Aquecimento

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Re: Aquecimento

Mensagem por super » 23 jul 2010, 18:48

A temperatura do meu Y60 está sempre nos 1/4 mesmo apertando com ele...mas quando mudo a sofagem para o quente a temperatura desce um pouco! É normal?

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 23 jul 2010, 18:54

boas, eu arranjava um viscoso estragado e trancava-o só para ver.....

depois metia um radiador novo....ou se tiveres a oportunidade pede emprestado um que esteja de confiança...

se não come agua, se não tem pressões.....muda o radiador para tirar a duvida...sei que já o tiraste e limpas-te etc..

as vezes não basta...se e por ventura comprares outra radiador compra com mais capacidade....

abraço

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 23 jul 2010, 19:52

super Escreveu:A temperatura do meu Y60 está sempre nos 1/4 mesmo apertando com ele...mas quando mudo a sofagem para o quente a temperatura desce um pouco! É normal?

super um pneu a home, turbo e gasoleo la para dentro e é qs certo...embora o teu ja tenha um radiador maior....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 23 jul 2010, 22:59

Boas, vou voltar a focar aqui um ponto que já foi falado aqui neste topico; é um facto que o manometro da temperatura sobe acima do normal mas será que o GR aquece acima da tempertura ideal de trabalho??? coloco esta questão pois como foi dito que não desaparece agua do vaso de espansão rnem a tubagem ganha pressão, penso que antes de qualquer investimento elevado deveria tentar arranjar uma sonda (mesmo que não seja de origem devido ao preço) instala-la de forma provisória ou definitiva e tirar as duvidas, compram-se kit´s de sonda com manometro apartir dos 28€ na formula 81 em LX.

Já agora uma questão, já retirou a tampa que está no radiador e viu o nivel de agua??? Pode acontecer haver agua no vaso de expansão e por algum motivo o radiador ter ar e estar a funcionar o circuito de by-pass à bomba de agua.

Boa sorte.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 14 out 2009, 13:06

Mensagem por Hulk » 09 ago 2010, 19:00

Boa tarde

O problema do hulk está resolvido.
Mandei o radiador para limpar e já testei com os 42ºc aqui do alentejo.
Ponteiro agora mantém a posição normal de temperatura e não mexe.
Agradecimento para o Miguel Gomes pela dica da limpeza a cada 100mio.
Agora é casa ás costas e pé na chapa

AbraçosTT :friends:
Cumptts...
Hulk
A mancha mais verde de Évora

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 14 ago 2010, 13:39

Aproveito o tópico... já resolveste Barateiro? O meu também está a aquecer... deu por isso qdo o levei a Lx pra fazer a alteração na LM4. Gastou a água o que nunca acontecia! Não sei se será o viscoso, se é o radiador que não tem capacidade ou se a cabeça deu o berro pois o gajo que a arranjou, em vez de pôr uma nova, arranjou... Tenho de resolver isto... sugestões?

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 15 ago 2010, 22:53

midnightlimb Escreveu:Aproveito o tópico... já resolveste Barateiro? O meu também está a aquecer... deu por isso qdo o levei a Lx pra fazer a alteração na LM4. Gastou a água o que nunca acontecia! Não sei se será o viscoso, se é o radiador que não tem capacidade ou se a cabeça deu o berro pois o gajo que a arranjou, em vez de pôr uma nova, arranjou... Tenho de resolver isto... sugestões?

Más noticias...já vi. Gastar água não é bom sinal, o meu aquece mas não gasta água, só gastava água quando tinha a cabeça estalada, e pegava desequilibrado, quando reparei a cabeça durou poucos Km's e a despesa foi grande. Não conheço nenhuma que depois de reparada mais tarde ou mais cedo não acabe por estalar outra vez não na soldadura que foi feita, mas ao lado.

Mas se queres uma sugestão, se tiveres que meter cabeça, mete cabeça e juntas de origem, a minha é AMC e ainda não tenho a certeza se não é devido a ela que o GR aquece.

Esta semana chega o radiador novo para o GR, é a única coisa que falta mudar, o mecânico diz que é ele que tem o problema, a verdade é que o HULK levou um radiador e ficou bom e segundo o Barateiro a Nissan faz a recomendação de limpeza ou mesmo substituição do radiador, vou por uma velinha para que o problema fique resolvido com o radiador.
Agora radiador com maior capacidade acho desnecessário, a verdade quando eles são novos não aquecem, nem o meu tinha aquecido antes de Junho deste ano, mesmo quando a cabeça estalou o motor nunca tinha aquecido mais que o normal. Daí eu dizer que é desnecessário um radiador com mais capacidade, basta o que está lá estar bom.

Os melhores cumprimenTTos
Miguel Gomes

Mensagem por MiguelGomes » 15 ago 2010, 23:03

lenhador Escreveu:boas, eu arranjava um viscoso estragado e trancava-o só para ver.....

depois metia um radiador novo....ou se tiveres a oportunidade pede emprestado um que esteja de confiança...

se não come agua, se não tem pressões.....muda o radiador para tirar a duvida...sei que já o tiraste e limpas-te etc..

as vezes não basta...se e por ventura comprares outra radiador compra com mais capacidade....

abraço

Boas
Olha o Viscoso não é, já bloqueei a ventoinha para rodar á velocidade do motor e continua igual, o radiador é o próximo passo, deve chagar esta semana o novo, é a melhor maneira para tirar duvidas.
Só gostava era de ter algum testemunho de quem tivesse montado uma cabeça AMC, para ter a certeza que não tem influencia para o aquecimento e assim tirar daí a minha ideia.
CumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Mensagem por super » 16 ago 2010, 12:00

Vale apena ir a espanha comprar a cabeça nova na nissan!!

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 16 ago 2010, 13:37

midnightlimb Escreveu:Aproveito o tópico... já resolveste Barateiro? O meu também está a aquecer... deu por isso qdo o levei a Lx pra fazer a alteração na LM4. Gastou a água o que nunca acontecia! Não sei se será o viscoso, se é o radiador que não tem capacidade ou se a cabeça deu o berro pois o gajo que a arranjou, em vez de pôr uma nova, arranjou... Tenho de resolver isto... sugestões?

Companheiro, antes de pensares no pior, vê se não tens fugas no circuito.
No outro dia, dei conta que um dos tubos de borracha não estava bem encaixado. A água desaparecia por aí.
Possivelmente só se dará conta quando o circuito entra em pressão, já bem quente.
Desliga o AC para que não apareça água de condensação no chão.
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Mensagem por midnightlimb » 16 ago 2010, 13:58

Estou a tentar descobrir... Os tubos têm pressão quando o motor está a trabalhar. Não vejo água no chão do carro nem me apercebi de fugas. O radiador foi tratado há 10.000 Km + ou -.

Mensagem por PJHO » 16 ago 2010, 14:04

midnightlimb Escreveu:Estou a tentar descobrir... Os tubos têm pressão quando o motor está a trabalhar. Não vejo água no chão do carro nem me apercebi de fugas. O radiador foi tratado há 10.000 Km + ou -.

É normal que tenham pressão...
Nessa altura é que se notam as fugas de água, se existirem...
Boa sorte!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Re: Aquecimento Resolvido

Mensagem por MiguelGomes » 27 ago 2010, 09:28

E a saga termina... :yupi: :yupi: :yupi:

Resultado. Assunto resolvido.

Como? Substituição do radiador. ( o que possivelmente é o modo de resolução do problema de 80% dos casos de aquecimento dos Patrol.)

Relato dos testes.

Primeiro passo, termóstato, :hummm: foi tirado e testado dentro da panela com agua quente e termómetro, e o termóstato estava impecável abria bem, mas por duvidas meteu-se um novo.
Segundo passo, tirou-se o faróis da frente, poderia ser um motivo para o aquecimento, :nod: embora pouco provável e depois de retirados ficou igual.
Terceiro passo, teste do viscoso. Embora tenha comprado indevidamente um viscoso da BluePrinte :crybaby: , o que esta no Gr esta impecável, para se testar se o viscoso estava a fazer o seu trabalho, resolvemos bloquear um deles e a ventoinha ficou fixa, mas nada, o problema mantinha-se. :oops:
Quarto passo, radiador novo, :okkk: veio um radiador da nissens, e depois de montado, vai ao teste e passou. Problema resolvido. :toma:

Com este é o segundo caso que com a limpeza interna ou mesmo substituição do radiador o problema fica resolvido, primeiro o do HULK e depois o meu.
De salientar que o Gr sempre usou anticongelante, e sempre teve todos os mimos. Exteriormente o radiador estava novo, nada levava a crer que por dentro é que estava o problema. Problema esse que possivelmente será o de muitos dos Patrol que andam por aí, gasta-se dinheiro a fazer alterações com ventoinhas suplementares e saídas de água suplementares da cabeça e com uma reparação tão simples o problema fica resolvido.

Obrigado a todos os que comtribuiram para este topico. Bom passeios.

Os melhores cumprimenTTos
MiguelGomes

Mensagem por PJHO » 27 ago 2010, 10:16

MiguelGomes Escreveu:E a saga termina... :yupi: :yupi: :yupi:

(...)Exteriormente o radiador estava novo, nada levava a crer que por dentro é que estava o problema. Problema esse que possivelmente será o de muitos dos Patrol que andam por aí, gasta-se dinheiro a fazer alterações com ventoinhas suplementares e saídas de água suplementares da cabeça e com uma reparação tão simples o problema fica resolvido.
(...)

Não podia concordar mais...
Às vezes perdemos muito tempo com invenções, ao invés de atacarmos o centro da questão!
[clap]
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 27 ago 2010, 10:17

:cool: :cool: :okkk:

Mensagem por lenhador » 27 ago 2010, 10:21

lenhador Escreveu:boas, eu arranjava um viscoso estragado e trancava-o só para ver.....

abraço

aqui ja alguem dizia a resposta...nao basta olhar é preciso ver hehehehhe

abraço

Mensagem por MiguelGomes » 27 ago 2010, 11:22

lenhador Escreveu:

abraço

aqui ja alguem dizia a resposta...nao basta olhar é preciso ver hehehehhe

abraço

Quem sabe sabe, e mais nada :okkk:

Mas sabes porque é que foi a ultima coisa que fiz, contrariamente ao HULK, que quando falou comigo eu disse para começar por aí;
eu levei o carro ao Luis da LM4 para fazer uma limpeza do radiador, e pelos vistos nada foi feito, o que eu não quero acreditar porque pagei o trabalho de limpeza do radiador e do Viscoso. Entretanto falei com o Luis a relatar que ainda estava pior, e o que ele me disse é que tinha sido tudo feito e que só abrindo o motor para fazer um diagonostico e orçamento para reparar. Ora como a cabeça estava em garantia foi para a oficina onde foi montada e depois....
Depois leva o radiador ficou bom!

Enfim, bora lá curtir de GR outra vez .

Mensagem por PJHO » 27 ago 2010, 11:52

MiguelGomes Escreveu:eu levei o carro ao Luis da LM4 para fazer uma limpeza do radiador, e pelos vistos nada foi feito, o que eu não quero acreditar porque pagei o trabalho de limpeza do radiador e do Viscoso. Entretanto falei com o Luis a relatar que ainda estava pior, e o que ele me disse é que tinha sido tudo feito e que só abrindo o motor para fazer um diagonostico e orçamento para reparar. Ora como a cabeça estava em garantia foi para a oficina onde foi montada e depois....
Depois leva o radiador ficou bom!

Esta situação de facto é delicada, no mínimo...
:hummm:
Bom, felizmente que resolveste o problema da maneira mais simples e menos onerosa!
Apesar de tudo ainda tiveste sorte!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por lenhador » 27 ago 2010, 11:53

boas, o luis lavou o radiador disso nao tenho duvidas....conheço-o o sufeciente ....

lavar um radiador é uma coisa, abrir é outra !!! dentros dos favos existem ninhos etc ficam acumulados detritos,

ou simplemente algum calcario, mesmo que tenha liquido xpto etc...sao os anos !! é impossivel ou quase determinar um radiador bom, sem o abrir....claro está um usado etc...sintomas de aquecimento teem muitas variantes, e é preciso ter calma...

abraço

Mensagem por MiguelGomes » 27 ago 2010, 14:12

lenhador Escreveu:boas, o luis lavou o radiador disso nao tenho duvidas....conheço-o o sufeciente ....

lavar um radiador é uma coisa, abrir é outra !!! dentros dos favos existem ninhos etc ficam acumulados detritos,

ou simplemente algum calcario, mesmo que tenha liquido xpto etc...sao os anos !! é impossivel ou quase determinar um radiador bom, sem o abrir....claro está um usado etc...sintomas de aquecimento teem muitas variantes, e é preciso ter calma...

abraço

Repara eu não estou a falar de lavar por fora...aliás paguei 40€ ou 60€ para a sua limpeza por um tecnico "segundo ele", mas enfim está resolvido é o que interessa.

MG

Mensagem por lenhador » 27 ago 2010, 14:19

MiguelGomes Escreveu:
lenhador Escreveu:boas, o luis lavou o radiador disso nao tenho duvidas....conheço-o o sufeciente ....

abraço

Repara eu não estou a falar de lavar por fora...aliás paguei 40€ ou 60€ para a sua limpeza por um tecnico "segundo ele", mas enfim está resolvido é o que interessa.

MG

sim refiro-me a lavar dentro...

abraço

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 27 ago 2010, 14:35

PJHO Escreveu:
MiguelGomes Escreveu:E a saga termina... :yupi: :yupi: :yupi:

(...)Exteriormente o radiador estava novo, nada levava a crer que por dentro é que estava o problema. Problema esse que possivelmente será o de muitos dos Patrol que andam por aí, gasta-se dinheiro a fazer alterações com ventoinhas suplementares e saídas de água suplementares da cabeça e com uma reparação tão simples o problema fica resolvido.
(...)

Não podia concordar mais...
Às vezes perdemos muito tempo com invenções, ao invés de atacarmos o centro da questão!
[clap]

pois... mas com esse passo e por exemplo aumento da capacidade do radiador e termo electricas é que não pode mesmo aquecer :respct:
é das coisas que vou fazer ao meu. e ele não aquece...
aumentar a capacidade do radiador e aplicar as termo electricas
sou do Vitória até morrer!

Mensagem por midnightlimb » 28 ago 2010, 02:34

Quem é k me explica isso das termoeléctricas? lenhador... camaradas, cheguem-se à frente!

Mensagem por MiguelGomes » 28 ago 2010, 08:15

midnightlimb Escreveu:Quem é k me explica isso das termoeléctricas? lenhador... camaradas, cheguem-se à frente!

O Y61 já tem um termo-ventilador. O ventilador do AC também é ventilador eléctrico do radiador.
Passo a explicar: O Y61 tem uma ventoinha com um viscoso que está sempre a rodar, mas devagar, quando o radiador da agua aquece o viscoso vai agarrando progressivamente até ficar fixo e rodar com uma velocidade igual à da bomba de água, mas para alem deste ventilador também tem um ventilador eléctrico que normalmente só trabalha quando o AC está ligado, mas não só, esse ventilador eléctrico também liga quando o radiador da agua atinge os 92º para então ajudar a ventoinha que tem o viscoso a arrefecer o radiador.
Penso que me expliquei bem.

Mas o Y61 ainda tem mais um termo-ventilador, esse está por debaixo do Intercooler, que apenas liga quando a temperatura do ar da admissão é elevada e a deslocação do ar é muito baixa e aí então liga esse termo ventilador.

Como vez o Y61 termo-ventiladores é o que não lhe falta. Basta que os radiadores estejam em condições e nada de aquecimentos.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Registado: 31 dez 2007, 13:18

Mensagem por CarlosDias » 28 ago 2010, 12:05

boas pessoal..ao ler este topico fiquei agora um pouco surpreso...ora bem nada tem haver com jipe ate pk ainda nao tenho (ainda :fiuu: ) mas sim no actual bixo do monte...a minha banshee tá a fazer 10 anos, nao todos na minha mao pois comprei usada massss..ainda á uns meses tirei o radiador e olhando pela parta da tampa notava-s intupimentos..parecia pequenos bocados de ferrugem.. quando a comprei mudei todo o liquido de refrigeração..e todos os anos mudo no inicio dos calores.. apesar de nao andar com ela de verao.. ora bem como ja tava fora tentei lavar, muita muita agua sempre a agitar o melhor possivel e por fim o mesmo mas com wd, deixei actuar um pouco e voltei ao mesmo processo..o k é certo é k o detritos k se viam ao inicio desapareceram..ficou com melhor aspecto mass agora a ler isto...será k convem pensar num novo? mandar "retificar " este? é k como nao ha ponteiro de temperatura nem nada do genero pode--s tornar perigoso..apesar de ela já me ter aquecido e expulsar o liquido por um tubo k sai perto do radiador e ir buscar agua ao deposito..´trialadas lol

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante