Luz da resistência e velas

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 27 jul 2008, 22:42

segue os fios das velas,vais la ter :D ,sao duas cxs pretas tipo cubos,uma maior,que e a que mantem as velas acesas,e a mais pequena ,que da arranque...estao junto a bateria,quase de costas uma para a outra...devem ser as unicas cxs pretas que ves :D

Registado: 18 out 2006, 09:03

Mensagem por xabregas » 27 jul 2008, 22:50

sotero Escreveu:segue os fios das velas,vais la ter :D ,sao duas cxs pretas tipo cubos,uma maior,que e a que mantem as velas acesas,e a mais pequena ,que da arranque...estao junto a bateria,quase de costas uma para a outra...devem ser as unicas cxs pretas que ves :D

pois... junto da bateria... mas no 3.3 há duas baterias.. eheheheh

bem... ok... pode ser que apareça por este post alguem com um 3.3 que saiba a localização dos tais relés!

sotero... obrigado na mesma!

[clap]
Imagem

Mensagem por xabregas » 31 jul 2008, 11:02

alguém com um SD33 que já tenha tido o mesmo problema ???
Imagem

Registado: 03 jan 2007, 11:53

problema resolvido

Mensagem por carlostavares » 01 set 2008, 14:26

Resolvi o problema era o rele grande que devia estar avariado
O trabalhar do jipe ate parece outro e preja que é uma maravilha
antes tinha que estar alia a insistir agora peja logo
tambem piscava a luz da resistencia agora já não
quem tiver este problema que é muito frequente nps patrois não exitem mudem o rele grande que esta junto a bateria :thumbsup: [bigsmile] [clap]

Mensagem por xabregas » 01 set 2008, 14:29

tb já resolvi o problema...

mandei-o para Vila Real de Sto António :unibrow:

mas... foi com o problema resolvido!

:D
Imagem

Registado: 03 jan 2007, 11:53

Mensagem por carlostavares » 11 set 2008, 08:14

vozes de burro não chegam ao céu :grrr: :grrr: [bigsmile]

Registado: 22 dez 2005, 19:16

Re: Luz da resistência e velas

Mensagem por Matrix » 14 nov 2008, 09:49

Bom dia,
como tinha falado...o menino pasou a ir á nissan. E esta semana foi. Resultado para a luz da resistência a piscar, fio que ardeu, falta de piscas para a direita...e revisão eléctrica no geral...

Paguei 398€, meteram o relé grande (160€), meteram alguns cabos (10€), meteram os casquilhos das velas (penso que sejam os parafusos que apertam a barra ás velas, nem vi ainda, 35€), fusiveis, massas....

ficou um mimo, reduziu o fumo que fazia no arranque, ainda nem vi bem porque está um frio do car$%#o....

está a fazer um ano que gastei 500€ numa revisão á parte de baixo, tudo o que era borrachas, expertar as molas da frente, casquilhos, foi tudo substuido. Desde essa reparação que não saiu do alcatrão.

a acrescentar, a correia e distribuição tem 10.000km, rádio blaupunkt com cd/mp3, jantes, pneus a 50%....

o meu sonho era restaurá-lo....Mas infelizmente a crise anda aí e nem tenho tido tempo para brincar com ele. Por isso está á troca...por 3500€

969891880

:crybaby: :crybaby: :crybaby:
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Registado: 27 abr 2008, 22:13

Mensagem por hortelao » 27 jan 2009, 00:39

omeu esta com um problemazinho bebeu uns quantos litros de agua e para tirar a agua do motor tirei as velas ficou impecavel mas nao sabia que as velas eram diferentes por isso pus as velas a maluca mas trabalhava bem mas sempre com a luz a piscar agora ja pus a velas no sitio mas nao esta nada bom ja pedi velas novas mas quando a igniçao esta ligada os reles estam sempre aos tlics nao param sera k so esta a funcionar um??

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 30 jun 2009, 23:09

Ora bem, no y260 RD28, vamos lá a ver se consigo explicar:

1º 2º e 3º cilindro: Velas de 12V (N)

4º 5º e 6º cilindro: velas de 6/12V(M)

Uma placa(A) que liga as 6 velas
Uma placa(B) que ligas as 3 velas do 4º 5º e 6º cilindro.

Para confirmar que as velas estão operacionais (mas não excluindo os CC's)

(velas N) Multimetro, tocar numa ponta da vela com o positivo e na massa com o negativo. Há passagem, ok.
(velas M) Multimetro, com o positivo tocar na ponta da vela e com o negativo tocar logo a seguir ao isolamento que se vê. Há passagem, ok. Não pode, de forma alguma existir passagem para a massa.

Coloca-se as velas conforme acima indicado, coloca-se a placa de ligação A. Aperta-se as fêmeas nos 3 primeiros cilindros.
Coloca-se os espaçadores/isoladores térmicos nos últimos três cilindros, coloca-se a placa B e aperta-se.

Para testar as placas, e com elas fora, ou seja, sem encostar a nada, pegar num multímetro e medir nas extermidades; Há passagem de corrente, então OK.

Liga-se a chave e se a luz da resistência piscar, tem então que se ver os relés.

Uma vela em CC a fazer passagem para a massa, é muito raro de acontecer e é também um pesadelo. O que normalmente acontece é que a vela deixa simplesmente de funcionar, interrompendo o circuito. É como uma lâmpada, a luz equivale à incandescência da vela. Rompe-se o filamento deixa de dar luz e muito raramente faz disparar o dijuntor.

Neste caso, o relé funciona como um dijuntor e só interrompe a passagem quando existe um CC. Neste processo pode queimar, derreter, etc.

Uma das defesas que existe é um cabo que liga logo a seguir à saída do positivo da bateria, tem cerca de 10 cm's de comprimento e que se subdivide em duas ou mais fichas. É feito de forma a derreter no caso de um cc grave. Existe um outro que é para o motor de arranque.

Se este cabo estiver queimado, é porque o cc é sério e há que ver bem todo o circuito.

Por fim os relés...

Embora eu desaconselhe este processo, podem de facto ser abertos e inspeccionados. O maior tem uma única malha de cobre e o mais pequeno tem duas.

Continuando a desaconselhar este procedimento, se de facto uma das malhas estiver interrompida pode soldar-se com estanho de baixo teor, ou seja, custa mais a soldar pois precisa de uma temperatura muito alta para derreter mas assim também se consegue que aguente o funcionamento do relé. Voltar a colocar a tampa do relé isolando com silicone e por cima colocar fita isoladora.

O relé continua a desempenhar a sua função e para queimar outra ves será logo acima ou abaixo da solda, caso o problema que causou o seu estrago não tenha sido entretanto resolvido.

Andei com um relé assim quase um ano e não tive problemas.

O temporizador das velas, equivalente a uma centralina, normalmente não se queixa e vamos para já deixa-lo de lado.

Uma vela em cc (esses tais raros casos) deu cabo da minha instalação há alguns dias e então optei por substituir tudo o que estava relacionado. o Pessoal aqui do forum arranjou-me esse material a preço de amigo e como tal optei por não inventar e meter as coisas direitas.

Foi por esta altura que fiz um curso relâmpago nesta matéria [bigsmile] [bigsmile]

Mais uma vez aconselho a que, quando queimarem material, tentem sempre arranjar o equivalente usado ou novo, mas cada um sabe de si.

Acrescento que não tive nunca problemas com velas da concorrência e acrescento que esta que entrou em cc era de origem.

Espero de alguma forma ter ajudado em algumas dúvidas que vejo no pessoal com estes problemas.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 16 out 2009, 12:21

O meu caso é igual ao vosso, ou seja, mal dou a chave e a luz da resistencia apaga mas mal o jipe começa a trabalhar esta fica a piscar durante aguns minutos.
Isto começou a acontecer desde que o jipe foi ao electrecista para trocar uma vela que estava queimada e nunca mais consegui resolver.
O eletecista viu as velas todas, as placas, os ralés, o temporizador e estava tudo ok no entanto a luz nao para de piscar.
De referir que o jipe a frio pega que é um espectaculo a luz é que se mantem a piscar!

Mensagem por Coyotte » 16 out 2009, 20:24

Helder Branco Escreveu:O meu caso é igual ao vosso, ou seja, mal dou a chave e a luz da resistencia apaga mas mal o jipe começa a trabalhar esta fica a piscar durante aguns minutos.
Isto começou a acontecer desde que o jipe foi ao electrecista para trocar uma vela que estava queimada e nunca mais consegui resolver.
O eletecista viu as velas todas, as placas, os ralés, o temporizador e estava tudo ok no entanto a luz nao para de piscar.
De referir que o jipe a frio pega que é um espectaculo a luz é que se mantem a piscar!

Amigo, se a luz pisca é porque alguma coisa não está bem. Isso de trabalhar bem e logo à primeira não significa um problema (pequeno). O meu já pegou sem nenhuma vela a dar calor; foi com um spray mágico [bigsmile] Recomendo no mínimo que revisiones TODAS as velas pois uma de certeza que está janada. Caso não seja disso, (e eu acredito que seja) então se te achares capaz, revê o resto da instalação, senão leva novamente ao mesmo electricista ou a outro.

CumprimenTTos,

Ricardo

Já me esquecia...

As velas não são as 6 iguais, tres delas, 4,5 e 6 cilindro têm dupla funcionalidade. Procura aqui no fórum que já existe muita informação sobre isso, pois agora não tenho muito tempo. Se precisares coloca aqui a tua dúvida8Prederêncial) ou envia PM que mal tenha tempo respondo.

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 18 out 2009, 17:06

Obrigado!
Abraço

Registado: 03 ago 2009, 14:16

Mensagem por Jose Aleixo » 28 out 2009, 16:41

Boas é a 1ª x que escrevo neste forum :D
Comprei há pouco tempo um 260 T, como na semana passada já havia lama dei umas voltas nocturnas com uns amigos... resultado no domingo quando fui o motor k bem precisava :D

quando liguei a chave vejo fumo :angry:
resultado os 2 relés junto da bateria queimados :eek:
já os substitui mas a luz da resistencia ainda pisca :stupid:
gostava de saber se é possivel isola-los e como o faço pra poder lavar o motor de x em quando

Agradeço as vossas opiniões

ps: quando passarem por esta zona pago sempre uma mini :friends:

Mensagem por Coyotte » 28 out 2009, 21:01

Jose Aleixo Escreveu:Boas é a 1ª x que escrevo neste forum :D
Comprei há pouco tempo um 260 T, como na semana passada já havia lama dei umas voltas nocturnas com uns amigos... resultado no domingo quando fui o motor k bem precisava :D

quando liguei a chave vejo fumo :angry:
resultado os 2 relés junto da bateria queimados :eek:
já os substitui mas a luz da resistencia ainda pisca :stupid:
gostava de saber se é possivel isola-los e como o faço pra poder lavar o motor de x em quando

Agradeço as vossas opiniões

ps: quando passarem por esta zona pago sempre uma mini :friends:

Amigo explica lá isso melhor... lavaste o motor, foi isso? e depois ficaste com os relés queimados? é que por natureza eles já são isolados...

Explica melhor...

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Jose Aleixo » 29 out 2009, 10:41

sim lavei o motor e quando dei á chave vi logo fumo a sair da instalação perto da bateria pk estava de capot aberto nem deu ao arranque :eek:

tentei com o compressor assoprar a zona pra tirar alguma agua em excesso, dei ao arranque e ..... nada.... :stupid:

até k telefonei a um amigo e ele viu o problema :nod:

Mensagem por Jose Aleixo » 29 out 2009, 10:43

secalhar lavei demais :ups:

cumpprimenTTos :okkk:

Mensagem por Coyotte » 29 out 2009, 21:17

Ok.

Mas já sabes o que é que ficou janado? Se substituiste relés, o mais provavel é teres uma vela que entregou a alma ao criador... :grrr: [bigsmile]

De futuro e se tiveres possibilidade, (felizmente eu tenho atravéz de um amigo) lava com o motor a trabalhar e com água quente. É sempre assim que faço no meu e até agora não tive problemas.

CumprimenTTos e boa sorte. :okkk:

Ricardo

Mensagem por Jose Aleixo » 30 out 2009, 10:27

ricouto Escreveu:Ok.

Mas já sabes o que é que ficou janado? Se substituiste relés, o mais provavel é teres uma vela que entregou a alma ao criador... :grrr: [bigsmile]

De futuro e se tiveres possibilidade, (felizmente eu tenho atravéz de um amigo) lava com o motor a trabalhar e com água quente. É sempre assim que faço no meu e até agora não tive problemas.

CumprimenTTos e boa sorte. :okkk:

Ricardo

obgd pela dica

CumprimenTTos :okkk:

Mensagem por Jose Aleixo » 18 nov 2009, 10:04

boas companheiros preciso dum relé (o mais pequeno) k fica afrente da bateria sabem onde posso encontrar um a bom preço? :D

Mensagem por Coyotte » 18 nov 2009, 16:53

Jose Aleixo Escreveu:boas companheiros preciso dum relé (o mais pequeno) k fica afrente da bateria sabem onde posso encontrar um a bom preço? :D

Amigo, tens aí no Cadaval o father que seguramente tem esse material para vender.

Envia-lhe uma PM. Pelo que sei, Rio Maior fica lá perto.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 27 mai 2007, 11:24

Mensagem por hernani4x4 » 18 nov 2009, 21:54

tbm tenho isso amigo mas kon un pouco de jeito p desenrascar da p reparar desaperte o parafuso por baixo e repare isso ate arranjar un abraços

Mensagem por Jose Aleixo » 22 nov 2009, 21:59

ricouto Escreveu:
Jose Aleixo Escreveu:boas companheiros preciso dum relé (o mais pequeno) k fica afrente da bateria sabem onde posso encontrar um a bom preço? :D

Amigo, tens aí no Cadaval o father que seguramente tem esse material para vender.

Envia-lhe uma PM. Pelo que sei, Rio Maior fica lá perto.

CumprimenTTos,

Ricardo

Sim já fiz isso :nod:
Já está 5***** :okkk:

Abraço

Mensagem por Coyotte » 23 nov 2009, 16:36

Na boa :okkk:

Já resolveste o problema e isso é o mais importante.

Abraço,

Ricardo

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 19 mai 2011, 17:24

topico excelente! [clap]
sou do Vitória até morrer!

Registado: 03 jan 2010, 17:19

Mensagem por pilanttra666 » 17 set 2011, 22:36

Boas !!
Estou com o mesmo problema ... Ou acende a luz , pega bem e depois fica a piscar durante um bocado ou não acende a luz e não quer pegar !!!
Lá tenho que gastar uns trocos num relé !!!
:crybaby:
Pilanttra666

AnteriorPróximo

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes