BOAS!
tenho lsd de origem no dif trazeiro!
já pensei em trocar por um ARB, mas! alem do preço , que não meto em questão! tenho estes aspectos em conta!
o lsd está sempre presente , em subidas de montanha com curvas acentuadas sempre a dar gás ou rectas de estradões abertos , não deixa as rodas perder traçao, a não ser em caso de alguma descolar do terreno! Ai fas diferencial!
O ARB Não pode ser utiizado nestas circunstancias!
o ARB só pode ser utilizado em circunstancias especiais, tal com trial ou terreno muito tecnico e lento!
se queres maxima traçao em terreno aberto e grandes velocidades , só tens a ipotese dos bloqueios parciais tipo LSD , visto que estes permitem alguma resistencia no dif,contudo , sem dificultar as manobras apertadas!
Se queres bloqueio a 100% para manobras tecnicas a baixa velocidade! ARB sem duvida
mas não te esqueças que não o podes ligar quando andares a abrir em zonas com curvas!
ex! tenho um amigo que tem um jipe igual ao meu , mas tem ARB enquanto o meu tem o LSD (limited slip dif) de origem!
á tempos fizemos um ciquito de serra durante u dia inteiro! como era no verão não tive nessecidade de ligar as 4 apesar do terreno ser ingreme, contava com o meu LSD que funciona bem!!
o meu amigo , á primeira curvas enrrolada e na impossibilidade de ligar o ARB porque a zona era muito em curvas a 90º , teve de ligar as 4 para poder evoluir por ali a cima!
ele ia na frente e eu ia obsrevando que as rodas dele , em dif livre perdiam traçao a cada pedra do caminho!
as da frente, devido á inclinaçao iam sem grande serviço, e as de trás como o ARB desligado não oferece alguma resistencia de bloqueio, perdiam traçao constantemente em cada curva dos cortafogos!
resultado, ele , apesar de ter as 4 ligadas tinha que bloquear o dif trazeiro sob pena de ficar a esgravatar em cima dos calháus soltos da estrada! mas ao bloquear o dif trazeiro saía de frente nas curvas acentuadas que praticava-mos na serra ! e eu apesar de ir em 2H tinha que lhe dar espaço para não levar com pedras em cima!
nesse dia , tivemos um obstaculo que me fes perder 5 minutos por não ter diff lok a 100% pois uma roda caío numa vala e o Lsd não tem resistencia para bloquerar uma roda no "ar" rapidamente engsatei o guinxo num pinheiro e avancei cerca de 1.5 metros até ter terreno nivelado!
nesse dia, apesar de ter tido este contratempo, dava uma meia hora de avanço ao jipe do meu amigo só porque tinha LSD, caso fosse uma corrida!
mas , se os obstaculos que obrigavam a ter um diff a 100% fossem 10 , ai o meu amigo já levava vantagem!
É uma questão de saber como utilizamos o jipe! o melhor era ter os 2 sisemas! eu ,no meu caso, so pondero montar ARB na frente! pois não quero perder as vantagens que tem o LSD (por ex, no alcatrão , e á porta da Discoteca, o meu jipe deixa 2 riscos no alcatrão

, já as Toy e Navarras e strakars e etc. ficam a patinar de uma só roda!

!! alem do ronco dos 6 do nissan a cantar alto , que é pura e simplesmente ... inpossivel de imitar

)
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo