Boas Vasco, muitos parabens pela nova montada, e mais ainda,fez boa escolha pois comprou um canhão com um grande binario e baixos consumos. Em relação ao motor (e como diz o Vasco "-não o querendo desanimar...") é um facto que os desse ano a até meados de 2001 vieram com defeito de concepção a nivel de sistema de lubrificação (capacidade do carter e canais de oleo), a Nissan "tentou" resolver o problema fazendo substituição de motor aos queixozos aumentando a capacidade do carter e substituindo a bomba injectora/injectores, entre outros orgãos.
- O problema do carter estava relacionado com pouca quantidade de oleo, que associado a um fraco escoamento fazia com que a bomba de oleo chegasse mesmo a trabalhar em seco o que originava excesso de aquecimento fazendo com que a parte de cima dos pistons ficasse ao "rubro" e acabavam por ser perfurados pela pressão debitada pelos injectores/bomba injectora...
- A bomba injectora foi substituida por uma com menos debito de pressão para atenuar o que escrevi no paragrafo anterior.
Estes pontos foram os mais flagrantes, pois existem muitos outros que desconheço e que levam o ZD30 ao colapso.
Quando eu digo que a Nissan "tentou" resolver o problema digo que "tentou" porque não o resolveu, dai haver casos de 2 e mesmo 3 motores substituidos.
No caso do seu para saber se já foi substituido em periodo de garantia ou na Nissan, tente saber qual foi o concessionario que lhe deu as primeiras assistencias, pois eles na base de dados têm essa informação que disponibilizam ao proprietário através do nº de chassis, ou então (e no caso do meu foi assim) procure nas ultimas paginas no manual do utilizador na parte das caracteristicas, veja capacidade de oleo aquando da substituição com filtro e se não houver a correcção de 5.7 l para 8.2 l o mais certo é o seu não ter sido trocado, este era o procedimento do Entreposto quando trocava os motores.
Bom, podia continuar aqui a "desbobinar" informação mas vou-lhe antes deixar um topico de um particular que escreveu algumas coisas interessantes sobre o ZD30, se tiver paciencia e perceber Inglês tem muito com que se entreter.
http://users.on.net/~aschulze/ZD30/ZD30 ... Colour.pdfCumps.
Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER