VIBRAÇÕES

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 08 set 2008, 12:37

VIBRAÇÕES

Mensagem por jorgenog » 28 dez 2009, 18:18

Boas a todos,

Depois de ver e participar em muitos topicos relacionados com este assunto, venho aqui expor a forma de como resolvi o meu problema com as vibrações.

As "vibrações manhosas" começam sempre pelas nossas excelentes ideias de contrariar o trabalho intensivo que os engº das marcas desenvolvem afim de colocar no mercado uma viatura com um bom "setup" que não comprometa a fiabilidade e garanta um bom desempenho para o qual foi desenvolvida, mas depois cá estou eu a contrariar esse dispendioso trabalho com um belo kit de + 2" da OME (que nem é elevação por ai alem) e "pimba" as vibrações apareçem por volta dos 90-100 Km/h, 1ª soluição um trivial kit de rebaixamento da cx de vel., vamos a testar e nada continua na mesma, depois disto começamos a fazer contas à vida pois dai para a frente fala-se de tudo, rolamentos conicos, caixa com folgas, folga na luva, cruzetas, cruzetas de cardan duplo, etc. - sempre a somar.

Depois de falar com um mecanico daqueles da velha guarda e de arranjar o manual técnico da viatura (aqui no forum) , falou-se na possibilidade do veio de transm. traseiro estar enpenado/descalibrado. Mãos à obra a desmontar o veio e roda-lo 180º e "voilà" não foi preciso fazer mais nada acelarações a crescerem certinhas, passagens de caixa tudo ok e nada de vibrações nem ruidos. Havia ainda outra solução facil e acessivél que era levar o veio ao torneiro e calibra-lo com pesos/contra-pesos afim de deixa-lo certinho.

Esta foi a solução para o meu caso, não quer dizer que resolva o problema de todos os que têm problemas de vibrações mas vale a pena começar por ai pois o custo é zero (no meu caso) e o problema ficou resolvido.

Cumps. a todos e um BOM 2010 com muita laminha.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Re: VIBRAÇÕES

Mensagem por Eduardo » 29 dez 2009, 23:20

Boas

Valeu.... :nod: :thumbsup:
N podia deixar passar esta oportunidade de mostrar o meu agrado pela atitude aqui demonstrada...
Devia haver mais user's a fazer o mesmo (em vez de virem só aqui "mitrar" quando estão em apuros :rolleyes: ) éra optimo se de vez em quando meteressem aqui a forma como resolveram certos problemas, expeçialmente quando são soluções diferentes e inovadoras...uma das coisas que "suporta" o forum é esta partilha de soluções....

A quem já o faz, um bem haja, a quem não fáz.....um bem haja tambem....afinal isto é só um forum :okkk:
BoaSorTTe

Mensagem por jorgenog » 30 dez 2009, 02:42

Boas amigo Eduardo, é um facto o que diz, posso dizer que desde que frequento este forum e outros da especialidade que (após grande filtragem) tenho aprendido muito, já desde o meu "antiguinho" 3.3 D que desenvolvi ideias com base no trabalho de alguem, continuo a aproveitar ideias para o 3.0 DI e como tal é um prazer enorme sempre que posso ajudar, pois como diz e muito bem a ideia dos foruns é precisamente essa troca de opiniões com fim de solucionar problemas quotidianos.

Cumps. e um grande 2010 a toda a equipa.

Jorge Nogueira.

Registado: 27 jan 2008, 23:39

Mensagem por SanTTa » 03 jan 2010, 20:44

Viva,

Antes de mais quero dar os parabéns pela bela iniciativa em colocar a solução dos problemas que nos aparecem todos os dias. [clap] [clap]

Mas os meu GR Y60 está com problemas desta natureza :crybaby: :crybaby:

Comprei-o todo original e n tinha qualquer vibração, as mudanças entravam certinhas, etc... Manteve-se assim mesmo quando lhe montei umas molas Mabilsa +6cm, uns amortecedores OME +5cm e uns pneus BF 35x12,5x15.

Como não estava satisfeito com o que tinha montei-lhe um body +6cm e um kit de rebaixamento da caixa 1cm para poder meter uns TSL 36x12,5x15. :unibrow:
Após este upgrade o jipe ficou com vibrações desde o arranque e por volta dos 70/80 Km/h está impossível de conduzir, o volante vibra para ai uns 3cm para cada lado. :crybaby:

Qual a origem destas vibrações?? Será que me podem dar umas dicas??

Mesmos sabendo que os TSL fazem alguma vibração (estes ate foram calibrados com pó) acho que se passa mais qualquer coisa que eu ainda n identifiquei.

Abraços
SanTTa

Mensagem por jorgenog » 04 jan 2010, 03:08

Boas Santta, o Body Lift em nada altera a mecanica, apenas existe um descolar da carroçaria ao chaxis e isso tras sim cargas aerodinamicas que podem trazer comportamentos inesperados ao Jipe.

As vibrações que sentes desde o inicio da marcha provavelmente estão relacionadas com o anular dos sinoblocos de origem que muitas vezes retiram-se para colocar o Teflon e eles servem para evitar as vibrações que estas a sentir agora.

Em relação ao varejar da direcção penso que deves partir para o metodo de calibragem tradicional (vulgo chunbo), se as vibrações continuarem vê amortecedor de direcção e curso da suspenção.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 27 jan 2008, 23:39

Mensagem por SanTTa » 04 jan 2010, 12:50

Viva,

Eu quando coloquei o Body Lift não anulei os sinoblocos de origem para evitar assim essas vibrações. :nod:

Acredito que faça uma pequena vibração, mas estou a descartar a descalibragem dos TSL a causa destas vibrações porque ja experimentei com outro conjunto pneus/jante e faz rigorosamente a mesma coisa.

Ja me falaram que podem ter sidos os casquilhos das barras panhard que foram à vida, que me custa a querer que faça esta vibração ou então uma coisa que n foi feita quando coloquei o Body que foi aliviar aquela rotula no fundo coluna da direcção (acho que é isto).

Que me dizem?? O que poderá ser?

Abraços
SanTTa

Mensagem por jorgenog » 04 jan 2010, 16:23

SanTTa Escreveu:Viva,

Eu quando coloquei o Body Lift não anulei os sinoblocos de origem para evitar assim essas vibrações. :nod:

Acredito que faça uma pequena vibração, mas estou a descartar a descalibragem dos TSL a causa destas vibrações porque ja experimentei com outro conjunto pneus/jante e faz rigorosamente a mesma coisa.

Ja me falaram que podem ter sidos os casquilhos das barras panhard que foram à vida, que me custa a querer que faça esta vibração ou então uma coisa que n foi feita quando coloquei o Body que foi aliviar aquela rotula no fundo coluna da direcção (acho que é isto).

Que me dizem?? O que poderá ser?

Abraços
SanTTa

Boas Santta, eu qd fiz o BL no meu antigo 3.3 D para alem de deixar os sinoblocos coloquei tambem uma altura de 3mm de borracha na outra ponta do taco de Teflon, para nunca haver contacto de superficies rija/rija, não sei se tambem o fizeste, se não parte por ai... em relação a direcção, sim o facto da inclinação/esforço da colona de direcção penso ser o problema para as pancadas no volante.

Em relação ao resto dos sintomas só conhecendo o Jipe, pois no meu caso e qd falei em rodar o veio de transmissão tinha uma vibração constante mas não afectava a direcção era sim uma vibração em todo o Jipe só entre os 90 e 100 Km/h depois desaparecia, parecia que ia com mudança errada ou então qd vamos a 200 Km/h e abrirmos uma janela de trás.

Espero ter ajudado.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 23 mar 2010, 12:39

Eu resolvi todos os meus problemas de vibração, tanto no que diz respeito à vibração que fazem aproximadamente aos 100km/h como a situação de termos de ir a dar toques na direcção para manter o carro a andar a direito... simples, rodei os eixos, tanto o da frente como o de trás, não só alinhei as diferenças de alinhamento das rodas de trás com as todas da frente como também e com a rotatividade do diferencial que acabou por resolver o problema da transmissão.

Custou a arranjar uma solução que realmente resolvesse e esta foi tiro e queda.

Antes disto ainda tentei rebaixar a caixa mais do que já estava, montei uma transmissão de cruzeta dupla, montei bolachas na transmissão de trás... bom, tudo isto alterou os sintomas mas nenhum destes métodos resolveu.

Já andava desesperado com as vibrações na transmissão... foi resolvido a tempo.

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes