Se eu tivesse um 260...

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Se eu tivesse um 260...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 abr 2009, 15:37

Se eu tivesse um 260? ja era assim a minha suspensao.

resolve o problema de 90% do povo.
mais conforto e tudo.

segundo diz kem tem isso montado..."parece outro carro"

Imagem

Suspensao toda fechada
Imagem

Suspensao toda aberta
Imagem

Imagem

Cmg ja estava, pois é de facil execucao, e os resultados paracem muito bons. Altera por completo a frequencia da suspensao, logo muito maior conforto. alem de ficar a trabalhar no sentido a favor do obstaculo e nao contra o obstaculo no tradicional "brinco).

Registado: 26 ago 2007, 22:17

Re: Se eu tivesse um 260...

Mensagem por olacnog » 10 abr 2009, 17:32

muito porreiro, faz o efeito de brinco articulado..correcto?
sera que em estrada nao fica estranho o carro?ou isso tem um trancador?
Suzuki Vitara (ex.)
Suzuki Samurai (ex.)
Mitsubishi Pagero (ex.)
Jeep Grand-Cherokee limited (ex.)
Nissan Patrol Y260 2.8Turbo LX .. ( ex )
Nissan Patrol GR Y60 ...ta quase a rolar !

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 10 abr 2009, 17:57

Ola, ainda nao estou convencido, vou ver melhor !!

abraços tt lenhador :matrix:

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 10 abr 2009, 18:50

isso faz sentido com as mols por cima dos eixos..... doutra forma as molas terias d ter mt esperto pa compenssar a perda d altura...

abraço

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 abr 2009, 18:55

joao trapol Escreveu:isso faz sentido com as mols por cima dos eixos..... doutra forma as molas terias d ter mt esperto pa compenssar a perda d altura...

abraço

Ora pensa la melhor no assunto :)

Mensagem por joao trapol » 10 abr 2009, 19:10

MIGUEL BRAGA Escreveu:
joao trapol Escreveu:isso faz sentido com as mols por cima dos eixos..... doutra forma as molas terias d ter mt esperto pa compenssar a perda d altura...

abraço

Ora pensa la melhor no assunto :)

sim.. ok á mt formas d matar pulgas.. mas a nao existencia da altura do brinco vai t baixar o carro logo temos k compensar com algo...

agora no caso do patrol esse sistema era porreiro pa molas por cima dos eixos pois mesmo com os brincos de origem da k entender. dai esse sistema ser impecavel
agora esse sistema com a suspençao original teriamos d compensar com esperto nas molas mas k ficava com 1os angulos d mestre la isso ficava,,,lol

atençao k eu acredito na funcionalidade.....

abra

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 abr 2009, 19:16

Dar esperto nas molas é a maior burrice k se pode fazer... e toda gente faz :) eu incluido

no entanto basta colocar um calço entre a longarina e o sistema (cerca de 3 a 4 cm) e voilá.

e no meu ponto de vista isto era fenomenal mas era para a frente. pois virava as molas ao contrario, livrava me do arado, e aplicava isto nas molas da frente mas atras.

Mensagem por joao trapol » 10 abr 2009, 19:39

MIGUEL BRAGA Escreveu:Dar esperto nas molas é a maior burrice k se pode fazer... e toda gente faz :) eu incluido

no entanto basta colocar um calço entre a longarina e o sistema (cerca de 3 a 4 cm) e voilá.

e no meu ponto de vista isto era fenomenal mas era para a frente. pois virava as molas ao contrario, livrava me do arado, e aplicava isto nas molas da frente mas atras.

mai nada,,, tb ia falar nisso esse sistema á frt mas na parte d atras... :thumbsup:
por ex no eixo d tras ao compensar com o taco ficariamos com o msm angulo d saida o k realmente ficaria porreiro e visto k o patrl tem 1as molas mt longas era enfiar lhe 1as mais curtas depois curtava s a trasseira podia jugar com o eixo pa onde kisesse mos .. :okkk: :okkk: :okkk: isto das invençoes é 1 mundo infinito....

abraço é 1 caso a pensar....lol

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 10 abr 2009, 21:55

trapol a fazer era agora...amanha falamos melhor no raid...

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 11 abr 2009, 11:12

Já aqui há cerca de 8/10 anos fui a uma casa de molas/amortecedores/suspensões pq queria espartar as molas e fui lá ver se me executava esse trabalho, ao que ele qd olhou p/ as molas disse: - "Isto ficava porreiro era com um sistema de correr em vez do brinco, é um sistema que era mt utilizado nos camiões que andavam no mato a tirar rolos."
E eu fico a olhar pra ele tipo, este gajo não deve estar bom !!! :stupid:
Mas qd vi isto vejo que era disto que ele falava e ao que parece tinha era mt razão :sabe:
CarlosMiranda

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 11 abr 2009, 11:22

Boas

Pois é...muito difiçilmente se inventa algo novo nestas andanças, por vezes "pareçe" algo novo, mas se formos procurar com atenção já se foi usado nalgum lado, industria, agricultura, forças armadas etc...

Quanto ao "brinco deslizante", acho a ideia fantastica e se me dão licensa vou já arranjar por aqui umas cobaias para o experimentar :unibrow: :thumbsup:
BoaSorTTe

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Mensagem por dartist » 11 abr 2009, 13:27

MIGUEL BRAGA Escreveu:Dar esperto nas molas é a maior burrice k se pode fazer... e toda gente faz :) eu incluido

Poruqe é que achas isso?

Registado: 17 mar 2006, 15:59

Mensagem por _InSaNe_ » 12 abr 2009, 19:57

Este tópico está-me a interessar bastante.

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Mensagem por a c » 13 abr 2009, 01:20

Eduardo Escreveu:Boas

Pois é...muito difiçilmente se inventa algo novo nestas andanças, por vezes "pareçe" algo novo, mas se formos procurar com atenção já se foi usado nalgum lado, industria, agricultura, forças armadas etc...

Quanto ao "brinco deslizante", acho a ideia fantastica e se me dão licensa vou já arranjar por aqui umas cobaias para o experimentar :unibrow: :thumbsup:

por exemplo um dos modelos mais conhecidos que usavam este tipo de brinco eram as Ford Cargo á mais de 20 anos :thumbsup:

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 13 abr 2009, 06:33

Eduardo Escreveu:Boas

eu tambem axo a ideia muito boa...digo eu na minha ignorancia! :ups:
Portanto Eduardo, se quiseres uma "cobaia" podemos falar nisso :D
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 13 abr 2009, 18:03

dartist Escreveu:

Poruqe é que achas isso?

Por razoes obvias...pois so melhora a altura. tudo o resto piora :)

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Mensagem por dartist » 14 abr 2009, 00:45

MIGUEL BRAGA Escreveu:
dartist Escreveu:

Poruqe é que achas isso?

Acho que já te entendi. endurece, menos curso etc etc :thumbsup:

Registado: 13 jan 2006, 11:59

Mensagem por CGuerra » 16 abr 2009, 16:30

Ja muito se disse no Forum sobre este assunto...muitas opinioes e experiencias...e ainda bem que assim é, pois é para isso que aqui estamos....aprender uns com os outros...

Pessoalmente acho uma ideia a ser explorada pelos mais radicais e inovadores e penso que a ideia do Miguel é lançar esse desafio...

Ja vi este esquema montado num Samurai em que estava apenas aplicado nas extremidades das molas, ou seja onde existem brincos. Os outros apoios (fixos) eram arrancados e soldava-se um tubo de secção rectangular entre a longarina e o dito apoio. O mesmo seria feito no novo brinco....
A inovação que vi aqui foi a utilização de rolamentos no veio para minimizar o atrito....

Este principio da colocação de um tubo entre a longarina e o brinco é uma boa hipotese para quem quer altear o Jipe em deterimento dos ja conhecido Bodylift e do esperto de molas...

Fica o complemento da ideia

Um abraço
Carlos Guerra
Tracção á frente é para meninos...

Registado: 28 set 2006, 20:13

Mensagem por husilva » 17 abr 2009, 12:10

Com a aplicação deste sistema em estrada ao curvar o patrol não vai adornar muito mais? Não será uma situação perigosa a velocidades mais elevadas?

é que com as molas helicoidais temos a barra estabilizadora e aki não!!!!!

Registado: 13 mar 2009, 19:18

Mensagem por aburixne » 17 abr 2009, 14:42

não há nada que chegue as velhas molas d carroça com os seus maravilhos brincos....rsrsrsr :lotlol: :clapp: :lotlol:

Mensagem por cmrmiranda » 23 abr 2009, 17:39

Já agora qual a opinião, de em vez disso colocar uns brincos maiores.

MIGUEL BRAGA Escreveu:
dartist Escreveu:

Poruqe é que achas isso?

CarlosMiranda

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 25 abr 2009, 00:51

boas!

Devido aos meus conhecimentos limitados de mecânica/física, desde já se disser algo inconcebível, queiram ignorar... :D

Eu sou um dos "tais" que vejo neste sistema uma opção ao aumento dos brincos. Talvez por isso ainda não os tenha aumentado, devido à mudança de comportamento da máquina e outros problemas colaterais. adiante...

Pondero a hipótese de meter umas coisas destas no meu mas logo de início deparo-me com dois problemas: Supondo que consigo fazer a tal peça, onde a coloco? Nas molas traseiras, elimino os brincos e no mesmo sítio soldo a peça a meio? Ou seja, os brincos prendem em 4cm da longarina e se na peça tenho um deslizamento de 10cm, divido a meio relativamente ao suporte do brinco e soldo lá? A peça, convem ser com rolamentos ou com nylon? O parafuso de suporte da lâmina aceita os mesmos casquilhos utilizados para os brincos no novo modelo? Posso enfiar-lhe um "silent Block" como tem nos pontos fixos mas como é com o desgaste das "bordas"?
Se bem que em certos casos posso ir vendo&resolvendo, no caso do ponto de fixação da peça, a estória é outra. Se colocar a peça no sítio dos brincos, não ficará mais baixa a carroçaria? Se com tacos eu resolvo, deverão perfazer no total a altura dos brincos?

OK.

Molas parabólicas à frente. Elemino os brincos à frente e coloco a peça? Ou fixo os brincos e aplico a peça na parte fixa das molas da frente? Neste ultimo, a alturá irá manter-se, mesmo sem tacos mas até que ponto permito o deslizamento da ponte? Neste caso, onde especificamente (ou milimétricamente) aplicar? Os brincos fixo-os a 90º em relação ao jipe em si ou dou outra inclinação? E porque não colocar a peça em substituição dos brincos da frente? O deslizamento da ponte é limitado, assim como a torção das molas (que são o que limita o avanço e recuo da ponte). E se à frente eliminar os brincos e prender as molas directamente na carroçaria, e na parte de trás da mola (parte fixa) colocar a dita peça com um taco?

Verdade que já pensei muito nisto e teoria já me cansa... Mas o que parece ser uma boa solução, terá que se transformar numa grande complicação antes de funcionar?

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 25 abr 2009, 07:43

Depois das peças feitas sao 20 min por roda para desmontar brincos e aplicar isso :)

Se eu tivesse um 260 :)... era esse sistema nos dois eixos em ambos atras. á frente colocava as molas sem brincos na frente (desculpem a redundancia)e aplicava isto na parte de tras das molas.

kto ao rolamento ou nylon depedende da capacidade de kem vai executar o trabalho. com nylon tem mais problemas de lubrificacao, pois nao deve ser lubrificado com massa consistente (a razao nao a digo, senao alguns ficam ja melindrados :) ). no entanto é facil de fazer com kk solucao escolhida. com rolamentos estes devem ser blindados.

Muitas das tuas perguntas teem resposta directa na execucao. :thumbsup:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 25 abr 2009, 07:52

eu tb ja usei brincos maiores... no entanto tb eu sabia k era a maneira mais facil (rapida?) de altear o jipe. mas mal me pude livrar disso foi logo :)

como deves perceber nao te posso estar aki a dizer os contras, pois kk pessoa k anda com um jipe com brincos MUITO maiores nota logo a diferenca. E se comeco aki a divagar sobre o assunto, comecam logo a vir os post's abixanados e eu ja nao estou para isso. pois normalmente o k cada um tem é o melhor. e tudo k seja mudanca normalmente encontra resistencia por parte das pessoas. Porque sera k em todo mundo se conseguem comportamentos porreiros com molas de carroca e em portugal nao? :) mesmo eu no meu projecto no inicio ia manter as molas atras e sem crise nenhuma.

No eixo traseiro por exemplo é facil colocar brincos mt curtos, mudando os 2 feixos de molas, por outros de outras 2 marcas, ficam mais alto e mt mais flexiveis. Mas é como eu te digo... vem logo os apologistas do fim do mundo dizer k as molas nao sao patrol... k nao sao isto... k ouviram akilo etc etc. por isso por ca se continua nos arados de lavrar, enkuanto la fora ja vao em tractores. :)

Agora e como te digo, sempre com alteracoes de material, e a passar no IPO, no entanto nao é so desapertar dois parafusos, no entanto é uma coisa k num dia se faz.

abraço e lamento nao puder ser mais directo sobre o risco de ser mal interpretado novamente. pois existem muitas formas de ler a mesma resposta. :thumbsup: kem sabe se um dia com uma bitolinha na mao nao falavamos sobre isso abertamente. :friends:

Mensagem por cmrmiranda » 27 abr 2009, 08:39

MIGUEL BRAGA Escreveu:

eu tb ja usei brincos maiores... no entanto tb eu sabia k era a maneira mais facil (rapida?) de altear o jipe. mas mal me pude livrar disso foi logo :)

como deves perceber nao te posso estar aki a dizer os contras, pois kk pessoa k anda com um jipe com brincos MUITO maiores nota logo a diferenca. E se comeco aki a divagar sobre o assunto, comecam logo a vir os post's abixanados e eu ja nao estou para isso. pois normalmente o k cada um tem é o melhor. e tudo k seja mudanca normalmente encontra resistencia por parte das pessoas. Porque sera k em todo mundo se conseguem comportamentos porreiros com molas de carroca e em portugal nao? :) mesmo eu no meu projecto no inicio ia manter as molas atras e sem crise nenhuma.

No eixo traseiro por exemplo é facil colocar brincos mt curtos, mudando os 2 feixos de molas, por outros de outras 2 marcas, ficam mais alto e mt mais flexiveis. Mas é como eu te digo... vem logo os apologistas do fim do mundo dizer k as molas nao sao patrol... k nao sao isto... k ouviram akilo etc etc. por isso por ca se continua nos arados de lavrar, enkuanto la fora ja vao em tractores. :)

Agora e como te digo, sempre com alteracoes de material, e a passar no IPO, no entanto nao é so desapertar dois parafusos, no entanto é uma coisa k num dia se faz.

abraço e lamento nao puder ser mais directo sobre o risco de ser mal interpretado novamente. pois existem muitas formas de ler a mesma resposta. :thumbsup: kem sabe se um dia com uma bitolinha na mao nao falavamos sobre isso abertamente. :friends:

Obrigado pela resposta :thumbsup:

Já tenho o meu 260 desde 99 e já caí num "esperto" de molas feito por um esperto, resultado a cada cruzamento de eixos - brincos virados p/ o sitio errado - depois disso as molas foram, como é natural, pasmando. Depois de correr p/ longe descobri uma pessoa mesmo aqui ao lado que toda a vida trabalhou em molas e me disse que espertar as molas ( para além das medidas originais ) era fazer asneira, tal c/ brincos maiores.
Resultado tenho, desde sempre, o Patrol c/ a suspensão toda original, se bem que agora já precisava de um "esperto" nas molas da frente, e continuo a ver situações que me deixam :eek: , tais como 260 c/ suspensões de GR e trazeiras cortadas que precisam de guincho p/ vencer subidas que eu subi à 1ª :nhnhn: (é claro q tb contam outros factores, mas a supensão, teoricamente, seria mt + eficaz) :stupid:

Bem o melhor é colocar umas minis no frio p/ qd passares por aqui conversarmos :friends:
CarlosMiranda

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes