Boas a todos,
Depois de ver e participar em muitos topicos relacionados com este assunto, venho aqui expor a forma de como resolvi o meu problema com as vibrações.
As "vibrações manhosas" começam sempre pelas nossas excelentes ideias de contrariar o trabalho intensivo que os engº das marcas desenvolvem afim de colocar no mercado uma viatura com um bom "setup" que não comprometa a fiabilidade e garanta um bom desempenho para o qual foi desenvolvida, mas depois cá estou eu a contrariar esse dispendioso trabalho com um belo kit de + 2" da OME (que nem é elevação por ai alem) e "pimba" as vibrações apareçem por volta dos 90-100 Km/h, 1ª soluição um trivial kit de rebaixamento da cx de vel., vamos a testar e nada continua na mesma, depois disto começamos a fazer contas à vida pois dai para a frente fala-se de tudo, rolamentos conicos, caixa com folgas, folga na luva, cruzetas, cruzetas de cardan duplo, etc. - sempre a somar.
Depois de falar com um mecanico daqueles da velha guarda e de arranjar o manual técnico da viatura (aqui no forum) , falou-se na possibilidade do veio de transm. traseiro estar enpenado/descalibrado. Mãos à obra a desmontar o veio e roda-lo 180º e "voilà" não foi preciso fazer mais nada acelarações a crescerem certinhas, passagens de caixa tudo ok e nada de vibrações nem ruidos. Havia ainda outra solução facil e acessivél que era levar o veio ao torneiro e calibra-lo com pesos/contra-pesos afim de deixa-lo certinho.
Esta foi a solução para o meu caso, não quer dizer que resolva o problema de todos os que têm problemas de vibrações mas vale a pena começar por ai pois o custo é zero (no meu caso) e o problema ficou resolvido.
Cumps. a todos e um BOM 2010 com muita laminha.
Jorge Nogueira.