profundas que normalmente dão gozo nos primeiros tempos, mas que depois nunca mais se ouve falar e/ou que são um buraco sem fim para se gastar dinheiro... Para bom entendedor...
Espero não estar a estragar o negócio de ninguém, mas creio que o objectivo deste fórum não é comercial...
:D :cool:

Claro está que se se pretende montar pneus acima de 35", andar na competição, dar show lá no largo da aldeia ou do bairro, ou medir pilinhas, o melhor é esquecer o que eu disse... :okkk:

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É o que eu penso!

Boa sorte a todos os Patroleiros! E faça-se mais e melhor mato, porque tanta conversa já me está a dar vontade de ir cabrar!
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 20 out 2011, 21:55

grande PJHO

quem fala assim não é gago!!!

ora bem como fui eu que criei o tópico sintome na obrigação de dizer umas cousas...

no meu GR, não que ele aquece se muito mas aquecia...meti mais pressão no turbo de origem esta a fazer 1.2, mais gasóleo, por consequência tive que meter touches mecânicas de um fiesta como o PJHO disse baratas e eficazes, depois coloquei intercoler e refrigeração ao 6 cilindro e esta impecável... ando a pensar em fazer a refrigeração do turbo...mas para já esta assim e bota bem como eu gosto!!! no meu caso não cheguei a colocar radiador de alumínio nem ventoinhas eléctricas e neste momento não esta a aquecer...só lhe coloquei o interoler de um y61 com refrigeração forçada...

so mais uma coisinha quanto ao PJHO dizer k so colocaria intercoler para estrada...discordo um bocado...pois no meu Y60 depois dessas alterações aquilo ficou muito bom...mas como não sou mecânico não vou entrar em campos que não conheço!!!

se alguém quiser opinar sobre isso força...no meu caso resultou e claro mais uma afinações do amigo miranda e tudo top!!!

abraço

Tiago
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por PJHO » 21 out 2011, 07:54

Caríssimo, cada caso é um caso e eu percebo pouco das lides da mecânica! :D
Em relação ao intercooler não há consenso absoluto. Eu, depois de consultar muita coisa, procurei estudar um pouco e chego à conclusão que o intercooler, por acrescentar mais tubagem na admissão provoca um efeito de "lag", ou seja, introduz algum atraso em resposta imediata. Isso diz-nos a Física. Mais tubagem, mais perdas de carga, maior distância a percorrer pelo fluído (ar), etc. O que acontece é que isso nota-se mais ou menos, dependendo do tipo de obstáculo ou de uso.
Por exemplo, numa rampa, se começarmos lá de baixo com um bocadinho de balanço, não se deverá notar muito, devendo até ajudar depois de estar em marcha e depois do IC estar completamente "carregado" e a funcionar em pleno. Noutro tipo de situação, como por exemplo estar parado a meio de determinada rampa, onde se precisa de resposta imediata - carregar no acelerador e está logo tudo lá disponível - o IC irá à partida introduzir um atraso na resposta, que poderá ser maior ou menor, consoante a adequação do mesmo.

Eu próprio já andei muito tempo indeciso quanto à aplicação do intercooler.
Cometi o erro de não o montar no GR que levei para Angola, porque esse era destinado a fazer muita estrada e estradão.
No GR que tenho em Portugal, como o meu uso é essencialmente no mato e cada vez a velocidade mais reduzida, o IC não me traz mais valias. Em todo o caso, à medida que vou começando a fazer cada vez mais passeios turísticos rolantes (as coisas vão mudando com a idade), nos quais tenho que fazer viagens, sou bem capaz de um dia optar por lhe montar um. A montar terá ventilação forçada (ventoinha), uma vez que às velocidades que se rola no TT mais duro não há circulação de ar suficiente para se tirar o devido partido do IC.

Em todo o caso, o importante é que se esteja contente com o que se tem e que se lhe dê o devido uso! Penso eu de que! :okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 21 out 2011, 08:45

boas amigo PJHO

concordo em pleno com tudo que dizes e acho que tens razão quanto aos efeitos do IC...mas continuo a dizer que acho mais vantajoso com IC do que sem mesmo para mato...pelo menos no meu caso foi...mas na altura que o apliquei tb fiz um par de alterações o que é certo é como deixou de aquecer não mexi mais!!!

abraço

Tiago
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por PJHO » 21 out 2011, 08:53

Caro Tiago, o que importa é que estejas satisfeito, que o teu menino transpire saúde e que te dê muitas alegrias!

:okkk:
GRande abraço
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por Spinks » 21 out 2011, 09:04

PJHO Escreveu:Caro Tiago, o que importa é que estejas satisfeito, que o teu menino transpire saúde e que te dê muitas alegrias!

:okkk:


ora :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

PJHO é sempre bom ler os teus comentários porque são sempre baseados em experiências que passas te...

abraço e continua assim

Tiago Sousa
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Re: Preparação Motor Y60

Mensagem por andremota77 » 22 out 2011, 08:28

Spinks Escreveu:
PJHO Escreveu:Caro Tiago, o que importa é que estejas satisfeito, que o teu menino transpire saúde e que te dê muitas alegrias!

:okkk:


ora :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

PJHO é sempre bom ler os teus comentários porque são sempre baseados em experiências que passas te...

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