Bomba injetora mecânica em y61

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Re: Bomba injetora mecânica em y61

Mensagem por Raul Costa » 06 set 2010, 23:54

Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!

O embolo que referem é de que parte da bomba... se é que é da bomba!!!???

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Mensagem por a c » 07 set 2010, 09:07

Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!

não tenho bem a certeza mas penso, que a cabeça de bomba do Y61 precisa de ser alterada para que o jipe possa ter relantim, essa alteração é facil de fazer, demora algum tempo uma vez que tem de tirar a cabeça fora e voltar a montar tudo.

em alguns motores como por exemplo o cabstar, quando se dá mais gasoleo ficam com o mesmo sintoma, falta de relantim nas subidas, isso tudo se resolve é uma questão do xipador puxar pelos neurónios :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 07 set 2010, 09:39

Raul Costa Escreveu:Ora aqui está um assunto bastante interessante... sofro do mesmo mal, no Y60 montei a cabeça de bomba do Y61 e nunca mais tive ralanti!!!!... a bomba já foi desmontada 2 vezes, a última foi a semana passada, agora faz fumo parece um carro com 150 anos, aquele fumo que cai no chão!!!!... esquisito mesmo, hoje voltei lá e deixei o carro... a ver vamos se à terceira é de vez, mas parece que não, vão tentar fazer uma adaptação que passa por limitar uma membrana na bomba afinada por um parafuso exterior!!!!... não estou com muita esperança!!!!

fala com quem sabe luis da lm4 e ele explica tudo..

www.lm4tt.net
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Raul Costa » 07 set 2010, 12:48

a c Escreveu:

não tenho bem a certeza mas penso, que a cabeça de bomba do Y61 precisa de ser alterada para que o jipe possa ter relantim, essa alteração é facil de fazer, demora algum tempo uma vez que tem de tirar a cabeça fora e voltar a montar tudo.

em alguns motores como por exemplo o cabstar, quando se dá mais gasoleo ficam com o mesmo sintoma, falta de relantim nas subidas, isso tudo se resolve é uma questão do xipador puxar pelos neurónios :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer:

AC, sabes mais ou menos que alteração é essa?????... obrigado.

Mensagem por Raul Costa » 07 set 2010, 13:38

cristiano Escreveu:

http://www.lm4tt.net

Cristiano, eu também fico com o problema resolvido do caso do relanti mas não fico com o carro a puxar como estava, não era nenhum carro de geometria variável, mas com o turbo de origem e apenas uma cabeça de bomba do Y61 o carro estava a puxar que era uma coisa doida, como já pudeste ver em alguns vídeos.

O que o Luís tem aplicado é uma cabeça de bomba de 12mm, já confirmei, ele também tem o mesmo problema.

O que acontece nas cabeças de 12 é o fumo em exagero, mesmo a puxar moderadamente.

Aplicando a cabeça de 12 tenho de fazer o corte de gasóleo para moderar os fumos, por sua vez estou a limitar o desenvolvimento do carro, para ter o carro a puxar o que estava com a cabeça de 12 tem de fumar mesmo muito.

Tenho de encontrar uma outra solução... nem que seja limitar interiormente a bomba!!!!...

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 07 set 2010, 18:09

Realmente com a bomba mecânica e mesmo com o TGV o carro fuma um pedaço e tem de se desenvolver uma condução própria para controlar isso especialmente na estrada... Quem me deu a dica foi o Barateiro e mal tive o carro, comecei a aprender e foi rápido. Prego à chapa de estalo com esta alteração é nuvem de fumo garantida mas nunca tive problemas com ralenti... A minha alteração foi feita na LM4...

Mensagem por a c » 07 set 2010, 21:03

[/quote]

AC, sabes mais ou menos que alteração é essa?????... obrigado.[/quote]

sim sei qual é a alteração a fazer, se quiseres posso te reparar isso

cump.

Mensagem por Raul Costa » 08 set 2010, 00:36

a c Escreveu:

AC, sabes mais ou menos que alteração é essa?????... obrigado.[/quote]

cump.[/quote]

Isso são boas noticias... foi antes ou depois da PM?

Mensagem por cristiano » 08 set 2010, 18:44

Raul Costa Escreveu:
cristiano Escreveu:

http://www.lm4tt.net

Cristiano, eu também fico com o problema resolvido do caso do relanti mas não fico com o carro a puxar como estava, não era nenhum carro de geometria variável, mas com o turbo de origem e apenas uma cabeça de bomba do Y61 o carro estava a puxar que era uma coisa doida, como já pudeste ver em alguns vídeos.

O que o Luís tem aplicado é uma cabeça de bomba de 12mm, já confirmei, ele também tem o mesmo problema.

O que acontece nas cabeças de 12 é o fumo em exagero, mesmo a puxar moderadamente.

Aplicando a cabeça de 12 tenho de fazer o corte de gasóleo para moderar os fumos, por sua vez estou a limitar o desenvolvimento do carro, para ter o carro a puxar o que estava com a cabeça de 12 tem de fumar mesmo muito.

Tenho de encontrar uma outra solução... nem que seja limitar interiormente a bomba!!!!...

digo isto pq a primeira bomba do meu carro ers uma de 11 mm e nao tinha relanti erregular e foi o luis que aplicou...depois botei de 12 mm e ai ja senti uma diferença grande de power e fumo..como o mid diz +e questao de habito e agora faz menos fumo que um gr original a andar normal atençao..

abç

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por a c » 08 set 2010, 20:20

Raul Costa Escreveu:
a c Escreveu:

AC, sabes mais ou menos que alteração é essa?????... obrigado.

cump.[/quote]

Isso são boas noticias... foi antes ou depois da PM?[/quote]

foi antes :loool:

Mensagem por Raul Costa » 08 set 2010, 22:30

Cristiano, o XS5 também mete a cabeça de bomba do Y61 no Y60 sem problema de ralanti... mas não é a bombar como eu tinha o carro, tira-me um pouco de gasóleo, arranja alí um ponto de equilíbrio e a coisa ficava boa... isto também já foi falado com o Luís, situação que ele confirmou.

Mas... não termina aqui, hoje foi uma maratona de 4 horas, tirou-se a cabeça de bomba uma série de vezes até que se fez luz na cabeça do XS5... e desde já te convido assim que tivermos oportunidade a dar uma volta no meu carro para perceberes o que eu dizia... está simplesmente brutal, fez-se uma alteração que possibilitou dar mais débito na bomba, menos fumo e o carro a puxar MUITO BEM, obviamente que não está um carro de geometria, mas para um GR +- de origem, está fabuloso, permitindo assim voltar ao Poço do Inglês e voltar a subir onde os carros LM4 com geometria subiram, pelo menos quando lá estive com eles.

Hoje vi uma pessoa a trabalhar a sério, a alterar peças que não lembram ao menino Jesus e com um resultado que só vendo para crer... [clap] [clap] [clap] [clap]

Mensagem por cristiano » 09 set 2010, 11:13

Raul Costa Escreveu:Cristiano, o XS5 também mete a cabeça de bomba do Y61 no Y60 sem problema de ralanti... mas não é a bombar como eu tinha o carro, tira-me um pouco de gasóleo, arranja alí um ponto de equilíbrio e a coisa ficava boa... isto também já foi falado com o Luís, situação que ele confirmou.

Mas... não termina aqui, hoje foi uma maratona de 4 horas, tirou-se a cabeça de bomba uma série de vezes até que se fez luz na cabeça do XS5... e desde já te convido assim que tivermos oportunidade a dar uma volta no meu carro para perceberes o que eu dizia... está simplesmente brutal, fez-se uma alteração que possibilitou dar mais débito na bomba, menos fumo e o carro a puxar MUITO BEM, obviamente que não está um carro de geometria, mas para um GR +- de origem, está fabuloso, permitindo assim voltar ao Poço do Inglês e voltar a subir onde os carros LM4 com geometria subiram, pelo menos quando lá estive com eles.

Hoje vi uma pessoa a trabalhar a sério, a alterar peças que não lembram ao menino Jesus e com um resultado que só vendo para crer... [clap] [clap] [clap] [clap]

raul em relaçao ao fumo o teu faz menos pq tens um turbo que esta a fazer uma pressao muito grande, mais pressao de turbo menos fumo, esta a fazer mais pressao que os LM4 que tem uma bomba maior e fazem menos pressao por isso fazem mais um pouco de fumo ,esse é um factor essencial para os resultados que tens...agora ja experimentei uma vez o meu turbo a 2.2 bar e fumo nao fazia nenhum e andava que parecia um TDI alias piquei-me com um focus TDCI 115 cv eu com pneu 37 e em 3ª velocidade passei por ele...mas tinha a certeza que nao ia ter carro para muito tempo se assim anda-se ...neste momento esta a fazer 1.5 a 1.6 ...

abç

Mensagem por Raul Costa » 09 set 2010, 11:21

Yap, mas o meu só faz essas pressões quando necessito, normalmente anda a 0.8 para ver se não ando a reboque :unibrow: :unibrow: :unibrow: , obviamente que o meu a 1,8 e o teu a 1,8, não terias qualquer hipótese, tinhas de esperar por mim de 500m em 500m [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] .

Eu só refiro que para um turbo de origem, sem geometria a coisa está muito boa, mas não comparemos se não fico triste. :angry:

Mensagem por cristiano » 09 set 2010, 12:52

Raul Costa Escreveu:Yap, mas o meu só faz essas pressões quando necessito, normalmente anda a 0.8 para ver se não ando a reboque :unibrow: :unibrow: :unibrow: , obviamente que o meu a 1,8 e o teu a 1,8, não terias qualquer hipótese, tinhas de esperar por mim de 500m em 500m [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] .

Eu só refiro que para um turbo de origem, sem geometria a coisa está muito boa, mas não comparemos se não fico triste. :angry:

yap os TGF tem tb as suas vantagens...

abç raul

Registado: 28 fev 2010, 21:12

Mensagem por carlos peliculas » 09 set 2010, 22:07

Eu tenho um amigo que tem um y61 td6, e nao precisou de por bomba mecanica fez um chipanço afinou o turbo e a bomba e mais umas coisinhas e ficou espetacular, ficou andar fixe.
Fica muito melhor do que a bomba mecanica.
MBPELICULAS Aplicação de películas homogadas

Mensagem por midnightlimb » 09 set 2010, 23:32

Mas olha, Carlos... também me informei dessa alteração antes de optar pelo conjunto TGV/ bomba mecânica e a malta diz que o ralenti fica muito incerto... fiquei preocupado e optei por outro lado... No entanto, quem a faz reclama cavalagens da ordem dos 180 cv. Será verdade?...

Sei que em Espanha é comum chipar a bomba injectora de origem do TD6... Cá fala-se pouco disso e desconheço os prós e contras mecãnicos.

Mensagem por Raul Costa » 10 set 2010, 11:21

Carlos, um amigo meu comprou um Y61 e estava na dúvida entre a bomba mecânica ou o Chip, ele foi experimentar um Y61 com chip e não gostou, optou mela mesma situação que eu, Bomba do Y60 e Cabeça de Bomba do Y61.

Obviamente que ficou com o dito problema que ninguém CONSEGUIA resolver, agora, a minha sugestão, é não metam cabeça de 12 e em caso de dúvida, venham andar no meu carro [}:)] [}:)] [}:)] ...

Já tive a fazer as comparações, um com cabeça de 12 e o meu e a resposta é... ainda bem que não montei :D ... pronto, na Quarta Feira não dizia isto, mas agora digo... faltam os últimos testes que vão ser no Domingo, ou seja, o comportamento do carro com o aumento de pressão atmosférica se vai ou não influenciar... será senas do próximo capítulo.

:D

Mensagem por carlos peliculas » 10 set 2010, 11:44

Eu conheço tres que tem essa alteração o carro ficam a andar muito bem, um destes ja teve a bomba mecanica retada, e tiroua e meteo a bomba de origem a electrica e fez a tal alteração que eu falo, e ficou a andar muito mais do quando tinha a bomba mecanica.
O carro fica espetacular com bastante power.
Abraço

Mensagem por carlos peliculas » 10 set 2010, 11:47

midnightlimb Escreveu:Mas olha, Carlos... também me informei dessa alteração antes de optar pelo conjunto TGV/ bomba mecânica e a malta diz que o ralenti fica muito incerto... fiquei preocupado e optei por outro lado... No entanto, quem a faz reclama cavalagens da ordem dos 180 cv. Será verdade?...

Sei que em Espanha é comum chipar a bomba injectora de origem do TD6... Cá fala-se pouco disso e desconheço os prós e contras mecãnicos.

Com esta alteração que eu falo o relantim fica igual como o de origem.
Abraço

Mensagem por midnightlimb » 10 set 2010, 12:05

Isso é muito interessante... e vantagens? Mais power e menos fumos? Nunca vi... Este tópico está a ficar bom!

Mensagem por Raul Costa » 10 set 2010, 12:56

Acho que o assunto é um pouco subjectivo na medida que a mesma bomba permite várias afinações, eu com a bomba mecânica e a cabeça do Y61 não troco pela cabeça de 12 nem pelo Chip, completamente fora de questão e posso adiantar que tenho essa comparação feita.

Quanto num tópico anterior disseram que havia solução para a cabeça do Y61, foi confirmado com a própria LM4, que havia com algumas limitações, não ficava a andar como nós gostamos, agora, é completamente diferente, depois de ter conseguido a afinação da cabeça de bomba do Y61 no Y60 e ter afinado a coisa à séria, a coisa ficou assustadora mesmo... só dá para comparar andando em dois carros, porque estamos aqui a discutir que uma dá mais que a outra quando não existe um termo de comparação é estar a discutir alhos com bugalhos.

Experimentem um carro com bomba de 12 ou até mesmo com Chip, depois uma bomba do Y60 com a cabeça do Y61 que esteja bem afinada... não vai ser fácil porque até ao momento só uma pessoa descobriu o problema, e depois digam algo.

Posso dizer que uma pessoa que experimentou o meu carro ontem já vai fazer a alteração [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Mensagem por midnightlimb » 10 set 2010, 13:08

Eh pá... essas coisas têm de ser reveladas! :unibrow:

Mensagem por Raul Costa » 10 set 2010, 13:16

Eu não estou aqui para dizer que o meu é melhor que os outros, nada disso, estou aqui a dizer para experimentarem e não gastarem dinheiro à toa quando por menos podem ter a coisa melhor... também não vale de nada eu dizer que é isto ou aquilo sem vocês experimentarem para ver... só mesmo alguns eventuais relatos que vão aparecendo depois de terem experimentado... o meu serviu de cobaia, isso é garantido. :bem:

Mensagem por midnightlimb » 10 set 2010, 13:30

E fazes muito bem... é para isso que um fórum serve!

Mensagem por cristiano » 10 set 2010, 13:51

Raul Costa Escreveu:Acho que o assunto é um pouco subjectivo na medida que a mesma bomba permite várias afinações, eu com a bomba mecânica e a cabeça do Y61 não troco pela cabeça de 12 nem pelo Chip, completamente fora de questão e posso adiantar que tenho essa comparação feita.

Quanto num tópico anterior disseram que havia solução para a cabeça do Y61, foi confirmado com a própria LM4, que havia com algumas limitações, não ficava a andar como nós gostamos, agora, é completamente diferente, depois de ter conseguido a afinação da cabeça de bomba do Y61 no Y60 e ter afinado a coisa à séria, a coisa ficou assustadora mesmo... só dá para comparar andando em dois carros, porque estamos aqui a discutir que uma dá mais que a outra quando não existe um termo de comparação é estar a discutir alhos com bugalhos.

Experimentem um carro com bomba de 12 ou até mesmo com Chip, depois uma bomba do Y60 com a cabeça do Y61 que esteja bem afinada... não vai ser fácil porque até ao momento só uma pessoa descobriu o problema, e depois digam algo.

Posso dizer que uma pessoa que experimentou o meu carro ontem já vai fazer a alteração [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

o raul qt mais debito de gasoleo mais anda..sem exageros é claro...agora que uma cabeça de 11 e qq coisa o carro anda mais que uma de 12 mm...bem anda muito pessoal enganado e ja a muitos anos e que experimentaram tudo e mais alguma coisa, visto que experimentaram as de 11 do y61 e experimentaram a de 12 mm e fica melhor com de 12 mm.... eu posso dizer que no meu ficou bastante melhor tenho experiencia proria de ter experimentado as 2 e cada carro é um carro...ja botas-te no teu uma de 12 mm para ver se fica melhor??? as vezes as comparaçoes com outros nao sao as melhores....por sinal os toy trazem de 12 mm .....

abç raul

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes