prova de navegaçao em Grandola

Anuncia aqui as actividades previstas.

Moderador: DesOrganiZadOr PA

Regras do Fórum
Tentem colocar as DATAS de forma que seja possível criar uma cronologia. Publicaremos os quatro (4) eventos mais próximos de acontecer no Portal.

Ex.
xx-xx-2016 - Titulo

Não esqueçam a imagem. ;)

Registado: 14 dez 2006, 12:09

prova de navegaçao em Grandola

Mensagem por Vendaval R Pereira » 21 jul 2008, 22:39

[list=]

As inscrições para a prova internacional de navegação «Grândola Aventura» estão oficialmente abertas. Após a boa adesão dos dois lados da fronteira, respondendo ao apelo da pré-inscrição, a partir de agora define-se a grelha de partida daquela que será a prova de navegação mais importante da Península Ibérica.
Para oficializar a inscrição no «Grândola Aventura» basta solicitar o respectivo boletim por e-mail para:
grandolaaventura@mail.telepac.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email ou grandolaaventura@campoaventura.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email .

Equipas pré-inscritas:
1. Melides Fora de estrada (P)
2. PM NAV Helenauto (P)
3. Pinhel/Ericeira TT Team (P)
4. Pointsat 4x4 I (P)
5. Compinchas 4x4 (P)
6. Iberutas 08 (E)
7. Africa Espirit (E)
8. Troop TT (P)
9. Fisgas TT /ADAV 4X4 (P)
10. All 4x4 (P)
11. Iberutas.com (E)
12. Iberutas.es (E)
13. Proraid (P)
14. Carnes Rodrigues/Clube Quebra Molas (P)
15. Proseries (P)
16. Qualitividade/BF Consultores (P)
17. CRN /Bretescar (P)
18. Clube Land Rover de Portugal (P)
19. Rogeriotours (P) (nome provisório)
20. Esky Perucha 4x4 (E)
21. RM JV 4X4 (E)
22. VM 4X4 (E)
23. Marken-image (P) (nome provisório)
24. ?
25. ?

Sobre o «Grândola Aventura»

O «Grândola Aventura» não é uma prova de trial nem de velocidade. É um exercício de navegação turística onde a estratégia pode fazer toda a diferença.
Em consonância com a Câmara Municipal de Grândola, e tendo bem presente o respeito e a defesa da natureza, os «waypoints» (pontos a descobrir pelos concorrentes) não estarão situados em zonas de Parque Natural nem de Rede Natura. Da mesma forma, 100% dos pontos a registar encontram-se nos trilhos ou a pouco metros dos mesmos. Todos os «waypoints» se descobrirão indo por esses trilhos, sem a necessidade de cruzar campos ou propriedades aramadas; isto em prol do mais elementar respeito pela propriedade privada. A velocidade está limitada a 70 km/h nos trilhos sem população; nas estradas e nos caminhos junto ou entre as casas o limite de velocidade é o estabelecido pelo Código da Estrada.
A velocidade é controlada pelo Gps, e o excesso de velocidade ou a conduta imprópria serão, obviamente, motivos de penalização que poderão, inclusivamente, ditar a exclusão da equipa prevaricadora da prova.

Sobre o GPS

É obrigatório um GPS Etrex Euro (Garmin amarelo) por cada veículo.
A Satsignal disponibiliza, em exclusivo, para os participantes no «Grândola Aventura» e no «Sahara Aventura» este equipamento por apenas 84 euros.

50% de desconto em toda a gama 4x4

A Bridgestone Portugal, parceiro oficial do «Grândola Aventura», oferece um desconto de 50% na compra de pneus da gama 4x4. Esta campanha é, exclusivamente, para participantes nesta prova, mas também no «Sahara Aventura». Os interessados deverão enviar o pedido para o endereço: grandolaaventura@mail.telepac.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email Nós já desconfiávamos, mas agora confirma-se; a Bridgestone vai sortear, no jantar de encerramento, 4 pneus da gama 4x4 à escolha entre todos os participantes.

Curiosidades de Grândola… terras e gentes

Grândola, e o seu concelho, pelas potencialidades naturais, é uma terra de múltiplas actividades e recursos. Se a sua história desde tempos mais recuados a liga à agricultura, à pecuária e à indústria moageira e da cortiça, é o sector terciário que, desde os anos 70 do século xx, sofre um grande incremento e direcciona a economia local para um rumo mais adaptado aos tempos modernos.
A sua localização privilegiada, na confluência do eixo Lisboa/ Algarve com o eixo Espanha (Badajoz)/litoral alentejano), estendido à nova realidade turística e de lazer de Tróia, complementada com a ímpar qualidade e riqueza das suas praias, transformam-na num território de elevado potencial turístico neste dealbar do século xxi.
A todas as potencialidades descritas acrescenta-se ainda a riqueza histórico-patrimonial, cultural e gastronómica, que casa muito bem com a sua actual vocação.
A freguesia de Grândola, com uma população de 10 361 habitantes, estende-se por um território de 36 140 hectares marcado pela ocupação humana que vai do Neolítico ao período romano. Desta época foram escavadas umas termas ou balneários na vila e identificada uma barragem a 2 km desta. Integrada na Ordem Militar de Santiago, constituiu uma comenda com as populações distribuídas por vários núcleos que ocupavam quase toda a extensão territorial. A dependência que tinha em relação a Alcácer do Sal levou a que os moradores pedissem a D. João III carta de foral de vila, que lhe foi concedida em 22 de Outubro de 1544.
A vocação agrícola daqueles tempos recuados levou à criação, em 1679, de um celeiro comum para fazer empréstimos de trigo a lavradores pobres, passando a celeiro municipal aquando da implantação da República.
O século xix foi uma época de franco progresso: em 1890 tornou-se comarca em virtude de uma nova delimitação administrativa territorial. A partir da primeira década do século xx notou-se um crescimento mais acelerado com o aparecimento de novas vias de comunicação, de que se destaca o comboio, em 1926. Nos anos 30 houve um novo impulso demográfico e económico decorrente da Campanha do Trigo da política ruralista do Estado Novo. Na década de 70 desenvolveram-se várias actividades económicas, tanto no sector primário como no terciário (comércio e serviços).
É este percurso, que soube adaptar-se à evolução dos tempos, que vemos agora consubstanciar-se na oferta de lazer, turismo, praia, desportos de diversão e de aventura - de que o «Grândola Aventura» é exemplo ─, que lhe marca o rumo para os tempos que aívêm.

Outras informaçõs:
Orago: Nossa Senhora da Penha
Festas e romarias: Nossa Senhora da Penha (Maio)
Feiras: mercado mensal (2.ªsegunda-feira de cada mêexcepto em Agosto); Feira de Agosto (no útimo fim-desemana).
Patrimóio cultural e edificado:
Igreja Matriz (séulo XV); Ermida de Nossa Senhora da Penha (1700); Igreja de Sã Sebastiã (1578); Igreja de Sã Pedro: (séulo XVI); Praç D. Jorge; Cerrado do Castelo (ruínas romanas dos séulos i a iii/iv d.C.); Pego da Moura (barragem romana); Antigo edifíio dos Paçs do Concelho e cadeia; Miradouro natural da Nossa Senhora da Penha; Jardim 1.ºde Maio; Monumento a JoséAfonso (escultura de Antóio Trindade); Monumento àLiberdade (escultura de Jorge Vieira); Memorial ao 25 de Abril (autoria de Bartolomeu dos Santos); Complexo Desportivo Municipal JoséAfonso; Parque Desportivo Municipal; Biblioteca Municipal. (Texto elaboradocom recurso ao Site da Câara Municipal de Grândola)

Regulamento em: http://www.rotasesistemas.com

[/list][/url]

Registado: 20 mai 2006, 17:35

Mensagem por XPTTO » 28 jul 2008, 15:23

Aqui vai uma ajuda sobre as informações deste evento.
Eu não o deixei escapar e entrei nesta aventura, calhou-me o Nº19

newsletter1
http://www.campoaventura.com/2008/newsl ... _small.pdf

newsletter2
http://www.campoaventura.com/2008/newsl ... ntura2.pdf

newsletter3
http://www.campoaventura.com/2008/newsl ... ntura3.pdf

newsletter4
http://www.campoaventura.com/2008/newsl ... ntura4.pdf
Gosto da Aventura

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 31 jul 2008, 19:14

I´m there.. :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por XPTTO » 29 ago 2008, 12:03

Gosto da Aventura

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Mensagem por dartist » 09 set 2008, 19:04

E então? como correu? quem ganhou? as fotos :angry:

Registado: 18 ago 2005, 20:06

Mensagem por Eduardo Ferraz » 09 set 2008, 19:29

dartist Escreveu:E então? como correu? quem ganhou? as fotos :angry:

pois.....e ainda digo mais............as fotos? :D

Registado: 21 jul 2007, 18:54

Mensagem por RedNeT » 09 set 2008, 20:19

Relato:
São 7h30 da matina de sábado.
Os primeiros a partir estão a postos na partida prontos avançar.
Imagem

Imagem

outros tentam relaxar e ficam á espera da sua vez de partir
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por RedNeT » 09 set 2008, 20:20

Seguem os waypoints de Sábado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por RedNeT » 09 set 2008, 20:22

Tenho mais algumas fotos noutra máquina é questão de mais um dia e meto aí.

Cumps

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 09 set 2008, 20:50

parabéns pela participação :D ficamos a aguardar as fotos restantes :unibrow:

Registado: 18 ago 2005, 20:06

Mensagem por Eduardo Ferraz » 09 set 2008, 20:58

espectacular.......fotos, paisagens tudo 5 estrelas..............parabens..... [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

metam mais fotos..... :thumbsup: :cool:

Mensagem por XPTTO » 09 set 2008, 21:00

Obrigado pelas fotos Ricardo.

Sexta Feira foi dia de todas as equipas apresentarem as viaturas para as verificações técnicas e breefing para o dia seguinte, as recomendações e instruções eram dadas em Português e em Espanhol (para que não houvesse mal entendidos).
Uma das regras que mas iria "complicar" as estratégias tinha a ver com os limites de velocidade e com o controlo rigoroso via gps prometido pela organização.

No Sábado a saída foi minuto a minuto consoante o sorteio do dia anterior. Depois de marcar os pontos nas cartas partimos à conquista dos mesmos, navegando exclusivamente à base das cartas militares de 1/50000, pois o único gps a bordo permitido pela Organização não continha cartografia nenhuma e era o "espião" da Organização, se por acaso estivesse desligado mais que um minuto dava exclusão da prova.

Em ambos os dias a prova até correu bem para a nossa equipa, sem avarias mecânicas nem penalizações, somente a estratégia se tivesse sido hoje teria sido outra, mas estamos sempre a aprender, pelo menos já deu para ver que numa prova destas ganha-se é na é na estratégia.

Éramos 28 equipas e conseguimos no final de dois dias de navegação ficar em 8º da geral, por mim foi um resultado que nunca pensei que conseguíssemos alcançar.
Como a equipa era composta por dois jipes e 4 pessoas, decidimos que o melhor era o Dias fotografar os waipoynts, pois como fotografo profissional estava mais afoito e à vontade em manusear a máquina, o Ricardo conduzia e servia de backup caso o meu jipe ficasse preso em algum lugar. O Tiago no Sábado conduziu ele e eu navegava as cartas militares, no Domingo trocamos, conduzi eu e ele navegou.

Apesar de sabermos que a prova “obrigava” a competir, isso foi coisa que nunca se sentiu entre os participantes, a cordialidade e o bom senso esteve sempre presente, os espanhóis e que “andaram” um bocado aos papéis com o “andamento” dos tugas a navegar.

Apesar de o discurso já ir longo, há mais uma coisa que gostava de salientar, tem a ver com a Organização… 6 * (seis estrelas)
A organização (Sahara Aventura) espanhola foi do mais alto nível, muito rigor, diplomacia, imparcialidade e muito esclarecedora. Gostei mesmo e dou-lhe os meus parabéns, sem também esquecer a da parte portuguesa da Organização a cargo do Rotas & Sistemas e da revista 4x4.
Gosto da Aventura

Mensagem por RedNeT » 09 set 2008, 21:52

XPTTO Escreveu:Obrigado pelas fotos Ricardo.

Sexta Feira foi dia de todas as equipas apresentarem as viaturas para as verificações técnicas e breefing para o dia seguinte, as recomendações e instruções eram dadas em Português e em Espanhol (para que não houvesse mal entendidos).
Uma das regras que mas iria "complicar" as estratégias tinha a ver com os limites de velocidade e com o controlo rigoroso via gps prometido pela organização.

No Sábado a saída foi minuto a minuto consoante o sorteio do dia anterior. Depois de marcar os pontos nas cartas partimos à conquista dos mesmos, navegando exclusivamente à base das cartas militares de 1/50000, pois o único gps a bordo permitido pela Organização não continha cartografia nenhuma e era o "espião" da Organização, se por acaso estivesse desligado mais que um minuto dava exclusão da prova.

Em ambos os dias a prova até correu bem para a nossa equipa, sem avarias mecânicas nem penalizações, somente a estratégia se tivesse sido hoje teria sido outra, mas estamos sempre a aprender, pelo menos já deu para ver que numa prova destas ganha-se é na é na estratégia.

Éramos 28 equipas e conseguimos no final de dois dias de navegação ficar em 8º da geral, por mim foi um resultado que nunca pensei que conseguíssemos alcançar.
Como a equipa era composta por dois jipes e 4 pessoas, decidimos que o melhor era o Dias fotografar os waipoynts, pois como fotografo profissional estava mais afoito e à vontade em manusear a máquina, o Ricardo conduzia e servia de backup caso o meu jipe ficasse preso em algum lugar. O Tiago no Sábado conduziu ele e eu navegava as cartas militares, no Domingo trocamos, conduzi eu e ele navegou.

Apesar de sabermos que a prova “obrigava” a competir, isso foi coisa que nunca se sentiu entre os participantes, a cordialidade e o bom senso esteve sempre presente, os espanhóis e que “andaram” um bocado aos papéis com o “andamento” dos tugas a navegar.

Apesar de o discurso já ir longo, há mais uma coisa que gostava de salientar, tem a ver com a Organização… 6 * (seis estrelas)
A organização (Sahara Aventura) espanhola foi do mais alto nível, muito rigor, diplomacia, imparcialidade e muito esclarecedora. Gostei mesmo e dou-lhe os meus parabéns, sem também esquecer a da parte portuguesa da Organização a cargo do Rotas & Sistemas e da revista 4x4.

Eu próprio n teria dito melhor.
Adorei a prova o convívio foi 6estrelas, pró ano tou lá batido.

Cumps

Registado: 16 ago 2005, 23:57

Mensagem por salsichas » 10 set 2008, 00:44

Foi uma prova 5 estrelas das melhores que fiz até hoje !! Gostei muito de "rolar " nessa zona e correu-me muito bem , 2º lugar .
Agora começa-se a preparar o sahara aventura !!! :unibrow: :D

Mensagem por XPTTO » 10 set 2008, 09:13

salsichas Escreveu:Foi uma prova 5 estrelas das melhores que fiz até hoje !! Gostei muito de "rolar " nessa zona e correu-me muito bem , 2º lugar .
Agora começa-se a preparar o sahara aventura !!! :unibrow: :D

E se não estou em erro, também foi a voçês que vos calhou os 4 pneus. [clap]
Gosto da Aventura

Mensagem por salsichas » 10 set 2008, 19:22

é verdade ! Sorte a do meu navegador !!! 4 pneus vem sempre a calhar :D

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 10 set 2008, 19:38

alguns furasteiros foram de ca de guimaraes e gostaram :nod: :nod:
embora no fim foram desclassificados :( ...é a vida :)
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por XPTTO » 10 set 2008, 20:08

salsichas Escreveu:é verdade ! Sorte a do meu navegador !!! 4 pneus vem sempre a calhar :D

Vocês estavam no "fim de semana sim"... [bigsmile] [clap]
Gosto da Aventura

Mensagem por XPTTO » 10 set 2008, 20:10

pepo29 Escreveu:alguns furasteiros foram de ca de guimaraes e gostaram :nod: :nod:
embora no fim foram desclassificados :( ...é a vida :)

Cá para mim fizeram "batota" :confused: [wink] :thumbsup: e a Organização não perdoava.
Para a próxima corre melhor.
Gosto da Aventura

Mensagem por salsichas » 10 set 2008, 20:46

pois é verdade nestes casos têm que se ter atenção ás restrições que normalmente são as de velocidade que deixam mais pessoal desclassificado entre outras .
Acho muito importante haver eventos desta natureza , fogem aquilo que todos estamos habituados ( raids , passeios ) e quando são sem terem participação da FPTT ainda correm melhor :D :D :D :D

Mensagem por XPTTO » 10 set 2008, 21:07

Olha que nós por vezes quase que excedíamos o limite, o que vale é que havia um de nós que ia sempre atento à velocidade.
Gosto da Aventura

Mensagem por salsichas » 10 set 2008, 22:17

vais ao sahara aventura rogerio ?? tinhas em grandola uma grande máquina para isso :nod:

Mensagem por XPTTO » 11 set 2008, 09:51

salsichas Escreveu:vais ao sahara aventura rogerio ?? tinhas em grandola uma grande máquina para isso :nod:

Vontade não me falta...
O problema é constituir equipa, pois é um valor que nem todos estão dispostos a dar.
Eu estou disposto a formar equipa ou integar uma equipa, pois os regulamentos não permitem participações a solo, senão já lá estava.
A ver vamos o que acontece!
E voçês?
Com a vossa sorte... [bigsmile] :thumbsup: aquilo estava no "papo"!
Gosto da Aventura

Registado: 03 fev 2008, 14:31

Mensagem por lobinho » 11 set 2008, 11:16

Boas pesoal,

Eu era um dos participantes de Guimaraes presente, e infelizmente fomos desclassificados, nao por velocidade, mas sim pq atravessamos o IP1 a Sul de Grandola! :crybaby: :crybaby:
Sem duvida que foi um momento de desatenção que nos correu mal. Mas para a próxima nao acontecerá de certeza.

Qt à prova em si, foi simplesmente mágnifica, a organização foi sem dúvida foi do melhor que já vi,embora tenha tido algumas falhas, mas iso é normal, mas mesmo as falhas foram insignificantes. E nao podemos esquecer que foi a primeira vez que a prova se realizou em Portugal, e aqui o terreno é completamente diferente, do que aparece no Sahara Aventura.

Pena é que não hajam mais provas deste género em Portugal.

Agora toca a preparar as máquinas para o Sahara, pois lá a adrenalina deve ser bem maior.

Cumprimentos a todos!!

Mensagem por XPTTO » 11 set 2008, 13:00

lobinho Escreveu:Boas pesoal,

Eu era um dos participantes de Guimaraes presente, e infelizmente fomos desclassificados, nao por velocidade, mas sim pq atravessamos o IP1 a Sul de Grandola! :crybaby: :crybaby:
Sem duvida que foi um momento de desatenção que nos correu mal. Mas para a próxima nao acontecerá de certeza.

Qt à prova em si, foi simplesmente mágnifica, a organização foi sem dúvida foi do melhor que já vi,embora tenha tido algumas falhas, mas iso é normal, mas mesmo as falhas foram insignificantes. E nao podemos esquecer que foi a primeira vez que a prova se realizou em Portugal, e aqui o terreno é completamente diferente, do que aparece no Sahara Aventura.

Pena é que não hajam mais provas deste género em Portugal.

Agora toca a preparar as máquinas para o Sahara, pois lá a adrenalina deve ser bem maior.

Cumprimentos a todos!!

Epá!
Então foram voçês que passaram por nós perto do IC1 a Sul de Grândola, é que nós foi por um pouco que não cometemos o mesmo erro, é que também íamos distraídos, mas lá demos a tempo conta do erro.
Olha, tivemos que voltar para trás e passar para o outro lado do IC1 em Grândola (perdemos 1h com isto)
Gosto da Aventura

Próximo

Voltar para Passeios Raids e Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 6 visitantes