Nissan Patrol GR Y60 do PJHO - Um GRande companheiro!

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por PJHO » 09 nov 2009, 07:08

zé do mato Escreveu:biba!

espero que te lembres tb de dar uma volta com a malta da zona
um abraço e que a pintura da maquina fique de topo
:thumbsup:


Viva Zé, tudo ok?
Claro que não me esqueço, companheiro!
Temos TTzada por terras de Viriato garantida!
No Verão o pessoal cortou-se, mas pelo Natal acredito que vai ser bem diferente!
[wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Dói-Dói no Punisher

Mensagem por PJHO » 10 nov 2009, 17:59

Infelizmente o meu GR que está aqui em Luanda está a aquecer acima dos 100/110 Km/h.
Verdade seja dita que está uma brasa do camandro, mas mesmo assim, não é bom sinal.

As medidas tomadas:
- Limpeza completa do radiador e circuito - estava imundo;
- Verificou-se o estado da bomba de água - estava ok;
- Meteu-se termostato - de nada adiantou, se calhar até piorou um pouco (aqui não é muito relevante o termostato);
- Tirou-se o termostato - o problema manteve-se.

O GR na cidade e até os 80/90 Km/h anda sempre sem problemas e com o ponteiro da temperatura abaixo de meio. Sem o termostato então, anda a cerca de 1/4.
Quando me meto na estrada e se passo os 110-120 Km/h o ponteiro começa a subir. Se abuso, sobe num instante. Só nestas situações é que aqueceu. Em areia, até ver, tudo ok.
Os pneus 33" e a temperatura de Luanda não são muito favoráveis, mas não andando eu a fazer rally com o GR não há motivo para este comportamento. Acho que pelo menos até aos 120-130 Km/h, tem obrigação de funcionar sem aquecer em demasia.


Ainda pensei em mudar o sensor da temperatura, mas não vale a pena tapar o sol com a peneira e andar a perder tempo e a arriscar. :(
Este GR deve ter estado muito tempo parado e o mais certo é a junta ter apodrecido. Depois de o comprar ficou muitos meses no estaleiro parado, etc...
Este é o veredito dos homens da mecânica e, por exclusão de partes, é o que mais sentido faz nesta altura. O jipe tem 16 anos e, cá para mim, a junta ainda deve ser a de origem...
Não vejo humidades, nem óleo babdo. No chão não cai gota, a não ser a água da condensação do AC.
O bicho puxa muito, mas muito bem.
Pode ser que seja "só" a junta.



Assim sendo, vou optar por mudar a junta da cabeça.

Preciso da vossa ajuda para ter uma ideia de valores para o seguinte cenário:

Mão de obra (2 dias?);
Junta nova - valores?
Faceamento/rectificação da cabeça do motor (caso seja necessário) - valores?
Outros imprevistos?

Obrigado.
:thumbsup:
GRande abraço
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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por joao santos » 10 nov 2009, 19:03

o pedro tenta fazer uns furinhos no termostato a ver se ele abre mais cedo, pode ser que assim não aqueça tanto.
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por PJHO » 11 nov 2009, 09:38

joao santos Escreveu:o pedro tenta fazer uns furinhos no termostato a ver se ele abre mais cedo, pode ser que assim não aqueça tanto.

Olá amigo.
Neste momento está sem termostato...
Já meti e já voltei a tirar e é o mesmo.
:confused:
GRande abraço
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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por Paulo Lança » 11 nov 2009, 09:49

Isso aconteceu exactamente da mesma maneira , com o meu .
Infelizmente para mim não foi só a junta da cabeça , ao desmontar verificou-se que entre o 5 e o 6 cilindro , o bloco estava "comido" , tanto que havia passagem de gases para o sistema de refrigeração (já viste se borbulha dentro do vaso de expansão ? ) .
O bloco teve de ser "cheio" , rectificado e cabeça nova , mais tudo o que implica a correcta montagem .

Espero que não seja o teu problema .

Boa sorte !

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por PJHO » 11 nov 2009, 09:55

Paulo Lança Escreveu:Isso aconteceu exactamente da mesma maneira , com o meu .
Infelizmente para mim não foi só a junta da cabeça , ao desmontar verificou-se que entre o 5 e o 6 cilindro , o bloco estava "comido" , tanto que havia passagem de gases para o sistema de refrigeração (já viste se borbulha dentro do vaso de expansão ? ) .
O bloco teve de ser "cheio" , rectificado e cabeça nova , mais tudo o que implica a correcta montagem .

Espero que não seja o teu problema .

Boa sorte !


Obrigado pelo feedback.
Acho que não borbulha.
Pelo menos a junta vai levar e provavelmente facear a cabeça...
Aqui em Luanda é uma dor de cabeça acrescida... Pouca sorte. :confused:
GRande abraço
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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por TiagoFerreira » 11 nov 2009, 09:57

Amigo, muda-lhe a junta que deve estar comida do tempo. O meu quando o comprei tinha o mesmo. Mudei a junta e agora é calor à vontade!
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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por Vendaval R Pereira » 11 nov 2009, 17:36

Paulo Lança Escreveu:Isso aconteceu exactamente da mesma maneira , com o meu .
Infelizmente para mim não foi só a junta da cabeça , ao desmontar verificou-se que entre o 5 e o 6 cilindro , o bloco estava "comido" , tanto que havia passagem de gases para o sistema de refrigeração (já viste se borbulha dentro do vaso de expansão ? ) .
O bloco teve de ser "cheio" , rectificado e cabeça nova , mais tudo o que implica a correcta montagem .

Espero que não seja o teu problema .

Boa sorte !


o meu foi tál qual o do Lança! :(
depois de reparado acho que nunca mais lhe meti liquido de radiador! ficou impec.
e já lá vão 2 anos! :)

uma coisa que tens que ter em atençao é que alguns mecanicos querem logo meter uma junta mais alta para "compençar a rectificaçao" isso são tretas :puke:
se a taxa de compressão não ficar correcta o gajo fica mais fraco e mais guloso! :angry:
outra coisa que normalmente não se dá atençao é que ao rectificar a cabeça, a bomba de ingecçao pode ficar fora de ponto, mesmo que se aperte na mesma posição, sendo necessario pola a ponto com ferramenta propria, pois a "olho" nunca fica a 100 por cento! :nod:
á uma tabela para medir a altura dos pistons e assim achar a junta correcta! de origem de preferencia!!!
a tabela anda prai no PA no manual de oficina do rd28t

termoestato e viscoso da ventuinha deves meter , e sempre de origem , e já que vais mexer, mete um radiador maior!
atenção aos ingectores , devem ser calibrados , pois com os escaldões ficam descalibrados!


boa sorte! :thumbsup: :thumbsup:
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por PJHO » 11 nov 2009, 17:58

Obrigado companheiros.
Viscoso já tem novo.
A junta vai ser a de origem.
O resto aqui em Angola vai ser difícil...
:confused:

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por terleira » 11 nov 2009, 18:05

PJHO Escreveu:Obrigado companheiros.
Viscoso já tem novo.
A junta vai ser a de origem.
O resto aqui em Angola vai ser difícil...
:confused:


Se for preciso mandar de Portugal, arranja-se forma amigo.

Poe é a maquina com saude!
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por lenhador » 11 nov 2009, 19:20

Vendaval R Pereira Escreveu:
Paulo Lança Escreveu:Isso aconteceu exactamente da mesma maneira , com o meu .
Infelizmente para mim não foi só a junta da cabeça , ao desmontar verificou-se que entre o 5 e o 6 cilindro , o bloco estava "comido" , tanto que havia passagem de gases para o sistema de refrigeração (já viste se borbulha dentro do vaso de expansão ? ) .
O bloco teve de ser "cheio" , rectificado e cabeça nova , mais tudo o que implica a correcta montagem .

Espero que não seja o teu problema .

Boa sorte !


o meu foi tál qual o do Lança! :(
depois de reparado acho que nunca mais lhe meti liquido de radiador! ficou impec.
e já lá vão 2 anos! :)

uma coisa que tens que ter em atençao é que alguns mecanicos querem logo meter uma junta mais alta para "compençar a rectificaçao" isso são tretas :puke:
se a taxa de compressão não ficar correcta o gajo fica mais fraco e mais guloso! :angry:
outra coisa que normalmente não se dá atençao é que ao rectificar a cabeça, a bomba de ingecçao pode ficar fora de ponto, mesmo que se aperte na mesma posição, sendo necessario pola a ponto com ferramenta propria, pois a "olho" nunca fica a 100 por cento! :nod:
á uma tabela para medir a altura dos pistons e assim achar a junta correcta! de origem de preferencia!!!
a tabela anda prai no PA no manual de oficina do rd28t

termoestato e viscoso da ventuinha deves meter , e sempre de origem , e já que vais mexer, mete um radiador maior!
atenção aos ingectores , devem ser calibrados , pois com os escaldões ficam descalibrados!


boa sorte! :thumbsup: :thumbsup:
~

Boas, em relaçao a por uma junta de x moscas por vezes é nesseçario, nao sei se é o caso

dos rd28-t, mas aplica-se a outros motores, é por isso que existe juntas de 1 mosca a 3 moscas....

num 300tdi tive que o fazer pois a valvula tocava no pistao, tao ligeiramente que se ouvia, inicialmente

fizemos de tudo, pois o motor depois de aquecer tinha um tique-tique, pensamos de tudo, até

penssamos na bomba de vacuo etc etc etc...ao retirar a cabeça, tava lá um ligeiro toque no pistao

minimo....é claro...as cabeças teem por norma 3 retificaçoes, desde a S.T.D a X, ATÉ na propria

cabeça existe marcas para termos noçao até que ponto foram pleinadas...isto é falando de decimas....etc

portanto deduzo que as dos rd28 nao fogem á regra mas.....nao como nao conheço bem os ditos..

abraço lenhador

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por PJHO » 12 nov 2009, 06:49

terleira Escreveu:Se for preciso mandar de Portugal, arranja-se forma amigo.

Poe é a maquina com saude!

Obrigado Terleira.
Se os preços do material (junta) foram muito elevados aqui, trago de Portugal. Em Dezembro estou aí e quando regressar em Janeiro resolvo o assunto.
E sim. Saúde do bicho está na lista de prioridades, tem mesmo que ser. Não ando bem quando os meus meninos estão doentes! :D
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por PJHO » 12 nov 2009, 06:52

Lenhador, obrigado pelos sábios conselhos!
Se dizes que não és especialista nos RD28, quando fores... :eek: [clap]
Vou "rezar" para que se resolva apenas com a mudança da junta e eventualmente com a rectificação da cabeça...
:thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por lenhador » 12 nov 2009, 19:11

PJHO Escreveu:Lenhador, obrigado pelos sábios conselhos!
Se dizes que não és especialista nos RD28, quando fores... :eek: [clap]
Vou "rezar" para que se resolva apenas com a mudança da junta e eventualmente com a rectificação da cabeça...
:thumbsup:


nao custa nada, os conhecimentos só tem valor quando partilhados !!! na verdade nao sei se noS rd28-t

o facto de se pleinar as cabeças podemos na mesma usar uma junta de origem S.T.D. Nao conheço

estes motores por dentro, nem promenores....sobre eles...mas tambem e sem ofender ninguem

longe disso, nao confio assim sem mais nem menos nas opinioes que leio na net, seja aqui ou noutro

forum qualquer, gosto de filtrar a informaçao e conjuga-la com a prática...o meu GR ainda nao se

queixa de calor, quando isso acontecer vou ver aquilho á lupa....

neste momento, ja tenho uma cabeça de um rd28-t rachada, e ando á procura de uma de um aspirado tambem

rachada, quero cortar as duas, em varios pedaços e ver os canais de agua :sabe:

quanto a um bloco, tambem ando a ver se aranjo um velho, a ver se de facto podemos por mais cilindrada

:unibrow: :unibrow: :unibrow: , penso que ...............longe de min por aqui em causa a opiniao

de pessoas experientes...

abraço LENHADOR

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Punisher - GR de Angola muda a junta da cabeça

Mensagem por PJHO » 17 nov 2009, 16:50

O meu GR de Angola vai mesmo mudar a junta da cabeça.

Hoje começaram os trabalhos!

O mecânico equilibrista:
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Este jovem é aprendiz de mecânico, de seu nome Katana (street name)! :shock:
Bom rapaz.
O mestre mecânico anda aqui por perto a orientar o serviço e vai passando e intervindo quando necessário.

O radiador a sair:
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Já cá fora, juntamente com a ventoinha e o "túnel de ar":
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Continuação do trabalho

Mensagem por PJHO » 17 nov 2009, 16:55

Deparei-me, ao voltar a "inspeccionar" o trabalho de substituição da junta com uma cena caricata:
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Um ajudante de mecânico completamente mergulhado no seu trabalho!
Literalmente dentro do capot!
:eek:
[}:)]

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Continuação do trabalho

Mensagem por PJHO » 17 nov 2009, 16:56

A cabeça das válvulas cá fora.

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Continuação do trabalho

Mensagem por PJHO » 17 nov 2009, 16:57

O colector da admissão saiu fora para possibilitar o acesso...
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Fim do 1.º dia de trabalho

Mensagem por PJHO » 17 nov 2009, 17:02

A cabeça já retirada:
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Veredito

Mensagem por PJHO » 17 nov 2009, 17:03

Veredito:

O mau (mas esperado) é que havia de facto passagem pela junta que estava queimada e estalada nalguns pontos.
Descobriu-se ainda que alguns dos canais de circulação de água estavam obstruídos e calcinados nos topos da cabeça, certamente devido aos longos períodos em que o jipe esteve parado na Alemanha à espera de melhores dias e de um dono atento como eu!

O bom é que as camisas não estão estaladas nem riscadas.


A cabeça vai ser medida e muito provavelmente faceada (quase certo).
Kit de junta novo a ser aplicado mediante a necessidade.

Até ver, está tudo a correr como esperado. Pode ser que até 6ª feira o Punisher já esteja a bombar sem "esquentamento".
Pode dar jeito para desatascar alguém nas areias da barra do kwanza ou do dande! :mrgreen:
[:p]
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por Anatol Bombom » 17 nov 2009, 17:41

Se tiveres quem o faça aí manda testar a cabeça para ver se não tem estadelas. Sempre dormes mais descansado!

Boa sorte com as reparações.

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por cristiano » 17 nov 2009, 20:14

força nisso...

abç
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http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por lenhador » 17 nov 2009, 21:07

Anatol Bombom Escreveu:Se tiveres quem o faça aí manda testar a cabeça para ver se não tem estadelas. Sempre dormes mais descansado!

Boa sorte com as reparações.


X2

ja agora manda fazer a alteraçao do 6cl.....outra coisa onde eram as passagens ? bom trabalho e força ai !!

abraço lenhador :okkk:

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por lenhador » 17 nov 2009, 21:11

Elemina a EGR...

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Re: GR Y60 do PJHO - O Rodinhas + Fotos do novo Y60 rasteirinho

Mensagem por Carlos Novo » 18 nov 2009, 00:56

Mas o que raio é que tu andas para aí fazer??? Só foste para aí dar trabalho a esse pessoal... Angola era muito mais sossegada antes de tu chegares e agora desde que andas de GR só espalhas o Terror por essas ruas! Anda mas é para casa... E vem curtir com a malta... Ourém continua a sentir a tua falta! [}:)] [}:)] [}:)]

Agora mais a sério... Vê lá se esses mucânicos sabem mexer num canhão desses e te arranjam isso como deve ser. A máquina foi para tão longe merece ser bem estimada! Vê lá se és menos pézudo com esse ok amigo?!

GRande abraço e vai dando noticias!

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:
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