Pega de estalo mas fica a "mancar"

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 20 out 2007, 21:17

Re: Pega de estalo mas fica a "mancar"

Mensagem por sectork » 04 fev 2010, 17:14

Ou não :(
Lê com atenção a excelente explicação do Bruno (bnascimentomelo).
É que, como ele diz, pode tb ser o sensor da temperatura.. pode estar marado e considerar que o motor está quente e não vai corrente para as velas.

Mensagem por sectork » 04 fev 2010, 17:31

É que existem dois sensores de temperatura, um serve para o manómetro e outro para isso mesmo (se disse alguma asneira alguém que corrija sff).
Por isso apesar de parecer tudo estar bem a nível de ponteiro, de facto pode estar mal porque o sensor é o outro.
Não sei qual deles é o que serve para dar sinal para alimentar as velas, mas parece fácil descobrir. :)

Imagem

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 04 fev 2010, 20:09

O meu electrecista tambem ja me tinha dito isso mas essa hipotese excluiu-se pois a valvula da temperatura aparentemente informa bem o temporizador de que o jipe esta frio ou quente, pois quando esta quente a luz da resitencia não acende.
Tem logica nao achas?
Abraço

Mensagem por sectork » 05 fev 2010, 16:05

Parece que tens razão e sendo assim sobra esse tal temporizador que nem sei onde está. :(
E com uns multimetros ligados nos barramentos não consegues, quando está frio, saber os grupos de velas estão a ser alimentadas?
É que assim verificavas se os barramentos chegam ou não a receber corrente.

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 05 fev 2010, 17:47

sectork Escreveu:Parece que tens razão e sendo assim sobra esse tal temporizador que nem sei onde está. :(
E com uns multimetros ligados nos barramentos não consegues, quando está frio, saber os grupos de velas estão a ser alimentadas?
É que assim verificavas se os barramentos chegam ou não a receber corrente.

É por aí...

Aproveito para alertar para outra possibilidade: se ligares a ignição e não actuares no motor de arranque, ao fim de x segundos (20?) os relés desligam-se! Quer isto dizer que ainda há mais uma variável para o sistema de pré-aquecimento das velas: o sensor da correia de distribuição (o mesmo local onde se liga o conta-rotações)... e se este sensor não contar as voltinhas?... hein? :)

Ânimo! Tu consegues!

Aquele abraço
Bruno

PS: sectork, o "temporizador" está montado sobre a coluna de direcção. É uma caixa preta com uma ficha com uns 10 pinos (onde podes diagnosticar todos os inputs).
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por sectork » 07 fev 2010, 18:53

Mais uma achega :)

Repara no que transcrevo a seguir e dá uma espreitadela por lá.

(copiado de http://foropatrol.com/foros/showthread.php?t=21106)

Mi RD28T de SIEMPRE ha arrancado a la primera sin hacer nada raro, y finísimo. El único problema que he tenido ha sido hace unas semanas que los calentadores iban, todo funcionaba pero iba mal. Arrancaba a la primera pero con un ralentí muy inestable que duraba unos 30 seg hasta que volvía a ir fino. Mirando mirando y comprovando, los calentadores bien, los relés bien y la sonda de temperatura la cambié por descartar pero hacía lo mismo, me volví loco mirando y resultó ser el cablecito de señal que sale del alternador y también le llega a la centralita que hacía mala masa. A la centralita además de todo lo que le llega le llegan dos cables más, uno del alternador (supongo que señal de voltaje, así sabe cuando el coche esta parado (12V y cuando está en funcionamiento 14V) y otro cable del velocímetro, si mirais el esquemita lo vereis. Total que tenía el cable que sale del alternador mal y supongo que detectaba que el coche siempre estaba parado o siempre arrancado y me falseaba la señal de salida de la centralita y hacía que el coche arrancara mal, aunq lo hacía a la primera. Así que mirad primero estas cosas que son faciles de comprobar.

Registado: 17 out 2009, 21:13

Mensagem por botafumo » 09 fev 2010, 22:24

Boas,caros amigos eu tambem ando meio desanimado com o meu cavalo,mas o meu mal ascende a luz da resistencia,ou seja,ligo a igniçao a luz da resistencia liga pra ai uns 3seg. ao fim de 2seg da um estalo,e ao fim de mais uns 30seg da outro estalo,e depois dou a chave e fica a trabalhar todo maluco parece que vai parti-se todo.Ja troquei as velas e dizem-me que o temporizador ta bom.Eu de electricidade tb nao vejo nada.Cumprimentos a todos.Nao desanimemos porque so custa é a pegar,depois é sempre a dar. :okkk:

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 09 fev 2010, 22:51

sectork Escreveu:Mais uma achega :)

Repara no que transcrevo a seguir e dá uma espreitadela por lá.

(copiado de http://foropatrol.com/foros/showthread.php?t=21106)

Mi RD28T de SIEMPRE ha arrancado a la primera sin hacer nada raro, y finísimo. El único problema que he tenido ha sido hace unas semanas que los calentadores iban, todo funcionaba pero iba mal. Arrancaba a la primera pero con un ralentí muy inestable que duraba unos 30 seg hasta que volvía a ir fino. Mirando mirando y comprovando, los calentadores bien, los relés bien y la sonda de temperatura la cambié por descartar pero hacía lo mismo, me volví loco mirando y resultó ser el cablecito de señal que sale del alternador y también le llega a la centralita que hacía mala masa. A la centralita además de todo lo que le llega le llegan dos cables más, uno del alternador (supongo que señal de voltaje, así sabe cuando el coche esta parado (12V y cuando está en funcionamiento 14V) y otro cable del velocímetro, si mirais el esquemita lo vereis. Total que tenía el cable que sale del alternador mal y supongo que detectaba que el coche siempre estaba parado o siempre arrancado y me falseaba la señal de salida de la centralita y hacía que el coche arrancara mal, aunq lo hacía a la primera. Así que mirad primero estas cosas que son faciles de comprobar.

Ou isso... o sinal de motor a rodar vem do alternador.

Cumprimentos
Bruno

PS - Hélder, novidades?
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Helder Branco » 10 fev 2010, 13:14

Bem pessoal pra já nao ha novidades pois ainda nao experimentei o temporizador.
Como um mal nunca vem só eis que parti o turbo... :crybaby:
Quando tiver novidades aviso nao se preocupem.
Obrigado a todos

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 10 fev 2010, 14:49

turbo partido?? :eek: :eek: :eek:

Mensagem por Helder Branco » 10 fev 2010, 15:40

José M Barateiro Escreveu:turbo partido?? :eek: :eek: :eek:

Sim.
Ve lá ao tempo k nao ia pro monte e no sabado quando ia ter com o Joca pra fazer um caminho altamente eis que me partiu o turbo:(
Agora vai levar um TGV... [clap] [clap]

Registado: 10 out 2010, 18:23

Pega de estalo mas fica a "mancar"

Mensagem por Patrol Amador » 16 out 2010, 18:05

Olá pessoal.. Sou novo nestas andanças e por isso tenho gostado de ler os posts do pessoal... ( Dá para sacar umas ideias).. A verdade é que eu não sou possuidor de nenhum patrol, mas sim o meu velhote... Comprou à cerca de um mês.. É um 3.3 de 88... Não está equipado para TT, apenas tem rodas mais largas e maiores.. Ele comprou-o, não para o vicio do TT, mas para o vício da caça... A verdade é que já gastou algum dinheiro para o pôr mais afinadinho..
Começou por rectificar os injectores (mudar as cabeças, se é assim que se diz) para ver se reduzia ao consumo, e reparou que o antigo dono tinha feito habilidades.. Tinha duas ou três cabeças de injectores do Mercedes 190..
Meteu tudo novo.. Cerca de 150 Euros foram ao "ar".. Depois ele achou que às vezes pegava mal de manhã.. Levou ao mecânico, que armado em burro, experimentou as velas numa bateria de 12 V. Como elas aquecem com 24 V, disse que estavam queimadas.. Meteu novas, mas depois o meu velhote levou a um electricista que disse que estavam boas (excepto uma) e que entretanto voltou a mudar(para devolver as novas ao mecânico). Mas, quando ele estava a analisar o problema de, por vezes, pegar mal, reparou que isso acontecia porque às vezes não chega corrente do temporizador às velas. Um temporizador da sucata em Lisboa custava 680 € + IVA. Então ele aplicou um botão no interior do Jipe que quando sentir que está a pegar mal, carrego nesse botão, espero 30 segundos e é só pôr a trabalhar. Veio também com o viscoso da ventoinha avariado e sem a "engrenagem" que a reveste, e por isso quando andava em lentas no monte, aquecia.. O electricista já mandou vir tudo completo de Lisboa (125€). Também faz um pouquinho de fumo branco quando se põe a trabalhar a frio, mas o gajos que rectificou os injectores, disse que estes "patrois" fazem um bocadinho de fumo.. Não sei se voçês concordam, mas estarei atento aos posts... Cumprimentos aos forenses... Abraço [clap] [clap] [clap] [clap]

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante