Auto bloqueio com LSD

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Auto bloqueio com LSD

Mensagem por Coyotte » 22 mai 2008, 20:53

Boas!

Dando uma olhada a um programa utilizado em oficinas (autodata) fiquei com uma dúvida em relação à lubrificação do diferencial traseiro.

Ora quando comprei o meu 260 mudei-lhe logo os fluídos dos diferenciais colocando valvolina. (não prestei atenção ao fluído deles retirado) Depois de ver no autodata, realmente alguns levam valvulina e outros LSD, isto para o mesmo modelo, motor e ano.

A minha questão é pois a seguinte:

Há maneira de saber se o meu diferencial tem auto bloqueio sem ter que o desmontar ou colocar-lhe LSD?

O LSD é caríssimo, pelo que se alguém me souber responder à pergunta, ficaria agradecido.

Já vi alguns tópicos sobre este assunto mas nenhum aborda uma forma de conseguir identificar que tipo de diferencial se possui.

Cumprimentos,

Ricardo

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 22 mai 2008, 21:01

boas basta levantares as rodas traseiras no ar e andares com 1a s a outra rodar no msm sentido tem auto blokeio caso ela ande sentido contrario nao tem, mas se o 260 for turbo tem pela certa os atmosfericos nao tem...

abraço

Mensagem por Coyotte » 23 mai 2008, 00:42

Olá!

É isso mesmo João. Obgd pela rápida resposta.

A minha aranha é realmente atmosférica e levantando o diferencial traseiro as rodas, de facto, giram em sentidos opostos... e eu a pensar que podia eventualmente ter um bloqueio :crybaby:

A título de curiosidade, o recomendado para o meu modelo é o 80W/90 para ambos os diferenciais ou 80W/90 no dianteiro e LSD no da rectaguarda. Na observação que lá tem fala no LSD mas não especifica nada... se é só para os RD28T ou RD28.

Já agora não me sabes dizer se dá para colocar um diferencial de um 260 turbo "directamente" num atmosférico. Se desse sempre comprava um na sucata e evitava colocar um ARB (ui que esses é que são caros).

A título de curiosidade e para informação geral, devido a algumas dúvidas que li por aqui e segundo indicação da Nissan, a pressão do óleo deverá estar entre os seguintes valores: BAR/RPM 3,1 - 4,3 / 3200, isto à temperatura de serviço.

Abraço,

Ricardo

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 23 mai 2008, 09:43

ricouto... não quero estar a complicar mas se não tens o LSD realmente o autoblocante não funciona (por causa do atrito entre as anilhas).

A melhor forma de saberes se tens autoblocante ou não é veres que tipo de ponte tens. Uma vez escrevi um tópico sobre isso. Se te ajudar, uma ponte é maior que outra - a que não tem autoblocante tem uma capacidade superior.

Não podes colocar um diferencial de um Turbo porque têm relações diferentes e depois f*des a caixa de transferências. Podes, contudo, trocar ambos os diferenciais e perdes força (os do turbo tem uma relação mais longa) mas também já há um tópico sobre isso....

Abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Coyotte » 23 mai 2008, 20:08

Olá Bruno!

Já procurei nos teus posts mas não encontrei o que acima mencionas.
Se puderes colocar aqui o link, agradecia.

Quanto às pontes, com esse nome não sei a que te referes.

Suponhamos um diferencial com a "bola" quase a meio, daí segue um "tubo" para cada roda traseira. Será a este "tubo" que te referes?

Se assim for, tenho que compara-lo com outro diferencial de um 260 turbo para ver a diferença. E se é como acima descrevi, o tal "tubo" num diferencial sem bloqueio tem menor diâmetro do que num diferêncial com bloqueio. Será isso?

Obgd pela dica.

Abraço,

Ricardo

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 23 mai 2008, 20:18

pontes sao os eixos.mais vale comprar um completo COM ,,compras um COM,e vendes esse SEM... :D

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 23 mai 2008, 21:00

Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Coyotte » 25 mai 2008, 20:41

Boas!!

Como a dúvida se mantem, embora esteja inclinado a que não tenha bloqueio, falei com um amigo e tenho que retirar a referência que se encontra no diferencial e ele depois entende-se com a Nissan e depois diz-me se esta porra sempre tem bloqueio ou não.

e tantos es.... :D

Abraço

Mensagem por joao trapol » 25 mai 2008, 20:50

boas ver aki

http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=11360

este ja rola mas perguntem ao homem como fez .... ou seja tirou 1 e mteu outro,,,, [wink]

o atmoferico realmente é mais reduzido mas penso eu de k é apenas na caixa de transferencia.....

abraço

Mensagem por Coyotte » 25 mai 2008, 21:22

Obgd pela info João.

Já tirei a referencia do meu diferencial e amanhã ou depois, no máximo o pessoal da Nissan já me diz alguma coisa.

No caso de não ter bloqueio (eu penso que não terá :crybaby: ) vou então partir para essa solução, 33 estrias com bloqueio.

De qualquer forma eu depois de ir ao fundo da questão :nod: reporto aqui o que é, como é e o que irá acontecer. :D

Um Oscar Bravo

Ricardo

Mensagem por joao trapol » 26 mai 2008, 01:15

ricouto Escreveu:Obgd pela info João.

Já tirei a referencia do meu diferencial e amanhã ou depois, no máximo o pessoal da Nissan já me diz alguma coisa.

No caso de não ter bloqueio (eu penso que não terá :crybaby: ) vou então partir para essa solução, 33 estrias com bloqueio.

De qualquer forma eu depois de ir ao fundo da questão :nod: reporto aqui o que é, como é e o que irá acontecer. :D

Um Oscar Bravo

Ricardo

pois como o teste deu negativo nao tem .....

abraço sou capaz de saber kem t venda o autoblocante.....

Mensagem por Coyotte » 26 mai 2008, 02:14

Olá João!

O teste deu negativo (levantar as rodas traseiras e rodar) mas pode ser por não ter o tal LSD.

De qualquer forma eu tendo a certeza absoluta entro em contacto contigo, aqui ou por PM.

Abraço

Mensagem por joao trapol » 26 mai 2008, 12:04

ricouto Escreveu:Olá João!

O teste deu negativo (levantar as rodas traseiras e rodar) mas pode ser por não ter o tal LSD.

De qualquer forma eu tendo a certeza absoluta entro em contacto contigo, aqui ou por PM.

Abraço

nao me parece k seja por nao ter lsd, mas confirma isso...

abraço

Re: Auto bloqueio com LSD

Mensagem por Coyotte » 08 nov 2008, 19:42

Boas!
Confirmadissimo!

33 estrias sem autoblocante.

Daqui tenho que decidir o que hei-de fazer.

Abraço,

Ricardo

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 08 nov 2008, 21:19

ricouto Escreveu:Boas!
Confirmadissimo!

33 estrias sem autoblocante.

Daqui tenho que decidir o que hei-de fazer.

Abraço,

Ricardo

O que tens a fazer, é montar um ARB...bloqueio a 100%

Mas se quiseres um Autoblocante para o teu Patrol (de 33 estrias), eu vendo o meu.

Caso estejas interessado, falamos via MP`s :okkk:

Abraço.

Mensagem por Coyotte » 08 nov 2008, 22:44

Boas!

O que eu precisava era de um Detroit Locker para trás e um ARB para a frente mas não tenho tempo para ir à loja compra-los... :unibrow: :D :D

Quanto ao autoblocante tenho aí um Patroleiro que quando eu tiver a massa disponível vou falar com ele.

A coisa está mais ou menos apalavrada.

De qualquer forma agradeço o teu post. :thumbsup:

Abraço

Ricardo

Registado: 21 nov 2007, 17:57

Mensagem por azor_tt » 26 jan 2009, 13:09

boas..isso de turbo ou nao axo que nao e fiavel para saber se tem ou nao bloqueio porque tenho um 260 atmosferico de 94 e tem bloqueio.No proprio eixo virado para a traseira do jipe tem la um autocolante vermelho com a inscriçao LSD .e mesmo no monte ja me deu mto jeito e da para notar o efeito do mesmo..

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 26 jan 2009, 16:07

ricouto Escreveu:Boas!

O que eu precisava era de um Detroit Locker para trás e um ARB para a frente mas não tenho tempo para ir à loja compra-los... :unibrow: :D :D

Precisavas de Detroit para trás porquê? Só se for para poupar € na altura da compra :D .. já experimentaste algum jipe com Detroit? Requer hábito... se meteres ARB atrás vais ver a diferença, fica 5* [wink]

Abraço :okkk:

Mensagem por Coyotte » 26 jan 2009, 22:52

Pedrowolf Escreveu:Precisavas de Detroit para trás porquê? Só se for para poupar € na altura da compra :D .. já experimentaste algum jipe com Detroit? Requer hábito... se meteres ARB atrás vais ver a diferença, fica 5* [wink]

Viva Pedro :thumbsup:

Já conduzi um Range pontualmente com um D-Locker no dif traseiro e pouca diferença notei para um outro Range sem bloqueio (com ARB mas desligado) :)

Penso que num Patrol se sinta mais alguma diferença mas será uma questão de hábito, pois pelo que sei, a condução continua segura e sem qualquer tipo de risco adicional.

Aliás, se alguém tem ou já usou um D-Locker num Patrol, agradecia informações sobre as alterações sentidas na condução "normal"

Quanto ao ARB, sei que tens razão mas experimenta o meu raciocínio: com um D-Locker no eixo traseiro e um True Truck no dianteiro, gasto os mesmos aérios que custam um ARB mais compressor. Desta forma fico com uma tarântula a preço reduzido (passo a expressão) :D

De qualquer forma, já li e reli o tópico que indico de seguida, o qual ilustra bem o que é, não é ou pode ser, muito embora se refira a um Land.

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?=&p=48794

Abraço e boas TTrialeiras

Ricardo

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 27 jan 2009, 14:15

Boaas Ricardo,

Entendo perfeitamente o teu raciocinio, mas para mim Bloqueio a 100% é que é [wink] ,já andei com Detroit Locker, num Discovery e não gostei nada do comportamento, na estrada detestei e em TT nem sempre fiunciona qd. + precisamos, mas admito que seja uma solução económica.

Mensagem por Coyotte » 27 jan 2009, 19:26

Pedrowolf Escreveu:Boaas Ricardo,

Entendo perfeitamente o teu raciocinio, mas para mim Bloqueio a 100% é que é [wink] ,já andei com Detroit Locker, num Discovery e não gostei nada do comportamento, na estrada detestei e em TT nem sempre fiunciona qd. + precisamos, mas admito que seja uma solução económica.

Viva Pedro!

Ora bem, se eu tivesse tempo para ir à loja, bem que comprava um ARB sim senhor :D :D

Na verdade o D-locker é um bloqueio a 100% e o true trac é progresseivo e no total, bloqueia até 60 ou 70% se não estou em erro :rolleyes:

Quanto à diferença na condução, penso que será uma questão de hábito, embora uns requeiram mais paciência para os adquirir do que outros.

Afinal eu tirei os meus assentos de origem do Patrol e meti uns dum Frontera que anda por aí com umas All Star :D e no início parecia complicado mas lá me habituei... talvez porque tenha sido só a altura a requerer habituação e não um comportamento à Opel [clap] [}:)] [}:)] [}:)]

Perdoai-me que eu já não sei o que digo [:p] :D :D

Abraço,

Ricardo

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 28 jan 2009, 02:47

BOAS!
tenho lsd de origem no dif trazeiro!
já pensei em trocar por um ARB, mas! alem do preço , que não meto em questão! tenho estes aspectos em conta!
o lsd está sempre presente , em subidas de montanha com curvas acentuadas sempre a dar gás ou rectas de estradões abertos , não deixa as rodas perder traçao, a não ser em caso de alguma descolar do terreno! Ai fas diferencial!
O ARB Não pode ser utiizado nestas circunstancias!
o ARB só pode ser utilizado em circunstancias especiais, tal com trial ou terreno muito tecnico e lento!
se queres maxima traçao em terreno aberto e grandes velocidades , só tens a ipotese dos bloqueios parciais tipo LSD , visto que estes permitem alguma resistencia no dif,contudo , sem dificultar as manobras apertadas!
Se queres bloqueio a 100% para manobras tecnicas a baixa velocidade! ARB sem duvida
mas não te esqueças que não o podes ligar quando andares a abrir em zonas com curvas!

ex! tenho um amigo que tem um jipe igual ao meu , mas tem ARB enquanto o meu tem o LSD (limited slip dif) de origem!
á tempos fizemos um ciquito de serra durante u dia inteiro! como era no verão não tive nessecidade de ligar as 4 apesar do terreno ser ingreme, contava com o meu LSD que funciona bem!!
o meu amigo , á primeira curvas enrrolada e na impossibilidade de ligar o ARB porque a zona era muito em curvas a 90º , teve de ligar as 4 para poder evoluir por ali a cima!
ele ia na frente e eu ia obsrevando que as rodas dele , em dif livre perdiam traçao a cada pedra do caminho!
as da frente, devido á inclinaçao iam sem grande serviço, e as de trás como o ARB desligado não oferece alguma resistencia de bloqueio, perdiam traçao constantemente em cada curva dos cortafogos!
resultado, ele , apesar de ter as 4 ligadas tinha que bloquear o dif trazeiro sob pena de ficar a esgravatar em cima dos calháus soltos da estrada! mas ao bloquear o dif trazeiro saía de frente nas curvas acentuadas que praticava-mos na serra ! e eu apesar de ir em 2H tinha que lhe dar espaço para não levar com pedras em cima!
nesse dia , tivemos um obstaculo que me fes perder 5 minutos por não ter diff lok a 100% pois uma roda caío numa vala e o Lsd não tem resistencia para bloquerar uma roda no "ar" rapidamente engsatei o guinxo num pinheiro e avancei cerca de 1.5 metros até ter terreno nivelado!
nesse dia, apesar de ter tido este contratempo, dava uma meia hora de avanço ao jipe do meu amigo só porque tinha LSD, caso fosse uma corrida!
mas , se os obstaculos que obrigavam a ter um diff a 100% fossem 10 , ai o meu amigo já levava vantagem!
É uma questão de saber como utilizamos o jipe! o melhor era ter os 2 sisemas! eu ,no meu caso, so pondero montar ARB na frente! pois não quero perder as vantagens que tem o LSD (por ex, no alcatrão , e á porta da Discoteca, o meu jipe deixa 2 riscos no alcatrão :unibrow: :unibrow: , já as Toy e Navarras e strakars e etc. ficam a patinar de uma só roda! :puke: :puke: !! alem do ronco dos 6 do nissan a cantar alto , que é pura e simplesmente ... inpossivel de imitar :sabe: :matrix: [wink] :unibrow: :okkk: :nhnhn: )
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Mensagem por Coyotte » 28 jan 2009, 13:43

Boas!

Depois de ler o teu post, é preciso ver os vários lados da coisa :)

Inicialmente comecei por andar no mato sempre a dar gasóleo, subia sempre, quanto mais não fosse à força bruta :D com os seis cilindros a roncar :thumbsup: :D :D

Actualmente prefiro coisas mais técnicas, onde a velocidade tem um segundo plano e a perícia digamos assim, conta mais.

Claro que de vez em quando lá dou umas assapadelas e aqui vai disto, ou sobe assim ou vão os satélites pelo ar à procura da orbita junto dos já voados planetários [clap] :D :D

O meu problema é que tirando o bloqueio central não tenho mais nenhum e como tal ando a ver algumas soluções de interesse.

Esse teu post é mais uma ajuda naquilo que eu irei decidir.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 28 jan 2009, 13:53

Já me esquecia de acrescentar...

Quando entro para o monte, levo sempre a tracção às 4 ligada e a maioria das vezes em redutoras.

Só para fazer manobras muito apertadas, compo por exemplo inverter um sentido num sítio apertado é que coloco tracção só às 2.

Ricardo

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 28 jan 2009, 17:36

ricouto Escreveu:(...) o true trac é progresseivo e no total, bloqueia até 60 ou 70% se não estou em erro :rolleyes: (...)

Pelo que apurei estás :)

As características do dito cujo referem "apenas" 50%!!!

Não sei se é relevante para o caso... contudo aqui fica mais uma dica :D

Próximo

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes