Vitaminas para o 3.0 Di

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Navegador » 09 jan 2009, 12:19

fabioquerido Escreveu:
Vasco Pinto Escreveu:boas pessoal, em relação ao MAF, é um problema pelo qual ja passei uma vez queja comprei o meu jipe com esse defeito á cerca de um mês e como tal ao abrigo da garantia foi para a nissan substituir e não me admiram os valores que falam porque ao dono do stand levaram-lhe pelo maf, diagnostico e substituição 638,50€, pagos á minha frente.

Os medidores que se arranjam cá fora na concorrência são de longe muito mais baratos, mas tambem aviso ja o pessoal, e falo por experiencia propria que adquiri na minha oficina, não é em todos os modelos de carros que aprovam esses MAF´s de concorrência!! :nod:


Abraço,

VP


Boas,

discordo do que dizes, pois a MAF que comprei e apenas a MAF é de origem para o modelo Nissan Patrol Gr 3.0Di, pois fui eu mesmo comprá-la e substitui-la pela antiga...
Agora pode é acontecer que as MAF's de outros modelos sejam mais caras, mas o preço da que comprei foi cerca de 120€+IVA, e é claro que não inclui os tubos de ar do respirador, nem da caixa para o filtro de ar.

Abraço


Concordo plenamente. No caso do 3.0 Di a MAF é vendida separadamente na Nissan e custa já com IVA perto de 150 euros. Já no caso do 2.8 TD6 só vendem o conjunto completo que ronda os 500 euros.
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Canais » 11 jan 2009, 23:37

Navegador Escreveu:
fabioquerido Escreveu:
Vasco Pinto Escreveu:boas pessoal, em relação ao MAF, é um problema pelo qual ja passei uma vez queja comprei o meu jipe com esse defeito á cerca de um mês e como tal ao abrigo da garantia foi para a nissan substituir e não me admiram os valores que falam porque ao dono do stand levaram-lhe pelo maf, diagnostico e substituição 638,50€, pagos á minha frente.

Os medidores que se arranjam cá fora na concorrência são de longe muito mais baratos, mas tambem aviso ja o pessoal, e falo por experiencia propria que adquiri na minha oficina, não é em todos os modelos de carros que aprovam esses MAF´s de concorrência!! :nod:


Abraço,





discordo do que dizes, pois a MAF que comprei e apenas a MAF é de origem para o modelo Nissan Patrol Gr 3.0Di, pois fui eu mesmo comprá-la e substitui-la pela antiga...
Agora pode é acontecer que as MAF's de outros modelos sejam mais caras, mas o preço da que comprei foi cerca de 120€+IVA, e é claro que não inclui os tubos de ar do respirador, nem da caixa para o filtro de ar.

Abraço


Concordo plenamente. No caso do 3.0 Di a MAF é vendida separadamente na Nissan e custa já com IVA perto de 150 euros. Já no caso do 2.8 TD6 só vendem o conjunto completo que ronda os 500 euros.



ola
e preciso ter sorte com quem nos atende viu contar a minha historia

num concessionario nissan pediram-me 503e (e levei as referencias) mas como ja tive grandes brigas com eles nao acreditei

em outro concessionario pediram-me 136e e ainda ne fizeram um desconto deu pro iva
quanto a EGR aconselharam -me a comprar um spray para limpar a admiçao e nao a elimimar

tambem a arranjei da bosch mas custava 200e + - equivalencia da ref original
Joao Canais
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Vasco Pinto » 16 jan 2009, 00:02

Amigos eu escrevi o que escrevi anteriormente porque foi o que vi com os meus proprios olhos o dono do stand a pagar!!! o meu levou o medidor com o tunel de vento completo mas não tou a ver a diferença estar aí porque o mais caro é o modulo!! :) vamos ver s tao cedo nao dá mais problemas do mesmo!!!

Abraço
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por fabioquerido » 16 jan 2009, 15:12

Boas pessoal,

Gostava de pedir-vos um esclarecimento em relação à box adicional que estão a vender no site
http://www.mastertt.com/detalhe.aspx?ID=222%20161%20214%20126%2026%20130%20159%2062%2064%20125%20141%20130%20174%2043%20154%20206
Esta pode dizer-se que é uma das melhores, ou o que aconcelham??

Obrigado e abraço!

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Navegador » 18 jan 2009, 22:47

fabioquerido Escreveu:Boas pessoal,

Gostava de pedir-vos um esclarecimento em relação à box adicional que estão a vender no site
http://www.mastertt.com/detalhe.aspx?ID=222%20161%20214%20126%2026%20130%20159%2062%2064%20125%20141%20130%20174%2043%20154%20206
Esta pode dizer-se que é uma das melhores, ou o que aconcelham??

Obrigado e abraço!


Em principio para a semana vou meter uma no meu e depois comunico os resultados. Tem a vantagem de já trazer botão ligar/desligar e trás ligação para controlar o turbo de geometria variável. Em Itália dizem que é muito boa. Depois informo dos resultados.
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por fabioquerido » 19 jan 2009, 19:42

muito obrigado :thumbsup:
espero que te impressione pela positiva...

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 11 fev 2009, 19:38

Navegador Escreveu:
fabioquerido Escreveu:Boas pessoal,

Gostava de pedir-vos um esclarecimento em relação à box adicional que estão a vender no site
http://www.mastertt.com/detalhe.aspx?ID=222%20161%20214%20126%2026%20130%20159%2062%2064%20125%20141%20130%20174%2043%20154%20206
Esta pode dizer-se que é uma das melhores, ou o que aconcelham??

Obrigado e abraço!


Em principio para a semana vou meter uma no meu e depois comunico os resultados. Tem a vantagem de já trazer botão ligar/desligar e trás ligação para controlar o turbo de geometria variável. Em Itália dizem que é muito boa. Depois informo dos resultados.

Boas.
E entao, sempre colocas-te a centralina?
Os resultados?
A aventura começa quando a estrada acaba
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Navegador » 11 fev 2009, 23:19

Já a tenho mas não tem havido tempo para instalar. Logo que instale coloco aqui os resultados.
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por fabioquerido » 12 fev 2009, 02:19

espero anciosamente k dês notícias a cerca do funcionamento... :D

abraço

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Navegador » 01 mar 2009, 12:44

Finalmente tenho a centralina da TBox Diesel completamente instalada. Andei uns tempos só com uma parte instalada (acelarador e bomba injectora). Funcionava, mas só as 3000 rpm é que atingia o seu potencial.
Agora já instalei a ligação que traz para o sensor de pressão do turbo e meus amigos que diferença.
Testei-a ontem e estou completamente satisfeito. Aquela situação em que o carro morria quando se metia uma velocidade desapareceu e parece que tem caixa sequencial. Depois de engrenada uma nova velocidade o carro sobre logo a rotação.
Posso dizer que numa subida em que tinha de manter a 3ª agora meto a 4ª e sempre a puxar. E fumo nem vê-lo, só um pouco quando se anda a baixa rotação mas nada de especial tendo em conta que não tenho catalizador.
A box no interior tem 4 posições onde se pode escolher o nível de potência desejaada. Acabei por optar pela posição 3 pois a 4ª posição parece-me tornar o carro bastante brusco nas acelarações. Dentro da box tem tembém um botão que permite regular a pressão do turbo até + 0,2 bar. Deixei estar como vinha. Com está a meio penso que esteja a ganhar 0,1 bar.
O botão ligar/desligar que vem incluído também é interessante. Para andar normalmente tenho desligado a box. Quando quero andar mais rápido ou em fora de estrada ligo-a. Pode ser ligada em andamento só não se deve carregar no acelarador quando se liga. Em vias rápidas e auto-estrada não justifica estar ligada.
Resultado final: o motor nem parece o mesmo, puxa que se farta, basta carregar no acelarador :clapp:
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 02 mar 2009, 10:12

Navegador Escreveu:Finalmente tenho a centralina da TBox Diesel completamente instalada. Andei uns tempos só com uma parte instalada (acelarador e bomba injectora). Funcionava, mas só as 3000 rpm é que atingia o seu potencial.
Agora já instalei a ligação que traz para o sensor de pressão do turbo e meus amigos que diferença.
Testei-a ontem e estou completamente satisfeito. Aquela situação em que o carro morria quando se metia uma velocidade desapareceu e parece que tem caixa sequencial. Depois de engrenada uma nova velocidade o carro sobre logo a rotação.
Posso dizer que numa subida em que tinha de manter a 3ª agora meto a 4ª e sempre a puxar. E fumo nem vê-lo, só um pouco quando se anda a baixa rotação mas nada de especial tendo em conta que não tenho catalizador.
A box no interior tem 4 posições onde se pode escolher o nível de potência desejaada. Acabei por optar pela posição 3 pois a 4ª posição parece-me tornar o carro bastante brusco nas acelarações. Dentro da box tem tembém um botão que permite regular a pressão do turbo até + 0,2 bar. Deixei estar como vinha. Com está a meio penso que esteja a ganhar 0,1 bar.
O botão ligar/desligar que vem incluído também é interessante. Para andar normalmente tenho desligado a box. Quando quero andar mais rápido ou em fora de estrada ligo-a. Pode ser ligada em andamento só não se deve carregar no acelarador quando se liga. Em vias rápidas e auto-estrada não justifica estar ligada.
Resultado final: o motor nem parece o mesmo, puxa que se farta, basta carregar no acelarador :clapp:



uuuhhh carago! agora é que fiquei interessado. :-)
olha so umas perguntas.
- pelo que percebi isso sao alguns modulos e nao uma box so?
- Tens a EGR tapada?
-Tens manometro de pressao do turbo? se sim podes descrever assim por alto o comportamento anterior e agora o novo? ex: q pressao maxima tinhas ate as 2700 e depois dai, e tipo em autoestrada a manter 120 que pressoes fazia?
- para para selecionar a potencia tmb em andamento?
quanto te ficou a brincadeira? teve afinacao em banco de ensaio e tal, ou é so montar?

é que tinha ai um orcamento de 400e box +200e instalacao (600 no total) para fricar com o carro a andar melhor mas incluia acerto e afinacao em banco de ensaio e andamento. so que nao tem switch e acho que em viagens longas de estrada e estabilizado nao justifica estressar o motor.


É que tenho andado com o carro completamente embruxado, 4 Meses no nuno de Bucelas.
Ja ha muitos kms dava-lhe uns vipes quando ias a acelerar e simplesmenste nao acelerava, nao criava posso nem nada, nao acelerava, eu notava que a pressao caia e ficava no 0,1bar. So que levantava o pé do acelerador e andava ali a acelerar ao deleve e la ia ele normalmente.
Um certo dia, ficou de vez, foi para o Nuno de Bucelas, foi desmontado, testado etc etc... nem imaginas. ficou-se na ultima duvida Bomba injectora. experimentou-se com outra e parecia bom. montou-se tudo mas depois afinal nada, na mesma, injectores, mudou-se com outros, mas nada - no sabado fui la por os meus de volta.
Deixei-o 3 dias aqui na Caetano Power (Nissan oficial agora) mas tmb so testaram com o ConsultII e nada, depois iam testar noutro systema q teem que liga-se a espanha ou la o que é, mas nao estava a funcionar.
raios!
Entretanto fui novamente ao Nuno de Bucelas tinha la uma centralina de um 30.Di de um Terranto. troquei e voilá, pressoes do turbo a crescer normaizinhas... fixe penssei eu. so que a ida para casa reparei que apesar de estar a fazer pressoes até 1.1 bar 1.2, nao tem muita forca. Em plano numa via rapida (IC2) nao consigo po-lo a mais de 120.

Agora ando com o carro, com uma centralina provisóriam, a espera de arranjar outra para resolver o problema 1 e ando com manual tecnico e multimetro a ver de vez enquando, componente 1 a 1 atraves dos passos manuais que o manual indica a ver se descubro o problema.
tmb tinha uma MAF com uns 30.000km, trocando a antiga com a nova faz o mesmo... ou entao avariaram as duas...

ando a considerar talvez com uma Box dessas magicas que talvez resolva o prob, so que gostava da instalar so depois de ter o carro a funcar normalmente pois se a mesma depender de algum sensor que está manhoso, podera tmb nao funcionar bem. por outor lado a box pode até nao precisar desse "sensor"...

enfim, as vezes choro pelo meu HDJ80, mas o GR é mais bonito.

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por fabioquerido » 02 mar 2009, 11:57

Navegador Escreveu:Finalmente tenho a centralina da TBox Diesel completamente instalada. Andei uns tempos só com uma parte instalada (acelarador e bomba injectora). Funcionava, mas só as 3000 rpm é que atingia o seu potencial.
Agora já instalei a ligação que traz para o sensor de pressão do turbo e meus amigos que diferença.
Testei-a ontem e estou completamente satisfeito. Aquela situação em que o carro morria quando se metia uma velocidade desapareceu e parece que tem caixa sequencial. Depois de engrenada uma nova velocidade o carro sobre logo a rotação.
Posso dizer que numa subida em que tinha de manter a 3ª agora meto a 4ª e sempre a puxar. E fumo nem vê-lo, só um pouco quando se anda a baixa rotação mas nada de especial tendo em conta que não tenho catalizador.
A box no interior tem 4 posições onde se pode escolher o nível de potência desejaada. Acabei por optar pela posição 3 pois a 4ª posição parece-me tornar o carro bastante brusco nas acelarações. Dentro da box tem tembém um botão que permite regular a pressão do turbo até + 0,2 bar. Deixei estar como vinha. Com está a meio penso que esteja a ganhar 0,1 bar.
O botão ligar/desligar que vem incluído também é interessante. Para andar normalmente tenho desligado a box. Quando quero andar mais rápido ou em fora de estrada ligo-a. Pode ser ligada em andamento só não se deve carregar no acelarador quando se liga. Em vias rápidas e auto-estrada não justifica estar ligada.
Resultado final: o motor nem parece o mesmo, puxa que se farta, basta carregar no acelarador :clapp:


Boas,
Era mesmo a mensagem que estava à espera, estou mesmo interessado em meter uma brevemente...
para além da box tráz tambem uma ligação para o sensor de pressão do turbo?!?
vem tudo indicado como se faz a instalação, e é relativamente fácil/rápida?
andas sem a panela central não é? a ver se tb faço essa alteração da panela :nod:

agora desfruta do power da máquina...
abraço

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 02 mar 2009, 16:29

alfamaniaco Escreveu:
sotero Escreveu:imforma-te bem,pois parece que nem tudo e fiavel [wink] :confused: :D ,pelo que ouvi,existe uma box,e so uma que nao compromete...


Pois, daí perguntar se a melhor solução não será mesmo reprogramar de raiz!
A box que falas deve ser a dimsport!
O que eu queria mesmo era eliminar os "cortes" electronicos do bicho...Quero esmagar e ter disparo imediato!
E ele, se acelerar a fundo em vez de disparar, parece que abafa...
Porcarias de controlos de injecção electronicos!! :grrr:


boas
experimenta tapar a EGR, depois experimenta. tmb podes ter de susbtituir a MAF, o m,eu tem 160 mil e vai na segunda e esta acho que ja marou. faz é uma coisa (que eu agora faço sempre) antes de desligar sensor que seja, nao custa nada desligar a massa da batteria. depois de montadinho voltas a ligar.
acho que a MAF é muito maricas com estas coisas...

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 02 mar 2009, 16:33

Navegador Escreveu:Eu no meu sinto exactamente a mesma coisa. Ás vezes tem que reduzir no acelarador e voltar a dar-lhe para ele disparar. Melhorou com a retirada do catalizador mas ainda não está a 100%. Se alguém souber forma de dar a volta a isso que avise...

ui ui... epa procurem os meus posts pois eu tinha esse tique, ate que uma vez foi de vez. ficou lerdo. agora estou com uma centralina de um terrano 3.0Di pois a minha ficoou com o turbo a cortar e descortar... enfim fica maluco... e com a do terrando fica fixe mas mesmo com pressoes ate 1bar o carro nao tem forca.
eu acho que vou a caminho para a 3a MAF.
4 meses numa oficina para detectar o problema, mais 3 dias na nissan oficial (a 53euros a hora) e nao descobriram nada.
agora ando com ele e aos pouco vou trocar sensores e fazer uns testes.

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 02 mar 2009, 16:47

Vasco Pinto Escreveu:
fabioquerido Escreveu:Boas, também sinto que o meu mesmo com a válvula EGR tapada, sem catalizador, e com uma MAF nova, parece que ao pisar o pé o bicho não tem uma resposta imediata... os mais entendidos do assunto que opinem sobre este problema...

caso tire a panela central nota-se alguma diferença significativa?!?!
que preferem, reprogramação ou box?!?

saudações!!



Bem pessoal mais um para o clube.... o que fazer para resolver estes problemas dos nosso carros não desenvolverem logo?? isso numa picada ou corta fogo é mesmo para esquecer porque morrendo tanto acabou ali a subida... :stupid: :stupid: :stupid:

Retirar o catalisador ajuda?
Reprogramação?
Anular algum controlo electronico de gasoleo que esteja a fazer isto?
Egr tapada?

Sugestões....
abraço,

VP


epa, tou a ver que ha muitos mais probs parecidos com o meu. o pior é quando esse "desmaio" que nao chega a ser um poço, fica definitivo.
atencao ao seguinte, e isto é normal. pode ser esta questao " YOUR VEHICLE IS AFFECTED BY OVER BOOST"
quando cruzamos em estrada a puxar la pelas 3000 e 110 ou 100, tipo 4a ou 5a se por acaso depararmos com essa quebra repentina pode ser o modo de seguranca a entrar em accao, devido a um overboost detectado. para resolver isso basta levantar o pedal para fazer um reset com mais de 1 segundo de tempo que depois volta ao normal.
agora eu tenho manometro de pessao de turbo mecanico (recomendo mesmo instalarem ate para compreenderem como se comporta o carro - principalmente quando temos a EGR destapada normal), o manometro pode dar indicacao de pressao real de 0,8 bar por exmeplo e o sensor estar marado e dar a centralina informacao de mais... ah ja agora o raio do sensor de pressao custa na nissan 260 euros!!!

leiam o docmuento do post
viewtopic.php?f=9&t=9894
na parte "TEST IF YOUR VEHICLE IS AFFECTED BY OVER BOOST - HOW TO"

um excerto:
"TEST IF YOUR VEHICLE IS AFFECTED BY OVER BOOST – HOW TO
To test if your vehicle is having the over boost issue carry out the following test;
• Find a nice flat piece of highway where you can coast the vehicle at a set speed without
changing speed or RPM while driving i.e. moving your foot up and down on the
accelerator.
• Get the vehicle to around 100-110 klms, not your corrected version for bigger tyres etc.
This is dependant on your vehicle; a manual GU4 sits around 2600 RPM at about this
speed. Drop gears but keep in a higher gear so that slight foot movements are minimally
registered. 4th or 5th gears are preferred.
• The important thing is to keep the vehicle at around 2600-2700 RPM.
• Coast at this for as long as you can and see if you can feel an engine twitch (bit like
being hit by a slight side wind, can take anywhere between 20-60 seconds) or if you have
a boost gauge watch the boost go to its maximum level and feel for the same twitch.
• If you feel a twitch great, don’t take your foot off the accelerator, as doing this resets
the ECU and it will happily adjust itself and lose the error. Slowly accelerate and if you
foot goes all the way to the floor with no acceleration you have just experienced a
Nissan boost safety feature, by design.
• If you have a boost gauge, on mine the boost dropped to 15PSI for about a second then to
10PSi, then to 4PSI and stayed there with no acceleration possible, foot to the floor
staying at speed.
• If you don’t feel a twitch keep coasting for about a minute then slowly accelerate if you
foot goes all the way to the floor with no acceleration you have the issue.
This Nissan designed feature is to make sure your engine does not stay at boost for long periods
of time therefore causing damage to the engine, it is an over boost safety feature that does not
throw an engine management code.
HOW I TESTED MY OWN VEHICLE
All testing was carried out on my manual Nissan Patrol Y61 ZD30TD 2005 GU4 model, build date
is June 2005, 3” mandrel bent exhaust with ceramic coated dump pipe, hi-flow CAT and vortex
muffler. I also had access to 2 other 2005 model GU4 experiencing the same issues after EGR
blocking, both with 3” exhausts. It seems that the GU4’s may not be as tolerant of modifications
as the Series 3, could be different ECU’s, more boost, new ECU code introduced, could be many
variables?
When increasing your exhaust diameter, thereby improving gas flow, or blocking the EGR and
redirecting the additional exhaust gas flow toward the turbo it will cause the turbo to spin
faster thereby giving better low down performance and faster Turbo spool up which can greatly
reduce Turbo lag, and is seen as a plus for drivability, but this also increases boost.
In the below I used the above method to test, I also tested each phase over a number of days
with a mixture of highway and around town driving. I was advised by two independent sources
that by performing the test method above my maximum boost should have been around 10-11
PSI so this is what I set the boost around (I could not find a standard same year unmodified
vehicle with boost gauge to test on).
• EGR unblocked, tested, boost was too high at around 18 PSI, so it errored as expected.
• Screwed the VNT 3/4 a turn to drop the boost to around 10-11 PSI, tested, at this point
of the test the vehicle was far more drivable even revved quicker to the higher RPMs
(3500-4000) than it had for quite a while. The engine did not work as hard and gearchanges were smoother. After driving for a short period the boost would “creep up” by a
PSI or two and settle around 13-14 PSI.
• I then blocked the EGR and turned the VNT a further 1/4 a turn, tested, noticed the
boost back up around 16 PSI. So blocking the EGR increased the boost by about 5-6 PSI.
Driving around town between gear changes it felt like there was a restriction in the
engine so when you changed gears the RPM dropped quite quickly and made changing
gears jerky.
• I then turned the VNT again so that it is now 1 1/4 turn in total and the boost is now
normally back around 10-11 PSI. The vehicle is far more drivable at this level and it still
has plenty of pulling power down the highway. What it did was cause a type of power
band at around 2000 RPM that would make the car take off when you hit the accelerator
for overtaking etc and the boost stayed low. It is very easy too start at 2000 RPM and get
the car to over 4000RPM easily without feeling any engine restriction. However one slight
side affect was the loss of some, not much but noticeable, torque down lower. The
owners of some cars I have adjusted want to leave it this way and not re-adjust as I have
done below. If you drive a car set up like this you would understand why, you can be
cruising at 100 klms and put your foot down to overtake and the car just takes off, even
while you are towing, with no over boosting of the engine.
• After the above testing, and a few months, I re-installed my Steinbauer Diesel
performance chip. What this did was change the way the fuel is delivered to the engine
and gave it more pulling power down low. One of the side effects of installing a chip is
that it will make the engine run slightly hotter the more the chip is turned up the more
fuel, so the hotter it gets. This can also be detrimental to your engine if you do not keep
and eye on it.
• Now here’s a catch, the turbo is also responsible for cooling the combustion
temperatures in the engine. So I simply re-adjusted the turbo VNT screw back 1/8th of a
turn to slightly increase the boost to around 14 PSI while cruising on the highway. The
VNT screw is now set at 1 1/8 of a turn in total. This had the effect of dropping the
temperatures by approx 25 deg C, and gave me back some lower down torque. The
engine now has a more even power band right through the RPM range. BUT guess what,
while cruising down the highway the engine now over boost errors as it did previously.
• So final adjustment was to turn the screw back to its 1 1/4 setting to stop the over boost
error. So you can asee that only a slight 3-4mm turn of the screw can have such an
effect.
After each test I reset the ECU by disconnecting the battery(s) for 20 minutes. Make sure you
save your trip meter reading or you will lose them. This reset allows the vehicle to start back at
factory defaults and re-learn its engine set up accordingly. As a matter of course I will do this
every time my vehicle has been serviced at a dealer and it always performs smoother and
quieter than when I receive it.

IN SUMMARY
Even performing the above adjustments does not limit your maximum boost to 10-11 PSI.
Remember that at all times your boost and fuel are being determined by the ECU and it will
decide how much boost you are going to get when you need it.
When I drive around town and accelerate down the street I still get boost readings up to and
over 20 PSI with the occasional higher spike just like normal, as I should as it is a design
characteristic of the Turbo (see Glossary on VGT).
What the above does is bring the mechanical/vacuum controlled boost VNT actuator setting
down to its normal designed threshold so that while coasting along the highway you don’t over
boost your engine and cause other issues along the way, like a leaky intercooler due to higher(...)"


outra nota interessante:
"MAF sensor – This sensor is the key to ensuring your engine is getting the right amount of
fuel. If it goes faulty you will see the EGTs go high and stay there. A faulty MAF has the
potential to over fuel your engine which has the potential to burn out the pistons or
crack the head etc
. Make sure you get the right part as the MAFs are not the same for all
models."




acho que ja somos muitos a achar este bicho perder os tomates, um canhao destes tem de ter força de camiao e nao de 2cv. o meu lembro-me de que no inicio a acelerar ate levantava um pouco a frente, agora é coisa mole...

o Nuno (ex mecanico Nissan) de Bucelas, trabalha muito com nissans e prepara carros para correr, e recentemente (nos ultimos 4 meses) teve la o meu carro, uma especie de escola :-P infelzimente, no entanto deu-lhe agora uma grande vantagem pelo menos para saber o "do que não é"... se precisarem de levar la o carro digam, so devo chamar a atencao que ele demora muito com as maquinas la.

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Navegador » 02 mar 2009, 20:58

fabioquerido Escreveu:
Navegador Escreveu:Finalmente tenho a centralina da TBox Diesel completamente instalada. Andei uns tempos só com uma parte instalada (acelarador e bomba injectora). Funcionava, mas só as 3000 rpm é que atingia o seu potencial.
Agora já instalei a ligação que traz para o sensor de pressão do turbo e meus amigos que diferença.
Testei-a ontem e estou completamente satisfeito. Aquela situação em que o carro morria quando se metia uma velocidade desapareceu e parece que tem caixa sequencial. Depois de engrenada uma nova velocidade o carro sobre logo a rotação.
Posso dizer que numa subida em que tinha de manter a 3ª agora meto a 4ª e sempre a puxar. E fumo nem vê-lo, só um pouco quando se anda a baixa rotação mas nada de especial tendo em conta que não tenho catalizador.
A box no interior tem 4 posições onde se pode escolher o nível de potência desejaada. Acabei por optar pela posição 3 pois a 4ª posição parece-me tornar o carro bastante brusco nas acelarações. Dentro da box tem tembém um botão que permite regular a pressão do turbo até + 0,2 bar. Deixei estar como vinha. Com está a meio penso que esteja a ganhar 0,1 bar.
O botão ligar/desligar que vem incluído também é interessante. Para andar normalmente tenho desligado a box. Quando quero andar mais rápido ou em fora de estrada ligo-a. Pode ser ligada em andamento só não se deve carregar no acelarador quando se liga. Em vias rápidas e auto-estrada não justifica estar ligada.
Resultado final: o motor nem parece o mesmo, puxa que se farta, basta carregar no acelarador :clapp:


Boas,
Era mesmo a mensagem que estava à espera, estou mesmo interessado em meter uma brevemente...
para além da box tráz tambem uma ligação para o sensor de pressão do turbo?!?
vem tudo indicado como se faz a instalação, e é relativamente fácil/rápida?
andas sem a panela central não é? a ver se tb faço essa alteração da panela :nod:

agora desfruta do power da máquina...
abraço


A TBOx vem com instruções de montagem incluindo fotografias. Vem em italiano mas percebe-se bem. O meu electricista montou aquilo em cerca de hora e meia. Basicamente trás uma ligação ao pedal do acelarador, uma à bomba injectora, uma ao sensor de pressão do turbo e o resto são fios de ligação à massa e ao positivo.
Dentro da box pode escolher-se 4 níveis de potência e o aumento da presão do turbo de 0 a 0,2 bar. Ainda não tenho instalado o manómetro da pressão do turbo para ver até quanto vai.
Estou satisfeito com o resultado, parece outro motor. [clap] :okkk:

Já agora alguém me sabe dizer onde ligo o tubo do manómetro do turbo. Se ligar aquele tubo fino que sai por cima do turbo (penso que seja uma válvula) o que me dá no manómetro é o vácuo. Em que tubo tenho de inserir o T que vem com o manómetro?
:angry:
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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 02 mar 2009, 23:08

Navegador Escreveu:A TBOx vem com instruções de montagem incluindo fotografias. Vem em italiano mas percebe-se bem. O meu electricista montou aquilo em cerca de hora e meia. Basicamente trás uma ligação ao pedal do acelarador, uma à bomba injectora, uma ao sensor de pressão do turbo e o resto são fios de ligação à massa e ao positivo.
Dentro da box pode escolher-se 4 níveis de potência e o aumento da presão do turbo de 0 a 0,2 bar. Ainda não tenho instalado o manómetro da pressão do turbo para ver até quanto vai.
Estou satisfeito com o resultado, parece outro motor. [clap] :okkk:

Já agora alguém me sabe dizer onde ligo o tubo do manómetro do turbo. Se ligar aquele tubo fino que sai por cima do turbo (penso que seja uma válvula) o que me dá no manómetro é o vácuo. Em que tubo tenho de inserir o T que vem com o manómetro?
:angry:


boas
nao tens sitio para por T, pois esses tubos ai andam com vacuo, o melhor, e para ficar bem feito é fazerem como eu fiz. no tubo a saida do intercooler, teras a leitura mais proxima como o o digital lê. Imagem
um atencao a teres, caso o manometro nao seja daqueles com um "aquario" la dentro, o que é mais certo, teras de colocar um restritor ou dentro da tubagem ou na mama. isto pq o relenti do gr, diesel, vai fazer com que a agulha fique a abanar, isto pq o motor provoca uma resonancia - ele respira aos solucos - e se nao fizeres isso das cabo do manomentro. normalmente baste tornar a passagem do ar restrita aí com um boraquinho de 1mm apenas. no meu caso coloquei dentro do tubo de borracha que leva o ar ao manometro ou outro tubo mais pequeno - por acaso era de uma bicha de electricidade que é um tubo rigido com um orificio no interior - cortei ai 1 cm. e a agulha ja nao abana.

no meu caso como nao fiz

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por Navegador » 03 mar 2009, 07:30

rs2 Escreveu:
Navegador Escreveu:A TBOx vem com instruções de montagem incluindo fotografias. Vem em italiano mas percebe-se bem. O meu electricista montou aquilo em cerca de hora e meia. Basicamente trás uma ligação ao pedal do acelarador, uma à bomba injectora, uma ao sensor de pressão do turbo e o resto são fios de ligação à massa e ao positivo.
Dentro da box pode escolher-se 4 níveis de potência e o aumento da presão do turbo de 0 a 0,2 bar. Ainda não tenho instalado o manómetro da pressão do turbo para ver até quanto vai.
Estou satisfeito com o resultado, parece outro motor. [clap] :okkk:

Já agora alguém me sabe dizer onde ligo o tubo do manómetro do turbo. Se ligar aquele tubo fino que sai por cima do turbo (penso que seja uma válvula) o que me dá no manómetro é o vácuo. Em que tubo tenho de inserir o T que vem com o manómetro?
:angry:


boas
nao tens sitio para por T, pois esses tubos ai andam com vacuo, o melhor, e para ficar bem feito é fazerem como eu fiz. no tubo a saida do intercooler, teras a leitura mais proxima como o o digital lê. Imagem
um atencao a teres, caso o manometro nao seja daqueles com um "aquario" la dentro, o que é mais certo, teras de colocar um restritor ou dentro da tubagem ou na mama. isto pq o relenti do gr, diesel, vai fazer com que a agulha fique a abanar, isto pq o motor provoca uma resonancia - ele respira aos solucos - e se nao fizeres isso das cabo do manomentro. normalmente baste tornar a passagem do ar restrita aí com um boraquinho de 1mm apenas. no meu caso coloquei dentro do tubo de borracha que leva o ar ao manometro ou outro tubo mais pequeno - por acaso era de uma bicha de electricidade que é um tubo rigido com um orificio no interior - cortei ai 1 cm. e a agulha ja nao abana.

no meu caso como nao fiz


Obrigado pela ajuda. Mas como é que fixaste o tubo do manómetro ao tubo de saída do intercooler? É que se não ficar bem isolado pode perder-se pressão por aí...
Navegador / Luis Menezes

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 04 mar 2009, 11:07

Navegador Escreveu:

Obrigado pela ajuda. Mas como é que fixaste o tubo do manómetro ao tubo de saída do intercooler? É que se não ficar bem isolado pode perder-se pressão por aí...


ola so agora é que vi que a imagem nao ficava completa aqui no forum, como fica embutida no site do forum corta, mas segue este link, esta marcado com circulo vermelho:
http://www.vestigios.com/fotos/patrol/m ... aptura.jpg
...e ve a imagem numa pagina a parte.

O tubo de metal é soldado e tem uma "cabeca" ehhehe.
comprei numa casa de material bricolage umas "mamas" que se usam nas cabelagens e montagens de ar comprimido. levei comigo o tubo que ia usar.
Comprei tubo de injector diesel na casa das borrachas da avenida de berna e como a mama tem uma cabeca nem precisa de nada nao sai dali. Se sair ves logo que ficas com pressao a Zero e nao mexe, mas nao sai.
depois nesse tubo e como tinha tubo rigido de material de compressores de ar, usei esse para passar para dentro do cockpit, o que foi porreiro pq passa melhor e nao esmaga alem disso enfiei-o dentro do tubo de borracha que pesca a pressao.
ve esta foto a marcado a verde (igonra o resto pois é de um tuturial que fiz sobre montar os xenon no GR):
Imagem

...No manometro normalmente estes trazem um adapador. No meu caso o manometro tava todo xinado, era usado, e foi so para desenrascar e acabei por colocar outra mama de metal que colei com uma especie de cola epoxica. 72h depois fica como pedra. Ha tmb no AKI uma cola de mistura (2 tubos) que chamam de "soldadura fria" qq coisa assim e fica tmb muito duro e aguenta calor - basicamente acho que é uma cola epoxica tambem so que de cor cinzenta.

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 04 mar 2009, 14:00

Navegador Escreveu:Finalmente tenho a centralina da TBox Diesel completamente instalada. Andei uns tempos só com uma parte instalada (acelarador e bomba injectora). Funcionava, mas só as 3000 rpm é que atingia o seu potencial.
Agora já instalei a ligação que traz para o sensor de pressão do turbo e meus amigos que diferença.
Testei-a ontem e estou completamente satisfeito. Aquela situação em que o carro morria quando se metia uma velocidade desapareceu e parece que tem caixa sequencial. Depois de engrenada uma nova velocidade o carro sobre logo a rotação.
Posso dizer que numa subida em que tinha de manter a 3ª agora meto a 4ª e sempre a puxar. E fumo nem vê-lo, só um pouco quando se anda a baixa rotação mas nada de especial tendo em conta que não tenho catalizador.
A box no interior tem 4 posições onde se pode escolher o nível de potência desejaada. Acabei por optar pela posição 3 pois a 4ª posição parece-me tornar o carro bastante brusco nas acelarações. Dentro da box tem tembém um botão que permite regular a pressão do turbo até + 0,2 bar. Deixei estar como vinha. Com está a meio penso que esteja a ganhar 0,1 bar.
O botão ligar/desligar que vem incluído também é interessante. Para andar normalmente tenho desligado a box. Quando quero andar mais rápido ou em fora de estrada ligo-a. Pode ser ligada em andamento só não se deve carregar no acelarador quando se liga. Em vias rápidas e auto-estrada não justifica estar ligada.
Resultado final: o motor nem parece o mesmo, puxa que se farta, basta carregar no acelarador :clapp:


Desculpa la perguntar novamente sobre isto, mas a ligacao a bomba injectora, pedal e turbo... sao ligacoes que ficam intermedias com a de origem ou completamente suprimidas?
Pergunto pq ninguem descobre onde tenho o meu problema, e estou a pensar que talvez pondo uma box dessas resolvo.
1- ate agora sei que com a minha centralina so tenho pressao do turbo as 2700rpm para cima, fora isso fica nos 0,1bar.
2- com uma centralina o terrano 3.0Di, tenho pressoes a funcionar como um relogio
...mas em ambas as situacoes nao tenho forca no carro, numa recta plana nao passo alem dos 120kmh e numa subida em AE faz-se a 80 com sorte.
o ConsultII na Nissan nao detecta nada, esteve na Nissan 3 dias tudo ok, segundo eles.
Até agora dedusi com a experiencia de troca de centralinas que ha qq coisa num sensor que provavelmente no Terrano nao é usado - acho que o terrano tem EGR q funciona por vacuo em ON/OFF e no GR é uma EGR de passo-a-passo varia o caudal.
Estaria assim com esperanca q com a box talvez ignore alguam coisa que nao precise para dar mais power, pelo que sei algumas boxes fecham a EGR por exemplo.

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 04 mar 2009, 15:11

ja agora onde compraste a tbox? ou mandaste vir?
quanto te ficou?
li isto na net sobre a TBox "they are 100% non-dependent on the original electronics of the car.This leads to a series of advantages."
portanto acho que se descobrir o problema no meu, vai levar uma destas tmb.

ha mais alguem aqui com uma box destas?

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por José M Barateiro » 04 mar 2009, 15:41

Estás a referir-te a isto http://www.mastertt.com/detalhe.aspx?ID ... 0154%20206
usado por pelo membro Navegador e descrito neste mesmo tópico um pouco mais acima :unibrow: :D

A TBOx vem com instruções de montagem incluindo fotografias. Vem em italiano mas percebe-se bem. O meu electricista montou aquilo em cerca de hora e meia. Basicamente trás uma ligação ao pedal do acelarador, uma à bomba injectora, uma ao sensor de pressão do turbo e o resto são fios de ligação à massa e ao positivo.
Dentro da box pode escolher-se 4 níveis de potência e o aumento da presão do turbo de 0 a 0,2 bar. Ainda não tenho instalado o manómetro da pressão do turbo para ver até quanto vai.
Estou satisfeito com o resultado, parece outro motor.

Já agora alguém me sabe dizer onde ligo o tubo do manómetro do turbo. Se ligar aquele tubo fino que sai por cima do turbo (penso que seja uma válvula) o que me dá no manómetro é o vácuo. Em que tubo tenho de inserir o T que vem com o manómetro?

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 04 mar 2009, 16:54

José M Barateiro Escreveu:Estás a referir-te a isto http://www.mastertt.com/detalhe.aspx?ID ... 0154%20206
usado por pelo membro Navegador e descrito neste mesmo tópico um pouco mais acima :unibrow: :D


sim mas pelo que fiquei com a ideia de que ele nao tinha comprado na master TT.
acho que vou experimentar uma coisa dessas tmb, e se funcionar:
- ja nem me chateio mais com descobrir o que o GR tem que nem na nissan sabem
- é a prova de que realmente ignora o "cerebro" que o patrol tem de origem.
- so estou a tentar saber (no google e tmb enviei email para o site oficial) se por acaso uma das coisas que a box faz é tmb fechar a EGR. é que nesse caso deixo depois a minha destapada.
é que li algures que as boxes de potencia, uma das coisas mais comuns que fazem é fechar a EGR.

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por fabioquerido » 04 mar 2009, 17:59

Boas,

liguei antes de ontem para a master TT, mas eles neste momento não têm nenhuma em stock.
mas a ver se tb meto uma. tou msm em pulgas para ver como fica.
mas eu já tenho a EGR tapada, não sei se modifica alguma coisa o comportamento :confused:

Abraço

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Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por rs2 » 05 mar 2009, 14:26

fabioquerido Escreveu:Boas,

liguei antes de ontem para a master TT, mas eles neste momento não têm nenhuma em stock.
mas a ver se tb meto uma. tou msm em pulgas para ver como fica.
mas eu já tenho a EGR tapada, não sei se modifica alguma coisa o comportamento :confused:

Abraço


ontem coloquei essa questao aos tipos da TBox atraves do site:
"Hi no the TBOX doesn't close or modify the EGR control.
It will be connected to the Pump Signal, Accelerator Pedal signal, Map
sensor.
We modify injection control, turbo pressure and accelerator signal.
"
aparentemente nao mexem no comando da (ou forma como se comanda) EGR. Atençao que o que eles aqui chamam de mapsensor é o sensor de pressão do turbo.

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