syxon Escreveu:OBRIGADO...
syxon Escreveu:OBRIGADO PELA DICA.... MAS NAO SE DEVERIA COLOCAR MAIS CA PARA TRAS!? (DUVIDAS DE QUEM PERCEBE PC DE TEORIAS MECANICAS)
sotero Escreveu:...tanta gente com ventuinhas electricas,quem me vende o plastico ,ou avental da ventuinha?isso e que era...abraço Sotero
Gonçalo F. Escreveu:syxon Escreveu:OBRIGADO...
Atenção ao local onde colocas o sensor termostático.
Já fiz esta aletração no meu Patrol - adotando 2 ventoinhas, e coloquei o sensor no próprio radiador - no local do parafuso de lavagem do radiador.
O sensor "trabalha"entre os 85 e 90ºC, ou seja, liga as ventoinhas aos 90 e desliga-as aos 85ºC.![]()
Ficou muito bom![]()
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Sergio Borges Escreveu:Gonçalo F. Escreveu:syxon Escreveu:OBRIGADO...
Atenção ao local onde colocas o sensor termostático.
Já fiz esta aletração no meu Patrol - adotando 2 ventoinhas, e coloquei o sensor no próprio radiador - no local do parafuso de lavagem do radiador.
O sensor "trabalha"entre os 85 e 90ºC, ou seja, liga as ventoinhas aos 90 e desliga-as aos 85ºC.![]()
Ficou muito bom![]()
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Boas Gonçalo.
Será possivel disponibilizar aqui para a malta, o tipo de ventoinha e sensor(marca, ou de que carro) que utilizas-te .
se poderes posta ai uma foto ou duas.
Obrigado.
Sergio Borges Escreveu:Um dia deste quando for a Mirandela passar um fim de semana de Patrol, ligo-te, e vês os promenores que precisares
Boas Gonçalo.
Isso é que era serviço, quando quiseres é so apitares.
Aproveita agora a altura da Reginorde(feira das actividades económicas), que tb tem qualquer coisa de TT o NPOWER de Murça costuma ter cá uma barraca. É em Maio, mas assim que souber datas certas aviso.
Abrs.
Gonçalo F. Escreveu:syxon Escreveu:OBRIGADO PELA DICA.... MAS NAO SE DEVERIA COLOCAR MAIS CA PARA TRAS!? (DUVIDAS DE QUEM PERCEBE PC DE TEORIAS MECANICAS)
NÂO!!!
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Deve estar junto do radiador.
As ventoinhas arrefecem a água que está no radiador!!! e, por isso, a temperatura de referência para o trabalho das ventoinhas deve ser a que está no radiador.
Basta veres que, mesmo nas ventoinhas mecânicas, o que faz "prender" o acoplamente viscoso, é, precisamente, o calor libertado pela água que circula no radiador![]()
Se ligares o sensor num qualquer ponto da culassa, as ventoinhas até ligarão na temperatura esperada....... mas depois dificilmente desligam, porque antes da temperatura baixar os 5ºC esperados na cabeça, já o termostato fechou o circuito ao radiador, dicultando a partir daí, que a temperatura da água no motor, baixe.
Os motores RD28T, infelizmente, têm uma (má) particularidade - diferenças de 5 a 10ºC na temperatura da água do motor entre a zona do 1.º cilindro (que é a zona do termostato) e a do 6.º (aqui, mais quante).
Por isso, tambem substituí a rela atrás do 6.º cilindro, por mais uma purga de circulação da água - ajudando a uniformizar o arrefecimento da culassa (e não a aumentar o arrefecimento, como muitos julgam)
Abraço
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Helder Branco Escreveu:No meu jipe tambem adaptei uma ventuinha electrica e tirei a original.
a valvula da temperatura foi instalada na saida de agua do 4 cilindro (ou seja aki o aquecimento da-se mais depressa do que no radiador).
O que posso dizer é que tá a funcionar as mil maravilhas.
Quanto ao do Gonçalo é verdade que a mesma adaptação não produziu o resultado esperado mas isso foi por causa do "T" onde ele adaptou a valvula.
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