Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???
Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???
a c Escreveu:Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???
não tenho bem a certeza mas penso, que a cabeça de bomba do Y61 precisa de ser alterada para que o jipe possa ter relantim, essa alteração é facil de fazer, demora algum tempo uma vez que tem de tirar a cabeça fora e voltar a montar tudo.
em alguns motores como por exemplo o cabstar, quando se dá mais gasoleo ficam com o mesmo sintoma, falta de relantim nas subidas, isso tudo se resolve é uma questão do xipador puxar pelos neurónios![]()
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cristiano Escreveu:Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???
fala com quem sabe luis da lm4 e ele explica tudo..
http://www.lm4tt.net
a c Escreveu:
Raul Costa Escreveu:cristiano Escreveu:Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!
O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???
fala com quem sabe luis da lm4 e ele explica tudo..
http://www.lm4tt.net
Cristiano, eu também fico com o problema resolvido do caso do relanti mas não fico com o carro a puxar como estava, não era nenhum carro de geometria variável, mas com o turbo de origem e apenas uma cabeça de bomba do Y61 o carro estava a puxar que era uma coisa doida, como já pudeste ver em alguns vídeos.
O que o Luís tem aplicado é uma cabeça de bomba de 12mm, já confirmei, ele também tem o mesmo problema.
O que acontece nas cabeças de 12 é o fumo em exagero, mesmo a puxar moderadamente.
Aplicando a cabeça de 12 tenho de fazer o corte de gasóleo para moderar os fumos, por sua vez estou a limitar o desenvolvimento do carro, para ter o carro a puxar o que estava com a cabeça de 12 tem de fumar mesmo muito.
Tenho de encontrar uma outra solução... nem que seja limitar interiormente a bomba!!!!...
Raul Costa Escreveu:a c Escreveu:
AC, sabes mais ou menos que alteração é essa?????... obrigado.
Raul Costa Escreveu:Cristiano, o XS5 também mete a cabeça de bomba do Y61 no Y60 sem problema de ralanti... mas não é a bombar como eu tinha o carro, tira-me um pouco de gasóleo, arranja alí um ponto de equilíbrio e a coisa ficava boa... isto também já foi falado com o Luís, situação que ele confirmou.
Mas... não termina aqui, hoje foi uma maratona de 4 horas, tirou-se a cabeça de bomba uma série de vezes até que se fez luz na cabeça do XS5... e desde já te convido assim que tivermos oportunidade a dar uma volta no meu carro para perceberes o que eu dizia... está simplesmente brutal, fez-se uma alteração que possibilitou dar mais débito na bomba, menos fumo e o carro a puxar MUITO BEM, obviamente que não está um carro de geometria, mas para um GR +- de origem, está fabuloso, permitindo assim voltar ao Poço do Inglês e voltar a subir onde os carros LM4 com geometria subiram, pelo menos quando lá estive com eles.
Hoje vi uma pessoa a trabalhar a sério, a alterar peças que não lembram ao menino Jesus e com um resultado que só vendo para crer...![]()
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Raul Costa Escreveu:Yap, mas o meu só faz essas pressões quando necessito, normalmente anda a 0.8 para ver se não ando a reboque![]()
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, obviamente que o meu a 1,8 e o teu a 1,8, não terias qualquer hipótese, tinhas de esperar por mim de 500m em 500m
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Eu só refiro que para um turbo de origem, sem geometria a coisa está muito boa, mas não comparemos se não fico triste.
midnightlimb Escreveu:Mas olha, Carlos... também me informei dessa alteração antes de optar pelo conjunto TGV/ bomba mecânica e a malta diz que o ralenti fica muito incerto... fiquei preocupado e optei por outro lado... No entanto, quem a faz reclama cavalagens da ordem dos 180 cv. Será verdade?...
Sei que em Espanha é comum chipar a bomba injectora de origem do TD6... Cá fala-se pouco disso e desconheço os prós e contras mecãnicos.
Raul Costa Escreveu:Acho que o assunto é um pouco subjectivo na medida que a mesma bomba permite várias afinações, eu com a bomba mecânica e a cabeça do Y61 não troco pela cabeça de 12 nem pelo Chip, completamente fora de questão e posso adiantar que tenho essa comparação feita.
Quanto num tópico anterior disseram que havia solução para a cabeça do Y61, foi confirmado com a própria LM4, que havia com algumas limitações, não ficava a andar como nós gostamos, agora, é completamente diferente, depois de ter conseguido a afinação da cabeça de bomba do Y61 no Y60 e ter afinado a coisa à séria, a coisa ficou assustadora mesmo... só dá para comparar andando em dois carros, porque estamos aqui a discutir que uma dá mais que a outra quando não existe um termo de comparação é estar a discutir alhos com bugalhos.
Experimentem um carro com bomba de 12 ou até mesmo com Chip, depois uma bomba do Y60 com a cabeça do Y61 que esteja bem afinada... não vai ser fácil porque até ao momento só uma pessoa descobriu o problema, e depois digam algo.
Posso dizer que uma pessoa que experimentou o meu carro ontem já vai fazer a alteração![]()
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