Lubrificantes / Manutenção do Patrol (vs 2.00)

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Mensagem por Helder Branco » 12 mai 2007, 08:39

Tirem-me uma duvida:
No oleo do motor, por exemplo o oleo sintetico 5w40 o 5 significa a capacidade do oleo a frio (quanto mais baixo for est enumero melhor) e o 40 é a capacidade do oleo a quente? ( quanto mais elevado for este numero melhor? ou não é assim?).

Cumprimentos!

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 mai 2007, 22:27

Helder Branco Escreveu:Tirem-me uma duvida:
No oleo do motor, por exemplo o oleo sintetico 5w40 o 5 significa a capacidade do oleo a frio (quanto mais baixo for est enumero melhor) e o 40 é a capacidade do oleo a quente? ( quanto mais elevado for este numero melhor? ou não é assim?).

Cumprimentos!


Não é bem assim e a resposta tá aqui mesmo neste tópico :
Manwell_Mayraids Escreveu:MINERAIS / SINTETICOS

Em geral e quanto à sua origem teremos óleos minerais (derivados do petróleo), na série de Inverno com grau igual ou superior a 15W (exemplo 15W40), óleos sintéticos (de produção artificial) com grau inferior ou igual a 5W (exemplo 5W40) e semi-sintéticos com grau entre 5W e 15W (exemplo 10W40) que resultam da mistura dos dois em maior ou menor %.

Acresce ainda dizer que o óleo arrefece também as partes do motor que o líquido de arrefecimento do radiador não pode atingir, sendo que o óleo pode assegurar até a 35% da função de arrefecimento, participando assim no equilíbrio térmico do sistema.

Sendo assim é importante compreender que os óleos modernos (sintéticos e semi-sintéticos) são óleos concebidos para os motores actuais, que têm faixas de temperaturas de funcionamento muito mais reduzidas que os nossos antigos, folgas muito diferentes e sobretudo arrefecimentos através da circulação da “água” mais eficientes.

Ou seja os óleos sintéticos e em menor escala os semi-sintéticos são atérmicos. Para preservar as suas elevadas propriedades lubrificantes, absorvem bem menos calorias em contacto com as peças do motor que um óleo mineral, embora quem os produza diga que tal só se verifica acima das temperaturas usuais de funcionamento ou seja acima dos 120ºC, mas o facto é que esses mesmos fabricantes não recomendam de modo nenhum óleo sintético em motores arrefecidos a ar (embora não sendo o nosso caso) devido a este não efectuar as trocas de calor como o óleo mineral, ……. por isso tirem as vossas conclusões .

Nos automóveis antigos, o óleo tem um papel fundamental no arrefecimento do motor e como o óleo mineral possui um bom índice de troca térmico, a transferência das calorias do metal para o óleo será bem superior que com um óleo sintético.

Outro aspecto não negligenciável quanto ao uso de óleos sintéticos devido à sua viscosidade ser em geral grau 5W (na classe de Inverno), faz com que nos motores mais antigos se escape pelas juntas de “papel”.

Penso ainda que a tecnologia de fabrico das peças dos motores actuais é muito mais precisa e que as folgas admitidas entre as peças (fricções) foram diminuídas, o que explicará a utilização de um óleo muito mais fluido.

O Melhor é inimigo do Bom, pelo que um óleo MINERAL é bem melhor para o motor do Patrol que um óleo sintético (com excepção do Y61 3.0Di ?).

O índice de viscosidade de um óleo lubrificante não tem grande significado quando se destina a motores que não estejam sujeitos a frequentes arranques a baixas temperaturas. Em vez desse, o maior problema é dispor de uma viscosidade adequada às temperaturas normais de regime para assegurar a formação de películas que evite contactos metálicos e portanto, desgaste e assegurar um consumo reduzido de óleo.

Uma viscosidade excessiva, a baixas temperaturas, contribui para um arranque difícil provocando dispêndio inútil de combustível e desgaste, assim e em resumo, uma viscosidade elevada tem uma influência favorável sobre:

- a estanquecidade entre os êmbolos e os cilindros e mantem um filme de óleo com uma espessura suficiente e contínua, resistente às altas pressões que se fazem sentir no topo dos êmbolos;
- a redução do consumo de óleo, conservando uma certa liberdade de movimento aos segmentos nas suas sedes;

e desfavorável sobre:

- a rapidez de circulação e portanto da lubrificação imediata das peças e sobre a refrigeração dos orgãos mais afastados e mais quentes (eixo dos êmbolos, guias das válvulas, etc.);
- a energia absorvida para o pôr em movimento, especialmente a baixas temperaturas.

E não se esqueçam da figurinha atrás apresentada em que diz:
- para zonas frias 10W30 é aconselhável
- para zonas quentes e frias 20W40 e 20W50 são adequados


PS: porque acham que por vezes, quando se utiliza um óleo 5W40 no Patrol, o ponteiro do manómetro da pressão de óleo anda sempre abaixo dos valores normais ?


em : https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... c&start=18


Uma leitura desde o inicio tambem não faz mal nenhum :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=1999

:nod:

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 02 abr 2008, 10:22

Deixo aqui a minha opinião acerca de umas MP, que julgo ser de interesse para todo o fórum acerca das valvulinas para as transmissões :

… Metendo o bloqueio ARB no diferencial da frente no Y61 deverei mudar de vavoline (por a mesma que no traseiro) ou o bloqueio trabalha de maneira diferente visto ñ ser electrico …


A valvulina é a mesma, pois ambos são a 100 % e de accionamento mecânico, mais precisamente o de origem vácuo/mecânico e o arb pneumático/mecânico .

Só os diferenciais com escorregamento limitado (autoblocante), deverão utilizar óleo de engrenagens do tipo Hypoid LSD, pois o accionamento não é mecânico mas sim viscoso ....


... assim sendo passam a usar os dois valvoline mineral e as caixas sintética .. eu só metia (acho que era o indicado)mineral no traseiro e sintético em tudo o resto (caixas e dif.dianteiro)


Desde que cumpra com as especificações definidas pela marca tanto pode meter sintético em tudo como mineral em tudo ...

Entre outras coisas tem a ver que o sintético tem maior durabilidade ou seja faz mais kms, mas no entanto se faz poucos kms por ano a oxidação vai existir em ambos e vai ter que mudar não pelos kms realizados mas devido ao tempo ...

Acresce ainda dizer que se houver TT com alguma permanência do jipe em em travessias de cursos agua / lama é provável que alguma entre lá para dentro, sendo aconselhável mudar nestas situações, logo se estiver a usar o mineral (mais barato) que cumpra com as mesmas especificações, a carteira fica a ganhar ...


PS: corrijam-me se estiver errado [wink] ...
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Mensagem por _2 » 02 abr 2008, 10:35

Boa dica obrigado :thumbsup:

abrç

_2 [wink]

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Mensagem por BICHODUMATU » 16 mai 2008, 22:17

Boa noite a todos! Perdoem-me a ignorância mas gostava de saber qual o lubrificante adequado para o diferencial traseiro do meu Patrol 260.
Obrigado

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 16 mai 2008, 23:23

Na primeira pagina deste tópico tem para o Y61 :

Manwell_Mayraids Escreveu:MANUTENÇÃO DO PATROL
...

Atenção aos que têm Patrol no eixo traseiro (*) com diferencial de escorregamento limitado (autoblocante), pois deverão utilizar óleo de engrenagens do tipo Hypoid LSD :

- GALP LS 90
- BP ENERGEAR LIMSLIP 90
- CASTROL HHYPOY LS 90
- CEPSA AURIGA LS 90
- TRANSELF TIPO BLS
- ESSO GEAR OIL LSA
- FINA PONTONIC LS
- MOBIL INFILREX 33
- SHEL SPIRAX A 90 LS

E como uma imagem vale mais que mil palavras, que muitos já conhecem (tirado do manual do Y61) :

Imagem


Para o 260 deverá ser igual, mas confirma no teu manual.

Atenção à nota descrita : se tiver autoblocante ...
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Mensagem por BICHODUMATU » 17 mai 2008, 11:34

Pois até confirmava mas não tenho manual..... :(

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Mensagem por BICHODUMATU » 20 mai 2008, 19:37

Boa tarde! Antes de mais peço desculpa por estar a incomodar mas gostava de saber uma coisa, o meu diferencial tem autoblocante e de acordo com o que é dito no tópico devo usar óleo de engrenagens LSD. Primeira questão: Essa denominação LSD vem na embalagem, se na embalagem disser SAE 80W90 Norma API GL5 posso considerar com sendo LSD?
Segunda:
Há muita gente a usar óleo AT em substituição do LSD, quais os problemas que poderá trazer esta "troca"?

Obrigado pelo esclarecimento
Cumprimentos,

Bruno Ferreira

 
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Mensagem por sotero » 20 mai 2008, 19:43

LSD...sera um aditivo que raramenta veem com o oleo.esse que falas da para os dois diferenciais,caixas,etc.mas com autoblocante ,deves por o tal lsd...pergunta aos gajos do flower-power... :D :eek: eles e que usaram muito disso... :D abr

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Mensagem por BICHODUMATU » 20 mai 2008, 19:44

Então desde que tenha a viscosidade etc e tal não há espiga, certo?

Obrigado :nod:

 
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Mensagem por sotero » 20 mai 2008, 20:29

nao .LSD e um tipo de oleo ,o resto 80/90...sao oleos normais para cXs.procura por ai pela net... :D

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Mensagem por BICHODUMATU » 20 mai 2008, 21:08

Então ponho o 80W90 ou ponho o das direcções assistidas?

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 mai 2008, 08:30

BICHODUMATU Escreveu:Boa tarde! Antes de mais peço desculpa por estar a incomodar mas gostava de saber uma coisa, o meu diferencial tem autoblocante e de acordo com o que é dito no tópico devo usar óleo de engrenagens LSD. Primeira questão: Essa denominação LSD vem na embalagem, se na embalagem disser SAE 80W90 Norma API GL5 posso considerar com sendo LSD?
...


Ponha qualquer um dos já indicados :
- GALP LS 90
- BP ENERGEAR LIMSLIP 90
- CASTROL HYPOY LS 90
- CEPSA AURIGA LS 90
- TRANSELF TIPO BLS
- ESSO GEAR OIL LSA
- FINA PONTONIC LS
- MOBIL INFILREX 33
- SHELL SPIRAX A 90 LS

Ou ainda :
- ELF TRANSELF TYPE B LS 90
- FUCHS TITAN GEAR LS 90
- TEXACO GEARTEX LS 85W90
- TOTAL TRANSMISION DA
- VEEDOL MULTIGEAR LIMITED SLIP

Nestes não precisa de adicionar nenhum aditivo para "LSD" pois já vem incorporado nos mesmos. Se reparar na descrição, em quase todos vem "LS" ...

PS : Informação sujeita a confirmação.
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 mai 2008, 10:49

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Mensagem por sotero » 21 mai 2008, 12:48

LSD :eek: -LUCY in the SKY with DIAMONDS...aditivos... :D

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Lubrificantes - LSD

Mensagem por repacosi » 31 mar 2009, 23:19

Boas,

Deixo aqui link para uma lista enorme de óleos de transmissão com aditivos limited slip (deslizamento limitado) (ver pág. 7 e 8) e de óleos de caixas com aditivos tipo "limited slip" (ver pág. 9), - Fabricante e designação do produto, que encontrei por aqui na net...

http://www01apps.zf.com/kst464/ZF_Inter ... =1&id=2456

cumps.
:nhnhn: :okkk:
...sair direitto dos caminhos torttos...

 
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Re: Lubrificantes / Manutenção do Patrol (vs 2.00)

Mensagem por nmhc » 07 jul 2010, 23:52

Olá, alguém pode disponibilizar o ficheiro excel de manutenção? O link da 1ª pag. já não está disponível. Obrigado. :cool:

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