Intercooler

 
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Mensagem por pauloalmas » 16 jun 2007, 08:48

Já muito se falou de ICs, mas nada da bomba injectora ...

O que os ICs fazem é arrefecer o ar, o que provoca uma maior proximidade entre as suas moleculas, ou seja, mais quantidade de ar no mesmo volume. Ora se temos mais quantidade de ar, podemos introduzir também mais combustível por forma a ter novamente uma mistura ideal.

Penso que o resultado será bastante agradável ...

Cumprimentos e bons passeios.

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 16 jun 2007, 11:32

pauloalmas Escreveu:Já muito se falou de ICs, mas nada da bomba injectora ...

O que os ICs fazem é arrefecer o ar, o que provoca uma maior proximidade entre as suas moleculas, ou seja, mais quantidade de ar no mesmo volume. Ora se temos mais quantidade de ar, podemos introduzir também mais combustível por forma a ter novamente uma mistura ideal.

Penso que o resultado será bastante agradável ...

Cumprimentos e bons passeios.


Teoricamente é verdade mas , os nossos patrol já tem combustivel a mais . o que lhes falta é mesmo AR (moleculas de O2 na camera de combustao)
tanto repara que aumentando a quantidade de ar admitido num motor afinado de origem , ele vai subindo sempre de potencia sem aumentar o combustivel. é claro que ás tantas deve atingir um ponto que nessecite mais combustivel, mas ai já tás num nivel de potencia elevado em relaçao aos cavalos debitados como vem de fabrica.
á todo interesse em aumentar a potencia sem aumentar o combustivel;

motor menos poluente, igual temperatura nas cameras de combustão
melhor rendimento -menor consumo :nod:

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Mensagem por cristiano » 16 jun 2007, 13:51

quote]



motor menos poluente, igual temperatura nas cameras de combustão
melhor rendimento -menor consumo :nod:[/quote]


ta fixe :thumbsup: fez-me lembrar o anuncio da BP... LOL
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Mensagem por Gonçalo F. » 01 jul 2007, 00:21

Mr Guerra Escreveu:
pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo


Como em tudo que aquece na vida..... :D :D :D :D :D :D :D :D :D
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade

FALSO :D :D :D :D :D :D :D :D

para além do mais meu caro amigo tás sempre a ver mal as coisas.

O banco de potência que tu falas não serve para nada sabes porquê:

Passo a pilicar....

Um cooler ar/ar só funciona em deslocação, parado no banco? xapéu.....
e agora pergunto:

Cooler ar/água ou água/ar??? :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D



ERRADO, Mr. Guerra,


Num banco de potência também existe, obrigatoriamente, circulação de ar (muito aproximada ao real).

Qualquer banco de potência, tem enormes ventoinhas na frente do carro, que para além de debitarem um grande caudal de ar (muito mesmo), tambem produz um ruido insuportável.

Portanto, o Intercooler, mesmo num ensaio em banco, cria os devidos efeitos...positivos

Esse caudal de ar é sempre obrigatório para aproximar ao máximo, as condições de teste - refrigeração do motor e admissão de ar de combustão.


Abraço Patroleiro :thumbsup:

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Mensagem por brunoftt » 01 jul 2007, 02:40

exactamente Gonçalo,
o meu desafio mantem-se, publicitem os valores de amtes e depois com e sem circulação de ar.
UM ABRAÇO

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Mensagem por FilipePinto » 12 dez 2007, 19:56

Boas,

nas aplicações de intercoolers no patrol, pode-se usar qualquer intercooler? ou há limitações?

Uma vez que para TT interessa ser pequeno e com ventoinha o q dizem do ic do smart cdi?

cumps
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Mensagem por Gonçalo F. » 15 dez 2007, 22:25

Mr Guerra Escreveu:
pelo que eu percebi pelo outro topico esse sistema de ar agua precisa de uma manica de fazer gelo


Como em tudo que aquece na vida..... :D :D :D :D :D :D :D :D :D
um intercooler dá um ganho de potencia, isso é verdade, mas em velocidade

FALSO :D :D :D :D :D :D :D :D

para além do mais meu caro amigo tás sempre a ver mal as coisas.

O banco de potência que tu falas não serve para nada sabes porquê:

Passo a pilicar....

Um cooler ar/ar só funciona em deslocação, parado no banco? xapéu.....
e agora pergunto:

Cooler ar/água ou água/ar??? :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D


Caro Mr. Guerra,

Julgo que há pessoas que precisam de explicação sobre este tema, agora a ti já te responderam a essas tuas opiniões (algo destorcidas).

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Mensagem por FilipePinto » 16 dez 2007, 11:26

FilipePinto Escreveu:Boas,

nas aplicações de intercoolers no patrol, pode-se usar qualquer intercooler? ou há limitações?

Uma vez que para TT interessa ser pequeno e com ventoinha o q dizem do ic do smart cdi?

cumps


:rolleyes:
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Mensagem por nmf » 16 dez 2007, 16:22

Boas, na minha opiniao para quem esta a pensar em aplicar um intercooler tem de optar por um que seja compativel com os litros do motor por ex:
-para o 3.3 o intercooler deve ser de um motor de 3 litros e nao o do smart
No que diz respeito a eficiencia e claro que o ic e eficiente mesmo no TT porque mesmo nao havendo uma grande deslocaçao do veiculo o ar que sai do turbo nao entra directamente no colector de admissao e durante o percurso (tubagens e intercooler) o ar sempre vai arrefecendo.
A ventoinha melhora bastante a eficacia no TT desde que ligue a temperaturas baixas, no caso de nao ter ventoinha o melhor é colocar o intercooler na frente do radiador da agua.

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Mensagem por FilipePinto » 19 jan 2008, 13:57

ofereceram-me um ic de um C5 hdi, a cilindrada deve ser 2.0 ou 2.2.. uma vez que se trata de um motor mais moderno com valores de potencia superiores, o ic será adequado?

cumps
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Mensagem por TB » 20 jan 2008, 00:12

Boas.
O meu levou um de uma Iveco (novo), é mto grande.
Sobe com vontade até às 4000RPM. [clap]
Sem dúvida que se nota a diferença, e muita.
Imagem
Atenção à montagem.

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Mensagem por TiagoFerreira » 20 jan 2008, 03:19

Aí jasuse... :eek: Mãezinha

Realmente deves ter VELOCIDADE... E BAIXAS???

Isso deve demorar a encher uí uí...
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Mensagem por TB » 21 jan 2008, 03:02

Baixas???
:(
Nunca as tive, acho que ninguém tem.
Isto sem alterar o bicho. :D

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Mensagem por TDI_sport » 21 jan 2008, 09:39

TiagoFerreira Escreveu:Aí jasuse... :eek: Mãezinha

Realmente deves ter VELOCIDADE... E BAIXAS???

Isso deve demorar a encher uí uí...


Deixa-me explicar uma coisa, tu tens baixas porque tens grupos conicos senão eras como os outros. e quanto ao intercooler esse k vês aí em cima tem uma diferença minima para o teu.

90% dos coollers leva 3 lts é a capacidade standard deles sejam grandes pequenos mais largos mais altos é 3lts k leva, esse que tu tens eu conheço e até tenho aqui um igual portanto não digas a mais ninguem que foi feito de proposito, e leva 2.65lts e isso do enche e desvazia e do indicado não passam de teorias da batata.

Como pode haver um indicado se de origem nem tinham?

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Mensagem por TiagoFerreira » 21 jan 2008, 10:28

Deve ser :nod:

Intercollers indicados, não existem. Cada um mete de acordo com a sua teoria da batata, que só a compra quem quer.
O meu intercoller, parte dele já vinha montado! O anterior dono disse-me que era de um TD-5! Achei estranho, andei a ver, disseram-me que deveria ter sido dos que se fazem. No Carlos Sousa, Rio de Mouro, disse-me o próprio que este é de uma Ducato e destes já nem ele arranjava. Ele mete uns da Ducato, iguais, mas maiores.
Esse IC, que dizes ser igual ao meu, deve fazer 3 dele, no mínimo! Disse-me o próprio que quanto maior, mais tarde é o efeito, mais tarde dispara, e para o monte velocidade não é o que se pretende.
Com um intercoller pequeno, é a minha teoria da batata que ganhas baixa!
Mas tu deves saber mais, eu nunca andei de jipose

Se tens um igual diz-me que eu vou buscá-lo para outro GR aqui nosso.
Abraço
Tiago Ferreira - EriceiraTT

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Mensagem por TDI_sport » 21 jan 2008, 11:52

TiagoFerreira Escreveu:Deve ser :nod:

Intercollers indicados, não existem. Cada um mete de acordo com a sua teoria da batata, que só a compra quem quer.
O meu intercoller, parte dele já vinha montado! O anterior dono disse-me que era de um TD-5! Achei estranho, andei a ver, disseram-me que deveria ter sido dos que se fazem. No Carlos Sousa, Rio de Mouro, disse-me o próprio que este é de uma Ducato e destes já nem ele arranjava. Ele mete uns da Ducato, iguais, mas maiores.
Esse IC, que dizes ser igual ao meu, deve fazer 3 dele, no mínimo! Disse-me o próprio que quanto maior, mais tarde é o efeito, mais tarde dispara, e para o monte velocidade não é o que se pretende.
Com um intercoller pequeno, é a minha teoria da batata que ganhas baixa!
Mas tu deves saber mais, eu nunca andei de jipose

Se tens um igual diz-me que eu vou buscá-lo para outro GR aqui nosso.
Abraço


Está aqui em Barcelos quanto queres dar por ele?

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Mensagem por Vendaval R Pereira » 21 jan 2008, 12:11

TiagoFerreira Escreveu:TD-5


assim á primeira vista é parecido com o da PASSAT

E agora , que já montei um IC, no 260, de uma L200
devo dizer que perdi disparo no arranque , mas só quando o turbo está "frio ".
já em quente mantem a potencia acima do que era normal. e em estrada dá mesmo rezultado.

se o tenho montado na posiçao em que está o do Tiago , acho que tinha ficado muito melhor, pois tinha muito menos comprimento de mangueira . assim em posiçao central alem de ter de encher o IC , o turbo ainda tem que encher os tubos. acho que aqui é que está o segredo :nod: ,
pois á parte da maior ou menor eficacia do IC, os tubos , no meu caso levam quase tanto ar como o cooler .

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Mensagem por TDI_sport » 21 jan 2008, 16:47

Vendaval R Pereira Escreveu:
TiagoFerreira Escreveu:TD-5


assim á primeira vista é parecido com o da PASSAT

E agora , que já montei um IC, no 260, de uma L200
devo dizer que perdi disparo no arranque , mas só quando o turbo está "frio ".
já em quente mantem a potencia acima do que era normal. e em estrada dá mesmo rezultado.

se o tenho montado na posiçao em que está o do Tiago , acho que tinha ficado muito melhor, pois tinha muito menos comprimento de mangueira . assim em posiçao central alem de ter de encher o IC , o turbo ainda tem que encher os tubos. acho que aqui é que está o segredo :nod: ,
pois á parte da maior ou menor eficacia do IC, os tubos , no meu caso levam quase tanto ar como o cooler .


Ainda não sei de que carro é porque chegou-me as mãos desmontado, mas do passat não é de certeza ele tem uma particulariadade que é a 1/2 lua em plastico na parte de trás.

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Mensagem por TiagoFerreira » 21 jan 2008, 20:58

Já te disse que o tal mágico me disse que era de uma Ducato, mas que já não são esses que encontras nas carrinhas actualmente!


TDI_sport, manda lá o teu preço por MP, que se fôr igual ao meu vale milhões! E claro que não é para mim, já tenho e não o troco por outro, mas é para um GR daqui! Envia foto e dimensões sff.

De mecânica vou percebendo e aprendendo nos meus jipes e aqui com a malta, e jipose só ando aí à 1 ou 2 semanas.. :puke:

Mas como já disse atrás, houve um mágico, que tb já referi o nome, que me vendeu uma "teoria da batata" como muitos para aí falam, que eu a comprei. Passo a referir e cito o meu exemplo que vejo bem a diferença do meu GR para os outros.. ..no mato a andar devagar!

..então o mágico disse-me assim:

"Meu filho.. ..monta um IC.. ..é só vantagens e pecas menos! Acabas com stresses de temperatura e ganhas potência. Daqueles IC que dá para espetar uma ventoínha de botão.. porque tu precisas de ar é quando estás parado no buraco meu filho.. ....monta um curto com tubos curtos daqueles azuis, para teres mais baixas.. ..os grandes são bons é para dar velocidade mas não é isso que queres meu filho.. ..não o montes em cima do motor.. ..recebes o calor do motor e ficas com tubos demasiado grandes.. ..logo PERDES TUDO TUDO na expansão dos tubos e tempo que demora a passar o ar.. ..e se puderes meu filho.. ..mete daqueles tubinhos azuis que dilata menos"


Mas pronto.. metam lá esses IC gigantes com grandes tubagens. A malta faz o que quer e compra a teoria da batata que quiser! Esta foi a que eu comprei e garantidamente que não a troco.

Foi o meu contributo, a minha opinião depois de falar com algumas pessoas que sabem bem mais que eu, foi a minha experiência de 1 ou 2 semanas de jipose e revelei o segredo do Power anormal do meu Carro. "IC curto montado onde está por causa do tamanho dos tubos. E tubos daqueles azuis com menos de 1 palmo"


Teórico da batata
EriceiraTT


PS: Há por aí um comentário do MIGUEL BRAGA que acho que também deviam ler. ...sobre a grande vantagem que os IC trazem!
E sobre este assunto, n vou mais postar, visto aqui haver malta que sabe mais que eu, por isso comentem à vontade. Quem quiser falar um pouco mais sobre isto, fale por MP, que tenho todo o gosto.
Tiago Ferreira - EriceiraTT

 
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Mensagem por simao4x4 » 23 jan 2008, 08:15

TiagoFerreira Escreveu:Já te disse que o tal mágico me disse que era de uma Ducato, mas que já não são esses que encontras nas carrinhas actualmente!


TDI_sport, manda lá o teu preço por MP, que se fôr igual ao meu vale milhões! E claro que não é para mim, já tenho e não o troco por outro, mas é para um GR daqui! Envia foto e dimensões sff.

De mecânica vou percebendo e aprendendo nos meus jipes e aqui com a malta, e jipose só ando aí à 1 ou 2 semanas.. :puke:

Mas como já disse atrás, houve um mágico, que tb já referi o nome, que me vendeu uma "teoria da batata" como muitos para aí falam, que eu a comprei. Passo a referir e cito o meu exemplo que vejo bem a diferença do meu GR para os outros.. ..no mato a andar devagar!

..então o mágico disse-me assim:

"Meu filho.. ..monta um IC.. ..é só vantagens e pecas menos! Acabas com stresses de temperatura e ganhas potência. Daqueles IC que dá para espetar uma ventoínha de botão.. porque tu precisas de ar é quando estás parado no buraco meu filho.. ....monta um curto com tubos curtos daqueles azuis, para teres mais baixas.. ..os grandes são bons é para dar velocidade mas não é isso que queres meu filho.. ..não o montes em cima do motor.. ..recebes o calor do motor e ficas com tubos demasiado grandes.. ..logo PERDES TUDO TUDO na expansão dos tubos e tempo que demora a passar o ar.. ..e se puderes meu filho.. ..mete daqueles tubinhos azuis que dilata menos"


Mas pronto.. metam lá esses IC gigantes com grandes tubagens. A malta faz o que quer e compra a teoria da batata que quiser! Esta foi a que eu comprei e garantidamente que não a troco.

Foi o meu contributo, a minha opinião depois de falar com algumas pessoas que sabem bem mais que eu, foi a minha experiência de 1 ou 2 semanas de jipose e revelei o segredo do Power anormal do meu Carro. "IC curto montado onde está por causa do tamanho dos tubos. E tubos daqueles azuis com menos de 1 palmo"


Teórico da batata
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PS: Há por aí um comentário do MIGUEL BRAGA que acho que também deviam ler. ...sobre a grande vantagem que os IC trazem!
E sobre este assunto, n vou mais postar, visto aqui haver malta que sabe mais que eu, por isso comentem à vontade. Quem quiser falar um pouco mais sobre isto, fale por MP, que tenho todo o gosto.




boas companheiro... nao eras capaz de por fotos do ic ou s ja tiverem por ca dizer m onde tao... no meu antigo jip pagero 2.3 apliquei um ic mas nao notei resultado nenhum talvez uma ma aplicaçao.... nao sei agr tenho um 260 e ha muito tempoq ando a pensar em aplicar tb mas.......
cumprimentos
simao campos

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Mensagem por FilipePinto » 23 jan 2008, 15:44

estive ontem na turbocenter a regular a pressão do turbo e aproveitei para questionar das vantagens do ic, e a opnião deles é de que os TT obtem poucas vantagens, pois em altas a caixa/aerodinamica não permite explorar o acrescimo de potencia e em baixas ele perde pela inercia necessária para movimentar o acrescimo de ar no sistema :confused:

outra questão que foi referida é que nos casos de aplicação de turbo (que eu fiz) ou quando se mexe na pressão de sobrealimentação deve-se afinar a bomba injectora numa casa propria para se obter o maximo de rendimento das alterações...opniões?

cumps
Filipe Pinto
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