Para que não queimem a colaça...

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 21 mar 2009, 19:42

Ola, depois de ler com alguma atençao o tópico, sou da opiniao do SR MIGUEL BRAGA, esta ideia é realmente excelente !!! vou dar outra opiniao, nao sei se já foi abordada aqui, de qualquer maneira aqui vai

alem do ke ja foi aqui falado, 6cl, maior radiador etc, porque nao tambem deminuir a póli da bomba de agua onde passa a correia,

de forma a dar mais rotaçao á mesma e aumentar a preçao, e por sua vez melhor refrigaçao do motor etc

o que diz MIGUEL BRAGA ? sempre era mais qualquer coisa ou nao ?

ABRAÇO LENHADOR

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 22 mar 2009, 07:40

lenhador Escreveu:Ola, depois de ler com alguma atençao o tópico, sou da opiniao do SR MIGUEL BRAGA, esta ideia é realmente excelente !!! vou dar outra opiniao, nao sei se já foi abordada aqui, de qualquer maneira aqui vai

alem do ke ja foi aqui falado, 6cl, maior radiador etc, porque nao tambem deminuir a póli da bomba de agua onde passa a correia,

de forma a dar mais rotaçao á mesma e aumentar a preçao, e por sua vez melhor refrigaçao do motor etc

o que diz MIGUEL BRAGA ? sempre era mais qualquer coisa ou nao ?

ABRAÇO LENHADOR


assim ao inicio axo optima ideia. no entanto quando experimentamos isso por aki, o k verificamos era k a agua passava muito "rapido" pelo radiador nao tendo tempo de arrefecer convenientemente. no entanto isto foi antes de mudar o radiador.

os nossos GR no momento nao akecem, andam com 37 e 38's, turbos a 2.35, bombas alteradas, vax , etc etc e portam se bem. e preciso e saber andar com eles.

PS: lenhador nao me trates por SR. pois nao o sou e aki e tudo malta amiga :) :D :okkk:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 22 mar 2009, 12:05

OK obrigado pela atençao, gostava de ver esses gr, onde se pode ver ?

na pagina do rotarcos etc ?

abraço lenhador

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por cristiano » 24 mar 2009, 17:34

uma duvida o meu motor como ja é dos ultimos dos y60 tem a cabeça do y61 alguem me sabe dizer o porque da cabeça ser diferente???
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por JoaoLeao » 29 mai 2009, 10:29

Viva meus Caros!!!!
Caríssimo Miguel Braga, o artigo que colocaste é de Dezembro de 2009, já tinha tido a oportunidade de ver esta alteração em sites franceses e o facto de teres colocado esta informação no fórum é deveras bestial.

Agora vou direito ao que me trás. Se me puderes/em ajudar.

No passado fim de semana, fui fazer a revisão:
Reparação do motor de arranque (tinha gripado), mudança de óleo, filtros, etc. Nada de mais.
Entretanto, andava desconfiado que tinha uma fuga no radiador.
Situação que o mecânico confirmou.

Sai da oficina pensando nos euros que teria de gastar com o radiador, e, bronca da grossa!! Tinha acabado de sair da oficina ah 5 minutos, e começa-me a aquecer o motor!! Parei de imediato!! Já não fui a tempo!! O ponteiro chegou ao traço antes do vermelho.

Entretanto o motor de arranque berrou outra vez.
Mecânico com ele: fui a ver, e tinha água na cabeça, motor de arranque na sucata. Tudo de bom!!

Prognostico: Junta queimada, á partida.

Resultado: uma vez que vou ter que colocar uma junta (já vi que voces recomendam a aplicação de uma junta de origem), e após ter verificado mais uma vez a alteração que fizeste na tua maquina.

Gostaria de saber quais as implicações do procedimento:
- Colocar a saida de água do motor no sexto cilindro em ves de sair no quarto;
- Material;
- E euros dispendidos.


Sem mais, vosso companheiro.
João Leão.

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961133665
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joaocarlosleao@gmail.com

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 jun 2009, 11:34

na alteracao k fizemos nos nossos e k resolveu de vez essas psicoses dos calores... nao gastas mais de 50 aerios. ou pouco mais acima.

nao tem k saber, é simples facil e barato.
aconcelho te tb a colocar ventoinhas electricas. pois alem de pouparem um pouco o motor, teem uma maior capacidade de MCA. temos os nossos a varios anos e so temos bem a dizer dessa alteracao.

Desculpa so responder agora... mas hoje em dia ja é raro vir aki a parte da mecanica ler... :D

so kuando alguns artistas me despertam a curiosidade de vir ler algumas coisas.

grande abraço

PS: lembra te k é importante um Y e nao um T.

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Filipe Loureiro » 02 jun 2009, 12:59

MIGUEL BRAGA Escreveu:capacidade de MCA


:rolleyes: Traduz lá isso por miúdos, p.f. :D

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Raul Costa » 02 jun 2009, 13:30

Quais as alterações que deram origem ao não aquecimento do motor, podem ser descritas???????

Obrigado.

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por cristiano » 02 jun 2009, 18:33

Filipe (rd28t) Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:capacidade de MCA


:rolleyes: Traduz lá isso por miúdos, p.f. :D

sera massa e caldal de ar....
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por JoaoLeao » 03 jun 2009, 02:48

Xi, meus caros estou tramado!!! :crybaby: :crybaby:

A junta da cabeça estava toda danada na sexta câmara de piston, água na árvore de cames, retentores das valvulas na sucata, e um pouco de água no 4º piston. :eek: :eek:
Ate me admira de o motor nao ter agarrado. :confused:

A cabeça foi hoje ao torneiro, vamos ver o que me diz amanha!! :confused:
Prognosticos possiveis:
1 - Cabeça rachada;
2 - Passagem de água pelas juntas das válvulas.

Agora, existe uma outra possibilidade, remota, mas verdadeiramente assustadora. :crybaby: Bloco Rachado! :eek:

Nem sei! :eek:
Bem, vou deixando o relato do tratamento a efectuar. :(
A ver se faço uma reportagem fotografica do tema. :(

Abraço a todos. :thumbsup:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por JoaoLeao » 03 jun 2009, 02:57

Já agora, esclarecimento acerca do M.C.A:

M.C.A. têm a ver com a capacidade de dissipação de ar quente do motor, ou seja, Metro por Coluna de Ar/Água.

OK!??
Abraço.

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Filipe Loureiro » 03 jun 2009, 08:11

JoaoLeao Escreveu:Já agora, esclarecimento acerca do M.C.A:

M.C.A. têm a ver com a capacidade de dissipação de ar quente do motor, ou seja, Metro por Coluna de Ar/Água.

OK!??
Abraço.


:okkk:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por terleira » 17 jun 2009, 12:29

JoaoLeao Escreveu:Xi, meus caros estou tramado!!! :crybaby: :crybaby:

A junta da cabeça estava toda danada na sexta câmara de piston, água na árvore de cames, retentores das valvulas na sucata, e um pouco de água no 4º piston. :eek: :eek:
Ate me admira de o motor nao ter agarrado. :confused:

A cabeça foi hoje ao torneiro, vamos ver o que me diz amanha!! :confused:
Prognosticos possiveis:
1 - Cabeça rachada;
2 - Passagem de água pelas juntas das válvulas.

Agora, existe uma outra possibilidade, remota, mas verdadeiramente assustadora. :crybaby: Bloco Rachado! :eek:

Nem sei! :eek:
Bem, vou deixando o relato do tratamento a efectuar. :(
A ver se faço uma reportagem fotografica do tema. :(

Abraço a todos. :thumbsup:


troca o motor!

Senão vais ter ai um poço, bem fundo! :leiam:
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Utilizem o SUPORTE.
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por JoaoLeao » 18 jun 2009, 20:10

Viva meus caros!!!! [clap]

Prognóstico errado!!! :thumbsup:

A Cabeça está boa, sem rachadelas!! :dance: Para rever as juntas das válvulas, limpeza, colocação de rela no 4 piston e saida no 6, acerto das válvulas e arvore de cames, afinação geral e torneamento da mesma,. São 190 euros mais IVA! :crybaby:

O bloco também está bom, os pistons também (alinhados)!!! :dance: Câmaras sujas, mas bom!!
Ora bem, trocar segmentos, limpeza das camisas, bielas, afinação, mudança das correias e tensores (distribuição), bomba de água e correias. Dá perto de 500 euros! :crybaby:

E ainda são 200 euros de mão de obra... :crybaby:

Pois é meus caros, tenho uma reparação jeitosa!!! :stupid: Mas tendo em conta os preços de um motor em segunda mão e sem garantias, optei pela sua reparação.

A pessoa que me está a fazer é um mecânico que me dá todas as garantias. Trabalhou com Nissan Patrol, Vollswagen, Audi e actualmente Mercedes!!

Vamos ver!! Abraço a todos e espero sinceramente que corra tudo bem!!! :clapp:
Vou dando notícias!!!! :okkk:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 18 jun 2009, 20:43

Nao tapes a saida de agua do 4º cilindro... kem a meteu na nao se enganou :unibrow: :king:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por cristiano » 18 jun 2009, 21:11

MIGUEL BRAGA Escreveu:Nao tapes a saida de agua do 4º cilindro... kem a meteu na nao se enganou :unibrow: :king:

:king: :king: :king:
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por jonny » 25 jun 2009, 17:16

boas!


pessoal ando com um problema á mais de um mes ke tirei a cabeca fora e esta nao esta estalada nem nada so tem um bom desgaste na passagem dos canais de agua e nao se encontram cabecas de geito.Alguem da um concelho ou algo ke se possa fazer por este desgaste dos canais?
E quem poderia explicar melhor essa das ventoinhas electricaS?

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por cristiano » 25 jun 2009, 17:17

nao toa a ver q seja mas plainar nao dara...secalhar é uma ideia sem dentido nao tou a ver a peça...
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por jonny » 26 jun 2009, 04:40

ao k me refiro é o ke tambem ta nas fotos deste topico com bolas verdes ou brancas ke é o desgaste.e aplainarnao serve de nada :s

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 07 ago 2009, 01:32

Boas Miguel!

Excelente tópico que tens aqui :thumbsup:

Tive que mandar "arranjar" :nod: o meu radiador e como tal aproveitei para:

Ao ler todos os posts, :leiam: entendi que tinhas uma boa solução e meti mãos à obra.

Já fiz a ligação da saída de água do 4 e 6 cilindro num Y e a coisa funciona bem. :nod:

Falaste em colocar ventoínhas elécticas, isso também percebi.

A minha questão é como fizeste para as por a funcionar, ou seja, de forma manual (com interruptor ou à ignição) ou de forma automática? (a disparar a X temperatura). :rolleyes:

Se bem que na opção 1 eu faça na boa, :nod: na opção 2 precisava de uma dica que é: que sonda/sensor de temperatura utilizar e onde o coloco para ligar as ventoinhas? :confused:

Outra pergunta, é se eliminaste a ventoínha de origem ou se a fixaste, eliminando o viscoso? :rolleyes:

Obrigado pela partilha de informação. :okkk:

Abraço,

Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por JoaoLeao » 07 ago 2009, 08:56

Já está! :clapp: :clapp:

A máquina parece um relogio! :matrix: Ficou mesmo impecavel! :matrix: Fui andar com ele este fim de semana passado e até fiquei banzado, certinho, sem ruidos, o escape parece que nem fuma! Um mimo! :friends:

Agora o pior, vem ai a dolorosa! :leiam:

Não ha-de ser nada, tudo se paga! :thumbsup:

Tecnicamente falando: - Acabaram por não mexer em nada (saidas de água da cabeça), o torneiro que me mexeu na cabeça e a pôs como nova, disse que não valia a pena andar a mexer nas saidas, só se eu andesse por aí no TT a serio. Tendo em conta que eu apenas faço uns passeios com a malta e nunca me estico muito. Caguei na cena! Resultado: - está todo de origem, tubagem nova (a que teve que levar), radiador novo, correias novas (todas), bomba de água, distribuição nova e tensores, a reparação que vos tinha falado! :thumbsup: Agora vêm é a rodagem! :cool: Tenho que fazer isto com alguma calma e inteligência para não ficar um pastelão! :D Que já é! :D

Bem meus caros, e foi esta a minha odisseia! Abraço a todos!

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por cristiano » 07 ago 2009, 13:43

:okkk: :okkk: :okkk:
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 08 ago 2009, 07:38

JoaoLeao Escreveu::
só se eu andesse por aí no TT a serio. Tendo em conta que eu apenas faço uns passeios com a malta e nunca me estico muito. Caguei na cena!!


Inteligente esse torneiro :)
o problema dos nossos carros nao é o TT, pois ai circulas no maximo a 80 km/h e se estiver a kecer paras logo pois estas muito mais atento.

o problma é mesmo estrada, AE e o Agosto (verao) :) pois kdo das por ela... ja esta :)

no entanto se tiveres pneus ate 33 ou similar nao deves ter grande problema.

agora pneus grandes...bomba, turbo e outros pozinhos é garantido... é uma kestao de tempo :) ou kuase algo deste genero :)

abraço

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 08 ago 2009, 08:00

ricouto Escreveu:Boas Miguel!

Excelente tópico que tens aqui :thumbsup:

Tive que mandar "arranjar" :nod: o meu radiador e como tal aproveitei para:

Ao ler todos os posts, :leiam: entendi que tinhas uma boa solução e meti mãos à obra.

Já fiz a ligação da saída de água do 4 e 6 cilindro num Y e a coisa funciona bem. :nod:

Falaste em colocar ventoínhas elécticas, isso também percebi.

A minha questão é como fizeste para as por a funcionar, ou seja, de forma manual (com interruptor ou à ignição) ou de forma automática? (a disparar a X temperatura). :rolleyes:

Se bem que na opção 1 eu faça na boa, :nod: na opção 2 precisava de uma dica que é: que sonda/sensor de temperatura utilizar e onde o coloco para ligar as ventoinhas? :confused:

Outra pergunta, é se eliminaste a ventoínha de origem ou se a fixaste, eliminando o viscoso? :rolleyes:

Obrigado pela partilha de informação. :okkk:

Abraço,

Ricardo


Imagem

esta é a melhor configuração. pois se colocares a sonda do lado direito, vais evitar que as ventoinhas estejam kuase sempre ligadas. pois a agua ao sair do motor, percorre o radiador, e se este for suficiente para baixar a tempera as ventoinhas nem ligam, ja do outro lado, a agua sai sempre kente do motor, logo as ventoinhas vao estar kuase sempre ligadas ou pelo menos por um longo tempo.

Em AE e em estrada numa conducao normal raramente ligam, a nao ser k seja a subir ou um gajo puxe por ele.

eu no meu tinha automatico e manual, automatico para ligarem em estrada principalmente, e manual para kdo ia para zonas de muita lama ou ir abusar no acelarador ja as ligava antes de fazer falta :)

sempre k ligavam tinha um LED interior que acendia, pois assim sabia sempre k estava tudo bem e k elas estavam a ligar.

tira a ventoinha de origem, pois isso é um pesadelo para o motor. repara ktos carros de competicao tem isso... kto MCA de capacidade tem uma (duas neste caso) e tem a outra.

kdo o viscoso esta completamente atracada o motor faz um esforço enorme para vencer a resistencia, ate se nota dentro do jipe k o trabalhar do mesmo é diferente. eu as minha montei-as em espinho na altura, e vim de la com elas sem sonda, pois ia fazer a parte electrica ca nos arcos, e tinha k enconstar dois fios kto a temperatura comecava a subir... sabes ktas vezes liguei os fios? 1 (uma) para subir esposende... de resto o ar k passava no radiador era suficiente para manter a temperatura certa. foi ao final da tarde mas mesmo assim é salutar.

kto as 6000 rpm como falou o cristiano algures... cuitado dos nosso jipitos se fizessem kilometros nessa rotacao :) nem dentro de um frigorifico resistiam :) mas respeito a opiniao de kem lhe disse isso. e sei pk lho disse.

o grande problema dos mecanicos hoje em dia... é k a internet permite nos consultar milhoes de mecanicos, milhares de especialistas e testes, resultados e afins, coisas k eles normalmente nao teem hipotese :)

é como as sondas pirometricas k o cristiano falou algures tb... de facto sao muito importantes... ngm as mete... mas tb penso k nao sejam muito viaveis,poi sao caras e a maior parte dos petroleiros ker as coisas feitas e o dinheiro :)

abraço

Para mim?... ventoinhas electricas?... MAS É :thumbsup: :king:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 08 ago 2009, 16:34

Miguel, obrigado pela tua resposta. :okkk:

Então é isso mesmo que vou fazer. Não sei como se elimina a ventoínha (e o viscoso) :rolleyes: mas na segunda de manhã a minha máquina segue para o mecânico para que ele possa eliminar essa ventoinha. :nod:

Depois vou ver se ele tem um sensor/sonda de temperatura :rolleyes: para que o possa colocar no radiador, conforme indicaste na figura acima. Trago a máquina para casa e vou então meter-lhe as ventoínhas eléctricas, a sonda/sensor e todas as ligações eléctricas que para isso tenho jeito. :nod:

Vou fazer conforme disseste, manual e automático. :nod:

No meu caso, tenho ainda o radiador do ar condicionado mas penso que não interfere neste procedimento.

Abraço,

Ricardo

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