Vasco Pinto Escreveu:Pessoal do melhor... comigo não à segredos em relação a nada da minha maquinola!!!
Eu quero é

!!
Em jeito de actualização posso afirmar que depois do ARB da frente só alterei os grupos cónicos do meu jipe dos 35/8 originais com a relação de 4,37 para os 37/8 originais do y60 e y61 td6, ou seja relação 4,62!
Para quem tem o y61 3.0 DI como eu e usa pneus 35, sem comprometer andamento em estrada os do y61 td6 são os grupos conicos ideais para ficar com exelente andamento em monte, uma 2a e 3a baixa bastante "agradaveis" e a 1a é para esquecer, apenas uso em zonas muito técnicas.
Ontem a conselho de algumas pessoas que percebem da "poda" apliquei novamente a linha de escape original do carro e destapei novamente a EGR, em principio vai ao "mecânico" para afinar o turbo e depois vai levar uma box da DIMSPORT.
Grande Abraço Amigos
Vasco Pinto
Boas,
Caro Vasco, permita-me que lhe diga que não é uma boa opção voltar a colocar as panelas e destapar a EGR, pois veja:
-Panelas e Kat a reter temperatura - EGR a recircular, mais temperatura - deficiente circulação de oleo, fraco arrefecimento - pistãos ao rubro - pressão dos injectores - BUUUM; com a agravante que ao colocar a Rapid vai aumentar o debito de gasoleo, logo mais temperatura.
O ZD30 não é um Jipe dificil de alterar, o dificil (mas não impossivel) é afina-lo de forma a não comprometer a fiabilidade e a performance do motor. No meu tenho tudo o que fez no seu e o manonetro do turbo ora andava para cima ora andava para baixo, quando acelarava e precisava que o turbo enche-se o selenoide cortava o turbo, não era facil entender o seu funcionamento até analisar bem a situação; quando se tapa a EGR todos os gases passam para o colector do turbo, logo temos que afinar o parafuso da VNT para evitar os OverBoost's, ao fazer esta operação temos o turbo a funcionar bem, ou seja, quando vamos em baixo regime e a centralina entende que a EGR está a recircular (não vão todos os gases para o turbo) e o selenoide deixa o vacuo suficiente no actuador da geometria para o turbo fazer pressão, quando pisamos o acelarador a centralina dá indicação de fecho à EGR e redução de vacuo ao actuador, mas como mexemos no parafuso da VNT o turbo não enche pois está alterado por nós porque tapamos a EGR, dai o turbo cortar e não fazer a pressão maxima. A solução passa por anular o selenoide de origem e colocar um controlo do actuador "Dawes Valve" para regular a pressão maxima e uma "Needle valve" para uma afinação de quando o turbo deve começar a encher.
O meu GR está agora com a curva do turbo certinha e não com a agulha do manometro a andar para cima e para baixo (provavelmente como está o seu) sem cortes de centralina e com um binario muito mais pronto desde as 1200 RPM e sempre a subir progressivamente sem nunca mandar o ponteiro do manometro abaixo de 1.1 Bar. Veio do algarve este fim de semana a velocidades de 100 120 Km/h com temp exteriores de 34 Cº e o EGT sempre na casa dos 200Cº só em subidas na serra chegava aos 300Cº, fez medias de 10 l com 33" e o pessoal la dentro.
Em suma;
Se optar por colocar o Jipe de origem, coloque tambem um manometro de leitura de EGT para poder controlar as temperaturas do colector e se começar a fazer temps. na casa dos 500 Cº atenção pois já são demasiado elevadas para estarem retidas no escape.
Cumps.
Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER