Boas, existem varias maneiras de detectar essa avaria, podes começar assim... 1 paço será tirar o termostato para por a agua a circular, e assim tentar perceber onde está o problema...
sem o termostato vais reparar que o ponteiro terá mais dificuldade em subir, leva-o até a uma subida e puxa por
ele até o ponteiro subir até á temperatura normal de funcionamento, depois para o carro, e ao relanti abre o capom
e mete a mao no radiador a ver de ele tem temperatura ao longo dos favos, ATENÇÃO o facto de estar mais quente
em determinadas zonas não significa radiador entupido, alem de que radiador entupido não significa pressão...
e não pode trazer pressão ao sistema...depois ve se tem preçao nos tubos...alguma é normal, pois a agua aquece
e expande...muita é que nao !! depois paras o motor, repara se o viscoso da ventoinha esta meio preso, se tiver
livre está provavelmente estragado, ATENÇAO se a agua nao tiver a temperatura ideal, ou seja tiver mais fria que
o normal nao faz o atracar do viscoso, dando a sensação de estragado

, tenta perceber com o motor parado
se ouves um respirar e agua a borbulhar etc , depois metes a trabalhar andas mais um pouco a subir até o ponteiro
ou subir demais, ou estabilizar, se ele subir fora do normal tornas a sair fora e a rever o que acima explikei, depois
viras p baixo e vais reparar que o ponteiro te vai baixar rapidamente até ao ponto do motor passar de muito quente, ou de normal a quase frio !! os problemas podem ser....
1- termostato
2- falta de massa, ou censor de temperatura estragado, ou quadrante...este pouco provável
3- junta de cabeça
4 cabeça rachada
5- viscoso
abraço
p.s espero ter ajudado sem baralhar mais a coisa, estas coisas sao palpites e o melhor
conselho será leva-lo a quem percebe...( ALGUEM DE CONFIANÇA )