Infelizmente o meu GR que está aqui em Luanda está a aquecer acima dos 100/110 Km/h.
Verdade seja dita que está uma brasa do camandro, mas mesmo assim, não é bom sinal.
As medidas tomadas:
- Limpeza completa do radiador e circuito - estava imundo;
- Verificou-se o estado da bomba de água - estava ok;
- Meteu-se termostato - de nada adiantou, se calhar até piorou um pouco (aqui não é muito relevante o termostato);
- Tirou-se o termostato - o problema manteve-se.
O GR na cidade e até os 80/90 Km/h anda sempre sem problemas e com o ponteiro da temperatura abaixo de meio. Sem o termostato então, anda a cerca de 1/4.
Quando me meto na estrada e se passo os 110-120 Km/h o ponteiro começa a subir. Se abuso, sobe num instante. Só nestas situações é que aqueceu. Em areia, até ver, tudo ok.
Os pneus 33" e a temperatura de Luanda não são muito favoráveis, mas não andando eu a fazer rally com o GR não há motivo para este comportamento. Acho que pelo menos até aos 120-130 Km/h, tem obrigação de funcionar sem aquecer em demasia.
Ainda pensei em mudar o sensor da temperatura, mas não vale a pena tapar o sol com a peneira e andar a perder tempo e a arriscar.
Este GR deve ter estado muito tempo parado e o mais certo é a junta ter apodrecido. Depois de o comprar ficou muitos meses no estaleiro parado, etc...
Este é o veredito dos homens da mecânica e, por exclusão de partes, é o que mais sentido faz nesta altura. O jipe tem 16 anos e, cá para mim, a junta ainda deve ser a de origem...
Não vejo humidades, nem óleo babdo. No chão não cai gota, a não ser a água da condensação do AC.
O bicho puxa muito, mas muito bem.
Pode ser que seja "só" a junta.
Assim sendo, vou optar por mudar a junta da cabeça.
Preciso da vossa ajuda para ter uma ideia de valores para o seguinte cenário:
Mão de obra (2 dias?);
Junta nova - valores?
Faceamento/rectificação da cabeça do motor (caso seja necessário) - valores?
Outros imprevistos?
Obrigado.