Deixo aqui a minha opinião acerca de umas MP, que julgo ser de interesse para todo o fórum acerca das valvulinas para as
transmissões :
… Metendo o bloqueio ARB no diferencial da frente no Y61 deverei mudar de vavoline (por a mesma que no traseiro) ou o bloqueio trabalha de maneira diferente visto ñ ser electrico …
A valvulina é a mesma, pois ambos são a 100 % e de accionamento mecânico, mais precisamente o de origem vácuo/mecânico e o arb pneumático/mecânico .
Só os diferenciais com escorregamento limitado (autoblocante), deverão utilizar óleo de engrenagens do tipo Hypoid LSD, pois o accionamento não é mecânico mas sim viscoso ....
... assim sendo passam a usar os dois valvoline mineral e as caixas sintética .. eu só metia (acho que era o indicado)mineral no traseiro e sintético em tudo o resto (caixas e dif.dianteiro)
Desde que cumpra com as especificações definidas pela marca tanto pode meter sintético em tudo como mineral em tudo ...
Entre outras coisas tem a ver que o sintético tem maior durabilidade ou seja faz mais kms, mas no entanto se faz poucos kms por ano a oxidação vai existir em ambos e vai ter que mudar não pelos kms realizados mas devido ao tempo ...
Acresce ainda dizer que se houver TT com alguma permanência do jipe em em travessias de cursos agua / lama é provável que alguma entre lá para dentro, sendo aconselhável mudar nestas situações, logo se estiver a usar o mineral (mais barato) que cumpra com as mesmas especificações, a carteira fica a ganhar ...
PS: corrijam-me se estiver errado
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
...