Para que não queimem a colaça...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por a c » 18 ago 2009, 23:53

boas, não sou grande entendido em mecanica mas na minha opinião se o pretendido é controlar a temperatura do motor, axo que devias manter o avental em volta das ventoinhas nem que para isso tenhas de construir um á medida, o avental faz com k as ventoinhas xupem o ar atraves do radiador e depois o empurrem contra o bloco do motor, ou seja melhor arrefecimento do radiador e do motor
Editado pela última vez por a c em 19 ago 2009, 08:30, num total de 1 vez.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 19 ago 2009, 00:39

Eduardo Escreveu:Boas

Recuso-me a acreditar que não seja possivel "curar" definitivamente os calores do RD28T.....
Se tudo estiver em bom estado, nem é preciso "inventar" acho que basta aplicar as soluções que já foram apresentadas aqui pelo forum para resolver o mal definitivamente....

Boas Eduardo!

Com uns pneumáticos de origem e o circuito a funcionar na perfeição, (tipo quando saiu novo do stand) os calores não deveriam ser muitos.

No meu, a 150km/h em auto-estrada, com pneus de estrada 265-70 R15, ar condicionado ligado e temperatura exterior a rondar os 35ºC e o ponteiro ficava ligeiramente acima do primeiro traço. Cheguei a fazer mais de 300 km seguidos sem problemas, e várias vezes.

Os primeiros sintomas de aquecimento surgiram quando alterei os pneumáticos... e depois mais isto e aquilo.. e entretanto já levou radiador, a bomba deve estar cansada, o viscoso já não funciona como deve ser, etc, etc...

Abraço,

Ricardo

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 19 ago 2009, 00:42

Eduardo Escreveu:Boas

Recuso-me a acreditar que não seja possivel "curar" definitivamente os calores do RD28T.....
Se tudo estiver em bom estado, nem é preciso "inventar" acho que basta aplicar as soluções que já foram apresentadas aqui pelo forum para resolver o mal definitivamente....

boas ...

o problema é msm depois d tar tudo direitinho meter lhe o bicho a subir serra acima com 35 com pouca pressao, num dia d calor e a poxar pelos cavalos....ai depois leva nos a ter esse pensamento mas como disse ainda tenho aki 1as "cenas" a fazer.... :friends: e depois se vera....

mas sinceramente tenho a esperança d resolver isso.... :okkk:

abraço..

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 19 ago 2009, 17:03

Entre psicose e realidade, vai aqui um pouco de tudo entre nós...

...mas há alguns patroleiros que mesmo preocupados com o aquecimento, esquecem-se que até um para-choques tipo AFN, da forma como é montado (obstruindo parte da entrada de ar da frente, que o P-Choques original propositadamente não tapa), prejudica o já fraco arrefecimento do radiador.

Recentemente, montei Bi-Xenon no meu 260 e até os farois suplementares (da fotos do avatar) tirei, dado que agora em nada melhoram a qualidade da luz e só estavam a estorvar o fluxo natural do ar.
Acreditem ou não, sem eles notei a diferença para melhor - os farois não tapam só a zona igual à sua dimensão, mas projectam o ar para os lados, criando turbulência do fluxo do ar do resto da frente (se queremos melhorar o arrefecimento do RD28T, até estes promenores contam).

Há patroleiros que "carregam" a frente com: muitos farois, p-choques subidos, guinchos e, até, para ficar mesmo bom, a matrícula na grelha e, depois... :nod:

"o meu Patrol aquece!!!" :crybaby:

Registado: 20 out 2007, 21:17

Mensagem por sectork » 19 ago 2009, 17:36

Tens toda a razão.
Em tempos houve graves problemas de aquecimento causados no já de si problemático motor VM dos Frontera 2.5 pq vinham com um par de faróis montados pelo importador no pára-choques dianteiro.
É que a mínima alteração pode trazer graves consequências e às vezes, quando se pensa que se está a fornecer maior fluxo de ar está a fazer-se precisamente o contrário.
Mas que o post está interessantíssimo e didáctico, isso está. :thumbsup:

Gonçalo F. Escreveu:Entre psicose e realidade, vai aqui um pouco de tudo entre nós...

...mas há alguns patroleiros que mesmo preocupados com o aquecimento, esquecem-se que até um para-choques tipo AFN, da forma como é montado (obstruindo parte da entrada de ar da frente, que o P-Choques original propositadamente não tapa), prejudica o já fraco arrefecimento do radiador.

Recentemente, montei Bi-Xenon no meu 260 e até os farois suplementares (da fotos do avatar) tirei, dado que agora em nada melhoram a qualidade da luz e só estavam a estorvar o fluxo natural do ar.
Acreditem ou não, sem eles notei a diferença para melhor - os farois não tapam só a zona igual à sua dimensão, mas projectam o ar para os lados, criando turbulência do fluxo do ar do resto da frente (se queremos melhorar o arrefecimento do RD28T, até estes promenores contam).

Há patroleiros que "carregam" a frente com: muitos farois, p-choques subidos, guinchos e, até, para ficar mesmo bom, a matrícula na grelha e, depois... :nod:

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 20 ago 2009, 11:02

Gonçalo F. Escreveu:...
...

:sabe:

Entre muitas, esta é uma das que "Essa é que é essa" !!!
Curte o Passeio !

Mensagem por joao trapol » 20 ago 2009, 11:26

Manwell_Mayraids Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:...
...

:sabe:

Entre muitas, esta é uma das que "Essa é que é essa" !!!

boas sim concordo com o k o gonsalo diz mas.... acho k nao é assim tanto como s pensa, e o pork d eu achar isso.. o patrol akece ou pode akecer e sair dos limites, kando s ta a insistir numa dificuldade ou a subir estrada 2a´s e 3a´s ou seja sendo nessas situaçoes só 1as boas ventuinhas (eletricas ou com 1 viscoso impek) resolvem o problema, pork em velocidade dentro dos limites pois 1 jip é 1 jip (dar gaz é d rasteirinho) o patrol nao akece e s akecer na minha opiniao nao eram os farois no parachoques k iam resolver o problema...

abraço

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 20 ago 2009, 11:44

Eles so aquecem por duas razoes... Simples e cruas.

1ª má concepçoes dos motores (6 cilindros e fracos canais de agua)
2ª mau dimensionamento do sistema de refrigeracao.

So isso. o resto é por acrescimo...

Mas para as psicoses do aquecimento temos boas noticias :)... o verao ja esta quase no fim :)

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 20 ago 2009, 12:10

MIGUEL BRAGA Escreveu:Eles so aquecem por duas razoes... Simples e cruas.

Mas para as psicoses do aquecimento temos boas noticias :)... o verao ja esta quase no fim :)

tens razao...mesmo nos motores actuais por ex. uma renault master 2.5 dci o radiador é qd do dobro do tamanho....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Principio da causa efeito

Mensagem por Manwell_Mayraids » 20 ago 2009, 12:45

Generalizando : Um aparte sem estar à parte do Principio da causa - efeito

Quando produzimos alterações (causas) só pensamos nos efeitos desejados, sendo que por vezes existem mais alguns efeitos secundários indesejados (danos colaterais), que nem sempre são de fácil resolução.

Para o caso concreto já foram aqui apresentadas no fórum (embora de forma dispersa) varias soluções para remediar os “efeitos secundários”, existindo é claro sempre a solução drástica da já conhecida causa em dizer que o problema é “juntas” !

Abraços, [wink]

MM

PS: Pssst ! F.F. um arroz de polvo com filetes do mesmo ! [}:)]
Curte o Passeio !

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 20 ago 2009, 13:20

MIGUEL BRAGA Escreveu:Eles so aquecem por duas razoes... Simples e cruas.

Estou inteiramente de acordo - para mim, tambem são essas as razões (e eternas) do aquecimento deste motor.

Re: Principio da causa efeito

Mensagem por Coyotte » 20 ago 2009, 20:03

Manwell_Mayraids Escreveu:Generalizando : Um aparte sem estar à parte do Principio da causa - efeito

Quando produzimos alterações (causas) só pensamos nos efeitos desejados, sendo que por vezes existem mais alguns efeitos secundários indesejados (danos colaterais), que nem sempre são de fácil resolução.

Para o caso concreto já foram aqui apresentadas no fórum (embora de forma dispersa) varias soluções para remediar os “efeitos secundários”, existindo é claro sempre a solução drástica da já conhecida causa em dizer que o problema é “juntas” !

Abraços, [wink]

MM

Bem, as juntas queimam mesmo sem existir grandes picos de temperatura.
A julgar pelos rasteirinhos que vejo, muitos F*dem a junta e é devido ao "desgaste", tempo de "existência" e outros motivos que não vale a pena referir agora.
Contudo a principal causa é sem dúvida a temperatura ou as oscilações rápidas (pois, nem sempre as máquinas aquecem muito mas os arranques a frio, juntar água/líquido de refrigeração com o motor a ferver, etc...)

Manwell_Mayraids Escreveu:PS: Pssst ! F.F. um arroz de polvo com filetes do mesmo ! [}:)]

Junta-lhe umas minis e diz onde é o restaurante que a malTTa comparece para o sacrifício...
[clap] [clap] [clap]
:friends: :friends: :friends:

Re: Principio da causa efeito

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 ago 2009, 12:57

Boas ricouto,

As juntas que referes têm efectivamente a ver com este topico, mas eu estava-me a referir a outro tipo de "juntas" :
Manwell_Mayraids Escreveu:... existindo é claro sempre a solução drástica da já conhecida causa em dizer que o problema é “juntas” ! ...
e da respectiva solução para todos os problemas que julgo ter sido apresentada pelo MrGuerra/Bnascimentomelo : juntas tudo e deitas fora .

Quanto à pimeira parte do paragrafo :
Manwell_Mayraids Escreveu:Para o caso concreto já foram aqui apresentadas no fórum (embora de forma dispersa) varias soluções para remediar os “efeitos secundários” ..."
Entre as quais actuar no melhoramento do sistema de arrefecimento por exemplo:
- com um radiador maior não só em largura mas também em espessura e construido com material e com um desenho dos favos que favoreça uma excelente dissipação de calor;
- meter liquido refrigerante de qualidade, mas sem nunca adiconar agua da torneira mas sim agua desmineralizada;
- as questões referidas atrás pelo Gonçalo F.;
- e por ai fora ...

Quanto ao :
Manwell_Mayraids Escreveu:... F.F. um arroz de polvo com filetes do mesmo ! [}:)]
Não me estava a referir ao sentido restrito da frase, mas sim num sentido mais lato ...

De qq modo as minis são sempre bem-vindas e então com este tempo ! [hum]

1 Abraço, [wink]

MM
Curte o Passeio !

Mensagem por Coyotte » 21 ago 2009, 15:45

Boas!

essa das juntas nunca mais chegava lá :rolleyes: [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Pelos vistos o meu sentido de interpretação de sarcasmo, ironia e afins, anda pelas ruas da amargura :stupid:

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Vá lá que sobram as minis, sobram sim senhor [clap] por isso é "juntas quase tudo e deitas fora" :clapp:

:friends: :friends: :friends: :friends:

Abraço,

Ricardo

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 01 set 2009, 09:26

Ricouto, já tens resultados das tuas alterações??????

Mensagem por Coyotte » 01 set 2009, 18:18

Raul Costa Escreveu:Ricouto, já tens resultados das tuas alterações??????

Boas amigo!

Ainda não tenho resultados porque ainda não lhe fiz as alterações (neste caso aplicar as ventoínhas e o sensor). :( Como me magoei no costado (contractura muscular) não posso abusar. :rolleyes: Também me meti a tirar o diferencial fora e o máximo que consegui foi sacar os semi-eixos. :rolleyes: [bigsmile] O veio de transmissão e o diferencial ainda continuam lá agarrados. :crybaby: Já pedi um compressor emprestado que chega neste FDS e com a ajuda do Voltaren [}:)] vou tentar fazer as coisas.

Se fores aqui da zona és sempre livre de aparecer cá e dar uma ajuda. :nhnhn: [bigsmile] [bigsmile]

Quando eu fizer as alterações eu coloco aqui no fórum, tanto as fotos como a melhoria de desempenho (espero eu) :eek: [bigsmile] [bigsmile]

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 02 set 2009, 08:48

As melhoras... sou da zona de lisboa, porque se fosse de perto acredita que ia ter contigo para ajudar, adoro mecânica e seria uma mais valia, assim olha, apenas ficas com a ajuda do Voltaren. :nod:

Mensagem por Coyotte » 02 set 2009, 23:39

Raul Costa Escreveu:As melhoras... sou da zona de lisboa, porque se fosse de perto acredita que ia ter contigo para ajudar, adoro mecânica e seria uma mais valia, assim olha, apenas ficas com a ajuda do Voltaren. :nod:

Amigo, nem o Voltaren está a dar conta do recado... :grrr:

Agradeço a ajuda, mesmo que psicológica :okkk:

Deixo de seguida fotos de o que vou fazendo.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 02 set 2009, 23:40

Boas!

Conforme as fotos abaixo mostram, já tenho os electro-ventiladores para aplicar.

Aqui são as ventoinhas e respectivos suportes. As ventoinhas são exactamente iguais; os suportes e após medir, decidi-me pelo redondo, sem a “moldura” e vou ter que encontrar outro.

Imagem

Decidi-me por este...

Imagem

Este suporte está fora de questão.

Imagem

Pontos de aperto da ventoinha...

Imagem

Pontos de aperto do suporte na ventoinha...

Imagem

Topo do suporte; pontos de aperto já existentes que depois fixam as ventoinhas a uma estrutura simples, ainda a ser feita.

Imagem

Base do suporte; aqui será muito fácil fazer dois furos, como no topo.

Imagem

Ainda falta fazer: duas barras, com as pontas em L ; uma vai apertar os suportes das ventoinhas no topo. A outra apertará os suportes (das ventoinhas) na base. A beira do L será apertado ao chassi. Falta-me ainda comprar a sonda. As ventoinhas foram gentilmente cedidas por um amigo e mecânico.

Como ainda não posso fazer grandes esforços, vou tratando das miudezas pois assim quando tiver tudo reunido, é só dobrar, furar, apertar e meter no sítio.

Comprimento do radiador: Ap 850mm (incluindo calhas)
Diâmetro de cada ventoinha: Ap 380mm
Diâmetro do suporte da ventoinha: 405mm

Quando tiver mais novidades, coloco aqui.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por joao trapol » 03 set 2009, 00:00

boas ...

s me permites criticar ( critica construtiva....) :D :D

falas t em suportes aparafusados ao chassi , pork nao optas por fixar las ao radiador assim no chassi pode nao ser a melhor opçao por causa das auxilaçoes,carroceria/chassi.. ou entao eu posso nao tar a perceber a ideia.. [bigsmile]

outra coisa é essas ventuinha parecem ser d 1 carro a gasolina.. e deviam ser d 1 carro a gasoleo...pois sao mais potentes eu tinha 1as de 1 carro a gasolina e agora tirei e meti 2as de 1 f. punto 1.7 td.. e essas sim sao bravas... e tem carnagens (suportes) k apanham o radiador kase todo...

ora vem mas tas no caminho certo pois as ventuinhas eletricas sao 1a boa soluçao... :yesss: :yesss:

atençao á escolha da valvula...

abraço..

Mensagem por Coyotte » 03 set 2009, 01:45

joao trapol Escreveu:boas ...

s me permites criticar ( critica construtiva....) :D :D

Amigo, críticas construtivas eu aceito sempre e por vezes até penso que as que são feitas são poucas.
outro tipo de críticas, é mandá-los Foxtrot Oscar Delta Echo Romeo :grrr: [clap] [clap]

joao trapol Escreveu:falas t em suportes aparafusados ao chassi , pork nao optas por fixar las ao radiador assim no chassi pode nao ser a melhor opçao por causa das auxilaçoes,carroceria/chassi.. ou entao eu posso nao tar a perceber a ideia.. [bigsmile]

outra coisa é essas ventuinha parecem ser d 1 carro a gasolina.. e deviam ser d 1 carro a gasoleo...pois sao mais potentes eu tinha 1as de 1 carro a gasolina e agora tirei e meti 2as de 1 f. punto 1.7 td.. e essas sim sao bravas... e tem carnagens (suportes) k apanham o radiador kase todo...

ora vem mas tas no caminho certo pois as ventuinhas eletricas sao 1a boa soluçao... :yesss: :yesss:

atençao á escolha da valvula...

abraço..

Quanto ao suporte, o mais certo é teres razão pois as que vejo estão de facto aparafusadas no radiador. Vou tentar ver uma forma de as manter lá aparafusadas mas só quando puder tirar o radiador fora. A sonda vai ser colocada no sítio da purga do radiador, caixa que fica do lado do condutor. Sei que o sítio não é o melhor mas... vamos depois ver os resultados. Se não ficar bem, volto a colocar-lhe o Taco e abro furo noutro sítio.

Quanto à sonda:

Gonçalo F. Escreveu:

Boas,

Não consigo chegar à referência (só consultando os catálogos da FAE), mas sei que:
Diâmetro: rosca M22
temperaturas de gestão:
98/93
90/85 (só uso esta gama, para ambas as ventoinhas)

É uma destas que vou meter.

As ventoinhas, uma é de um clio a diesel, a outra de um renault 19.

Não vou meter “carenagens”.

Abraço, :okkk:

Ricardo

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Mensagem por ruidesousa » 03 set 2009, 08:38

Mais uma "ferramenta" para prevenir os aquecimentos............. :D

Imagem

É só programar o bicho e ele quando atingir a temperatura X dispara o alarme............ [wink]

http://enginewatchdog.com/tm2.html

vende-se aqui: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=140341847852&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

Abraços
Rui de Sousa
Imagem

Mensagem por Coyotte » 13 set 2009, 15:24

Raul Costa Escreveu:Ricouto, já tens resultados das tuas alterações??????

Amigo, não estou esquecido, mas pelo andar da carruagem, ainda vou demorar algum tempo para efectivamente fazer a aplicação. Já tenho o material todo, excepto a sonda que vou ter que ver primeiro qual o diâmetro e tipo de rosca que vou utilizar, aproveitando o "taco" que já existe no radiador.

Entretanto tenho que resolver outros problemas na máquina mais urgentes.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 27 ago 2007, 20:28

Mensagem por RSPORT_RAC » 16 out 2009, 16:58

Boa tarde companheiro

Por favor partilha connosco as tuas conclusões.

Eu tenho um RD28T completamente de origem no que toca a refrigeração e a verdade é que até ao momento não tive problemas. Tenho naturalmente alguns cuidados, mudo-lhe o anti-congelante todos os anos, assim como limpo o circuito ( mas sem produtos desses muito bonitos pois já tive um experiencia muito má com TAPA-FUGAS de radiadores).

Estou sobretudo curioso quanto á alteração (pôr um "Y") no 6ºcilindro.

Gostaria que alguem se pronunciasse e fosse concreto:

Antes de fazer (apenas esta alteração) ia a 130 em AE e o ponteiro marcava X
Depois de fazer esta alteração vai a 130 em Ae e o ponteiro marca Y

alguém confirma apenas isto?

Obrigado e desculpem lá a insistencia , bem sei que já foi dito muita coisa................

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 16 out 2009, 18:45

pelo que andei a estudar LOL as melhores venuinhas sao da flex a lite vejam no site tem para todos os gostos...

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes