[list=]
As inscrições para a prova internacional de navegação «Grândola Aventura» estão oficialmente abertas. Após a boa adesão dos dois lados da fronteira, respondendo ao apelo da pré-inscrição, a partir de agora define-se a grelha de partida daquela que será a prova de navegação mais importante da Península Ibérica.
Para oficializar a inscrição no «Grândola Aventura» basta solicitar o respectivo boletim por e-mail para:
grandolaaventura@mail.telepac.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email ou
grandolaaventura@campoaventura.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email .
Equipas pré-inscritas:
1. Melides Fora de estrada (P)
2. PM NAV Helenauto (P)
3. Pinhel/Ericeira TT Team (P)
4. Pointsat 4x4 I (P)
5. Compinchas 4x4 (P)
6. Iberutas 08 (E)
7. Africa Espirit (E)
8. Troop TT (P)
9. Fisgas TT /ADAV 4X4 (P)
10. All 4x4 (P)
11. Iberutas.com (E)
12. Iberutas.es (E)
13. Proraid (P)
14. Carnes Rodrigues/Clube Quebra Molas (P)
15. Proseries (P)
16. Qualitividade/BF Consultores (P)
17. CRN /Bretescar (P)
18. Clube Land Rover de Portugal (P)
19. Rogeriotours (P) (nome provisório)
20. Esky Perucha 4x4 (E)
21. RM JV 4X4 (E)
22. VM 4X4 (E)
23. Marken-image (P) (nome provisório)
24. ?
25. ?
Sobre o «Grândola Aventura»
O «Grândola Aventura» não é uma prova de trial nem de velocidade. É um exercício de navegação turística onde a estratégia pode fazer toda a diferença.
Em consonância com a Câmara Municipal de Grândola, e tendo bem presente o respeito e a defesa da natureza, os «waypoints» (pontos a descobrir pelos concorrentes) não estarão situados em zonas de Parque Natural nem de Rede Natura. Da mesma forma, 100% dos pontos a registar encontram-se nos trilhos ou a pouco metros dos mesmos. Todos os «waypoints» se descobrirão indo por esses trilhos, sem a necessidade de cruzar campos ou propriedades aramadas; isto em prol do mais elementar respeito pela propriedade privada. A velocidade está limitada a 70 km/h nos trilhos sem população; nas estradas e nos caminhos junto ou entre as casas o limite de velocidade é o estabelecido pelo Código da Estrada.
A velocidade é controlada pelo Gps, e o excesso de velocidade ou a conduta imprópria serão, obviamente, motivos de penalização que poderão, inclusivamente, ditar a exclusão da equipa prevaricadora da prova.
Sobre o GPS
É obrigatório um GPS Etrex Euro (Garmin amarelo) por cada veículo.
A Satsignal disponibiliza, em exclusivo, para os participantes no «Grândola Aventura» e no «Sahara Aventura» este equipamento por apenas 84 euros.
50% de desconto em toda a gama 4x4
A Bridgestone Portugal, parceiro oficial do «Grândola Aventura», oferece um desconto de 50% na compra de pneus da gama 4x4. Esta campanha é, exclusivamente, para participantes nesta prova, mas também no «Sahara Aventura». Os interessados deverão enviar o pedido para o endereço:
grandolaaventura@mail.telepac.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email Nós já desconfiávamos, mas agora confirma-se; a Bridgestone vai sortear, no jantar de encerramento, 4 pneus da gama 4x4 à escolha entre todos os participantes.
Curiosidades de Grândola… terras e gentes
Grândola, e o seu concelho, pelas potencialidades naturais, é uma terra de múltiplas actividades e recursos. Se a sua história desde tempos mais recuados a liga à agricultura, à pecuária e à indústria moageira e da cortiça, é o sector terciário que, desde os anos 70 do século xx, sofre um grande incremento e direcciona a economia local para um rumo mais adaptado aos tempos modernos.
A sua localização privilegiada, na confluência do eixo Lisboa/ Algarve com o eixo Espanha (Badajoz)/litoral alentejano), estendido à nova realidade turística e de lazer de Tróia, complementada com a ímpar qualidade e riqueza das suas praias, transformam-na num território de elevado potencial turístico neste dealbar do século xxi.
A todas as potencialidades descritas acrescenta-se ainda a riqueza histórico-patrimonial, cultural e gastronómica, que casa muito bem com a sua actual vocação.
A freguesia de Grândola, com uma população de 10 361 habitantes, estende-se por um território de 36 140 hectares marcado pela ocupação humana que vai do Neolítico ao período romano. Desta época foram escavadas umas termas ou balneários na vila e identificada uma barragem a 2 km desta. Integrada na Ordem Militar de Santiago, constituiu uma comenda com as populações distribuídas por vários núcleos que ocupavam quase toda a extensão territorial. A dependência que tinha em relação a Alcácer do Sal levou a que os moradores pedissem a D. João III carta de foral de vila, que lhe foi concedida em 22 de Outubro de 1544.
A vocação agrícola daqueles tempos recuados levou à criação, em 1679, de um celeiro comum para fazer empréstimos de trigo a lavradores pobres, passando a celeiro municipal aquando da implantação da República.
O século xix foi uma época de franco progresso: em 1890 tornou-se comarca em virtude de uma nova delimitação administrativa territorial. A partir da primeira década do século xx notou-se um crescimento mais acelerado com o aparecimento de novas vias de comunicação, de que se destaca o comboio, em 1926. Nos anos 30 houve um novo impulso demográfico e económico decorrente da Campanha do Trigo da política ruralista do Estado Novo. Na década de 70 desenvolveram-se várias actividades económicas, tanto no sector primário como no terciário (comércio e serviços).
É este percurso, que soube adaptar-se à evolução dos tempos, que vemos agora consubstanciar-se na oferta de lazer, turismo, praia, desportos de diversão e de aventura - de que o «Grândola Aventura» é exemplo ─, que lhe marca o rumo para os tempos que aívêm.
Outras informaçõs:
Orago: Nossa Senhora da Penha
Festas e romarias: Nossa Senhora da Penha (Maio)
Feiras: mercado mensal (2.ªsegunda-feira de cada mêexcepto em Agosto); Feira de Agosto (no útimo fim-desemana).
Patrimóio cultural e edificado:
Igreja Matriz (séulo XV); Ermida de Nossa Senhora da Penha (1700); Igreja de Sã Sebastiã (1578); Igreja de Sã Pedro: (séulo XVI); Praç D. Jorge; Cerrado do Castelo (ruínas romanas dos séulos i a iii/iv d.C.); Pego da Moura (barragem romana); Antigo edifíio dos Paçs do Concelho e cadeia; Miradouro natural da Nossa Senhora da Penha; Jardim 1.ºde Maio; Monumento a JoséAfonso (escultura de Antóio Trindade); Monumento àLiberdade (escultura de Jorge Vieira); Memorial ao 25 de Abril (autoria de Bartolomeu dos Santos); Complexo Desportivo Municipal JoséAfonso; Parque Desportivo Municipal; Biblioteca Municipal. (Texto elaboradocom recurso ao Site da Câara Municipal de Grândola)
Regulamento em:
http://www.rotasesistemas.com
[/list][/url]