cristiano Escreveu:boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...
Spinks Escreveu:então malta ninguém opina???
Santana do Mato Escreveu:Spinks Escreveu:então malta ninguém opina???
Já lá devias mas era ter as tuches do fiesta a "martelar" dentro do motor...
Spinks Escreveu:cristiano Escreveu:boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...
mas achas que as touches do y61 são melhores que as dos fiestas que é o que a malta aplica???
cumps
Tiago
father Escreveu:Spinks Escreveu:cristiano Escreveu:boas as tuxes do y61 sao mecanicas o motor pode ficar com um trabalhar mais metalico mas é melhor...qt ao resto as opinioes divergem muito...
mas achas que as touches do y61 são melhores que as dos fiestas que é o que a malta aplica???
cumps
Tiago
sao iguais
PJHO Escreveu:Isto já anda parado há algum tempo, mas mesmo assim mando o meu bitaite. Ando com tempo...![]()
Vale o que vale, até porque de mecânica percebo muito muito pouco.
Apenas falo pelas experiências que tenho tido ao longo de vários anos com 2 GRs Y60, bem como o que tenho constatado em invenções alheias, por estas e outras bandas...![]()
Ora bem, se fosse hoje, eu fazia:
1 - Revisão geral do motor ainda no estado original. Ter a certeza absoluta que está impecável. Se não estiver, há que deixá-lo impec. Rever também os restantes componentes.
2 - Na sequência do ponto anterior verificar muito bem o estado do turbo. Um turbo de origem em bom estado e com boa afinação chega e sobra para as aventuras que a maior parte de nós faz no mato, isto é, se não andarmos a medir pilinhas. Se o turbo de origem não estiver bom, há turbos baratos de geometria fixa que em baixas têm comportamentos tão bons ou melhores como os de geometria variável. A geometria variável é uma forma de se tentar ter o melhor em baixas e em altas... Um turbo de geometria fixa adequado e com boas baixas, serve muito bem para quem em estrada não anda a derreter o seu jipe. Quer-se andar a 150 Km/h? Então é favor esquecer tudo o que eu ando para aqui a debitar!![]()
(Atenção que até aqui ainda não se andou a inventar, mas apenas em revisões.)
3 - Tuxes mecânicas do fiesta. Baratas e ajudam bastante.
4 - Radiador de alumínio, por precaução e para dar margem de manobra, antes de se começar a "esquentar" o animal. Só depois começava a inventar. O chamado by-pass para o 6.º cilindro, bem como algumas invenções de tira tubo, mete tubo, pelo que tenho visto, têm um bocado o efeito de placebo... O melhor é atacar o boi pelos cornos. Alumínio para a frente do gajo! Depois, se se quiser gastar dinheiro, eh pá, que se façam essas pequenas alterações... Acredito que, com um motor saudável, com alterações TT dentro de certos limites, não haverá problema de aquecimento com um bom radiador de alumínio. Se mesmo assim houver, eu montava umas boas ventoinhas eléctricas, como as da Kenlowe, por ex., pensadas à medida e não adaptações manhosas assucatadas de outros carros. Verificar muito bem todas as tubagens, especialmente as de borracha!!! O excesso de esforço ressente-se muito nestes elementos, podendo acarretar consequências catastróficas: já passei por isso!![]()
5 - Se o jipe é sobretudo para o mato, eu não metia intercooler. Se o jipe faz muita estrada, aí já metia. Os meus GRs quando aqueceram a sério, foi sempre em estrada, por culpa minha (idiotices e até algum desleixo e desatenção).
6 - Afinar o motor por quem sabe!!! Não pelo amigo jeitoso da esquina. Há gente que sabe mesmo o que faz e mais vale fazer bem à primeira (ou às primeiras tentativas) do que andar a fazer e desfazer. Tanto se mexe que só se estraga. Saber muito bem para que se quer o jipe, que pneus se lhe vai meter e só aí fazer a afinação da bomba e da pressão do turbo no ponto (acho melhor não exceder o pico de 1,4/1,5 Bar, e mesmo assim...). Realizar manutenção ao animal como deve ser e com frequência - os períodos normais de manutenção não se aplicam, uma vez que estes bichos levam com cargas maiores do que as previstas originalmente!
7 - Se mesmo com afinações e alterações não chegar, o que eu duvido, eu cá não inventava mais em alterações no motor. Eu metia uns grupos cónicos reduzidos que compensassem o tamanho dos pneus e acrescentassem alguma melhoria de resposta a baixa rotação. Como cereja no topo do bolo, e havendo €€€€, esta marmelada toda culminava com um bloqueio à frente (e atrás, se não tiver de origem), que faz literalmente milagres, se se souber "operar"!
E... mai nada.![]()
Esta "mesinha" é para mim uma forma de se manter o jipe com alguma fiabilidade, garantindo ao mesmo tempo muita acção de qualidade no mato! Hoje em dia andam muitas modas de alterações profundas que normalmente dão gozo nos primeiros tempos, mas que depois nunca mais se ouve falar e/ou que são um buraco sem fim para se gastar dinheiro... Para bom entendedor...
Espero não estar a estragar o negócio de ninguém, mas creio que o objectivo deste fórum não é comercial...![]()
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Claro está que se se pretende montar pneus acima de 35", andar na competição, dar show lá no largo da aldeia ou do bairro, ou medir pilinhas, o melhor é esquecer o que eu disse...
Se com esta lenga-lenga toda aborreço ou piso nos calos de alguém, lamento, mas não peço desculpa!![]()
É o que eu penso!
Boa sorte a todos os Patroleiros! E faça-se mais e melhor mato, porque tanta conversa já me está a dar vontade de ir cabrar!
P.S.1: Uns pneus adequados à finalidade fazem milagres. De nada adianta termos 200 cv se não os conseguirmos usar no terreno!
andremota77 Escreveu:as explicações deste homem são sempre uma mais valia.
PJHO Escreveu:andremota77 Escreveu:as explicações deste homem são sempre uma mais valia.
Obrigado.
A dizer alguma coisa, que seja com sumo.![]()
Às vezes custa-me um bocado ver companheiros a fazer e desfazer alterações, muitas vezes motivados pela moda mais recente. Como tal, acho que posso pelo menos dar a minha opinião no sentido de evitar perdas de tempo e de dinheiro - infelizmente já passei por muito disso.![]()
Estas trocas e baldrocas por vezes resultam em muito pouco na prática. Ou seja, temos turbo XPTO, IC a la mode, preparação cánhôn, pardais ao ninho, etc e tal, mas depois fazemos o mesmo ou pouco mais do que fazíamos antes, mas com a enorme desvantagem de termos menos 5.000€ (a passar) na carteira e também de ficarmos com um jipe muitas das vezes canceroso em termos de fiabilidade. Faz vistaço? Talvez, mas...![]()
Dou a minha opinião, porque isto é um fórum. Sinceramente, não tenho nada de concreto a ganhar com isso. Mas mesmo nada! Muito do que aprendi ao longo dos anos foi aqui e como tal, acho ter o dever de pelo menos manifestar a minha opinião sincera, especialmente se com isso puder evitar dissabores como os que passei a outros companheiros da jipósia!
PJHO Escreveu:Isto já anda parado há algum tempo, mas mesmo assim mando o meu bitaite. Ando com tempo...![]()
Vale o que vale, até porque de mecânica percebo muito muito pouco.
Apenas falo pelas experiências que tenho tido ao longo de vários anos com 2 GRs Y60, bem como o que tenho constatado em invenções alheias, por estas e outras bandas...![]()
Ora bem, se fosse hoje, eu fazia:
1 - Revisão geral do motor ainda no estado original. Ter a certeza absoluta que está impecável. Se não estiver, há que deixá-lo impec. Rever também os restantes componentes.
2 - Na sequência do ponto anterior verificar muito bem o estado do turbo. Um turbo de origem em bom estado e com boa afinação chega e sobra para as aventuras que a maior parte de nós faz no mato, isto é, se não andarmos a medir pilinhas. Se o turbo de origem não estiver bom, há turbos baratos de geometria fixa que em baixas têm comportamentos tão bons ou melhores como os de geometria variável. A geometria variável é uma forma de se tentar ter o melhor em baixas e em altas... Um turbo de geometria fixa adequado e com boas baixas, serve muito bem para quem em estrada não anda a derreter o seu jipe. Quer-se andar a 150 Km/h? Então é favor esquecer tudo o que eu ando para aqui a debitar!![]()
(Atenção que até aqui ainda não se andou a inventar, mas apenas em revisões.)
3 - Tuxes mecânicas do fiesta. Baratas e ajudam bastante.
4 - Radiador de alumínio, por precaução e para dar margem de manobra, antes de se começar a "esquentar" o animal. Só depois começava a inventar. O chamado by-pass para o 6.º cilindro, bem como algumas invenções de tira tubo, mete tubo, pelo que tenho visto, têm um bocado o efeito de placebo... O melhor é atacar o boi pelos cornos. Alumínio para a frente do gajo! Depois, se se quiser gastar dinheiro, eh pá, que se façam essas pequenas alterações... Acredito que, com um motor saudável, com alterações TT dentro de certos limites, não haverá problema de aquecimento com um bom radiador de alumínio. Se mesmo assim houver, eu montava umas boas ventoinhas eléctricas, como as da Kenlowe, por ex., pensadas à medida e não adaptações manhosas assucatadas de outros carros. Verificar muito bem todas as tubagens, especialmente as de borracha!!! O excesso de esforço ressente-se muito nestes elementos, podendo acarretar consequências catastróficas: já passei por isso!![]()
5 - Se o jipe é sobretudo para o mato, eu não metia intercooler. Se o jipe faz muita estrada, aí já metia. Os meus GRs quando aqueceram a sério, foi sempre em estrada, por culpa minha (idiotices e até algum desleixo e desatenção).
6 - Afinar o motor por quem sabe!!! Não pelo amigo jeitoso da esquina. Há gente que sabe mesmo o que faz e mais vale fazer bem à primeira (ou às primeiras tentativas) do que andar a fazer e desfazer. Tanto se mexe que só se estraga. Saber muito bem para que se quer o jipe, que pneus se lhe vai meter e só aí fazer a afinação da bomba e da pressão do turbo no ponto (acho melhor não exceder o pico de 1,4/1,5 Bar, e mesmo assim...). Realizar manutenção ao animal como deve ser e com frequência - os períodos normais de manutenção não se aplicam, uma vez que estes bichos levam com cargas maiores do que as previstas originalmente!
7 - Se mesmo com afinações e alterações não chegar, o que eu duvido, eu cá não inventava mais em alterações no motor. Eu metia uns grupos cónicos reduzidos que compensassem o tamanho dos pneus e acrescentassem alguma melhoria de resposta a baixa rotação. Como cereja no topo do bolo, e havendo €€€€, esta marmelada toda culminava com um bloqueio à frente (e atrás, se não tiver de origem), que faz literalmente milagres, se se souber "operar"!
E... mai nada.![]()
Esta "mesinha" é para mim uma forma de se manter o jipe com alguma fiabilidade, garantindo ao mesmo tempo muita acção de qualidade no mato! Hoje em dia andam muitas modas de alterações profundas que normalmente dão gozo nos primeiros tempos, mas que depois nunca mais se ouve falar e/ou que são um buraco sem fim para se gastar dinheiro... Para bom entendedor...
Espero não estar a estragar o negócio de ninguém, mas creio que o objectivo deste fórum não é comercial...![]()
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Claro está que se se pretende montar pneus acima de 35", andar na competição, dar show lá no largo da aldeia ou do bairro, ou medir pilinhas, o melhor é esquecer o que eu disse...
Se com esta lenga-lenga toda aborreço ou piso nos calos de alguém, lamento, mas não peço desculpa!![]()
É o que eu penso!
Boa sorte a todos os Patroleiros! E faça-se mais e melhor mato, porque tanta conversa já me está a dar vontade de ir cabrar!
P.S.1: Uns pneus adequados à finalidade fazem milagres. De nada adianta termos 200 cv se não os conseguirmos usar no terreno!
PJHO Escreveu:Caro Tiago, o que importa é que estejas satisfeito, que o teu menino transpire saúde e que te dê muitas alegrias!
Spinks Escreveu:PJHO Escreveu:Caro Tiago, o que importa é que estejas satisfeito, que o teu menino transpire saúde e que te dê muitas alegrias!
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PJHO é sempre bom ler os teus comentários porque são sempre baseados em experiências que passas te...
abraço e continua assim
Tiago Sousa
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