Intercooler...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 jan 2007, 15:40

Mensagem por PullGas » 16 jun 2008, 17:53

joao trapol Escreveu:
É que quando se levanta o pé o turbo deixa de funcionar logo o ar deixa de aquecer mas o IC continua a fazer o trabalho dele e a arrefecer a agua! Esta bomba debita 23 litros por minuto, logo deve estar a imaginar a velocidade com que a agua arrefece...

boas esse circuito de agua tem reservatorio??

é k em teoria para melhor arrefecimento da agua num radiador (modo geral) a passagem da agua deve ser lenta...para ter tempo de arrefecer nao kerendo por em causa a eficácia desse sistema k funciona na perfeiçao segundo ta comprovado

abraço

João Trapol, a passagem da água pelo radiador pode ser rápida porque a capacidade de arrefecimento do radiador é elevada, lembro que o radiador do IC é independente do motor e tem uma ventoínha eléctrica para forçar a passagem do ar, por isso mesmo com o carro parado o circuito de água continua em funcionamento assim como a referida ventoinha, o que realmente interessa é que mesmo com o carro a funcionar em regimes muito altos a temperatura da água do IC circula a temperaturas baixas na ordem dos 50º, se aliviarmos o pé rápidamente a temperatura da água baixa muito não lhe posso quantificar porque a escala do manometro só começa em 40º e o ponteiro anda sempre a baixo dessa marca. De qualquer forma fiz um teste muito simples que é colocar as duas mãos no colector de admissão, uma de cada lado do IC, por isso uma entre o turbo e o IC e outra depois do IC e depois acelerar o motor, o resultado é que passados alguns segundos não consigo manter a mão que está colocada entre o turbo e o IC e a outra não tenho qualquer problema em a manter porque o colector continua com uma temperatura baixa, logo o IC está a baixar a temperatura do ar de admissão, lembro que a temperatura do ar de admissão depois de passar pelo turbo é muito elevada.

Espero ter contribuído de alguma forma no esclarecimento do funcionamento do IC Ar/Agua, mas melhor que estas palavras escritas era vermos isto ao vivo e a mexer, pode ser que nos encontremos por aí no monte, não vai ser dificil, eu sou da Maia junto a Alfena, como tu és de Barcelos não é longe. [wink]

Um grande abraço
Pullgas, sempre aos saltos.

Visitem o Blog do Pullgas

http://pullgas.blogspot.com/

Registado: 19 fev 2007, 21:05

Mensagem por stonebumble*rider » 16 jun 2008, 18:20

joao trapol Escreveu:
É que quando se levanta o pé o turbo deixa de funcionar logo o ar deixa de aquecer mas o IC continua a fazer o trabalho dele e a arrefecer a agua! Esta bomba debita 23 litros por minuto, logo deve estar a imaginar a velocidade com que a agua arrefece...

boas esse circuito de agua tem reservatorio??

é k em teoria para melhor arrefecimento da agua num radiador (modo geral) a passagem da agua deve ser lenta...para ter tempo de arrefecer nao kerendo por em causa a eficácia desse sistema k funciona na perfeiçao segundo ta comprovado

abraço

Joao,

Se a passagem pelo radiador for lenta a agua arrefece mais, mas a agua que esta no permutador aquece mais rapido e nao dá lugar a agua fresca...por isso é que há a necessidades de por a agua a correr depressa...
Assim teremos toda a agua do circuito mais fresca.

Abraço,

Alexandre Leite
há os 4x4 e dpois há os 2x1, de futuro um 4x4 ;)

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 16 jun 2008, 18:22

para isso e k existem bombas de agua com maior capacidade. para a agua do motor na altura do meu GR ainda tentei arranjar uma de maior caudal para acabar com as psicoses dos akecimentos. mas na naltura n encontrei

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 16 jun 2008, 21:16

porra voces nao se cansao d repetir a msm coisa .....

eu nao pus em causa o trabalho d ic..... ok eu disse foi:

nao era preciso andarmos praki a repetir tudo o k dizemos , é k tamos todos a dizer k "isto" é madeira kando realmente é madeira... :D

em relaçao á voltinha no pulgas eu aceito o covite mas atençao k nao é para ,ver para krer ,mas sim para ter o prazer d dar 2as de gaz...hihi [clap]

abraçuuuuuu

Mensagem por joao trapol » 16 jun 2008, 21:29

MIGUEL BRAGA Escreveu:para isso e k existem bombas de agua com maior capacidade. para a agua do motor na altura do meu GR ainda tentei arranjar uma de maior caudal para acabar com as psicoses dos akecimentos. mas na naltura n encontrei

hello miky :thumbsup: concordo plenamente mas repara k temos k ter 1 radiador k tenha capacidade para arefecer a agua ou seja logo á partida 1 radiador maior para k a agua passe a 1a velocidade k tenha tempo de arrefecer,
mas klaro k isto em teoria ou seja a agua ate pode sair do radiador mais kente mas como passa mais agua (no caso seria no motor) mantem a temperatura .. s eu fosse enginheiro faria os calculos... :unibrow:

daí a malta aumentar a capacidade dos radiadores é k para alem de mais agua tb menos vel. kando agua a atravessa o radiador...

abraçuuu

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 18 jun 2008, 14:32

Boas,

Termina aqui a minha participação nesta discussão, resumindo a minha opinião:

Os intercooler ar/água são:

- melhores que os ar/ar - mais eficientes;
- mais complexos - muito mais aparato no compartimento motor; mais tubos, mais radiadores, consequentemente mais susptibilidade/riscos de avarias;
- cerca de 5 vezes mais caros que os ar/ar, mas dificilmente 5 vezes melhores;

Como tal, para mim, não são compensatórios. Um bom IC ar/ar, com ventilador etc., etc. é suficiente (e ponto).

Cumprimentos :thumbsup:
Gonçalo Fernandes

Registado: 26 jan 2007, 15:40

Mensagem por PullGas » 18 jun 2008, 14:55

Próximo sábado estarei em Braga na nocturna, vou tentar chegar cedinho, quem quiser pode dar uma vista de olhos ao Pullgas e o seu Watercooler, que tanta discusão e troca de ideias deu neste forum.

Até lá um agrande abraço.

Alexandrino Leite
Pullgas, sempre aos saltos.

Visitem o Blog do Pullgas

http://pullgas.blogspot.com/

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 18 jun 2008, 19:21

Pullgas por quanto ficou o teu wattercooler?

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 19 jun 2008, 00:10

O toyota 3,0 que mais power tem em Portugal não tem intercooler, é o do ladricolor, aquilo em Lousada comia os cabstar´s. O intercooler ajuda mas não é este que dá a diferença, na afinação do turbo e da bomba é que vai o segredo.

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 19 jun 2008, 01:38

acrvr Escreveu:O toyota 3,0 que mais power tem em Portugal não tem intercooler, é o do ladricolor, aquilo em Lousada comia os cabstar´s. O intercooler ajuda mas não é este que dá a diferença, na afinação do turbo e da bomba é que vai o segredo.

é mesmo isso
esse toy do rui (ladricolor) até se poe de pé...pra mim era o k mais power tinha em lousada :nod:
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por stonebumble*rider » 19 jun 2008, 08:38

Pois...mas o motor do pullgas é para durar!
O pessoal aqui faz umas comparaçoes um bocado sem nexo...

Os testes estao postados aqui no forum e o resultado está a vista!

Existem muitos outros factores que influencia as performances do carro sem ser o motor....diferenciais, relaçoes de caixa e etc...
Além do mais os turbos dos carros do CNT nao sao propriamente os originais... existem muitos outros factore implicados! Nao se pode comparar um carro de competiçao a um carro de fim de semana...digo eu...

Abraço,

Alexandre Leite

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 19 jun 2008, 14:44

Mete-lhe o intercooler não lhe mexas na bomba e no turbo e vais ver os ganhos que tens, normalmente até costumam ficar a andar menos :D E os carros de CNT também são carros de fim de semana, as provas ou são ao sabado ou ao domingo :D :D

Mensagem por joao trapol » 19 jun 2008, 19:51

acrvr Escreveu:Mete-lhe o intercooler não lhe mexas na bomba e no turbo e vais ver os ganhos que tens, normalmente até costumam ficar a andar menos :D E os carros de CNT também são carros de fim de semana, as provas ou são ao sabado ou ao domingo :D :D

venenoso.............

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 19 jun 2008, 22:00

PullGas Escreveu:Próximo sábado estarei em Braga na nocturna, vou tentar chegar cedinho, quem quiser pode dar uma vista de olhos ao Pullgas e o seu Watercooler, que tanta discusão e troca de ideias deu neste forum.

Alexandrino Leite

Isto é'qué de valoreeeeee :D

Gostava de ir mas, num deve dar! Ate pq as inscriçoes ja devem ter acabado.

:thumbsup:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 19 jun 2008, 22:03

terleira Escreveu:
PullGas Escreveu:Próximo sábado estarei em Braga na nocturna, vou tentar chegar cedinho, quem quiser pode dar uma vista de olhos ao Pullgas e o seu Watercooler, que tanta discusão e troca de ideias deu neste forum.

Alexandrino Leite

Isto é'qué de valoreeeeee :D

Gostava de ir mas, num deve dar! Ate pq as inscriçoes ja devem ter acabado.

:thumbsup:

aparece sabado terleira,mais 1 jipe ou 2 o joka nao deve ficar zangado :D
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por stonebumble*rider » 20 jun 2008, 12:52

Concerteza que o joka nao se chateia nada! Boa onda aquele pessoal!!
Apareça terleira!

Um abraço,

Alexandre Leite

Registado: 09 dez 2006, 19:42

Mensagem por Clãudio Miguel » 11 jul 2008, 12:47

acrvr Escreveu:O toyota 3,0 que mais power tem em Portugal não tem intercooler, é o do ladricolor, aquilo em Lousada comia os cabstar´s. O intercooler ajuda mas não é este que dá a diferença, na afinação do turbo e da bomba é que vai o segredo.

lousada :
1º inersel
2ªemanuel
resultado dois carros com cabstar nao sei onde foram comidos ...hehehehe :D brincadeira

Registado: 10 jan 2008, 16:06

Mensagem por sohc » 11 jul 2008, 16:10

Machibombo Escreveu:O meu é um Y60, diz Turbo Intercooler na carroceria mas não o encontro em lado nenhum... Dizem-me que o Y60 não trazia. Será que foi o antigo dono que colou lá o autocolante, ou sairam alguns Y60 com intercooler? Nesse caso onde estará instalado?

Abraço a todos

Tenho um amigo que também tem um com um autocolante a dizer intercooler. Já encontraste o intercooler do teu ou era só o autocolante?

Mensagem por stonebumble*rider » 18 jul 2008, 01:04

Aqui fica um video de um Clio v6 com um intercooler ar/agua da PWR performance...

http://www.youtube.com/watch?v=sNvWtlES ... re=related

IMPRESSIONANTE!

Alexandre Leite

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Mensagem por a c » 18 jul 2008, 09:29

não vejo nada de impressionante

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 18 jul 2008, 10:12

a c Escreveu:não vejo nada de impressionante

ui ui.... o carro em si ja é impressionante....but....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por stonebumble*rider » 19 jul 2008, 02:29

Nada de impressionante? Ac, já viu algum clio v6 á sua frente?

Ate de origem o carro é impressionante...

Mensagem por a c » 19 jul 2008, 18:16

stonebumble*rider Escreveu:

boas não nunca vi, apenas vou á missa num Evo VIII

Mensagem por stonebumble*rider » 19 jul 2008, 18:42

a c Escreveu:
stonebumble*rider Escreveu:

boas não nunca vi, apenas vou á missa num Evo VIII
E nao se convida para uma voltinha? [wink]
Vai a missa num belo maquinão...
Talvez se se visse o velocimetro daria para se perceber melhor!

Mensagem por a c » 19 jul 2008, 19:01

tens toda a razão n se ve os numeros a passar dai eu escrever k n vejo nada de impressionante

envia-me uma pm com o preço e as medidas do cooler só da peça onde passa o ar e a agua, o k estava no AC morreu

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante