dartist Escreveu:Esse rollbar dá só para proteger a parte da frente e para a de trás??? penso que aí é que esteja a dificuldade, acho eu...
abraço
Boas! Eu também o que tinha em vista era colocar uma rollbar atrás, que me parece a parte mais sensível, visto ser em fibra. Obviamente que não descuro a hipótese de um capotamento violento, em força e/ou extenção e aí uma rollbar como o J. Henriques ilustrou é o ideal. Porém eu apenas necessito de reforçar a parte de fibra, ou seja, garantir a segurança mínima que penso não existir só com a fibra.
Daniel Suzano Escreveu: Quanto ao que o João Henriques fala, é a nossa tentação ou sonho para tudo o que colocamos no jipe, bom e barato, apenas chamo a atenção que em matéria de segurança apenas devemos olhar para o bom , pois o barato pode não cumprir a função, e a função é salvaguardar a nossa integridade fisica.
Desculpem lá a seca, mas não quero que ninguém se magoe

De facto é da integridade física que estamos a falar e não das mossas na chapa. Quando duvidamos das coisas, tentamos sempre faze-las pelo seguro, ou seja, se eu não tenho rollbar, não vou arriscar aqui ou acolá e acoli... mas se tenho rollbar então já arrisco. É a sensação de segurança que nos magoa e não a presença ou falta de rollbar (neste caso). Quem nunca passou por uma situação em que achava que conseguia só porque tinha isto ou aquilo a mais e depois.... catrapum.
Se é para fazer uma rollbar à maneira, então não poderias estar mais correcto.
No meu caso, quando vou para o monte, evito levar alguém no banco traseiro e se levar, seguramente que a maior parte das dificuldades serão feitas a pé (por quem vai atrás, claro).
Quanto à seca, pois eu prefiro um testamento com muita informação (que é o teu caso) do que testamentos com muita palha e uma agulha de informação útil.
Abraço,
Ricardo