joao trapol Escreveu:É que quando se levanta o pé o turbo deixa de funcionar logo o ar deixa de aquecer mas o IC continua a fazer o trabalho dele e a arrefecer a agua! Esta bomba debita 23 litros por minuto, logo deve estar a imaginar a velocidade com que a agua arrefece...
boas esse circuito de agua tem reservatorio??
é k em teoria para melhor arrefecimento da agua num radiador (modo geral) a passagem da agua deve ser lenta...para ter tempo de arrefecer nao kerendo por em causa a eficácia desse sistema k funciona na perfeiçao segundo ta comprovado
abraço
João Trapol, a passagem da água pelo radiador pode ser rápida porque a capacidade de arrefecimento do radiador é elevada, lembro que o radiador do IC é independente do motor e tem uma ventoínha eléctrica para forçar a passagem do ar, por isso mesmo com o carro parado o circuito de água continua em funcionamento assim como a referida ventoinha, o que realmente interessa é que mesmo com o carro a funcionar em regimes muito altos a temperatura da água do IC circula a temperaturas baixas na ordem dos 50º, se aliviarmos o pé rápidamente a temperatura da água baixa muito não lhe posso quantificar porque a escala do manometro só começa em 40º e o ponteiro anda sempre a baixo dessa marca. De qualquer forma fiz um teste muito simples que é colocar as duas mãos no colector de admissão, uma de cada lado do IC, por isso uma entre o turbo e o IC e outra depois do IC e depois acelerar o motor, o resultado é que passados alguns segundos não consigo manter a mão que está colocada entre o turbo e o IC e a outra não tenho qualquer problema em a manter porque o colector continua com uma temperatura baixa, logo o IC está a baixar a temperatura do ar de admissão, lembro que a temperatura do ar de admissão depois de passar pelo turbo é muito elevada.
Espero ter contribuído de alguma forma no esclarecimento do funcionamento do IC Ar/Agua, mas melhor que estas palavras escritas era vermos isto ao vivo e a mexer, pode ser que nos encontremos por aí no monte, não vai ser dificil, eu sou da Maia junto a Alfena, como tu és de Barcelos não é longe.
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
Um grande abraço