Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???
Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
a c Escreveu:Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
não tenho bem a certeza mas penso, que a cabeça de bomba do Y61 precisa de ser alterada para que o jipe possa ter relantim, essa alteração é facil de fazer, demora algum tempo uma vez que tem de tirar a cabeça fora e voltar a montar tudo.
em alguns motores como por exemplo o cabstar, quando se dá mais gasoleo ficam com o mesmo sintoma, falta de relantim nas subidas, isso tudo se resolve é uma questão do xipador puxar pelos neurónios![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
cristiano Escreveu:Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
fala com quem sabe luis da lm4 e ele explica tudo..
http://www.lm4tt.net
a c Escreveu:
Raul Costa Escreveu:cristiano Escreveu:Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
fala com quem sabe luis da lm4 e ele explica tudo..
http://www.lm4tt.net
Cristiano, eu também fico com o problema resolvido do caso do relanti mas não fico com o carro a puxar como estava, não era nenhum carro de geometria variável, mas com o turbo de origem e apenas uma cabeça de bomba do Y61 o carro estava a puxar que era uma coisa doida, como já pudeste ver em alguns vídeos.
O que o Luís tem aplicado é uma cabeça de bomba de 12mm, já confirmei, ele também tem o mesmo problema.
O que acontece nas cabeças de 12 é o fumo em exagero, mesmo a puxar moderadamente.
Aplicando a cabeça de 12 tenho de fazer o corte de gasóleo para moderar os fumos, por sua vez estou a limitar o desenvolvimento do carro, para ter o carro a puxar o que estava com a cabeça de 12 tem de fumar mesmo muito.
Tenho de encontrar uma outra solução... nem que seja limitar interiormente a bomba!!!!...
Raul Costa Escreveu:a c Escreveu:
AC, sabes mais ou menos que alteração é essa?????... obrigado.
Raul Costa Escreveu:Cristiano, o XS5 também mete a cabeça de bomba do Y61 no Y60 sem problema de ralanti... mas não é a bombar como eu tinha o carro, tira-me um pouco de gasóleo, arranja alí um ponto de equilíbrio e a coisa ficava boa... isto também já foi falado com o Luís, situação que ele confirmou.
Mas... não termina aqui, hoje foi uma maratona de 4 horas, tirou-se a cabeça de bomba uma série de vezes até que se fez luz na cabeça do XS5... e desde já te convido assim que tivermos oportunidade a dar uma volta no meu carro para perceberes o que eu dizia... está simplesmente brutal, fez-se uma alteração que possibilitou dar mais débito na bomba, menos fumo e o carro a puxar MUITO BEM, obviamente que não está um carro de geometria, mas para um GR +- de origem, está fabuloso, permitindo assim voltar ao Poço do Inglês e voltar a subir onde os carros LM4 com geometria subiram, pelo menos quando lá estive com eles.
Hoje vi uma pessoa a trabalhar a sério, a alterar peças que não lembram ao menino Jesus e com um resultado que só vendo para crer...![]()
![]()
![]()
Raul Costa Escreveu:Yap, mas o meu só faz essas pressões quando necessito, normalmente anda a 0.8 para ver se não ando a reboque![]()
![]()
, obviamente que o meu a 1,8 e o teu a 1,8, não terias qualquer hipótese, tinhas de esperar por mim de 500m em 500m
![]()
![]()
.
Eu só refiro que para um turbo de origem, sem geometria a coisa está muito boa, mas não comparemos se não fico triste.
midnightlimb Escreveu:Mas olha, Carlos... também me informei dessa alteração antes de optar pelo conjunto TGV/ bomba mecânica e a malta diz que o ralenti fica muito incerto... fiquei preocupado e optei por outro lado... No entanto, quem a faz reclama cavalagens da ordem dos 180 cv. Será verdade?...
Sei que em Espanha é comum chipar a bomba injectora de origem do TD6... Cá fala-se pouco disso e desconheço os prós e contras mecãnicos.
Raul Costa Escreveu:Acho que o assunto é um pouco subjectivo na medida que a mesma bomba permite várias afinações, eu com a bomba mecânica e a cabeça do Y61 não troco pela cabeça de 12 nem pelo Chip, completamente fora de questão e posso adiantar que tenho essa comparação feita.
Quanto num tópico anterior disseram que havia solução para a cabeça do Y61, foi confirmado com a própria LM4, que havia com algumas limitações, não ficava a andar como nós gostamos, agora, é completamente diferente, depois de ter conseguido a afinação da cabeça de bomba do Y61 no Y60 e ter afinado a coisa à séria, a coisa ficou assustadora mesmo... só dá para comparar andando em dois carros, porque estamos aqui a discutir que uma dá mais que a outra quando não existe um termo de comparação é estar a discutir alhos com bugalhos.
Experimentem um carro com bomba de 12 ou até mesmo com Chip, depois uma bomba do Y60 com a cabeça do Y61 que esteja bem afinada... não vai ser fácil porque até ao momento só uma pessoa descobriu o problema, e depois digam algo.
Posso dizer que uma pessoa que experimentou o meu carro ontem já vai fazer a alteração![]()
![]()
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes