Para que não queimem a colaça...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 08 ago 2006, 02:16

boas,
Uma das maneiras de retirar as relas sem ter grandes problemas é ir junto de umas laterais da mesma com uma chave de fendas e começar a martelar, geralmente nessa zona começa a entrar e a rela acaba por ficar atravessada e da para tirar c um alicate de pontas.

Permitam me só esta opiniao,
Eu pessoalmente acho que a ideia de colocar a entrada de agua directa no 6 cilindro não deve ser feita, isto porque se ( e se tiverem opinioes em contrario agradeço que digam, pq é mesmo p isso que existem estes foruns) estamos a dar agua ao 6 cilindro so nos estamos a enganar..... porque efectivamente na zona do 6 cilindro ta mais fria a agua, mas pode vir a dar problemas no resto do motor, porque se pensarem bem é mesmo nessa zona que esta o sensor da temperatura da agua, logo se estamos a injectar agua fria numa zona em que os engenheiros da nissan nao acharam por bem colocar, acabamos por induzir o contador em erro, o que pode acabar por acontecer é as pessoas depois ficarem muito admiradas:
" rebentou a colaça?? nao percebo como aconteceu, ele nem aquecia nem nada..."
Sinceramente ponho algumas reservas quanto a esse sistema, mas pudera que resulte.
Para mim uma das melhores alternativas, é pensar em retirar os atritos ao motor para este andar mais descansado, ja ke nos fartamos de dar mais atritos, ao aumentar as medidas dos pneus, e logo ele tem de aquecer.
Para isso retirar a ventoinha mecanica e aplicar 2 ventoinhas eletricas, ajuda muito pk, alem de arrefecer muito mais k a mecanica, nao cria atritos e ainda lhe acaba por dar mais uns cavalos extra, ja para nao falar no trabalhar muito mais sereno do motor.
Cumps TT
Nuno Correia

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 08 ago 2006, 08:19

nunofvc Escreveu:boas,
Uma das maneiras de retirar as relas sem ter grandes problemas é ir junto de umas laterais da mesma com uma chave de fendas e começar a martelar, geralmente nessa zona começa a entrar e a rela acaba por ficar atravessada e da para tirar c um alicate de pontas.

Permitam me só esta opiniao,
Eu pessoalmente acho que a ideia de colocar a entrada de agua directa no 6 cilindro não deve ser feita, isto porque se ( e se tiverem opinioes em contrario agradeço que digam, pq é mesmo p isso que existem estes foruns) estamos a dar agua ao 6 cilindro so nos estamos a enganar..... porque efectivamente na zona do 6 cilindro ta mais fria a agua, mas pode vir a dar problemas no resto do motor, porque se pensarem bem é mesmo nessa zona que esta o sensor da temperatura da agua, logo se estamos a injectar agua fria numa zona em que os engenheiros da nissan nao acharam por bem colocar, acabamos por induzir o contador em erro, o que pode acabar por acontecer é as pessoas depois ficarem muito admiradas:
" rebentou a colaça?? nao percebo como aconteceu, ele nem aquecia nem nada..."
Sinceramente ponho algumas reservas quanto a esse sistema, mas pudera que resulte.
Para mim uma das melhores alternativas, é pensar em retirar os atritos ao motor para este andar mais descansado, ja ke nos fartamos de dar mais atritos, ao aumentar as medidas dos pneus, e logo ele tem de aquecer.
Para isso retirar a ventoinha mecanica e aplicar 2 ventoinhas eletricas, ajuda muito pk, alem de arrefecer muito mais k a mecanica, nao cria atritos e ainda lhe acaba por dar mais uns cavalos extra, ja para nao falar no trabalhar muito mais sereno do motor.
Cumps TT
Nuno Correia

A agua nao entra no sexto cilindro. é precisamente ao contrario. a agua passa a sair no sexto cilindro. nao alterando como tal a sensibilidade do sensor da temperatura. ;)

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 08 ago 2006, 09:19

Mas nesse caso a agua acaba por estar mais tempo dentro da colaça, nao? a ideia nao exactamente ao contrário???
Cumps TT
Nuno Correia
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 08 ago 2006, 10:37

a ideia é faze la circular. e ao sair por dois locais sempre circula mais do k so por um local. de contrario a agua teria k ir ao 6 cilindro e "voltar atras" para sair. assim fica muito melhor. mas é uma opcao k cabe a cada um tomar. eu fiz e com resultados obvios.

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 14 ago 2006, 11:44

Caro nunofvc,

Em minha opinião esta alteração, só tratará vantagens, grandes ou pequenas, é discutível; sendo que poder-se-á apenas apontar uma questão ou promenor que penso, não ter visto ninguém frisar:

Com a introdução deste segundo tubo (ao sexto cilindro), a quantidade de água que sai da culassa, não passa para o dobro e nem, tão pouco, aumenta. Isto porque, a secção ou diâmetro do tubo que recebe os dois, que vêm da cabeça motor (do 4.º e 6.º cilindros), por intermédio da forquilha de convergência, é o mesmo (Equação da Continuidade/Lei de Bernoulli).

Ora, vai existir uma divisão de caudais pelas duas purgas e a velocidade de saída do 4.º cilindro, após esta modificação, desce para metade, fruto dessa divisão (partindo do princípio que o diâmetro do novo tubo é igual ao do 4.º)

Assim a única, mas ainda grande vantagem que trás esta 2.ª purga, não é o aumento de quantidade de água movimentada, mas sim a melhor ou mais eficiente circulação junto do 5.º e 6.º cilindros, que acaba por resolver o problema de sobre-aquecimento.

Cumprimentos Patroleiros.

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 14 ago 2006, 11:57

nem mais.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 14 ago 2006, 19:23

Tb me pareceu bastante esclarecedor, ob :thumbsup:

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 17 ago 2006, 16:08

Gostei da explicação, e digo mais, só me falta entrar de férias para concluir a dita alteração, por agora tenho andado sem termostato, mas é por pouco tempo.
Continuem assim, porque é com pessoas como voçês(que sabem disto), que nos felizmente vamos aprendendo alguma coisa e solucionando problemas. Um grande bem haja e um abraço.
slsb

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 18 ago 2006, 09:53

Amigo Sergio
sem termostato? isso nao se pode tornar perigoso? e resultados desse "andar sem termostato"?....

Aquele abraço
Nuno Furtado
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Registado: 25 jun 2006, 21:19

Mensagem por ruixugo » 20 ago 2006, 21:36

parabem a este pessoal tambem concordo com a logica do 6 cilindro... :)
ainda bem que estas pessoas existem,aprendemos alguma coisa..
continuem pessoal...
abraco...

Mensagem por Sergio Borges » 21 ago 2006, 22:49

amigo furtas, em relação ao andar sem termostato, nota-se alguma diferença, andando em IP's por exemplo, mas de resto não sei se terá algum beneficio, penso que mal também não terá, bem os mais entendidos que nos expliquem quais os prós e contras do uso ou não do termostato.
Abraço.
slsb

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 21 ago 2006, 23:26

termostato = a valvula reguladora de temperatura

sendo assim quando o motor está frio esta valvula esta fechada, a agua nao do motor nao circula no radiador, quando o motor aquece esta valvula abre e a agua passa a passar no radiador, arrefecendo, e assim sussicivamente.

quando se anda com esta valvula o motor demora muito mais tempo a aquecer, se se tiver uma ventuinha acionado por botao no radiador pode-se chegar a andar com o motor sempre com a temperatura abaixo do que seria normal.

se tras beneficos ou maleficos isso depende da utilização de cada um.
[wink] :thumbsup:
UM ABRAÇO

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 22 ago 2006, 09:44

Thanks... :thumbsup:
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 22 ago 2006, 22:29

O melhor mesmo é montar um termostato que abra a temperaturas a temperaturas mais baixas.

O mais vendido/usual é o termó. que abre aos 82ºC, que se traduz em 2/3 milímetros acima do 1.º traço do ponteiro da temperatura no quadrante.

Ora, se as temperaturas "perigosas" são acima de meio (do ponteiro da temp), nessa altura já o termostato está a dar passagem para o radiador e, então, em condições de uso mais severo (Vias rápidas ou picadas), andar com termostato ou sem ele, é exactamente igual - se tiver que aquecer, aquece igual.

Por outro lado, sem termostato, o motor demora muito mais tempo a chegar a temp. normal de funcionamento, para além de que, em dias mais frios, a temperatura sofra variações muito grandes entre as condições de uso severas e mais brandas.

Com termostato (a 82.ºC ou, quando muito, a menor temp. se se conseguir arranjar)

É a minha opinião).

Abraço Patroleiro

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 28 ago 2006, 09:56

:crybaby: Oh!!!!! povo vomeces não estão vendo minimamente a coisa.

O dito tubo de arrefecimento que se fala é simplesmente o tubo de reposição e expansão , o vosso circuito anda todo trocado . :unibrow:

Breve explicação:

Agua para motor "arrefecida" saida lateral esq. inferior no vosso radiador

Agua quente proveniente do motor "para ser arrefecida" saida frontal cima na cabeça do motor , logo o tubinho de dimensões reduzidas de que se fala é somente de expansão e retorno .

O termostato de temperatura inferior e ou a sua eliminação não é uma opção a seguir notem meus caros de que a simples alteração de caudal de passagem de ar através do radiador é suficiente ,agora toca a inventar .

Para que se compreenda o porquê do deterioramento do 6º cilindro rapazes a explicação é fácil.

1º água da torneira
2º Com certeza já repararam de que o motor não se encontra prependicular á face da terra ,pois é isto pode parecer que não têm fundamento mas e porque será que a bomba de água esta montada a frente do motor e não atrás?

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 28 ago 2006, 11:09

Mr Guerra, a da água da torneira é óbvia, agora com essa da bomba d'água fiquei á nora.... mas tambem não percebo boi disso. Mas estou aqui para aprender com a(s) experiência(s) dos outros.
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Mr Guerra » 28 ago 2006, 11:42

PrimusBaro Escreveu:Mr Guerra, a da água da torneira é óbvia, agora com essa da bomba d'água fiquei á nora.... mas tambem não percebo boi disso. Mas estou aqui para aprender com a(s) experiência(s) dos outros.

PrimusBaro a consequência disto é simples quanto mais longe da fonte de decipação de calor mais temperatura ou seja o liq de arrefecimento no traseiro do motor é sempre superior ao da frente por isso a sonda de temp encontra-se instalada lá onde o calor é mais critico ,para além disso a inclinação natural do motor faz com que o liq de referigeração do motor se mantenha mais quente após a paragem da maq.

Opiniões de um leigo :thumbsup:

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 28 ago 2006, 12:00

ok, assim tem alguma lógica...
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Sergio Borges » 25 mar 2007, 13:01

Boas Miguel
Gostava que me esclarecessem umas duvidas

a saida da água do bloco é a indicada na foto pela seta vermelha, certo ?!
Imagem
Partindo deste principio, gostava que me esclarecesasem, qual é o tubo onde terei que ligar os dois tubos os que saiem do 4º e do 6º cilindro?

Será este da foto indicado com a seta verde.
Imagem

é que tendo em conta a foto a seguir dá a sensação que será esse o tubo, mas em todo o caso não custa confirmar.
Obrigado e um abraço
Imagem
slsb

Mensagem por Mr Guerra » 26 mar 2007, 08:55

Oh!!!! Sérgio que belo aspecto que tem o teu GNU.....

Parabéns :thumbsup:

Mensagem por Sergio Borges » 26 mar 2007, 09:18

Boas Mr Guerra, esta passou-me ao lado GNU...
Tradução please :confused: .
NOTA: só agora dei conta de quão estupida é a pergunta
Partindo deste principio, gostava que me esclarecesasem, qual é o tubo onde terei que ligar os dois tubos os que saiem do 4º e do 6º cilindro?

Enfim, ás vezes andamos na lua :D :D .
slsb

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 03 out 2007, 23:11

e se falares com o torneiro e ele fizer umas quantas para a malta,se sao todas iguais ...ele ja sabe o que fazer fica mais facil,eu se me fizeres esse favor pago portes ,portas ,porcos ,pipocas ... ah, e mines!abr [bigsmile]

Mensagem por Sergio Borges » 04 out 2007, 13:48

Boas.
de momento não tenho máquina fotografica, senão postava aqui uma foto da peça que me fez o torneiro, a ver se consigo tirar uma, ok
inte
slsb

Registado: 21 set 2007, 16:49

ralas da rela

Mensagem por sotero » 04 out 2007, 19:44

boas.essa tua peca entra a pressao nao e?assim nao temos que desmanchar nada,e so tirar a rela e colocar a outra ?certo?podes dar-me o numero do torneiro,para ver se ele me faz e manda uma,porque e muito mais facil para quem ja fez uma do que explicar tudo de novo...abr

Registado: 03 jan 2007, 19:45

Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por JOÃO TOMENO » 04 out 2007, 23:02

MIGUEL BRAGA Escreveu:Bom finalmente dp de bastante tempo a meditar sobre a melhor maneira e estar a espera que a vontade viesse fiz esta alteraçao... coisa k realmente me livrou da subida de temperatura em AE:

algumas imagens sao minhas, outras sao aproveitadas de outro(s) foruns.

No forum de onde tirei algumas fotos es simplesmente optaram por eliminar a saida de agua original, no 4º cilindro, que passou para o 6º. Eu no entanto optei por deixar ambas e fazer a ligacao das duas saidas atraves de uma forquilha ( nao usei T devido ao facto de os caudais se "atrapalharem um ao outro) que por sua vez liga no local original de circulacao da agua.

para jipes que tenham body-lift fica mt facil retirar a rela do 6º cilindro (a maior) e colocar uma rela alterada com um casquilho de ligacao para o tubo, tubo este k ira ligar de um dos lados da forquilha, mantendo se no entanto a saida de agua do 4º cilindro k liga do outro lado da forquilha.

para quem nao tiver body-litf sera mt mais dificil. sendo no entanto possivel se um dia retirarem a colaça fora.
é uma operacao simplesm barata e bastante eficaz, pois antes da alteraçao sempre que passava dos 120km/h em AE a temperatura subia ate cerca de meio do manometro, dp da alteraçao faço medias de 140km/h (sempre k o jipe tenha peito: ) sem kk tipo de problemas com o akecimento.

deixo aki algumas fotos da alteracao.

Imagem

bom topico miguel :thumbsup:
...mais 2 ou 3 semanitas e vou fazer isso ao meu,aproveito e meto umas touches mecanicas...pelo que o pessoal diz o resultado é mto bom [wink]

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes