Ventuinha???

Registado: 24 jul 2006, 12:50

Ventuinha???

Mensagem por CFRS » 24 mar 2008, 13:59

Alguem me explica qual é o mecanismo da ventuinha de arrefecimento?
Conheço um patrol de um amigo que tem a ventuinha sempre ligada e de facto o carro anda menos que o meu, presumo que o facto da ventuinha estar sempre ligada tira potencia ao motor, certo?
O que se deve fazer para arranjar tal? rolamento?
Abraço...

Registado: 31 out 2006, 13:38

Mensagem por bcrena » 24 mar 2008, 14:04

Queres um conselho, tira essa e mete 2 electricas

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 24 mar 2008, 14:24

mas é so tirar a vontoinha mecanica ou é preciso fazer mais alguma operação? ja tenho em vista um conjunto de ventionhas do toledo 1.9td que tem uma grande e uma media...

Mensagem por bcrena » 24 mar 2008, 14:40

syxon Escreveu:mas é so tirar a vontoinha mecanica ou é preciso fazer mais alguma operação? ja tenho em vista um conjunto de ventionhas do toledo 1.9td que tem uma grande e uma media...

É só tirar a que lá está, aplicar as electricas e meter uma valvula de temperatura para accionar as ventuinhas.

Mensagem por syxon » 24 mar 2008, 14:50

e essa valvula pode ser de 80 graus certo? ou convem ser mais alta? estas ventoinhas que falei têm 3 velocidades, sera que a valvula nao tem que ser a indicada?

Mensagem por bcrena » 24 mar 2008, 15:03

se as ventuinhas têm 3 velocidades compras uma valvula de 3 velocidades que dispara a conforme os niveis de tenperatura da água, mas aconselhava-te a colocar uma valvula de 1 velocidade a disparar a velociade mais rápida das ventuinhas e quanto mais cedo disparar melhor

Mensagem por syxon » 24 mar 2008, 18:40

OBRIGADO...

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 24 mar 2008, 20:14

syxon Escreveu:OBRIGADO...

Atenção ao local onde colocas o sensor termostático.

Já fiz esta aletração no meu Patrol - adotando 2 ventoinhas, e coloquei o sensor no próprio radiador - no local do parafuso de lavagem do radiador.

O sensor "trabalha"entre os 85 e 90ºC, ou seja, liga as ventoinhas aos 90 e desliga-as aos 85ºC. :unibrow:

Ficou muito bom :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por syxon » 24 mar 2008, 20:29

OBRIGADO PELA DICA.... MAS NAO SE DEVERIA COLOCAR MAIS CA PARA TRAS!? (DUVIDAS DE QUEM PERCEBE PC DE TEORIAS MECANICAS)

Mensagem por Gonçalo F. » 24 mar 2008, 21:24

syxon Escreveu:OBRIGADO PELA DICA.... MAS NAO SE DEVERIA COLOCAR MAIS CA PARA TRAS!? (DUVIDAS DE QUEM PERCEBE PC DE TEORIAS MECANICAS)

NÂO!!!
:angry:
Deve estar junto do radiador.

As ventoinhas arrefecem a água que está no radiador!!! e, por isso, a temperatura de referência para o trabalho das ventoinhas deve ser a que está no radiador.

Basta veres que, mesmo nas ventoinhas mecânicas, o que faz "prender" o acoplamente viscoso, é, precisamente, o calor libertado pela água que circula no radiador [:p]

Se ligares o sensor num qualquer ponto da culassa, as ventoinhas até ligarão na temperatura esperada....... mas depois dificilmente desligam, porque antes da temperatura baixar os 5ºC esperados na cabeça, já o termostato fechou o circuito ao radiador :unibrow: , dicultando a partir daí, que a temperatura da água no motor, baixe.

Os motores RD28T, infelizmente, têm uma (má) particularidade - diferenças de 5 a 10ºC na temperatura da água do motor entre a zona do 1.º cilindro (que é a zona do termostato) e a do 6.º (aqui, mais quante).

Por isso, tambem substituí a rela atrás do 6.º cilindro, por mais uma purga de circulação da água - ajudando a uniformizar o arrefecimento da culassa (e não a aumentar o arrefecimento, como muitos julgam)

Abraço
:thumbsup:

.

Mensagem por syxon » 24 mar 2008, 21:55

é por isso que eu gosto deste forum!!!! obrigado !!!!

Registado: 24 jul 2006, 12:50

Mensagem por CFRS » 25 mar 2008, 14:00

E arranjar o sistema original??? Como???
Eu por mim era tb esse a solução, ventuinhas electricas, mas existe proprietários um pouco "fechados" a tais alterações.
Como consertar tal sistema?

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 25 mar 2008, 19:30

...tanta gente com ventuinhas electricas,quem me vende o plastico ,ou avental da ventuinha?isso e que era...abraço Sotero :D

Mensagem por Gonçalo F. » 25 mar 2008, 22:50

sotero Escreveu:...tanta gente com ventuinhas electricas,quem me vende o plastico ,ou avental da ventuinha?isso e que era...abraço Sotero :D

Caro Sotero,

poderia ser um dos vendedores dessa peça... mas não sei o dia de amanhã e se não virei a precisar dela, caso tenha que recorrer à ventoinha mecânica novamente [wink]

Registado: 07 abr 2006, 20:52

Mensagem por TB » 26 mar 2008, 15:46

Boas.
Que modelos de ventuinhas se podem colocar?
Estava a pensar em duas, uma ao lado da outra para apanhar todo o radiador. Alguem sabe quais os carros que me podem fornecer as ventuinhas para este efeito?
Abraço e obrigado.

Registado: 07 abr 2006, 20:52

Mensagem por TB » 29 mar 2008, 10:48

Então?

Registado: 26 nov 2006, 23:02

Mensagem por TDI_sport » 29 mar 2008, 12:19

TB Escreveu:Então?

Eu cheguei a arranjar na sucata um termoventilador completo de 2 ventuinhas do tamanho do radiador do GR.

Não sei de que carro eram.

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 31 mar 2008, 19:35

Gonçalo F. Escreveu:

Já fiz esta aletração no meu Patrol - adotando 2 ventoinhas, e coloquei o sensor no próprio radiador - no local do parafuso de lavagem do radiador.

O sensor "trabalha"entre os 85 e 90ºC, ou seja, liga as ventoinhas aos 90 e desliga-as aos 85ºC. :unibrow:

Boas Gonçalo.
Será possivel disponibilizar aqui para a malta, o tipo de ventoinha e sensor(marca, ou de que carro) que utilizas-te .
se poderes posta ai uma foto ou duas.
Obrigado.
slsb

Mensagem por Gonçalo F. » 31 mar 2008, 23:24

Sergio Borges Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:

Boas Gonçalo.
Será possivel disponibilizar aqui para a malta, o tipo de ventoinha e sensor(marca, ou de que carro) que utilizas-te .
se poderes posta ai uma foto ou duas.
Obrigado.

Olá Caro Sérgio

Fotos, só no próximo fdsemana, que é quando estou junto do Patrol. Prometo colocá-las.

De qualquer forma, posso adiantar alguma informação:

As ventoinhas que montei eram duas "gémeas" de um Audi 80TDi(acopladas pelo mesmo avental plástico). São de tamanho igual e caudal / capacidade de ventilação, semelhante.

O sensor termostático está colocado no Radiador (o do RD28T tem lá o local exacto para o sensor, sem qualquer alteração - basta retirar um parafuso).
É da marca FAE e "trabalha" entre os 90 e os 85ºC (ligar e desligar as ventoinhas, respectivamente).

Um dia deste quando for a Mirandela passar um fim de semana de Patrol, ligo-te, e vês os promenores que precisares [wink]

:thumbsup: [wink]

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 02 abr 2008, 16:23

Um dia deste quando for a Mirandela passar um fim de semana de Patrol, ligo-te, e vês os promenores que precisares

Boas Gonçalo.
Isso é que era serviço, quando quiseres é so apitares.
Aproveita agora a altura da Reginorde(feira das actividades económicas), que tb tem qualquer coisa de TT o NPOWER de Murça costuma ter cá uma barraca. É em Maio, mas assim que souber datas certas aviso.
Abrs.
slsb

Mensagem por Gonçalo F. » 02 abr 2008, 19:00

Sergio Borges Escreveu:
    Um dia deste quando for a Mirandela passar um fim de semana de Patrol, ligo-te, e vês os promenores que precisares

Boas Gonçalo.
Isso é que era serviço, quando quiseres é so apitares.
Aproveita agora a altura da Reginorde(feira das actividades económicas), que tb tem qualquer coisa de TT o NPOWER de Murça costuma ter cá uma barraca. É em Maio, mas assim que souber datas certas aviso.
Abrs.

TT na REGINORDE????

Já o ano passado estava a contar com esse passeio e..... nada.

Não houve em 2007.

Vamos a ver este ano.

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 02 abr 2008, 21:13

Gonçalo F. Escreveu:
syxon Escreveu:OBRIGADO PELA DICA.... MAS NAO SE DEVERIA COLOCAR MAIS CA PARA TRAS!? (DUVIDAS DE QUEM PERCEBE PC DE TEORIAS MECANICAS)

NÂO!!!
:angry:
Deve estar junto do radiador.

As ventoinhas arrefecem a água que está no radiador!!! e, por isso, a temperatura de referência para o trabalho das ventoinhas deve ser a que está no radiador.

Basta veres que, mesmo nas ventoinhas mecânicas, o que faz "prender" o acoplamente viscoso, é, precisamente, o calor libertado pela água que circula no radiador [:p]

Se ligares o sensor num qualquer ponto da culassa, as ventoinhas até ligarão na temperatura esperada....... mas depois dificilmente desligam, porque antes da temperatura baixar os 5ºC esperados na cabeça, já o termostato fechou o circuito ao radiador :unibrow: , dicultando a partir daí, que a temperatura da água no motor, baixe.

Os motores RD28T, infelizmente, têm uma (má) particularidade - diferenças de 5 a 10ºC na temperatura da água do motor entre a zona do 1.º cilindro (que é a zona do termostato) e a do 6.º (aqui, mais quante).

Por isso, tambem substituí a rela atrás do 6.º cilindro, por mais uma purga de circulação da água - ajudando a uniformizar o arrefecimento da culassa (e não a aumentar o arrefecimento, como muitos julgam)

Abraço
:thumbsup:

.

Quanto a isto eu tenho uma opinião diferente e fundamentada sobre onde deves colocar a valvula da temperatura.
não é Gonçalo?
:unibrow:

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 02 abr 2008, 21:16

No meu jipe tambem adaptei uma ventuinha electrica e tirei a original.
a valvula da temperatura foi instalada na saida de agua do 4 cilindro (ou seja aki o aquecimento da-se mais depressa do que no radiador).
O que posso dizer é que tá a funcionar as mil maravilhas.
Quanto ao do Gonçalo é verdade que a mesma adaptação não produziu o resultado esperado mas isso foi por causa do "T" onde ele adaptou a valvula. :thumbsup:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 02 abr 2008, 21:28

em relaçao a aquecimento este mes vou por um radiador especifico com maior capacidade e os favos mais abertos...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Gonçalo F. » 02 abr 2008, 22:37

Helder Branco Escreveu:No meu jipe tambem adaptei uma ventuinha electrica e tirei a original.
a valvula da temperatura foi instalada na saida de agua do 4 cilindro (ou seja aki o aquecimento da-se mais depressa do que no radiador).
O que posso dizer é que tá a funcionar as mil maravilhas.
Quanto ao do Gonçalo é verdade que a mesma adaptação não produziu o resultado esperado mas isso foi por causa do "T" onde ele adaptou a valvula. :thumbsup:

Mas tb sabes que experimentei T`s de todo o tipo e mais do que uma válvula... e nada

Quando optei pelo radiador... à primeira, acertei em cheio!!! [wink]

Abraço, amigo Hélder

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes